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FRANQUIAS

Rede de serviços bancários possui modelo de franquia a partir de R$ 2.320

Dot Bank se diferencia no mercado ao ser primeiro banco digital a operar como franquia no Brasil, com foco em pagamentos, recebimentos, conciliação e automação de finanças com integrações em softwares de gestão

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Marcelo Salomão

Quase 8 em cada 10 transações bancárias realizadas no Brasil são feitas em canais digitais como o mobile banking e internet banking (77%), segundo dados divulgados pelo 2º volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 (ano-base 2022), realizada pela Deloitte.

Os bancos digitais surgiram no mercado para revolucionar o setor financeiro e essa aposta vem dando muito certo. Ainda segundo a Febraban, os brasileiros aumentaram em 30% suas transações bancárias em 2022, a maior já registrada na história das transações, sendo influenciada principalmente pelo desempenho do mobile banking, que teve alta de 54% no número de operações.

Com o movimento do setor financeiro, novas empresas estão surgindo e inovando para oferecer serviços bancários inteiramente baseados em tecnologia.

Da dor a criação do próprio negócio

Em 2019, Marcelo Salomão, empreendedor serial de Birigui, interior de São Paulo, desenvolveu um negócio no modelo de banco digital. Mas com vasta experiência em franquias, Salomão lançou no mercado o Dot Bank, um banco digital no formato de franquias.

“Nunca consegui entender as regras bancárias e os grandes abusos que o setor comete contra as empresas, então, decidi montar meu próprio banco, mas com zero reais de mensalidade e baixo custo de produtos e serviços”, conta Salomão.

Serviços

Voltada às empresas com alto volume de emissão de boletos bancários e que desejam automatizar 100% seu fluxo de pagamento e recebimento, a plataforma tem foco em pagamentos, recebimentos, conciliação e automação de finanças com integração em
softwares de gestão.

A marca oferece também serviços de conciliação e automação de finanças, cobrança e recuperação de títulos vencidos, cobrança de inadimplentes, envio e recebimento de dinheiro para o exterior, câmbio e TED com custo fixo. Por meio da plataforma, é possível fazer toda a gestão do negócio em um único software.

Salomão também enfatiza novos serviços que foram incorporados ao negócio:

Contas de pagamento: uma conta na qual o cliente consegue realizar todas as suas cobranças via PIX (com custo inferior ao boleto tradicional). Além dessa facilidade, ele tem ainda mais agilidade no processo de recebimento. Com as cobranças via PIX, independente do dia e horário que o cliente realizar o pagamento o dinheiro cai na conta automaticamente (até mesmo fora do horário comercial). Entretanto, não é possível realizar o pagamento de boletos pela plataforma, sendo possível apenas realizar a transferência do saldo para uma conta de mesma titularidade em outra instituição.

ERP Dot Bank: sistema de gestão empresarial 100% online que auxilia a empresa no dia a dia, evitando retrabalhos, minimizando erros e maximizando resultados. Conta com emissão de documentos fiscais, controle de estoque, fluxo de caixa, demonstrativo de resultado do exercício, visualização em tempo real de dados da empresa, entre outros.

PDV Dot Bank frente de caixa: um aplicativo para controle de vendas homologado em parceria com as máquinas de cartão da Stone, onde é possível fazer abertura e fechamento de caixa, realizar vendas e finalizar com o pagamento tudo em um só lugar.

Empréstimo com garantia em imóveis e automóveis e empréstimo: este serviço é ideal para PF e PJ que queira fazer empréstimo colocando um imóvel ou um carro como garantia.

Consignado privado: benefício a PJ, onde o empreendedor consegue ofertar empréstimos aos seus colaboradores sem ter que usar seus próprios recursos financeiros. Ele tem apenas a responsabilidade de fazer o desconto em folha e repassar para a empresa parceira nos serviços de crédito.

