EMPREENDEDORISMO
Fundador da terceira maior empresa de aviação do mundo, Ozires Silva recebe homenagem ao completar 93 anos
O engenheiro aeronáutico brasileiro fundou a empresa Embraer e acumula no currículo cargos importantes
No mês em que o brasileiro Ozires Silva, nome relevante para a aviação mundial,
completou 93 anos (8 de janeiro), o presente veio em formato de homenagem e de
registro histórico. O fundador da Embraer, uma das três maiores empresas de aviação
do mundo, ganhou um site a respeito de sua trajetória e legado. A iniciativa foi da
associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro. O site já pode ser acessado por
todo o mundo: https://oziressilva.com.br/
“É uma homenagem ao mestre e uma oportunidade para os brasileiros e cidadãos do
mundo conhecerem o legado desse grande homem que tanto nos ensina e inspira. Ele
é uma referência em todos os sentidos, consegue ser um profissional de sucesso, um
líder ousado, empreendedor, inovador e uma pessoa à frente do seu tempo”, evidenciou a presidente do INVOZ, Neide Pereira Pinto.
Ele fez história na aviação
O site ressalta como o sonho de um menino de Bauru, interior paulista, tomou forma e
ganhou os céus do Brasil e do mundo, com a construção de aeronaves. Além da
conquista de sucesso de Ozires Silva com a fundação da Embraer, da qual também foi
presidente, o conteúdo aborda sua trajetória pessoal e atuante em outros setores, tais
como: presidente da Varig e da Petrobras, ex-Ministro de Infraestrutura e de
Comunicação, presidente de Honra e fundador do INVOZ, entre outros trabalhos.
Por onde passou, até hoje é reconhecido como líder nato e uma pessoa inspiradora. Todos que convivem com Ozires Silva têm uma opinião em comum sobre esse pioneiro da aeronáutica brasileira: trata-se de uma pessoa simples, amiga, humilde, ousada, inovadora e diplomática.
Homenagem
O site conta com frases inspiradoras de Ozires, entre elas: “Você não sabe se vai dar certo. Mas fazer o novo, investir na inovação, é que faz completamente a diferença”.
Uma das páginas do site traz também releases dos livros escritos por Ozires Silva ou em sua parceria, relacionados a aviação, empreendedorismo, liderança e motivação pessoal. Entre os títulos, estão: Take off: Think Big – Rotas para o Empreendedorismo,Nas Asas da Educação – A História da Embraer, entre outras obras que servem de inspiração para todos.
O site reuniu também homenagens, vídeos, galerias de fotos e notícias que relatam a história de 93 anos de um dos principais líderes do país, além de relatos de amigos, familiares e de pessoas que conviveram no trabalho com esse grande mentor.
Integrando Vozes para o Futuro
Além do legado corporativo e de conhecimento, outra herança de Ozires Silva é
voltada para a valorização da educação. Por acreditar que a educação transforma
vidas, Ozires é responsável pela fundação do INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro,
associação que tem como pilares a cultura aeronáutica, a educação, o empreendedorismo e a inovação. Incentivadora da educação por meio de ações efetivas, a associação realiza o Congresso INVOZ de Educação, que há 5 anos acontece em São José dos Campos e reúne os principais nomes do segmento para um debate aberto com toda a sociedade.
O site levou quase um ano para ser elaborado, e novos conteúdos deverão ser
inseridos à medida que forem enviados pelos colaboradores e amigos presentes na
vida de Ozires Silva.
“A ideia do site é compartilhar e unir pessoas apaixonadas pela aviação. Algo que
possa perpetuar por gerações. É um local para podermos reunir cada vez mais histórias
do Coronel e engenheiro Ozires Silva, a fim de que esses conteúdos se tornem
referência mundial”, declarou Letícia Wieliwicki, diretora de comunicação do INVOZ.
EMPREENDEDORISMO
Brasileira leva obras que misturam arte e moda a Nova York
Nascida em Itaquera, zona leste de São Paulo, Pamela Lima transcendeu barreiras para transformar sua trajetória de desafios em uma história de sucesso
Desde muito cedo, Pamela Lima demonstrou o desejo de ir além. Nascida em Itaquera,
zona leste de São Paulo, a modelo, artista plástica e comunicadora brilha nos maiores
palcos da moda internacional, enquanto mantém vivo o propósito de inspirar jovens a
sonharem alto.
“Sempre sonhei grande. Quando menina, era muito curiosa e destemida. Meu maior
desejo era descobrir o que havia além da periferia. Sentia como se algo estivesse me
puxando para quebrar barreiras. Hoje tenho certeza de que esse era o chamado do
meu sonho e o propósito de Deus para minha vida”, relembra.
