Siga-nos

EMPREENDEDORISMO

Empresário Walter Osli Koerich ganha obras que retratam sua história

Objetivo também é de celebrar os 90 anos de um dos mais importantes
empreendedores de Santa Catarina

Publicado

em

Walter Osli Koerich nasceu em uma época em que energia elétrica era artigo de luxo.
Santa Catarina tão pouco figurava como um dos estados mais promissores e
economicamente desenvolvidos. Mas nenhum desses fatores o impediu de desbravar
o novo. Um visionário nato, têm em seu DNA diversas empresas ao longo de nove
décadas.

Saiu de Santana em São José e apresentou para sociedade o que existia de mais
moderno no comércio. Do abatedouro, passando pelas fiambrerias, supermercado,
loja de eletrodomésticos, consórcio, concessionárias de automóveis e motocicletas,
shopping center e construção civil, inovação sempre foi o seu combustível.

História registrada

Com a comemoração dos 90 anos do empresário, surgiu a ideia de registrar sua
história. “A maneira de eternizar sua história não poderia ser outra. Precisávamos
eternizar a figura original do Walter, sempre corajoso, inovador e criativo. Por isso as
duas obras, um livro e um documentário”, explica Marcia Koerich, filha do empresário.

O projeto foi coordenado por Marcia e o livro é assinado pela historiadora Miriam Collares com a participação de Karen Koerich, jornalista e neta de Walter. “Empregamos todos os esforços ao nosso alcance para reunir a matéria informativa mais pura e original que a obra merecia. Foram dezenas de entrevistas realizadas para colher depoimentos sobre seu Walter”, explica Miriam.

Documentário

O documentário, que também leva o título de Walter Osli Koerich, é uma realização da
WKoerich, produção da Contexto Filmes, direção de Gustavo Zinder, direção de
fotografia de João Gabriel Dias e direção executiva de Marcia Koerich e Karen Koerich.
A produção executiva é de Sabrina Petermann.

“Um ponto que eu acho bem interessante destacar é a correlação que conseguimos construir da história do nosso personagem com a Grande Florianópolis. Por ele ter sido um homem tão visionário, encontramos uma forma para que a gente associasse a imagem de Florianópolis e São José à imagem de Walter Osli Koerich, ampliando assim a visibilidade, o alcance desse documentário, desse material”, explica Zinder.

Grandes projetos

Em seu legado, uma das grandes realizações é a assinatura do primeiro shopping
center da capital catarinense, o Beiramar Shopping, que em 2023 completou 30 anos.
“Um dos nossos grandes desafios foi a construção do Beiramar Shopping. Enfrentamos
todos os planos econômicos, muitas vezes pensei que era pesado demais, mas
confesso que eram devaneios, pois o sonho sempre foi maior que os nossos
percalços”, pontua o empresário.

Outro grande projeto que muito orgulha Walter é a WOA, uma sociedade com
propósito específico, que nasceu do desejo de empreender em um dos endereços mais
nobres da cidade e que hoje é destaque na indústria da construção civil e com projetos
que criaram um novo olhar e centralidades para São José.

Negócios atuais

Atualmente, Walter Osli Koerich é presidente da WKoerich, uma das maiores
construtoras do estado, pioneira com diversos produtos na Grande Florianópolis, como
o primeiro residencial de luxo da capital catarinense e os stúdios. “Me realizo visitando
regularmente nossas obras, vendo sonhos se materializarem com as estacas e os
tijolos, um sobre o outro. O relacionamento com os nossos colaboradores também é
dos meus grandes combustíveis”, celebra.

Continue Lenado

EMPREENDEDORISMO

Brasileira leva obras que misturam arte e moda a Nova York

Nascida em Itaquera, zona leste de São Paulo, Pamela Lima transcendeu barreiras para transformar sua trajetória de desafios em uma história de sucesso

Publicado

em

Desde muito cedo, Pamela Lima demonstrou o desejo de ir além. Nascida em Itaquera,
zona leste de São Paulo, a modelo, artista plástica e comunicadora brilha nos maiores
palcos da moda internacional, enquanto mantém vivo o propósito de inspirar jovens a
sonharem alto.

“Sempre sonhei grande. Quando menina, era muito curiosa e destemida. Meu maior
desejo era descobrir o que havia além da periferia. Sentia como se algo estivesse me
puxando para quebrar barreiras. Hoje tenho certeza de que esse era o chamado do
meu sonho e o propósito de Deus para minha vida”, relembra.