Modelo de negócio

O Dot Bank trabalha com dois modelos de negócios que são operados exclusivamente
home office:

Modelo Premium: voltado para quem quer ter o próprio negócio, montar um time, ter flexibilidade nas negociações e fazer dele sua fonte de renda principal, sem precisar sair de casa. Nesse caso, o franqueado é responsável pelas vendas e também realiza treinamento com o cliente, prestando suporte sobre todos os produtos do portfólio e fica com uma fatia maior da receita gerada nas negociações. Nesse modelo é necessário um investimento inicial de R$ 7 mil, incluso a taxa de franquia, capital de giro e a instalação. O faturamento médio mensal é de R$ 8 mil, com lucro líquido de R$ 5.500, e retorno do investimento previsto entre 3 a 12 meses.

Modelo Light: esse formato é ideal para o franqueado que já possui outros negócios e quer agregar valor nas atividades prestadas a sua carteira de clientes. O investimento inicial é de apenas R$ 2.320,00, já incluso a taxa de franquia e o capital de giro. O faturamento é de R$ 8 mil mensal, com lucro líquido de R$ 2 mil, e payback entre 3 a 12 meses.

Em ambos os formatos, os franqueados poderão comercializar todos os produtos ofertados pela franqueadora, o que muda é o formato e valores de comissionamento de alguns produtos, atendimento de suporte e o valor de investimento.

O papel do franqueado é atuar como agências/gerentes do banco em sua região, faturando com vendas de cestas ou pacotes de produtos oferecidos pela franqueadora, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Expansão

Atualmente o Dot Bank conta com 8 operações, sendo 4 franqueadas e 4 próprias, presentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pará. A rede projeta atingir a marca de 16 operações até 2024, além de movimentar R$ 100 milhões no banco no próximo ano.

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FRANQUIAS

De olho no Mato Grosso do Sul, Instituto Visão Solidária abre unidade em Três Lagoas

Franquia do setor óptico com mais de 50 operações pelo Brasil, projeta abrir mais quatro operações no MS ainda este ano

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Popularmente conhecida como cidade das águas, o município de Três Lagoas, terceira
maior do estado de Mato Grosso do Sul, abriga mais de 132 mil habitantes, e é um dos
lugares com melhor situação de emprego no país.

A cidade é nacionalmente conhecida por abrigar importantes fábricas, está no ranking
das melhores cidades para se investir no ramo imobiliário, encontra-se entre as
cidades brasileiras que mais abriu vaga de trabalho em 2022, e vivencia um importante
momento de desenvolvimento e melhora da qualidade de vida.

Não é à toa que o lugar desperta o interesse de novas empresas se instalarem por ali. É
o que fez a franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – marca do setor óptico – que
recentemente inaugurou sua primeira unidade em Três Lagoas. No estado do Mato
Grosso do Sul a rede já possui operações em Três Lagoas e Dourados, e projeta abrir
ao menos quatro operações neste estado.

Negócio atrativo para empreender

Além de ser um item de necessidade básica e que também passou a ser um acessório
de moda, os óculos se tornaram mais acessíveis, ou seja, deixou de ser um item caro.
No IVS, todo mundo pode usar óculos, da classe A à D, mas a marca tem foco maior no
público C e D.

A franquia conta com lentes próprias, onde oferecem alta tecnologia nos seus
produtos, na qual na compra dos óculos de grau completo (lentes mais a armação) elas saem pelo preço único de R$ 49,99, na qual o cliente tem a acessibilidade aos óculos,
onde ele mesmo escolhe diretamente das prateleiras os óculos de grau ou de sol.

A franquia IVS conta com um investimento inicial a partir de R$ 190 mil (incluso
taxa de franquia, instalação e equipamentos, e capital de giro). O valor é de acordo
com uma loja de 30m², mas ele ainda pode variar conforme as características e
tamanho do imóvel que será alugado.

Atualmente o IVS conta com mais de 50 unidades comercializadas, distribuídas em 16 estados. Para este ano o objetivo é alcançar 150 operações e estar presente em todos os estados brasileiros. O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, podendo ser montado tanto em lojas de rua como em shopping center.

 

Franchising no Mato Grosso do Sul

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à
pesquisa do 3º trimestre de 2023, o mercado de franchising no Mato Grosso do Sul
faturou R$ 815,3 milhões.

