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FRANQUIAS

Conheça redes de franquias com espaço a partir de 1m² e faturamento que pode chegar a R$ 80 mil

Opções enxutas e com investimento inicial baixo são atrativos aos empreendedores

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Depois de alcançar resultados importantes no ano passado, o setor de franquias
iniciou o novo ano com a expectativa de não apenas manter o ritmo de crescimento,
mas de seguir sendo relevante na economia brasileira.

Os especialistas do setor avaliam que neste ano algumas áreas devem ganhar mais
atenção de possíveis investidores e das próprias marcas inseridas no franchising, tais
como: a consolidação efetiva da integração entre os ambientes físico e digital nas
redes; investimento em práticas mais sustentáveis e ampliação ainda maior da
variedade de segmentos dentro do universo das franquias. Outros pontos que seguem
em alta são as franquias de baixo investimento, as redes com operações enxutas.

Redes de franquias com operações que não exigem grandes espaços prometem chamar a atenção dos candidatos a franqueados em 2024. A possibilidade de operar em locais reduzidos implica em vantagens para a rede, como menor investimento em reforma e manutenção.

Conheça algumas marcas com tamanhos reduzidos:

The Cookiery

A marca iniciou a expansão pelo sistema de franchising em 2023. As unidades da
franquia, que é especializada nos Chip Chocolate Cookies no estilo Ahoy americano,
não precisam ter mais do que 15m², o que consequentemente leva a um investimento
total menor, na casa dos R$ 150 mil. É possível faturar até R$ 80 mil mensais, com
lucratividade de 30%. O prazo para retorno do investimento é entre 12 e 18 meses.

Crepefy

A marca é especializada no modelo europeu de crepe francês, com uma ampla
variedade de crepes doces e salgados com mais de 30 sabores no cardápio. Em 2023
entrou para o franchising com dois modelos de negócios: loja de rua e quiosque, que
exige um espaço a partir de 6m². O investimento inicial é a partir de R$ 80 mil, com
faturamento bruto a partir de R$ 35 mil, lucro líquido de 15% a 25% e prazo de retorno
entre 9 a 18 meses.

FiChips Food

É uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do
Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com
batatas fritas do Brasil. A franquia conta com o modelo Quiosque, que exige uma
metragem a partir de 9m². O investimento inicial é a partir de R$ 191 mil, contando
com um faturamento bruto de R$ 60 mil e o lucro líquido de 15% a 20%. O retorno do
investimento é previsto em 19 meses.

Touti

A franquia nasceu em 2014 e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de
perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-
benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão. Há três modelos de
negócio: quiosque smart, quiosque full e loja, com área mínima a partir de 1m². O
investimento inicial é a partir de R$ 12 mil, com faturamento bruto a partir de R$ 15
mil
, lucro líquido de 16% a 20% e prazo de retorno estimado entre 5 a 24 meses.

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FRANQUIAS

Transformação: Grupo Alfa remodela negócio e transforma na ACB Seguros

A ACB Seguros nasce para atender ainda melhor, com uma comunicação simplificada e serviços que acompanham as necessidades do mercado atual

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A AX Seguros, franquia autorizada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados),
que tem o propósito de disponibilizar seguro acessível para as pessoas, sem burocracia
no modelo digital e mensal, está de cara nova e acaba de se transformar na marca ACB Seguros.

De acordo com Jair Fernando, co-founder e CCO da franquia, a mudança de bandeira
para ACB Seguros, substituindo a marca Alfa Clube de Benefícios, agregará uma
identidade renovada, mais moderna e ajustada ao mercado atual, sem perder o know-
how adquirido ao longo dos anos pela Alfa.

“Essa transição permitirá que o Grupo Alfa mantenha sua base de clientes e fortaleça a
sua presença no setor de seguros, oferecendo uma proposta de valor ainda mais clara
e focada em seguros, enquanto traz a credibilidade e confiança que já eram associadas
à antiga marca. Além disso, essa mudança demonstra a evolução da instituição Alfa
Clube de Benefícios, validando seus processos de gestão e constante preocupação com
todos os envolvidos”, explica o empresário, que reforça que essa integração beneficia
tanto os clientes quanto a operação do Grupo Alfa, uma vez que a nova marca reforça
o foco em seguros, tornando a comunicação mais simples e alinhada com os serviços
prestados.

Campanha de rebranding

A nova marca já vem sendo trabalhada nas redes sociais, reforçando o novo nome e
posts e vídeos explicativos que mostram a continuidade dos serviços, focando nos benefícios para o cliente e na modernização da empresa, que representa uma
evolução, sem impacto na qualidade dos serviços oferecidos.

Alfa Clube de Benefícios

O Alfa Clube de Benefícios é uma associação de benefícios, onde a principal vantagem
é o da proteção veicular, rastreamento de veículos, assistência 24h, entre outros,
porém, com a mudança na marca para ACB Seguros, o negócio continuará o mesmo,
mas com uma nova marca e posicionamento.

“Dessa forma, todos os que faziam parte do Alfa Clube de Benefícios continuarão sendo atendidos com a mesma excelência, mas agora sob o nome ACB Seguros”, diz o CCO.