Paixão pela moda

A paixão de Pamela pela moda começou desde muito cedo, mas os primeiros passos
foram marcados por dificuldades. Pamela enfrentou preconceitos, rejeições e até
experiências perigosas no início da carreira.

“Chegaram a me aconselhar a não tomar sol para não escurecer minha pele e disseram que meu cabelo não se encaixava no padrão. Essas experiências me ensinaram a valorizar quem eu sou e a lutar por mudanças no setor”, afirma.

Aos 22 anos, Pamela decidiu apostar tudo no sonho de modelar. Após reformular sua
identidade visual e abraçar a transição capilar, assinou contrato com uma grande
agência de São Paulo, que a levou a trabalhos internacionais em Milão, Paris, Londres e
Nova York. Atualmente, Pamela já estrelou campanhas para marcas como Bulgari,
Natura, Samsung, Braé, Champion, entre muitas outras, e desfilou nas principais
semanas de moda do mundo.

Além das passarelas

Pamela ampliou sua expressão criativa ao lançar o projeto artístico “Yes, I’m the
Giraffe!”, durante a pandemia. A série de obras, que mistura moda e arte em telas
acrílicas, simboliza a resiliência e o amor próprio. “Esse projeto nasceu como uma
forma de transformar minhas cicatrizes em algo belo e admirável. Hoje, ele inspira
tantas pessoas que enfrentam dificuldades semelhantes”, diz Pamela. As obras já
foram expostas em locais icônicos, como o restaurante The Purple Tongue, na Times Square.

Uma Missão de Inspiração

Pamela utiliza sua jornada como plataforma de motivação. “Meu maior objetivo é
inspirar jovens do Brasil e do mundo. Quero mostrar que, com fé e persistência, é
possível transformar dificuldades em oportunidades. Não importa de onde você venha,
é o que você faz com sua história que define seu futuro.”

Nas redes sociais, Pamela compartilha o dia a dia de sua carreira, alternando entre
bastidores de trabalho e momentos pessoais, destacando que cada vitória é fruto de
muito esforço.

“Ser uma mulher preta na moda sempre foi desafiador. Muitas vezes disseram que eu não era adequada. Mas acredito que o que nos torna diferentes é o que nos faz únicos. Hoje, me orgulho de representar tantas meninas que sonham com seu espaço.”

De Itaquera ao estrelato internacional, Pamela Lima se estabeleceu como um símbolo
de superação, autenticidade e resiliência. Sua história não é apenas sobre sucesso na
moda, mas um exemplo de que fé, talento e determinação podem iluminar o caminho
para as próximas gerações.

Continuar Lendo

EMPREENDEDORISMO

Psicóloga e empreendedora funda startup com intuito de democratizar acesso a saúde mental

Caroline Macarini fundou a Unolife com o intuito de democratizar o acesso à saúde mental em um país que forma muitos profissionais, mas atende poucas pessoas

Publicado

em

No Brasil, o acesso ao tratamento para problemas relacionados à saúde mental ainda é
restrito a um número pequeno da população. Um dos desafios da maior parte da
sociedade brasileira é os altos custos das consultas privadas e a alta demanda na rede
pública, afastando aqueles que mais precisam de atendimento.

De acordo com a pesquisa “A Saúde do Brasileiro”, realizada pelo Instituto Lado a Lado
Pela Vida e o Instituto Qualibest, 76% dos brasileiros não realizaram acompanhamento
psicológico ou psiquiátrico em 2023. Mesmo assim, 55% dos participantes relataram já
terem sofrido de transtornos como ansiedade e depressão. Esses dados levantam um
debate urgente: como democratizar o acesso à terapia em um país onde o custo ainda
é um obstáculo significativo?

Uma solução

Ainda em 2020, Caroline S. Macarini tinha a resposta nas mãos e decidiu agir. Formada
em Psicologia pela Universidade Anhembi Morumbi, mãe e empreendedora, a
profissional desenvolveu uma plataforma nacional de bem-estar e terapia online. Com
a Unolife, Caroline se dedica a garantir que o atendimento esteja ao alcance de mais
brasileiros, oferecendo consultas a preço social, por apenas R$ 79,99 a sessão.