O estado sul-mato-grossense acolheu 2.693 unidades franqueadas, durante o período
analisado. Ainda segundo a pesquisa, os segmentos com maior participação no Mato
Grosso do Sul estão: Serviços e Outros Negócios que representa 24,1% de participação
por unidades; Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,8%); Alimentação Food Service (15%); e
Moda com 12,4% de participação. O franchising no estado é responsável por 26.061
empregos diretos, sendo que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar empregou
3.395 pessoas, o que representa 14,7% de participação.

No Mato Grosso do Sul, o IVS busca franqueados em cidades como Corumbá e Campo
Grande, e ampliar a atuação da franquia no estado.

“O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar dentro da franchising vem crescendo em
ritmo muito favorável, o que nos deixa muito confiantes com esse cenário, por isso
apostamos no fortalecimento da marca através da expansão em várias regiões do
Brasil, principalmente em lugares que ainda não tem esse tipo de negócio, mas
oferecem potencial para receber uma unidade do IVS. Acreditamos que Três Lagoas é
vantajoso para empreender devido às inúmeras oportunidades, o que atrai olhares
tanto das franqueadoras em querer expandir seu negócio, como também de pessoas
em busca de ter a própria franquia”, finaliza o diretor executivo do IVS, Tony
Cozendey.

Serviço:

Instituto Visão Solidária – unidade Três Lagoas/ MS

Endereço: Rua João Carrato, nº 208, Centro
Telefone: (67) 99319-5450
Instagram: @ivstreslagoas

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FRANQUIAS

Feeling da mulher contribui para o fortalecimento do empreendedorismo

Número de mulheres na liderança de franquias cresceu nos últimos anos no Brasil

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Quando o assunto é mulheres na liderança de negócios, elas ainda ocupam uma fatia
pequena do mercado. No franchising, por exemplo, das 3 mil redes de franquias no
Brasil, apenas 19% delas são lideradas por mulheres, segundo dados da ABF
(Associação Brasileira de Franchising), referente a 2023.

As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço e posição, mesmo que ainda
de forma tímida. Conheça quatro histórias de mulheres que empreendem com o
franchising e estão na liderança dos negócios que comandam.

De geração em geração

Ana Carolina da Silva, de 23 anos, é diretora geral da franquia AF Crédito Soluções
Financeiras. Ela que herdou o bastão do pai no negócio entrou na empresa para
“quebrar um galho” na parte financeira, já que sua paixão era seguir na área da saúde.
Com o tempo ela ganhou espaço no negócio e conquistou sua vontade em trilhar esse
caminho ao lado do pai, se tornando o seu braço direito na empresa.

Ela finalizou o curso de Gestão Comercial e deu início ao MBA de Gestão de redes de
franquias. Atualmente é a responsável geral de toda equipe, analisando indicadores de
desempenho diariamente, suporte, como também está por dentro de todas as
negociações, novidades e comunicação com os franqueados.

“Ser tão jovem e desempenhar um papel tão importante no ramo em que atuamos, onde ainda somos minoria, é muito difícil. Por diversas vezes em reuniões observei olhares preconceituosos, falas depreciadas. E por esse motivo já me peguei tendo aquela velha síndrome da impostora que ultrapassa gerações. E o que eu aprendi com todas essas situações foi a ter força e olhar para dentro de mim e reconhecer o meu potencial, focar no que eu sou boa”, finaliza a diretora.

Do Exército para o empreendedorismo

Isabella Marcon Guerim, de 40 anos, deixou para trás um emprego estável e com
carreira promissora no Exército Brasileiro para viver do próprio negócio e hoje
comanda o departamento de expansão da franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede
do setor óptico, na qual é sócia, e faturou em 2023 mais de R$ 17 milhões. Formada
em farmácia bioquímica, lecionava em uma universidade de Curitiba até que foi
convocada pelas Forças Armadas do Exército Brasileiro a atuar como Oficial de Saúde.

