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FRANQUIAS

Rede de serviços bancários possui modelo de franquia a partir de R$ 2.320

Dot Bank se diferencia no mercado ao ser primeiro banco digital a operar como franquia no Brasil, com foco em pagamentos, recebimentos, conciliação e automação de finanças com integrações em softwares de gestão

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em

Marcelo Salomão

Quase 8 em cada 10 transações bancárias realizadas no Brasil são feitas em canais digitais como o mobile banking e internet banking (77%), segundo dados divulgados pelo 2º volume da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 (ano-base 2022), realizada pela Deloitte.

Os bancos digitais surgiram no mercado para revolucionar o setor financeiro e essa aposta vem dando muito certo. Ainda segundo a Febraban, os brasileiros aumentaram em 30% suas transações bancárias em 2022, a maior já registrada na história das transações, sendo influenciada principalmente pelo desempenho do mobile banking, que teve alta de 54% no número de operações.

Com o movimento do setor financeiro, novas empresas estão surgindo e inovando para oferecer serviços bancários inteiramente baseados em tecnologia.

Da dor a criação do próprio negócio

Em 2019, Marcelo Salomão, empreendedor serial de Birigui, interior de São Paulo, desenvolveu um negócio no modelo de banco digital. Mas com vasta experiência em franquias, Salomão lançou no mercado o Dot Bank, um banco digital no formato de franquias.

“Nunca consegui entender as regras bancárias e os grandes abusos que o setor comete contra as empresas, então, decidi montar meu próprio banco, mas com zero reais de mensalidade e baixo custo de produtos e serviços”, conta Salomão.

Serviços

Voltada às empresas com alto volume de emissão de boletos bancários e que desejam automatizar 100% seu fluxo de pagamento e recebimento, a plataforma tem foco em pagamentos, recebimentos, conciliação e automação de finanças com integração em
softwares de gestão.

A marca oferece também serviços de conciliação e automação de finanças, cobrança e recuperação de títulos vencidos, cobrança de inadimplentes, envio e recebimento de dinheiro para o exterior, câmbio e TED com custo fixo. Por meio da plataforma, é possível fazer toda a gestão do negócio em um único software.

Salomão também enfatiza novos serviços que foram incorporados ao negócio:

Contas de pagamento: uma conta na qual o cliente consegue realizar todas as suas cobranças via PIX (com custo inferior ao boleto tradicional). Além dessa facilidade, ele tem ainda mais agilidade no processo de recebimento. Com as cobranças via PIX, independente do dia e horário que o cliente realizar o pagamento o dinheiro cai na conta automaticamente (até mesmo fora do horário comercial). Entretanto, não é possível realizar o pagamento de boletos pela plataforma, sendo possível apenas realizar a transferência do saldo para uma conta de mesma titularidade em outra instituição.

ERP Dot Bank: sistema de gestão empresarial 100% online que auxilia a empresa no dia a dia, evitando retrabalhos, minimizando erros e maximizando resultados. Conta com emissão de documentos fiscais, controle de estoque, fluxo de caixa, demonstrativo de resultado do exercício, visualização em tempo real de dados da empresa, entre outros.

PDV Dot Bank frente de caixa: um aplicativo para controle de vendas homologado em parceria com as máquinas de cartão da Stone, onde é possível fazer abertura e fechamento de caixa, realizar vendas e finalizar com o pagamento tudo em um só lugar.

Empréstimo com garantia em imóveis e automóveis e empréstimo: este serviço é ideal para PF e PJ que queira fazer empréstimo colocando um imóvel ou um carro como garantia.

Consignado privado: benefício a PJ, onde o empreendedor consegue ofertar empréstimos aos seus colaboradores sem ter que usar seus próprios recursos financeiros. Ele tem apenas a responsabilidade de fazer o desconto em folha e repassar para a empresa parceira nos serviços de crédito.

Modelo de negócio

O Dot Bank trabalha com dois modelos de negócios que são operados exclusivamente
home office:

Modelo Premium: voltado para quem quer ter o próprio negócio, montar um time, ter flexibilidade nas negociações e fazer dele sua fonte de renda principal, sem precisar sair de casa. Nesse caso, o franqueado é responsável pelas vendas e também realiza treinamento com o cliente, prestando suporte sobre todos os produtos do portfólio e fica com uma fatia maior da receita gerada nas negociações. Nesse modelo é necessário um investimento inicial de R$ 7 mil, incluso a taxa de franquia, capital de giro e a instalação. O faturamento médio mensal é de R$ 8 mil, com lucro líquido de R$ 5.500, e retorno do investimento previsto entre 3 a 12 meses.

