FRANQUIAS
Comida congelada ganha mercado e atrai atenção de investidores
A busca por uma alimentação saudável e prática, atrelado a correria do dia a dia, tem aquecido o mercado de comida congelada e ajudado a economizar tempo no preparo das refeições, e também reduzir gastos no supermercado
As refeições congeladas podem ser uma verdadeira mão na roda para quem não tem
tempo de cozinhar e quer economizar aquela grana no supermercado. Uma pesquisa
feita pela Kantar Worldpanel apontou que 33% dos latino-americanos consomem
refeições congeladas. No Brasil, o número é ainda maior: 61% dos brasileiros compram
comida congelada. Desse total, pelo menos 20% consomem alimentos congelados
frequentemente.
O mercado de congelados está com altas demandas e cresce a cada dia. Segundo um
relatório publicado pela empresa analista de mercado Mordor Intelligence Private
Limited, o crescimento é estimado em 453,99 bilhões de dólares neste ano em todo o
mundo. Até 2029, estima-se que o setor deve faturar 555,74 bilhões de dólares,
atingindo a taxa de crescimento anual composta de 4,13%.
Vantagens
O consumo de comida congelada pode ajudar a economizar tempo no preparo das
refeições, além de reduzir os gastos com compras nos supermercados e com o gás de
cozinha. “Atualmente, não é muito comum encontrar pessoas com tempo de sobra
para ficar por um longo período na cozinha preparando sua alimentação. Com isso, os
alimentos congelados contribuem para que essas pessoas tenham mais tempo, mas
mantendo uma alimentação saudável e saborosa”, explica Renata Brito, que é
proprietária de uma unidade da franquia To Go Congelados em São José do Rio Preto (SP).
Para quem tem a rotina pesada, o tempo economizado na cozinha pode ser
direcionado para outras atividades ou até mesmo para descansar, já que o consumo de
comida congelada traz muita praticidade e agilidade no preparo. Uma refeição pode
demorar de 4 a 20 minutos para ficar pronta.
“Em apenas alguns minutos no forno ou micro-ondas é possível ter sempre em mãos uma refeição variada, fresca e com alto valor nutricional. Tudo isso por conta do processo de ultracongelamento”, explica Renata.
Graças ao ultracongelamento, os alimentos duram mais tempo na geladeira, evitando
o desperdício. A técnica consiste em reduzir rapidamente a temperatura dos
alimentos, diminuindo a proliferação de bactérias e mantendo o conservante natural
do alimento. “O ultracongelamento permite a não necessidade de adicionar
conservantes na comida, mantendo o conservante natural do alimento. Os nutrientes
da refeição, que normalmente se perderiam no congelamento comum, no ultra não
são perdidos. Ou seja, uma comida muito mais saudável e saborosa”, conta a
empresária.
O fato de durar bastante tempo é uma vantagem para quem mora sozinho e muitas
vezes sofre cozinhando muitos alimentos que correm o risco de estragar de forma
mais acelerada. O ultracongelamento também mantém as características e o sabor
original dos alimentos, fazendo a comida ficar fresca, como se tivesse sido feita na
hora.
Além de todas essas vantagens, ainda é possível planejar as refeições da semana e
variar no cardápio, dando espaço para novos alimentos e experimentando novos
sabores e receitas sem ter que ficar cozinhando. O armazenamento também é
facilitado, pois não ocupa tanto espaço na geladeira. Fora tudo isso, a To Go oferece os
valores nutricionais de cada refeição, assim o consumidor pode monitorar a
quantidade de calorias consumidas, a fim de buscar manter a alimentação balanceada.
Opções diversificadas
A To Go oferece mais de 350 itens no cardápio, que incluem picolés, sorvetes de
massa, refeições prontas, sobremesas, salgados, frutas e legumes congelados, caldos,
sopas e molhos, além da linha zero açúcar, vegana e pet.
“Nós temos uma linha de produtos saudáveis, veganos, caldos, sopas e outros. A
marca também conta com uma linha de comida pet, composta por alimentos e
petiscos naturais, desenvolvidos por uma veterinária especializada, pensando na saúde
e alimentação de cães de todos os portes e raças”, conta Renata.
Para quem costuma levar almoço para o trabalho, o cardápio é bem variado e conta
com refeições para todos os gostos. Há opções vegetarianas e veganas como beringela
à parmegiana e moqueca vegana, opções fits como frango fit e frango xadrez low carb,
além de pratos tradicionais como a feijoada até pratos mais sofisticados como o
salmão ao molho de maracujá, que é um dos favoritos dos consumidores.