Em apenas um ano de militarismo, Isabella conquistou o capital necessário para dar o
pontapé inicial e ter o primeiro negócio. Hoje comanda os negócios da empresa
Opening Doors, que administra junto a seu esposo, Hilston Guerim. Foi em uma de
suas mentorias que conheceu o empresário Tony Cozendey, fundador da marca
Instituto Visão Solidária, franquia especializada no setor óptico, e se tornou sócia do
negócio.

De pulso firme, Isabella sabe muito bem aonde quer chegar e como fazer para alcançar
seus objetivos. Ela afirma que nunca teve dificuldades em estar em ambientes onde a
maioria ainda é os homens que dominam, algo muito frequente em ambientes
empresariais. “Sei que ainda existe a diferenciação, o preconceito de acreditarem não
darmos conta, porém, com competência e dedicação isso é facilmente combatido”,
diz.

Paixão por lidar com pessoas

Ketlen dos Santos, de 34 anos, começou a trabalhar muito cedo como estoquista,
vendedora e já foi gerente de grandes marcas. Lidar com pessoas e ensinar algo é sua
verdadeira paixão. Hoje ela é fundadora e CEO da franquia SK Steakhouse, restaurante
especializado em comida caseira e em cortes de carnes premium de churrasco.

A empresária conta que ainda existe preconceito no mercado quando veem uma mulher à frente dos negócios. “Sofro por ser mulher e jovem. Nas reuniões que eu faço preciso mostrar ainda mais minha capacidade e que estou onde estou por conhecimento, que nada foi ganhado e veio de forma fácil”, analisa.

Para quebrar esses tipos de barreiras, Ketlen acredita que é essencial a mulher confiar nela mesmo, em primeiro lugar; conhecer suas limitações; dominar a área, e então colocar em prática o conhecimento. “Tenha sempre pessoas com os mesmos princípios que o seu, isso vale no casamento e com seus colaboradores, pois ajudará muito a você ter sucesso, já que ele nunca é individual. Você nunca chega em nenhum lugar sozinho.”

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FRANQUIAS

Gelateria amplia o leque de produtos para atrair investidores no outono/inverno

Cuor di Crema possui no seu cardápio itens quentes, de cafeteria e frutas da estação

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Com alto movimento na primavera e verão, a partir do frescor do outono, as gelaterias tendem a receber menor procura, já que os olhos do consumidor focam em produtos mais quentes. Portanto, para cativar o público ao longo de todo o ano, empresários que optam pelo ramo de gelaterias precisam escolher bem a rede que desejam franquear.

Na Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, as vendas no período frio vão tão bem quanto na temporada de calor, devido à variedade de produtos, que inclui cardápio de cafeteria, salgados e doces como bolo, éclair e até macarons.

Produtos da estação

Utilizando apenas frutas frescas, a Cuor di Crema alterna os sabores de gelato ao longo
do ano, acompanhando as melhores safras da estação.

“Temos mais de 90 receitas, mas rotativas. Alguns ficam por mais tempo, como o Cioccolato Fondente 70% e o Speciale, mas outros estão sempre trocando. Essa estratégia é fundamental, porque cobram mais barato por ser o produto da estação, além de poder selecionar a qualidade com ainda mais critérios”, explica o CEO da marca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.

Cardápio com opções variadas

Além dos gelatos, a casa investe também em salgados como quiches, pão de queijo,
pão de tapioca, coxinha, empada e croissant. Também é possível encontrar doces,
como tortas, bolos caseiros e bolos premium, além de um vasto cardápio de cafeteria.

Criações exclusivas

Composições com gelato somado a produtos quentes são outra solução criativa da
marca. O sucesso da casa é o café na casquinha, disponível nas opções expresso,
capuccino e affogato. Já o cremuccino, na xícara mesmo, é preparado com o gelato de preferência do cliente. Para comer com gelato, a casa serve petit gâteau, brownie,
waffles e até profiteroles recheados.

Embalagens para viagem

Além de macarons, biscoitos artesanais e mini pães de mel da Cuor di Crema, a rede
também disponibiliza embalagens para transporte do gelato, com versões de 250ml,
490ml, 630ml e 1,3 litros.

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