Modelo Light: esse formato é ideal para o franqueado que já possui outros negócios e quer agregar valor nas atividades prestadas a sua carteira de clientes. O investimento inicial é de apenas R$ 2.320,00, já incluso a taxa de franquia e o capital de giro. O faturamento é de R$ 8 mil mensal, com lucro líquido de R$ 2 mil, e payback entre 3 a 12 meses.

Em ambos os formatos, os franqueados poderão comercializar todos os produtos ofertados pela franqueadora, o que muda é o formato e valores de comissionamento de alguns produtos, atendimento de suporte e o valor de investimento.

O papel do franqueado é atuar como agências/gerentes do banco em sua região, faturando com vendas de cestas ou pacotes de produtos oferecidos pela franqueadora, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Expansão

Atualmente o Dot Bank conta com 8 operações, sendo 4 franqueadas e 4 próprias, presentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pará. A rede projeta atingir a marca de 16 operações até 2024, além de movimentar R$ 100 milhões no banco no próximo ano.

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FRANQUIAS

Diferenciais no atendimento e produtos fez Di Matteo Açaí faturar R$ 13 milhões

Franquia foi inaugurada no auge da pandemia e focou em diferenciais que possibilitaram a expansão do negócio, que hoje soma mais de 30 unidades

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A pandemia de Covid-19 trouxe desafios sem precedentes para o setor de
alimentação. No entanto, o que foi o motivo de falência para muitas empresas, para
outras, que inovaram no mercado e na forma de atender, serviu como um cenário
promissor para empreender.

Durante a pandemia (entre 2020 e 2022), o número de novas empresas no país
cresceu 25,3%, na comparação com os três anos que antecederam o Covid-19 (entre
2017 e 2019). Os dados são do governo federal, e foram levantados pela plataforma
Yooga.

A Di Matteo Açaí se enquadra nesta situação. Em agosto de 2020, enquanto a crise
sanitária assolava o Brasil, a franquia de açaí surgiu com uma proposta já pensada para
o “novo normal” que a pandemia instaurou. A matriz, que nasceu em Jales, interior de
São Paulo, não só resistiu aos ventos contrários como também se expandiu de forma
impressionante, conquistando o mercado e estabelecendo-se como uma referência em
qualidade e inovação.

O desafio de iniciar em tempos de crise

Henrique Machado, CEO e fundador da marca, reconhece que a decisão de lançar a Di
Matteo Açaí durante o auge da pandemia foi audaciosa e repleta de riscos, mas era
algo que ele estava disposto a assumir.

“Visto que no setor de alimentação, independentemente da situação, sempre haverá consumo, sempre pensando a curto, médio e longo prazo, mantive a decisão de abrir uma loja de Açaí, mesmo ouvindo opiniões negativas de pessoas que tenho como consultores e amigos.”

Este desejo foi impulsionado pela paixão pelo açaí, como consumidor, aliada à vontade
de empreender no segmento de food service. Mas Henrique sabia que para fazer o
negócio dar certo, a proposta teria que ser diferenciada: “então tive um pensamento e
visão de um formato de loja, com planejamento para o atual cenário de pandemia,
fortalecendo o delivery e o take away (cliente pede e passa para pegar)”.

Decidido a fazer dar certo, Machado definiu o nome, a ideia para a logomarca e qual
seria o posicionamento tal como o atendimento da marca. Para isso, se dedicou meses
fazendo testes dos produtos, como polpas, receitas de açaí e de cremes, prezando
sempre pela qualidade. “Outra etapa importante antes do início foi fazer testes às
cegas dos produtos, fiz com amigos, familiares, colaboradores de outras empresas”, relata.

O delivery como aliado

Durante a fase crítica da pandemia, a Di Matteo Açaí funcionou sem atendimento
presencial, adaptando-se rapidamente às novas exigências. Para isso, investiu em
estratégias eficazes de delivery, maximizando a eficiência no atendimento ao cliente.
“O delivery já estava bem definido, permitindo que o atendimento ao cliente
acontecesse, e sabia que se fosse validado nesse cenário difícil, após, isso a marca seria
sucesso.”

Sendo assim, esta modalidade não apenas garantiu a continuidade do negócio, mas
também fortaleceu a marca para o futuro, e ainda hoje segue sendo muito importante
para a Di Matteo, representando quase 54% de seu faturamento. O delivery é
fundamental para a rede especialmente durante os dias úteis da semana, quando há
muitos pedidos em escritórios, clínicas, empresas de modo geral e pessoas que estão
trabalhando.

