FRANQUIAS
Com uma oportunidade robusta de ganhos em diferentes frentes, Velox conta com mais de 180 produtos e serviços
Com um modelo de negócio com produtos que atendem tanto o público B2B quanto B2C, a Velox oferece soluções de seguros e consórcios a crédito consignado para servidores públicos e até energia solar
Em 2023, o setor de atividades financeiras, seguros e serviços relacionados
experimentou um crescimento notável de 6,6%, o maior índice desde 2010, que foi de
9,3%, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este cenário
promissor abriu portas para novas oportunidades de negócios no ramo, e é neste
contexto que a Velox Soluções Financeiras se destaca, consolidando-se como uma das
principais referências no mercado.
Com mais de 180 produtos e serviços oferecidos, a empresa se destaca ao permitir aos
franqueados uma diversificação sem precedentes. Com um modelo de negócio com
produtos que atendem tanto o público B2B quanto B2C, a Velox oferece soluções de
seguros e consórcios a crédito consignado para servidores públicos e até energia solar.
Desta forma, a rede consegue entregar aos franqueados uma oportunidade robusta de
ganhos em diferentes frentes.
Destaques da Velox: produtos financeiros mais buscados
Entre os mais de 180 produtos da Velox, alguns se destacam pela alta demanda no
mercado atual. Segundo Mário Sérgio, o crédito consignado é um dos mais
procurados, especialmente pela sua facilidade e taxas de juros reduzidas.
“Popularmente conhecido, com taxas de juros baixas, facilidade no pagamento das
parcelas, pois o desconto já vem em folha, facilitando a vida do consumidor.”
Outro destaque é o consórcio, que tem atraído cada vez mais consumidores pela
ausência de taxas de juros.
“Produto conhecido como sendo uma poupança programada, sem taxa de juros, com possibilidade de obter o bem através de sorteio ou lance”, explica. A flexibilidade do consórcio, que abrange desde veículos até serviços, como cirurgias plásticas e pequenas reformas, torna-o uma das opções mais versáteis do portfólio da Velox.
O mercado de energia solar também tem chamado atenção, principalmente pela busca
crescente por soluções sustentáveis. A Velox se destaca ao oferecer um sistema de
financiamento para energia solar, cujas parcelas são quase equivalentes ao valor
médio da conta de luz. “Cada vez mais vem se destacando no mercado por ser um
produto que remete à preservação do meio ambiente, pois gera energia de forma
sustentável,” comenta Mário Sérgio.
Além disso, os seguros (como auto, vida, residencial e empresarial) e o financiamento
e refinanciamento de imóveis e veículos completam o ranking de produtos mais
comercializados pela Velox. Mario reflete que esta procura se dá ao fato das pessoas
preferirem pagar por um bem que é seu de forma permanente. !Destaca-se no
financiamento a aquisição do primeiro imóvel com prazos que facilitam, pois é mais
vantajoso pagar a parcela do que o aluguel, já que nesta modalidade o imóvel é seu.”
Produtos financeiros desconhecidos com potencial
Embora alguns produtos sejam amplamente reconhecidos, a Velox também oferece
soluções menos conhecidas, mas com grande potencial de crescimento. Um exemplo
disso é o crédito consignado para servidores públicos, que, além de oferecer prazos e
juros vantajosos, garante estabilidade financeira ao consumidor. “O crédito consignado para servidores públicos possui taxas de juros baixas e prazos maiores em
relação ao consignado de outros beneficiários.”
Outro produto inovador é o empréstimo com desconto na conta de energia, uma
modalidade especialmente pensada para consumidores negativados, com dificuldades
em conseguir créditos no mercado. “É um facilitador para o consumidor que tem o
desconto direto em sua conta de energia, empréstimo rápido e sem burocracia,” afirma Mário Sérgio.