Entrada para o franchising

A ACB Seguros é uma representante de seguros e tem como diferencial ser a primeira
franquia de seguro digital e por assinatura do país. A marca, que nasceu em 2023, na
cidade de Caruaru/PE, também se destaca pela baixa burocracia para acessar o seguro,
com planos flexíveis que se adaptam à realidade e às necessidades dos clientes.

Atualmente, a ACB Seguros conta com dois modelos de negócio, sendo um home
based e outro loja física. Nas duas possibilidades a receita total para o investimento
inicial se enquadra nos valores das microfranquias:

O Home Digital é a modalidade em que o franqueado poderá montar sua unidade em
casa, bastando ter uma sala que tenha telefone e acesso à internet através de um
notebook com o software da franquia devidamente instalado. O investimento inicial é
de R$ 23.900 (incluso a taxa de franquia e capital de giro). O faturamento bruto médio
mensal é de R$ 80 mil, com o lucro líquido médio mensal entre R$ 5 mil a R$ 10 mil e o
prazo de retorno entre 6 e 12 meses. Nessa opção não existe a necessidade de
contratar funcionários.

A segunda opção da marca é o Office, modalidade em que o empreendedor montará
sua operação em um ponto comercial, voltado para o atendimento presencial do
público, sendo necessário um espaço mínimo entre 15m² a 20m², além da contratação
de três funcionários. O investimento inicial solicitado é de R$ 119 mil. O faturamento
bruto médio mensal desse modelo é de R$ 200 mil, com lucro líquido médio mensal
entre R$ 10 mil a R$ 20 mil e prazo de retorno de 12 a 24 meses.

A empresa entrou para o franchising este ano e já alcançou 10 lojas, sendo três
unidades próprias e sete operações franqueadas, presente em três estados brasileiros:
Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. O negócio é ideal para cidades acima de 70
mil habitantes.

“A transição para ACB Seguros representa uma oportunidade de modernização e
crescimento da marca, sem perder a essência e a experiência acumulada ao longo dos anos pelo Alfa Clube de Benefícios. Essa mudança traz uma mensagem clara de
evolução e adaptação ao mercado, e é fundamental que a comunicação seja precisa e
eficaz para garantir que todos os clientes entendam que, apesar da mudança de nome,
os serviços continuam sendo prestados com a mesma qualidade. O Grupo Alfa, agora
com a marca ACB Seguros, está preparado para continuar crescendo e se destacando
no mercado de seguros”, finaliza o executivo.

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FRANQUIAS

Após falir com clínica de estética, ela abriu franquia de óculos no Paraná e já soma três unidades

Thais Carolini Rotava conta com a parceria do irmão e da cunhada para tocarem empreendimentos; No primeiro semestre de 2025 está previsto a abertura da terceira loja

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Empreender é um desafio diário, composto de muitos aprendizados, de erros, acertos,
tentativas, persistência e muita superação. É comum, que no primeiro negócio
investido, o empresário sofra com alguns problemas no empreendimento e,
consequentemente, encerre as atividades. Porém, isso não significa uma desistência,
pelo contrário, para muitos é motivo de forças para que no negócio seguinte os
mesmos erros não sejam cometidos.

Esse foi, justamente, o movimento seguido pela empresária Thais Carolini Rotava, 37
anos, que investiu em uma franquia de estética e mesmo com muito trabalho, o
retorno financeiro nunca aconteceu. Mas, atualmente, ela conta com três unidades do
Instituto Visão Solidária (IVS), rede do segmento óptico, no Paraná, sendo duas já
inauguradas e uma em fase de implantação.

“Eu e minha mãe tivemos a oportunidade de conhecer uma franquia de estética e
emagrecimento, onde decidimos empreender e ir para o Paraná. Sem experiência em
empreender, fomos em busca de treinamentos para melhorar nossa gestão. Porém,
minha empresa não vinha bem e eu já não via mais futuro, inclusive já estava com
problemas financeiros. Mas, em 2023, conhecemos o IVS”, detalha Thais.

Uma nova oportunidade

Juntamente com o seu esposo, Édipo Vinicios Laso, 36 anos, a empreendedora
enxergou na franquia do setor óptico uma oportunidade para recomeçar, de
diversificar investimento e adquirir conhecimento no ramo do varejo.

“Naquele momento, eu ainda estava decidindo o fechamento da minha clínica de
estética e o que fazer no futuro para me organizar financeiramente. Buscamos auxílio
do Hilston Guerim (sócio do IVS), que era o nosso mentor, para definirmos a melhor
estratégia. Ele nos mostrou os números da franquia, margem de contribuição,
lucratividade, sendo algo que encantou o Édipo. Já o que me chamou atenção foi o
compromisso do Tony Cozendey (diretor executivo do IVS) em fazer as unidades darem
certo, o suporte e a facilidade de aprender sobre o negócio”, comenta Thais.

Tomada de decisão

Após conhecer todos os detalhes da marca, o casal decidiu investir em uma unidade do
IVS, inaugurada em setembro do ano passado na cidade de Pato Branco/PR. Porém, a
franquia de estética da Thais ainda estava ativa e ela precisava tomar uma atitude
sobre o que fazer.