A consolidação da marca e expansão para franquias

Desde o início, a Di Matteo Açaí se destacou pela inovação em seu cardápio, com
cremes de receitas exclusivas, como o Creme de Pistache Premium Di Matteo. Na
época, o pistache – um produto nobre – não estava tão presente em nossa culinária, e a
marca foi pioneira ao incluí-lo como acompanhamento de açaí. Henrique reconhece o
papel deste creme na conquista dos clientes.

“Temos certeza de que devido ao sabor e a qualidade da receita exclusiva do nosso
pistache, conquistamos e fidelizamos muitos clientes rapidamente. De lá para cá, o
sucesso se consolidou, e hoje é um produto em ascensão no mercado, e para a Di
Matteo, o principal complemento, que ajuda a conquistar novos clientes todos os
meses.” Outros acompanhamentos incluem creme de Nutella zero, Nutella branca e
ninho gourmet.

Com esta inovação no cardápio e estratégias de marketing bem estruturadas, não
demorou para que a Di Matteo se consolidasse em seu segmento. Estas ações envolviam campanhas em redes sociais, rádio, panfletagem e parcerias com pessoas
influentes. “Simulando a operação de um dia normal, enviamos copos para influencers,
colaboradores e outras pessoas, que acabaram postando nas suas redes sociais, e
rapidamente, criaram uma grande expectativa e o comentário entre as pessoas,
organicamente.”

Já no primeiro mês, o faturamento da Di Matteo Açaí ultrapassou R$ 87 mil. “A
consolidação da marca veio pela experiência que o cliente sempre tem ao acessar uma
unidade Di Matteo, produtos de extrema qualidade, cremes deliciosos e um
atendimento de excelência, com uso de tecnologias como App próprio, para otimizar e
agilizar o processo.” Não demorou muito e, logo, surgiu uma demanda para expandir a
marca pelo formato de franquia.

A entrada para o franchising aconteceu em 2022. “No início, as primeiras unidades
negociadas foram para clientes da loja, que já conhecia o produto, conceito, eram
consumidores da marca”, conta o CEO da Di Matteo. Em apenas dois anos, a rede
conta com 31 unidades franqueadas pelo Brasil, com um faturamento anual que
ultrapassa os R$ 13 milhões e que deve alcançar os R$ 15 milhões até o final de 2024.

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FRANQUIAS

Sorvete tailandês, carro-chefe da Ice Roll, é a aposta para investir em franquias de sorveteria

No mercado há sete anos, maior franquia de sorvetes na chapa projeta alcançar 100 operações e faturamento anual de R$ 61 milhões em 2024

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Uma viagem a lazer à Tailândia foi a inspiração para o engenheiro de automação
industrial Roger Alex Rodrigues, de 37 anos, decidisse, finalmente, realizar o sonho de
empreender. Durante a viagem, o empresário se apaixonou pelo sorvete de chapa fria
que era feito de forma artesanal.

Ao retornar para o Brasil, Roger decidiu tirar o sonho do papel, e foi em busca de
estudar mais sobre o processo, buscou fornecedores e depois de vários testes, feitos
inclusive por ele próprio, nasceu a empresa Ice Cream Roll em 2017.

Atualmente, a empresa fundada em Indaiatuba, interior de São Paulo, possui 85
unidades franqueadas e cinco próprias presentes em 18 estados brasileiros, além de
cinco modelos de negócios com investimento inicial a partir de R$ 55 mil. Somente em
2023 a rede cresceu 45% em número de lojas e projeta alcançar 100 operações ainda
este ano e faturamento de R$ 61 milhões.

Sorvete artesanal

A Ice Cream Roll se destaca de uma sorveteria comum porque oferece aos clientes a
possibilidade de saborear um sorvete de verdade feito na hora, com ingredientes
frescos e massa aerada. Além de ser artesanal, os produtos da marca são
instagramáveis e geram curiosidade, tornando-se uma forma de entretenimento.

Roger explica que na produção do sorvete de rolinho, primeiro se coloca a base e os
ingredientes de acordo com o sabor do sorvete para que tudo seja manuseado com as
espátulas, formando uma base homogênea. Em seguida, a massa é espalhada na
chapa, os cortes são feitos e os rolinhos começam a ganhar forma, tendo todo o
processo uma duração média de 10 a 20 minutos. A chapa permanece em torno de 20 a 25 graus negativos, e a temperatura pode ser alterada em momentos específicos
para facilitar a modelagem da massa.

Para a produção de sundaes e milk shakes, o processo é parecido, no entanto, a
montagem e os recipientes são diferentes, e no caso do segundo, é utilizado um mixer
na produção.