A antecipação de recebíveis também merece atenção neste segmento. Voltada para
empresas, esta modalidade permite que elas adiantem os valores a receber de vendas,
como as fechadas a prazo ou por meio de cheques, ajudando a estabilizar o fluxo de
caixa. “Com a antecipação de recebíveis, tanto de cartão quanto duplicatas, restaura-
se o fluxo de caixa da empresa, possibilitando, assim, novas oportunidades de negócios
e também investimentos”, comenta Mario.
Diversificação como estratégia de sucesso
A grande diversidade de produtos oferecida pela Velox não só beneficia o consumidor
final, como também gera ganhos significativos para os franqueados. Esta ampla gama
de soluções financeiras aumenta o ticket médio das transações, o que contribui
diretamente para o faturamento das unidades. “Nossa franquia não é monoproduto, e essa diversificação nos permite atender a diferentes perfis de clientes, aumentando o
faturamento dos franqueados,” afirma Mário Sérgio.
Com mais de 1.200 unidades em operação e planos ambiciosos para o futuro, incluindo
o lançamento de um banco digital, a Velox Soluções Financeiras segue na vanguarda
do setor de franchising financeiro no Brasil. A empresa também aposta em novas
tecnologias e inovações para manter sua posição de destaque. “Estamos sempre
atentos às novas soluções tecnológicas, para garantir que nossos franqueados tenham
as melhores ferramentas à disposição,” conclui Mário Sérgio.
FRANQUIAS
Diversificar serviços faz franquia de limpeza aumentar faturamento
Franquia Dona Help adota estratégia que possibilita aumentar faturamento do franqueado, através de serviços complementares, ao melhorar experiência do cliente
Para conseguir atingir novos públicos, é necessário estar sempre atento às novidades
do mercado e trazer inovações para a marca. Oferecer produtos ou serviços que se
complementam é fundamental para se diferenciar da concorrência, sendo uma técnica
usada para melhorar a experiência do cliente, aumentando as vendas e consequentemente o faturamento.
Essa estratégia também ajuda a fidelizar clientes, uma vez que eles indicam os serviços
ou produtos para outras pessoas, aumentando o ticket médio do consumidor. Não só o
faturamento aumenta, mas a visibilidade da marca também, se destacando da
concorrência e fortalecendo sua posição no mercado.
Essa diversificação atende às necessidades de cada tipo de cliente, criando uma experiência positiva e memorável para eles. “Essa satisfação é crucial, pois clientes satisfeitos são mais propensos a recomendar a marca a amigos e familiares, funcionando como promotores naturais/orgânicos”, afirma Jéssica Ramalho, CEO da Dona Help.
Por isso, a franquia especializada no serviço de limpeza quis inovar e conquistar um
novo espaço no mercado, oferecendo vários serviços complementares, como limpeza
pré-mudança, limpeza pré e pós evento, limpeza condominial, limpeza pós obra,
limpeza empresarial e residencial, além de serviços complementares como piscineiro,
cozinheiro, copeira, jardineiro, motorista e passadeira. Jéssica conta que pensou em
trazer essa diversificação desde o início.
“Abrimos a Dona Help com a intenção de proporcionar um leque de opções que garantisse mais conforto e comodidade para os nossos clientes, destacando-nos da concorrência. Identificamos essa necessidade porque compreendemos que, ao oferecer uma gama diversificada de serviços, poderíamos atender de forma mais completa e personalizada às diferentes demandas.”
De acordo com a CEO, uma outra vantagem da diversificação de serviços é o
enriquecimento do portfólio da marca, já que isso fortalece a proposta de valor e
amplia o alcance da franquia no mercado. Os franqueados se destacam por usar
soluções adaptadas a diferentes realidades enquanto clientes se tornam leais à marca,
por saberem que ela oferecerá serviços ou produtos que suprem suas dores. “Além
disso, a possibilidade de oferecer serviços personalizados e especializados contribui
para a percepção de qualidade e confiabilidade, resultando em maior satisfação e
recomendação dos clientes”, comenta a CEO.
Como colocar em prática?
Para diversificar os produtos ou serviços, é necessário fazer um planejamento
detalhado, buscando identificar a necessidade e os desejos dos clientes, além de
enxergar novas possibilidades no setor e entender o funcionamento do mercado.