“Eu decidi encerrar a minha antiga empresa que não se pagava mais e estava cheia de
dívidas. Foi dolorido demais, pois além das dívidas, tinham clientes a serem atendidos
e o apego emocional de uma empresa que eu havia me dedicado por tanto tempo,
sem contar a minha sócia que também dependia do negócio”, salienta Rotava.

Dois meses após inaugurar sua loja do Instituto Visão Solidária, Thais decidiu encerrar as atividades da antiga empresa e se dedicar totalmente ao IVS. “E, a partir disso, o faturamento da loja começou a melhorar ainda mais e hoje já atingimos o faturamento esperado.”

Segunda unidade

Após o grande sucesso da primeira unidade, Thais resolveu investir em mais uma,
dessa vez em sociedade com o seu irmão Jean Michel Rotava, e sua cunhada Janecir
Barbosa. A operação foi inaugurada no dia 13 de agosto e está localizada na cidade de
Guarapuava/PR, com um investimento de R$ 215 mil em uma loja de 100m².

“A região conta com um mercado extremamente atrativo. Mas, além disso, o grande
diferencial é o preço atrativo e qualidade que o IVS entrega para o seu cliente. Desse
modo, nos próximos seis meses esperamos gerar um faturamento de R$ 150 mil
mensal e para o próximo ano pretendemos chegar aos R$ 200 mil por mês”, afirma a
franqueada.

A terceira unidade da franqueada está prevista para ser inaugurada no primeiro
semestre de 2025 na cidade de Cascavel, também no Paraná.

Paraná em alta no franchising

O setor de franquias no estado do Paraná continua se apresentando como uma boa
oportunidade para investimento de novos empreendedores. Isso acontece, pois as
franquias da região registraram um crescimento acima da média nacional referente ao
ano passado.

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023,
enquanto o faturamento total registrado pelas franquias a nível nacional registrou uma
alta de 13%, no estado paranaense esse aumento foi de 14%, com uma receita total de
quase R$ 17 bilhões. Já em número de unidades franqueadas, o Paraná obteve um
aumento de 4,8%, chegando ao número de 13.814 operações no ano passado.

Serviço:
Instituto Visão Solidária – unidade Guarapuava/PR
Endereço: Rua XV de Novembro, 7575, Centro.
Telefone: (42) 98422-6246
Instagram: @ivs.guarapuava

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Hamburgueria temática é inaugurada no interior de São Paulo

Com expectativa de receber 60 mil visitantes por ano, Gruta Encantada deve adicionar R$ 3,6 milhões ao negócio da BB Onça Burgers

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Inaugurou em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a mais nova hamburgueria
temática. Trata-se da Gruta Encantada, o novo negócio da BB Onça Burguers. O
restaurante, inspirado na temática hollyoodiana, nasceu com a proposta de usar a
tecnologia para oferecer uma experiência imersiva aos amantes e novos fãs da casa.

Reproduzindo fielmente o espaço de proteção onde os animais se abrigam e cuidam
dos filhotes, a Gruta contará com um sistema de som 7.2, mais de 35 pontos de luz e
um sofisticado sistema de timecode, para criar, por meio dessas interações entre som
e luz, atmosferas que vão desde a tranquilidade de uma selva até a alegria vibrante de
um campo florido. Cada visita será como mergulhar em diferentes mundos, incluindo
temas de pântano que trazem resguardo, e praias tropicais, que levarão os visitantes a
se sentirem em uma ilha paradisíaca.

“O mais legal é que esses temas poderão se alterar durante o ano, criando novas experiências a cada nova visita”, explica João Pedro Faria, sócio-proprietário da BB Onça.

A Gruta Encantada recebeu um investimento de R$ 1,7 milhão. A estimativa de Faria é
que, com o novo restaurante temático, a marca alcance 60 mil visitantes no primeiro
ano e eleve a receita em mais R$ 3,6 milhões.

A Gruta Encantada está localizada na rua Miguel Landutti, 314, Vila Diniz, em São José
do Rio Preto. As reservas de mesas podem ser feitas através do WhatsApp: (17) 3234- 4058.

História do BB Onça

A história da BB Onça começa na garagem da Jane e do Pedrinho, pais de Fabricia. Ela e
o João Pedro decidiram transformar os elogios de amigos pelos hamburgueres feitos
artesanalmente em um negócio de sucesso. A demanda cresceu tão rápido que a
família toda precisou expandir para um espaço maior, ainda durante a pandemia,
mudando-se de Ibirá para São José do Rio Preto, e o negócio se reinventou, criando um
ambiente acolhedor com decoração inspirada na selva e até uma casa na árvore.

Atualmente, os quatro sócios da hamburgueria registram crescimento médio anual de
70% desde que abriu suas portas e que encerrou 2023 com faturamento de R$ 6 milhões, produz em média 11 mil hambúrgueres por mês. Também no ano passado, a
BB Onça foi eleita a melhor hamburgueria da cidade e do interior, pelo Canal Hambúrguer Perfeito e pela Oficina da Cozinha.

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