Cardápio

A Ice Cream Roll conta com quatro cardápios, são eles: o principal que reúne o sorvete
na chapa (carro-chefe da marca e que representa 60% das vendas em toda a rede),
sundaes e milk shakes; cardápio de fondue; cardápio de gelato no palito e o de gelato.

A sobremesa gelada é preparada com uma base de leite misturada com frutas,
chocolates e cremes. Os valores são a partir de R$ 12,90. Os principais sabores do
sorvete na chapa da rede são Ninho, Oreo, framboesa, pistache, Ferrero Rocher,
floresta negra, fresh lemon e merengue.

“Estamos sempre em busca de se reinventar, isso se faz necessário no setor de alimentação, como é o caso da troca constante do cardápio e a inserção de novos sabores e produtos”, enfatiza Roger.

Expansão

A Ice Cream Roll está presente em 18 estados e pode ser aberta em qualquer porte de
cidade, inclusive, em municípios pequenos. O que é levado em conta é o ponto do
negócio que precisa ser estratégico, atingindo o público A, B e C.

São cinco modelos de negócios: franquia de eventos, na qual é uma oportunidade para
quem busca por investimento com valor menor. É solicitado investimento inicial a
partir de R$ 55 mil, incluso taxa de franquia e instalação. Esse modelo ganha espaço
principalmente para quem busca uma renda extra. Não necessita de ponto fixo e
possui um baixo custo operacional.

Os outros modelos de negócio são o Quiosque compacto, que foi desenvolvido para
atender galerias, malls, supermercados, e pequenos shoppings centers e tem
investimento inicial a partir de R$ 124 mil; Quiosque Premium, que é ideal para
shoppings, de médio a grande porte, com investimento inicial de R$ 179 mil.

Quiosque Externo, desenvolvido para lugares “ao ar livre” como outlets, e possui um
investimento inicial de R$ 199 mil; e a Loja, formato desenvolvido para atender
shoppings, mercados ou até pontos comerciais de rua, com o investimento inicial de
R$ 227 mil.

Em 2023 a marca teve um crescimento de 45% em número de lojas, passando de 55
para 80. Além disso, o faturamento passou de R$ 29,7 milhões para R$ 43 milhões, um
aumento de aproximadamente 45%. Para 2024, o objetivo é atingir R$ 61 milhões e
chegar a 100 operações.

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FRANQUIAS

Irmãos transformam raízes italianas em franquia milionária no ramo alimentício

Administrada pelos irmãos Gabriel e Débora Alberti, a franquia Itália no Box está presente em 70 cidades e tem faturamento de R$82 milhões

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Em 2024, o setor de franquias de alimentação no Brasil atingiu um crescimento de
18%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), consolidando-se como uma
das categorias mais promissoras e lucrativas. Com um mercado aquecido e
consumidores em busca de novas experiências, histórias de sucesso se destacam –
como os irmãos Gabriel e Débora Alberti, fundadores da franquia Itália no Box, que
hoje faturam R$ 82 milhões.

A rede oferece uma proposta única: trazer para o fast food a essência de um almoço
de domingo na Itália, com pratos que remetem à cozinha artesanal da família Alberti.

“Nosso objetivo é proporcionar aos nossos clientes a sensação de estar em um almoço de domingo na Itália, com todo o sabor e aromas típicos da culinária italiana”, afirma Gabriel.

Administração

O cardápio inclui massas frescas, molhos caseiros e sobremesas clássicas, preparado
com base em receitas que passaram de geração para geração na família. Para os
irmãos, manter a prosperidade dos pratos é uma forma de homenagear suas raízes
enquanto oferecer uma experiência diferenciada no mercado de alimentação rápida.

Enquanto Débora se dedica ao desenvolvimento do cardápio e à experiência do
cliente, Gabriel lidera a gestão e expansão da franquia, garantindo que a essência do
negócio seja replicada em cada nova unidade. Essa divisão de tarefas, aliada à
confiança e à sinergia entre os irmãos, tem sido fundamental para o sucesso da marca,
que já conta com coleções de unidades espalhadas pelo país.

Sobre a Empresa

Guiado por suas raízes italianas e o amor pela culinária transmitido por gerações, em
2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box, o conceito era
claro: oferecer massas italianas de qualidade a preços acessíveis e repletas de afeto. O
cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos,
saladas e sobremesas.

A marca entrou no mundo da franchising em 2018 e hoje está presente em 70 cidades
e 18 estados no Brasil. Somente em 2023, 30 novas lojas foram inauguradas, utilizando
40 toneladas de massa e alcançando um faturamento impressionante de R$70 milhões.

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