“Para escolha de serviços complementares da Dona Help, fizemos uma análise
cuidadosa das necessidades e desejos dos clientes, bem como das oportunidades
identificadas no mercado. Observar o mercado é essencial para essa decisão, pois
permite identificar e entender as lacunas existentes e as demandas não totalmente
atendidas”, explica Jéssica.
Ficar de olho na concorrência é importante para entender o que funciona para
determinado público e também ajuda a aprender com os erros já cometidos por outras
empresas do ramo. “É importante observar aspectos como a qualidade dos produtos
ou serviços oferecidos, a abordagem de atendimento ao cliente, as estratégias de
marketing e a inovação. Com essas informações, é possível ajustar e aprimorar suas
próprias ofertas para atender melhor às necessidades dos clientes e criar um
diferencial competitivo, garantindo que seu negócio se destaque no mercado”,
complementa a empresária.
A franquia
A Dona Help oferece várias opções de serviços de limpeza personalizados para atender
às diversas necessidades dos clientes, incluindo limpeza condominial, residencial, além
de opções específicas como limpeza pré e pós-evento e serviços de mudança. “Nosso
objetivo é garantir que cada situação receba a atenção e o cuidado que merece,
proporcionando uma limpeza eficiente e adaptada às circunstâncias específicas. Com
isso, buscamos oferecer conforto e praticidade, tornando a experiência de nossos
clientes mais conveniente e satisfatória”, reforça a CEO da franquia.
A rede conta com o modelo home office, com investimento inicial a partir de R$ 41 mil,
incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e a taxa de instalação. Nesse modelo não
é necessário contratar funcionários e o faturamento médio mensal gira em torno de R$ 100 mil. O prazo para o retorno do investimento varia de 10 a 14 meses.
FRANQUIAS
Comida congelada ganha mercado e atrai atenção de investidores
A busca por uma alimentação saudável e prática, atrelado a correria do dia a dia, tem aquecido o mercado de comida congelada e ajudado a economizar tempo no preparo das refeições, e também reduzir gastos no supermercado
As refeições congeladas podem ser uma verdadeira mão na roda para quem não tem
tempo de cozinhar e quer economizar aquela grana no supermercado. Uma pesquisa
feita pela Kantar Worldpanel apontou que 33% dos latino-americanos consomem
refeições congeladas. No Brasil, o número é ainda maior: 61% dos brasileiros compram
comida congelada. Desse total, pelo menos 20% consomem alimentos congelados
frequentemente.
O mercado de congelados está com altas demandas e cresce a cada dia. Segundo um
relatório publicado pela empresa analista de mercado Mordor Intelligence Private
Limited, o crescimento é estimado em 453,99 bilhões de dólares neste ano em todo o
mundo. Até 2029, estima-se que o setor deve faturar 555,74 bilhões de dólares,
atingindo a taxa de crescimento anual composta de 4,13%.
Vantagens
O consumo de comida congelada pode ajudar a economizar tempo no preparo das
refeições, além de reduzir os gastos com compras nos supermercados e com o gás de
cozinha. “Atualmente, não é muito comum encontrar pessoas com tempo de sobra
para ficar por um longo período na cozinha preparando sua alimentação. Com isso, os
alimentos congelados contribuem para que essas pessoas tenham mais tempo, mas
mantendo uma alimentação saudável e saborosa”, explica Renata Brito, que é
proprietária de uma unidade da franquia To Go Congelados em São José do Rio Preto (SP).
Para quem tem a rotina pesada, o tempo economizado na cozinha pode ser
direcionado para outras atividades ou até mesmo para descansar, já que o consumo de
comida congelada traz muita praticidade e agilidade no preparo. Uma refeição pode
demorar de 4 a 20 minutos para ficar pronta.
“Em apenas alguns minutos no forno ou micro-ondas é possível ter sempre em mãos uma refeição variada, fresca e com alto valor nutricional. Tudo isso por conta do processo de ultracongelamento”, explica Renata.