“Muitas vezes, a saúde mental é deixada de lado pela falta de recursos financeiros. E
minha missão com a Unolife é mudar isso, impedindo que o custo seja um obstáculo.
Além disso, desde criança, percebi que o mundo ao meu redor era mais profundo do
que a maioria podia ver. Ainda hoje, muitos dispensam consultas com a ideia de que já
estão emocionalmente saudáveis. Mas quem disse que a consulta serve apenas para tratar transtornos mentais? Ao longo dos anos, isso me levou a entender que uma vida
digna precisa ser regada pelo autoconhecimento”, explica a psicóloga.

O estudo “A Saúde do Brasileiro” também confirma o que Macarini observava durante a infância, já que, apesar da alta incidência de problemas relacionados à ansiedade, 65% das pessoas afirmaram à pesquisa que não fazem terapia por considerar a saúde “boa”.

Unolife: a plataforma que nasceu de experiências reais

A jornada de Caroline em direção à criação da Unolife começou muito antes da
fundação da startup, há quatro anos. Durante sua atuação, tanto na área clínica
quanto na organizacional, a especialista sempre acompanhou como sentimentos e
pensamentos influenciam diretamente o bem-estar das pessoas e, nesse caminho,
passou a priorizar a evolução pessoal focada no equilíbrio emocional.

A Unolife, portanto, nasceu como uma resposta concreta a essas questões. Com uma
plataforma digital segura e acessível, a startup conecta os usuários a profissionais de
diversas áreas do bem-estar, como psicólogos, psicanalistas, nutricionistas, terapeutas
holísticos, entre outros. Além dessa área, ela também oferece suporte em consultoria
financeira e orientação jurídica, sempre com foco no desenvolvimento integral do
indivíduo.

“A proposta de valor social da Unolife é simples, mas poderosa: proporcionar aos
brasileiros um caminho viável para o autocuidado, mostrando que, seja por questões
financeiras, desinformação ou preconceito, todos têm o direito de se conhecerem
melhor e de cuidar da sua saúde emocional. Com a plataforma, as pessoas têm um
espaço confortável para buscar ajuda sempre que precisarem, contribuindo para a
quebra de tabus em relação à terapia e para a construção de um novo legado de
impacto social”, finaliza Caroline.

Continuar Lendo

EMPREENDEDORISMO

De estagiária de banco a CEO de rede de estética

Dona de uma das maiores franquias do Brasil, Thaís Mugani é também autora do Pirulito da Beleza e de mais de 20 protocolos de estética corporal

Publicado

em

Thaís Mugani iniciou sua trajetória no mercado de trabalho aos 16 anos como
estagiária de banco, ao mesmo tempo que se aventurava nos caminhos do
empreendedorismo como maquiadora e vendedora. A empresária define que seu
segredo foi iniciar com as condições que tinha e as ferramentas que possuía.

Inovação no setor da beleza

Formada em cosmetologia e estética, Thaís Mugani abriu a primeira Slimcenter em
2017, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Cansada da mesmice do setor, passou a
desenvolver protocolos autorais, além de produtos como o Pirulito da Beleza, na
contramão de tudo o que havia no mercado. Atualmente, somam-se mais de 15
unidades em operação e outras 14 para serem inauguradas ainda em 2024.

Para assegurar a eficácia do tratamento, Thaís realizou testes em pacientes, o que a
levou a garantir o resultado de seus procedimentos.

Ela ainda destaca que “A Slimcenter é a única clínica de estética e emagrecimento do Brasil que garante resultado ou dinheiro de volta por meio dos métodos que criei, porque todos eles foram testados, sendo possível pegar uma métrica do resultado com os clientes”.

Inspiração para outras mulheres

Thaís Mugani também exprime o desejo de inspirar outras mulheres a
empreenderem e afirma que seu propósito também inclui ajudá-las nessa jornada de
desafios e vitórias em um modelo de negócio altamente lucrativo, com retorno
financeiro e resultado rápido. “Nossa abordagem ajuda cada membro a alcançar seus
objetivos, fortalecemos o time e também promovemos o sucesso da empresa como
um todo”, explica.

Thaís finaliza revelando a expectativa de gerar ainda mais confiança em seus clientes.
“Compromisso e resultado. Através dessas palavras, procuro criar um laço forte de
confiança e reciprocidade com as mulheres”.

 

Continuar Lendo

PRA VOCÊ LER

2023 - Desenvolvido por Fatos&Ideias Comunicação