A marca oferece um ótimo custo-benefício, com preços acessíveis. Refeições de 350 gramas custam em média R$ 23,90, já o preço das refeições de 400 a 600 gramas varia de R$ 23,90 a R$ 39,90.
Todas as refeições possuem informações nutricionais e instruções sobre o modo de
preparo. A marca trabalha com comida de verdade, sempre presando pelo sabor e
alimentação saudável. A produção é manufaturada: são pessoas de verdade
cozinhando refeições de qualidade.
A franquia
A To Go foi fundada em 2017, tem sede em Praia Grande e já conta com mais de 250
lojas espalhadas nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de
Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
A franquia conta com dois modelos de negócios. Um deles é o Express Home Based,
um modelo onde é possível fazer um anexo da To Go em qualquer estabelecimento ou
na garagem de casa. Nesse modelo, o franqueado não precisa contratar funcionários e
pode usar até três freezers. É um modelo mais simples, voltado para cidades com até
100 mil habitantes e o investimento inicial é de R$ 24 mil.
O modelo de loja convencional é voltado para um espaço a partir de 40 metros
quadrados e comporta até oito freezers, com uma loja montada com fachada e
identidade visual. É o modelo mais vendido e o investimento inicial é de R$135 mil.
FRANQUIAS
Empreender no agronegócio com franquia barata é uma boa oportunidade
Pouco explorado no interior, e com um leque de oportunidades, Reino Rural Franchising mostra como modelo de microfranquia tem chamado atenção para quem busca próprio negócio, mas dispõe de pouco capital
O mercado de agronegócio sempre foi visto com uma maior relevância pelos
empreendedores brasileiros. Isso acontece porque o Brasil é um local movido pelas
commodities, fazendo com que tenha uma necessidade maior de gerar ofertas de
soluções para esse nicho.
Com isso, o modelo de microfranquias, que são marcas com investimento inicial de até
R$ 135 mil, passaram a chamar a atenção de quem deseja investir no mercado agro
brasileiro, pelo fato de ser um modelo que requer um capital inicial menor e com
possibilidade de gerar um alto faturamento. Além disso, são redes, que em sua
maioria, contam com a modalidade home based, facilitando a condução do negócio.
Microfranquias de agro em alta
De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no
1º trimestre de 2024 o setor de Serviços e Outros Negócios registrou uma alta de
25,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2023. O aquecimento de serviços
no geral e o ótimo desempenho das redes ligadas ao agronegócio foram os que
alavancaram este segmento.
Além disso, ainda conforme o levantamento feito pela ABF, 7,8% das franquias são no
formato home based, reforçando também o crescimento dessa modalidade.
“As microfranquias têm conquistado espaço, principalmente, entre os
empreendedores de primeira viagem. O suporte e experiência das franqueadoras
auxiliam esses franqueados e contribuem para o alcance dos resultados, até mesmo aqueles que não possuem experiência no negócio. Consequentemente, o agronegócio
ganha muito com isso, fortalecendo um setor que já é tão grande no nosso país”,
analisa Matheus Ferraz, diretor executivo da Reino Rural Franchising, franquia
especializada em produtos agropecuários como suplemento nutricional animal e fertilizantes.
Custos operacionais baixos e alta lucratividade
A visão geral do agronegócio brasileiro, para muitos, é de um setor que exige um
elevado valor de investimento, além de um custo alto para operar a empresa. Porém,
isso não acontece com as microfranquias home based, sendo justamente esse o caso
da Reino Rural.
Atualmente, o modelo home office da marca conta com um investimento inicial de até
R$ 41 mil, incluindo a taxa de franquia de R$ 34.900, capital de giro de R$ 2.100 e taxa
de instalação de R$ 4 mil, sendo esse último quesito um valor considerado baixo para
uma franquia de agro.
O faturamento bruto médio mensal chama a atenção, podendo chegar a R$ 57.700,
conforme o desempenho atingido pelo franqueado. Já o lucro líquido mensal é de R$ 29.400, com o retorno do investimento em cerca de 4 a 6 meses.
Comercialização de produtos é a chave do negócio
Uma característica, de grande valia no agro brasileiro, é empreender com produtos
escassos no mercado ou até mesmo de difícil aquisição por parte do cliente final, que é
o caso dos fertilizantes e suplementos alimentares.