Graças ao ultracongelamento, os alimentos duram mais tempo na geladeira, evitando
o desperdício. A técnica consiste em reduzir rapidamente a temperatura dos
alimentos, diminuindo a proliferação de bactérias e mantendo o conservante natural
do alimento. “O ultracongelamento permite a não necessidade de adicionar
conservantes na comida, mantendo o conservante natural do alimento. Os nutrientes
da refeição, que normalmente se perderiam no congelamento comum, no ultra não
são perdidos. Ou seja, uma comida muito mais saudável e saborosa”, conta a
empresária.
O fato de durar bastante tempo é uma vantagem para quem mora sozinho e muitas
vezes sofre cozinhando muitos alimentos que correm o risco de estragar de forma
mais acelerada. O ultracongelamento também mantém as características e o sabor
original dos alimentos, fazendo a comida ficar fresca, como se tivesse sido feita na
hora.
Além de todas essas vantagens, ainda é possível planejar as refeições da semana e
variar no cardápio, dando espaço para novos alimentos e experimentando novos
sabores e receitas sem ter que ficar cozinhando. O armazenamento também é
facilitado, pois não ocupa tanto espaço na geladeira. Fora tudo isso, a To Go oferece os
valores nutricionais de cada refeição, assim o consumidor pode monitorar a
quantidade de calorias consumidas, a fim de buscar manter a alimentação balanceada.
Opções diversificadas
A To Go oferece mais de 350 itens no cardápio, que incluem picolés, sorvetes de
massa, refeições prontas, sobremesas, salgados, frutas e legumes congelados, caldos,
sopas e molhos, além da linha zero açúcar, vegana e pet.
“Nós temos uma linha de produtos saudáveis, veganos, caldos, sopas e outros. A
marca também conta com uma linha de comida pet, composta por alimentos e
petiscos naturais, desenvolvidos por uma veterinária especializada, pensando na saúde
e alimentação de cães de todos os portes e raças”, conta Renata.
Para quem costuma levar almoço para o trabalho, o cardápio é bem variado e conta
com refeições para todos os gostos. Há opções vegetarianas e veganas como beringela
à parmegiana e moqueca vegana, opções fits como frango fit e frango xadrez low carb,
além de pratos tradicionais como a feijoada até pratos mais sofisticados como o
salmão ao molho de maracujá, que é um dos favoritos dos consumidores.
A marca oferece um ótimo custo-benefício, com preços acessíveis. Refeições de 350 gramas custam em média R$ 23,90, já o preço das refeições de 400 a 600 gramas varia de R$ 23,90 a R$ 39,90.
Todas as refeições possuem informações nutricionais e instruções sobre o modo de
preparo. A marca trabalha com comida de verdade, sempre presando pelo sabor e
alimentação saudável. A produção é manufaturada: são pessoas de verdade
cozinhando refeições de qualidade.
A franquia
A To Go foi fundada em 2017, tem sede em Praia Grande e já conta com mais de 250
lojas espalhadas nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de
Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
A franquia conta com dois modelos de negócios. Um deles é o Express Home Based,
um modelo onde é possível fazer um anexo da To Go em qualquer estabelecimento ou
na garagem de casa. Nesse modelo, o franqueado não precisa contratar funcionários e
pode usar até três freezers. É um modelo mais simples, voltado para cidades com até
100 mil habitantes e o investimento inicial é de R$ 24 mil.
O modelo de loja convencional é voltado para um espaço a partir de 40 metros
quadrados e comporta até oito freezers, com uma loja montada com fachada e
identidade visual. É o modelo mais vendido e o investimento inicial é de R$135 mil.
FRANQUIAS
Empreender no agronegócio com franquia barata é uma boa oportunidade
Pouco explorado no interior, e com um leque de oportunidades, Reino Rural Franchising mostra como modelo de microfranquia tem chamado atenção para quem busca próprio negócio, mas dispõe de pouco capital
O mercado de agronegócio sempre foi visto com uma maior relevância pelos
empreendedores brasileiros. Isso acontece porque o Brasil é um local movido pelas
commodities, fazendo com que tenha uma necessidade maior de gerar ofertas de
soluções para esse nicho.