Paixão pela moda
A paixão de Pamela pela moda começou desde muito cedo, mas os primeiros passos
foram marcados por dificuldades. Pamela enfrentou preconceitos, rejeições e até
experiências perigosas no início da carreira.
“Chegaram a me aconselhar a não tomar sol para não escurecer minha pele e disseram que meu cabelo não se encaixava no padrão. Essas experiências me ensinaram a valorizar quem eu sou e a lutar por mudanças no setor”, afirma.
Aos 22 anos, Pamela decidiu apostar tudo no sonho de modelar. Após reformular sua
identidade visual e abraçar a transição capilar, assinou contrato com uma grande
agência de São Paulo, que a levou a trabalhos internacionais em Milão, Paris, Londres e
Nova York. Atualmente, Pamela já estrelou campanhas para marcas como Bulgari,
Natura, Samsung, Braé, Champion, entre muitas outras, e desfilou nas principais
semanas de moda do mundo.
Além das passarelas
Pamela ampliou sua expressão criativa ao lançar o projeto artístico “Yes, I’m the
Giraffe!”, durante a pandemia. A série de obras, que mistura moda e arte em telas
acrílicas, simboliza a resiliência e o amor próprio. “Esse projeto nasceu como uma
forma de transformar minhas cicatrizes em algo belo e admirável. Hoje, ele inspira
tantas pessoas que enfrentam dificuldades semelhantes”, diz Pamela. As obras já
foram expostas em locais icônicos, como o restaurante The Purple Tongue, na Times Square.
Uma Missão de Inspiração
Pamela utiliza sua jornada como plataforma de motivação. “Meu maior objetivo é
inspirar jovens do Brasil e do mundo. Quero mostrar que, com fé e persistência, é
possível transformar dificuldades em oportunidades. Não importa de onde você venha,
é o que você faz com sua história que define seu futuro.”
Nas redes sociais, Pamela compartilha o dia a dia de sua carreira, alternando entre
bastidores de trabalho e momentos pessoais, destacando que cada vitória é fruto de
muito esforço.
“Ser uma mulher preta na moda sempre foi desafiador. Muitas vezes disseram que eu não era adequada. Mas acredito que o que nos torna diferentes é o que nos faz únicos. Hoje, me orgulho de representar tantas meninas que sonham com seu espaço.”
De Itaquera ao estrelato internacional, Pamela Lima se estabeleceu como um símbolo
de superação, autenticidade e resiliência. Sua história não é apenas sobre sucesso na
moda, mas um exemplo de que fé, talento e determinação podem iluminar o caminho
para as próximas gerações.
EMPREENDEDORISMO
Psicóloga e empreendedora funda startup com intuito de democratizar acesso a saúde mental
Caroline Macarini fundou a Unolife com o intuito de democratizar o acesso à saúde mental em um país que forma muitos profissionais, mas atende poucas pessoas
No Brasil, o acesso ao tratamento para problemas relacionados à saúde mental ainda é
restrito a um número pequeno da população. Um dos desafios da maior parte da
sociedade brasileira é os altos custos das consultas privadas e a alta demanda na rede
pública, afastando aqueles que mais precisam de atendimento.
De acordo com a pesquisa “A Saúde do Brasileiro”, realizada pelo Instituto Lado a Lado
Pela Vida e o Instituto Qualibest, 76% dos brasileiros não realizaram acompanhamento
psicológico ou psiquiátrico em 2023. Mesmo assim, 55% dos participantes relataram já
terem sofrido de transtornos como ansiedade e depressão. Esses dados levantam um
debate urgente: como democratizar o acesso à terapia em um país onde o custo ainda
é um obstáculo significativo?
Uma solução
Ainda em 2020, Caroline S. Macarini tinha a resposta nas mãos e decidiu agir. Formada
em Psicologia pela Universidade Anhembi Morumbi, mãe e empreendedora, a
profissional desenvolveu uma plataforma nacional de bem-estar e terapia online. Com
a Unolife, Caroline se dedica a garantir que o atendimento esteja ao alcance de mais
brasileiros, oferecendo consultas a preço social, por apenas R$ 79,99 a sessão.
“Muitas vezes, a saúde mental é deixada de lado pela falta de recursos financeiros. E
minha missão com a Unolife é mudar isso, impedindo que o custo seja um obstáculo.
Além disso, desde criança, percebi que o mundo ao meu redor era mais profundo do
que a maioria podia ver. Ainda hoje, muitos dispensam consultas com a ideia de que já
estão emocionalmente saudáveis. Mas quem disse que a consulta serve apenas para tratar transtornos mentais? Ao longo dos anos, isso me levou a entender que uma vida
digna precisa ser regada pelo autoconhecimento”, explica a psicóloga.