“Contamos com produtos da linha de suplementação animal (bovinos, equinos, suínos e caprinos), bem como fertilizantes e corretivos do solo, trazendo o que existe de melhor no mercado nutracêutico, evitando perda de produtividade com estresse e/ou descarte do leite ou da carne devido aos resíduos”, detalha Matheus.
Ferraz também ressalta que todos os produtos são certificados, pois são adicionados
ao cocho em conjunto a qualquer nutrição oferecida aos animais (sal mineral, ração,
etc.). “Ou seja, é dispensado o manejo cansativo ao produtor e estressante aos
animais, com redução de custo e aumento de produtividade, sem riscos à saúde
humana ou à saúde animal, diferentemente da nutrição convencional.”
Expansão da marca
Ao visualizar essas oportunidades, o franqueado de uma unidade da Reino Rural
poderá se destacar em regiões que não são visadas por grande parte dos empresários,
como as cidades interioranas. Atualmente, a franquia conta com 33 operações, sendo
uma própria e 32 franqueadas.
Desejamos chegar a 40 unidades até o final de 2024 e praticamente todos os
municípios do país possuem campos para os nossos fertilizantes, produtos para a
pecuária, energia fotovoltaica e produtos financeiros da franquia parceria.
FRANQUIAS
Rede de franquia cria o próprio app de delivery e otimiza atendimento personalizado
Di Matteo Açaí investiu em delivery próprio e plataformas integradas para a otimizar os processos, agilizar os pedidos e entregar o produto com a satisfação do cliente
O delivery é real em nossa vida, e atualmente é difícil imaginar o dia a dia sem ele.
Ninguém pode negar que a comodidade de fazer um pedido e receber a comida em
casa facilitou o dia a dia corrido de muitas pessoas. Sem contar aqueles momentos de
picos de desejo de comer um doce ou uma refeição diferenciada quando estamos com
preguiça de sair para comer fora. Nessas horas, o delivery é nosso melhor aliado.
A pandemia de Covid-19 popularizou ainda mais estes apps, e as empresas que não
aderiram ao sistema delivery ficaram para trás. De lá para cá, ele vem ganhando mais
destaque. Durante este período, os serviços de entrega representavam mais da
metade do faturamento de 56% dos estabelecimentos comerciais, segundo uma
pesquisa da VR Benefícios.
A Di Matteo Açaí, franquia de açaiteria com cremes especiais exclusivos, sabe muito
bem desta importância, e por isso, destina esforços para uma operação de delivery
super eficaz, garantindo que seus clientes tenham não só uma ótima experiência no
atendimento presencial. Para isso, ela está presente no principal player de delivery do
mercado, mas também conta com sistema próprio de entrega.
APP e site próprio
Além das unidades da Di Matteo espalhadas pela região sudeste e centro-oeste do
Brasil para um atendimento presencial, os clientes da Di Matteo podem contar com a
comodidade de fazerem seus pedidos via delivery por plataformas próprias da marca
(app e site) e pelo iFood.
Mesmo estando presente no maior marketplace de delivery do mercado (iFood), a Di
Matteo quis proporcionar uma experiência exclusiva e autêntica aos seus clientes por meio do delivery próprio. Segundo Henrique Machado, CEO e fundador da marca, este
investimento oferece várias vantagens aos negócios.
“Conseguimos minimizar erros, reduzir os custos dos franqueados, visto que essas grandes plataformas cobram altas comissões e taxas por pedido; temos maior controle e autonomia em todos os processos. Ainda, podemos ter uma base de dados própria com informações de nosso cliente, como seu de consumo, regularidade de compra, produtos e complementos preferidos.”
De acordo com Henrique, este conhecimento permite personalizar o atendimento, oferecendo ações promocionais de entregas personalizadas, e com isso, garantir uma alta taxa de retenção dos clientes.
Benefícios do delivery Di Matteo para os clientes
Mas não são apenas os franqueados que se beneficiam do delivery próprio da Di
Matteo. Ao optarem pela compra no app ou no site, os clientes aproveitam vantagens
exclusivas. “A primeira vantagem que nós oferecemos é um desconto de 10% na
primeira compra. Também contamos com descontos sazonais exclusivos e um
programa de fidelidade, o Di Matteo Lovers”, conta o CEO.
Dentre este pacote de benefícios, há, também, adicionais grátis, cremes exclusivos a
R$1,00, cupons de até 50% de desconto e sorteio de prêmios para os clientes
membros do programa. De acordo com Henrique, a Di Matteo aplica estratégias de
marketing para induzir os clientes a baixarem o app e fazerem o uso do delivery próprio.