Com isso, o modelo de microfranquias, que são marcas com investimento inicial de até
R$ 135 mil, passaram a chamar a atenção de quem deseja investir no mercado agro
brasileiro, pelo fato de ser um modelo que requer um capital inicial menor e com
possibilidade de gerar um alto faturamento. Além disso, são redes, que em sua
maioria, contam com a modalidade home based, facilitando a condução do negócio.
Microfranquias de agro em alta
De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no
1º trimestre de 2024 o setor de Serviços e Outros Negócios registrou uma alta de
25,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2023. O aquecimento de serviços
no geral e o ótimo desempenho das redes ligadas ao agronegócio foram os que
alavancaram este segmento.
Além disso, ainda conforme o levantamento feito pela ABF, 7,8% das franquias são no
formato home based, reforçando também o crescimento dessa modalidade.
“As microfranquias têm conquistado espaço, principalmente, entre os
empreendedores de primeira viagem. O suporte e experiência das franqueadoras
auxiliam esses franqueados e contribuem para o alcance dos resultados, até mesmo aqueles que não possuem experiência no negócio. Consequentemente, o agronegócio
ganha muito com isso, fortalecendo um setor que já é tão grande no nosso país”,
analisa Matheus Ferraz, diretor executivo da Reino Rural Franchising, franquia
especializada em produtos agropecuários como suplemento nutricional animal e fertilizantes.
Custos operacionais baixos e alta lucratividade
A visão geral do agronegócio brasileiro, para muitos, é de um setor que exige um
elevado valor de investimento, além de um custo alto para operar a empresa. Porém,
isso não acontece com as microfranquias home based, sendo justamente esse o caso
da Reino Rural.
Atualmente, o modelo home office da marca conta com um investimento inicial de até
R$ 41 mil, incluindo a taxa de franquia de R$ 34.900, capital de giro de R$ 2.100 e taxa
de instalação de R$ 4 mil, sendo esse último quesito um valor considerado baixo para
uma franquia de agro.
O faturamento bruto médio mensal chama a atenção, podendo chegar a R$ 57.700,
conforme o desempenho atingido pelo franqueado. Já o lucro líquido mensal é de R$ 29.400, com o retorno do investimento em cerca de 4 a 6 meses.
Comercialização de produtos é a chave do negócio
Uma característica, de grande valia no agro brasileiro, é empreender com produtos
escassos no mercado ou até mesmo de difícil aquisição por parte do cliente final, que é
o caso dos fertilizantes e suplementos alimentares.
“Contamos com produtos da linha de suplementação animal (bovinos, equinos, suínos e caprinos), bem como fertilizantes e corretivos do solo, trazendo o que existe de melhor no mercado nutracêutico, evitando perda de produtividade com estresse e/ou descarte do leite ou da carne devido aos resíduos”, detalha Matheus.
Ferraz também ressalta que todos os produtos são certificados, pois são adicionados
ao cocho em conjunto a qualquer nutrição oferecida aos animais (sal mineral, ração,
etc.). “Ou seja, é dispensado o manejo cansativo ao produtor e estressante aos
animais, com redução de custo e aumento de produtividade, sem riscos à saúde
humana ou à saúde animal, diferentemente da nutrição convencional.”
Expansão da marca
Ao visualizar essas oportunidades, o franqueado de uma unidade da Reino Rural
poderá se destacar em regiões que não são visadas por grande parte dos empresários,
como as cidades interioranas. Atualmente, a franquia conta com 33 operações, sendo
uma própria e 32 franqueadas.
Desejamos chegar a 40 unidades até o final de 2024 e praticamente todos os
municípios do país possuem campos para os nossos fertilizantes, produtos para a
pecuária, energia fotovoltaica e produtos financeiros da franquia parceria.
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