O estudo “A Saúde do Brasileiro” também confirma o que Macarini observava durante a infância, já que, apesar da alta incidência de problemas relacionados à ansiedade, 65% das pessoas afirmaram à pesquisa que não fazem terapia por considerar a saúde “boa”.
Unolife: a plataforma que nasceu de experiências reais
A jornada de Caroline em direção à criação da Unolife começou muito antes da
fundação da startup, há quatro anos. Durante sua atuação, tanto na área clínica
quanto na organizacional, a especialista sempre acompanhou como sentimentos e
pensamentos influenciam diretamente o bem-estar das pessoas e, nesse caminho,
passou a priorizar a evolução pessoal focada no equilíbrio emocional.
A Unolife, portanto, nasceu como uma resposta concreta a essas questões. Com uma
plataforma digital segura e acessível, a startup conecta os usuários a profissionais de
diversas áreas do bem-estar, como psicólogos, psicanalistas, nutricionistas, terapeutas
holísticos, entre outros. Além dessa área, ela também oferece suporte em consultoria
financeira e orientação jurídica, sempre com foco no desenvolvimento integral do
indivíduo.
“A proposta de valor social da Unolife é simples, mas poderosa: proporcionar aos
brasileiros um caminho viável para o autocuidado, mostrando que, seja por questões
financeiras, desinformação ou preconceito, todos têm o direito de se conhecerem
melhor e de cuidar da sua saúde emocional. Com a plataforma, as pessoas têm um
espaço confortável para buscar ajuda sempre que precisarem, contribuindo para a
quebra de tabus em relação à terapia e para a construção de um novo legado de
impacto social”, finaliza Caroline.
EMPREENDEDORISMO
De estagiária de banco a CEO de rede de estética
Dona de uma das maiores franquias do Brasil, Thaís Mugani é também autora do Pirulito da Beleza e de mais de 20 protocolos de estética corporal
Thaís Mugani iniciou sua trajetória no mercado de trabalho aos 16 anos como
estagiária de banco, ao mesmo tempo que se aventurava nos caminhos do
empreendedorismo como maquiadora e vendedora. A empresária define que seu
segredo foi iniciar com as condições que tinha e as ferramentas que possuía.
Inovação no setor da beleza
Formada em cosmetologia e estética, Thaís Mugani abriu a primeira Slimcenter em
2017, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Cansada da mesmice do setor, passou a
desenvolver protocolos autorais, além de produtos como o Pirulito da Beleza, na
contramão de tudo o que havia no mercado. Atualmente, somam-se mais de 15
unidades em operação e outras 14 para serem inauguradas ainda em 2024.
Para assegurar a eficácia do tratamento, Thaís realizou testes em pacientes, o que a
levou a garantir o resultado de seus procedimentos.
Ela ainda destaca que “A Slimcenter é a única clínica de estética e emagrecimento do Brasil que garante resultado ou dinheiro de volta por meio dos métodos que criei, porque todos eles foram testados, sendo possível pegar uma métrica do resultado com os clientes”.
Inspiração para outras mulheres
Thaís Mugani também exprime o desejo de inspirar outras mulheres a
empreenderem e afirma que seu propósito também inclui ajudá-las nessa jornada de
desafios e vitórias em um modelo de negócio altamente lucrativo, com retorno
financeiro e resultado rápido. “Nossa abordagem ajuda cada membro a alcançar seus
objetivos, fortalecemos o time e também promovemos o sucesso da empresa como
um todo”, explica.
Thaís finaliza revelando a expectativa de gerar ainda mais confiança em seus clientes.
“Compromisso e resultado. Através dessas palavras, procuro criar um laço forte de
confiança e reciprocidade com as mulheres”.
-
NEGÓCIOS9 meses atrás
Marca Cris Barros chega ao Nordeste com sua primeira loja em Recife
-
FRANQUIAS8 meses atrás
De olho no Mato Grosso do Sul, Instituto Visão Solidária abre unidade em Três Lagoas
-
NEGÓCIOS9 meses atrás
KitKat Chocolatory inaugura unidade no Rio de Janeiro, primeira loja fora do estado de São Paulo
-
EVENTOS8 meses atrás
Empresa investe participação em feiras e eventos de empreendedorismo pelo Brasil
-
FRANQUIAS10 meses atrás
Conheça redes de franquias com espaço a partir de 1m² e faturamento que pode chegar a R$ 80 mil
-
ARTIGOS11 meses atrás
Alô, quem fala?: como maximizar as vendas por telefone na era digital
-
NEGÓCIOS2 meses atrás
Cantor sertanejo Zezé di Camargo investe em condomínio de luxo em Governador Valadares
-
FRANQUIAS10 meses atrás
Fundador da The Best Açaí analisa as tendências do varejo para este ano