“Realizamos distribuição de cartões com informações, campanhas de marketing por
meio de vídeos com influencers, aplicação de QR Code em nossos materiais digitais,
impressos e pelo site, divulgando esses benefícios.”
Otimização operacional do delivery
Um dos fatos interessantes sobre o delivery Di Matteo é que ele foi idealizado pelo
próprio CEO. Henrique atua no setor de tecnologia desde 2009, sendo assim, utilizou
sua expertise para ter um controle total dos processos, uma base de dados sólida e
personalização de acordo com as necessidades da rede.
Recentemente, o app foi unificado com o sistema principal de gestão, permitindo total
controle e gerenciamento das unidades. Além disso, o iFood também é integrado.
Desta forma, o cliente faz o pedido pela plataforma e, automaticamente, ele chega ao
PDV da Di Matteo, não só criando o pedido como também atualizando status,
pagamentos, cancelamentos e permitindo conversas pelo chat, o que otimiza bastante
a operação, já que exclui a necessidade de fazer estas tarefas manualmente. Isso dá
mais liberdade de tempo ao franqueado e proporciona um atendimento mais rápido
ao cliente.
FRANQUIAS
Franquia de tecnologia cria sistema de cashback para franqueados
Victor Ruiz, sócio da Gigatron, uma franquia de software, teve a ideia de implementar o modelo de cashback para ajudar o franqueado no início da operação do seu negócio
O cashback se tornou uma palavra muito conhecida nos últimos tempos. A palavra,
que é original do inglês, significa “dinheiro de volta”, se trata de um programa de
recompensas que devolve parte do valor gasto pelo cliente. O retorno pode ser feito
em dinheiro, crédito para novas compras ou troca por produtos e serviços. A estratégia
é muito usada para atrair e fidelizar clientes.
A técnica consiste na devolução de parte do valor de uma compra para o consumidor,
que pode ser devolvido em dinheiro na conta ou pode ficar armazenado em uma
“carteira digital” que poderá ser usada para diminuir o valor de compras futuras.
Diferente do desconto, o cashback é dado diretamente ao cliente antes da compra e o
dinheiro é concedido para o consumidor depois da aquisição do produto. Além disso, o
cashback pode ser usado em todos os produtos da marca, diferente do desconto, que
é usado em produtos específicos.
Vantagens do cashback
Oferecer cashback facilita a aquisição de clientes, e retém clientes que já compram da
marca, já que eles se sentem valorizados e se tornam propagadores da marca,
indicando os produtos ou serviços para os amigos. Diferente dos descontos diretos,
que reduzem parte do valor da compra, o cashback estimula o cliente a voltar e
explorar outros serviços.
Além disso, utilizar essa estratégia ajuda a empresa a conhecer as necessidades dos
seus clientes, coletando dados na hora de cadastrar o consumidor para receber o
cashback. Tudo isso gera mais valor para a marca, que ganha a confiança do público.
Cashback para franquias
O sistema de cashback é atrativo para franquias, sendo fácil de implementar e
gerenciar. Com esse modelo, a franquia consegue se diferenciar da concorrência,
posicionando a marca como líder em práticas de marketing eficazes e atraentes, por
meio da aquisição e retenção de clientes.
A Gigatron, uma franquia do setor de informática e eletrônica, usa essa estratégia para
atrair mais franqueados, oferecendo até 40% do valor de investimento inicial. A
quantia é diluída em 12 meses de campanhas de tráfego pago voltado para a geração
de leads da franquia.
A ideia de implementar esse modelo na franquia veio depois que franqueados
passaram a se preocupar com o cadastramento de leads, que são os contatos
interessados em produtos da marca. Por conta disso, o valor passou a ser
implementado em campanhas de marketing, visando resolver esse problema.
“O cashback surgiu a partir da demanda do franqueado por leads, foi aí que surgiu a ideia de criar um cashback voltado a campanhas de tráfego pago, pegar 40% do valor que o franqueado investiu inicialmente, e dividir em 12 meses de campanhas pagas. Faz cerca de 1 ano que a estratégia entrou em vigor”, esclarece Victor Ruiz, fundador da Gigatron.
Ele conta que o valor ajuda o franqueado no início do seu negócio. “A modalidade de
cashback que oferecemos ao franqueado, ajuda ele a logo no início da operação, já
converter novos clientes, e já ir criando uma base de contatos de possíveis clientes”,
explica.
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