COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS
GoDaddy cita 6 dicas para melhorar as estratégias de SEO das empresas
Ser o número um na pesquisa orgânica relacionada à palavra-chave pesquisada, contribui para a expansão dos negócios ao longo do tempo

Melhorar as classificações de um site não acontece da noite para o dia. Uma estratégia de SEO bem-sucedida, ou seja, ser o número um na pesquisa orgânica relacionada à palavra-chave pesquisada, ajudará a expandir seus negócios ao longo do tempo.
A GoDaddy Inc., empresa que prepara os empreendedores para o dia a dia do mercado digital, compartilhou uma série de dicas preciosas para se chegar a bons resultados nos mecanismos de buscas. Elas precisam ser aplicadas com cuidado e atenção constantes, além de serem repetidas várias vezes, cada uma delas usando as novas informações obtidas em atividades anteriores.
“A pesquisa global de empreendedorismo da GoDaddy do ano passado mostrou que, no Brasil, tomar medidas para melhorar o posicionamento do site da empresa nos mecanismos de busca é uma prioridade de marketing para 64% dos donos de pequenas empresas, apenas o segundo item abaixo do investimento em mídias sociais”, lembra Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil.

Comece com palavras-chave
As palavras-chave ajudam os mecanismos de pesquisa, como o Google, a entender do que tratam suas páginas da Web. O conteúdo que contém palavras-chave relevantes é uma das principais maneiras de o Google decidir se uma página da Web tem boa correspondência a uma determinada busca.
As palavras-chave devem ser relevantes para o seu site ter um número razoável de pesquisas mensais, mas deve ser algo para o qual você possa se qualificar de forma bem realista.
Crie conteúdo de alta qualidade
Exemplos de conteúdo de alta qualidade incluem, entre outros, palavras-chave, descrições completas e precisas de seu produto/serviço, fotos de produtos de alta qualidade, resenhas e/ou depoimentos. Se o seu orçamento for apertado e não puder contratar um redator profissional, você poderá usar ferramentas de IA para orientá-lo sobre algumas ideias que o seu conteúdo precisaria cobrir. Certifique-se de usar essas ferramentas como um assistente para obter um ponto de partida e não confiar totalmente no uso do conteúdo exato que essas ferramentas estão gerando.
Compartilhe seu conteúdo
Se uma página começar a receber links orgânicos, o Google entenderá que os usuários estão achando o conteúdo útil e começará a classificá-lo melhor devido à sua popularidade. Qualquer coisa que divulgue sua empresa aumentará as chances de você obter um link, mas sempre se concentre na qualidade em vez da quantidade. A parceria com influenciadores, a geração de cobertura de RP e a promoção em seus canais sociais são ótimas táticas para atrair mais atenção para o seu conteúdo.
Use links internos
Por exemplo, se você estivesse vendendo acessórios e escrevesse uma postagem no blog sobre “Por que comprar um acessório tornará sua vida melhor”, a próxima etapa lógica seria criar um link para a página daquele acessório, para que as pessoas pudessem comprar um depois de ler a postagem. Esse link também pode impulsionar seu SEO.
Para permitir isso, você deve garantir que seus links internos usem o texto âncora apropriado (o texto em que você clica para visitar um link), que informa aos clientes para onde o link os levará. Ele também precisa estar relacionado às palavras-chave para as quais você está tentando classificar a página vinculada.
Monitore seus resultados
Monitorar os resultados dos seus esforços de SEO é essencial para garantir que eles estejam valendo a pena. Para isso, certifique-se de que qualquer ferramenta de SEO usada para pesquisa de palavras-chave tenha um recurso de monitoramento de classificação. Você também deve usar o Google Analytics para monitorar os aumentos no tráfego e no valor da página decorrentes de seus esforços de SEO.
Continue repetindo essas etapas
Seguir todas essas etapas uma única vez provavelmente resultará em um pequeno aumento de SEO. Mas, se você quer mesmo ter uma classificação mais alta no Google, precisa continuar trabalhando nessas etapas. Sempre haverá novas palavras-chave para segmentar e novos links a serem conquistados.

COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS
Empresas investem em assessoria de imprensa para conquistar espaço na mídia espontânea
Estratégias de comunicação feitas pela Fatos&Ideias contribuem para que as organizações tenham conteúdo atrativos

A opinião pública tem muita importância, principalmente para empresas, pois as
ajudam a dialogar de maneira estratégica. Para reforçar essas relações, muitas
empresas preferem investir em mídia espontânea, através da assessoria de imprensa.
A assessoria de imprensa contribui para que as organizações possam gerar conteúdos
atrativos, que chamam a atenção dos consumidores e investidores e,
consequentemente, se reverta em vendas, sejam elas de produtos, serviços ou de
franquias.
Porém, para gerar essa proximidade com o público-alvo, é essencial que os negócios
tenham assuntos que proporcionem impacto nas matérias, gerando uma maior
atratividade. “Um exemplo claro disso é quando uma franquia lança um modelo de
negócio de investimento inicial baixo, sendo um tema totalmente atrativo para
investidores que estão em busca do primeiro negócio”, comenta Renata Brito, diretora
de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação, empresa especializada em assessoria
de imprensa.
Atrativos ao consumidor
Um dos primeiros públicos atingidos pelas matérias espontâneas em veículos de
imprensa são os consumidores. Isso acontece, pois, as empresas noticiam assuntos
que geram interesse, como por exemplo, promoções, ofertas especiais ou até
produtos e serviços grátis.
“Para atrair e impactar os leitores, os empreendimentos não podem deixar de divulgar o que estão fazendo em benefício ao consumidor. Uma rede que oferta cursos grátis, por exemplo, deve divulgar esse assunto através da assessoria de imprensa em uma mídia espontânea. Esse é um tema totalmente relevante e que gera impacto na sociedade, que passará a ver a empresa de um lado mais positivo, por conta da sua prática em favor social”, detalha Renata.
Pesquisas de mercado e movimentos que o setor de atuação de determinada empresa
vem realizando no cenário de negócios também gera repercussão, porém sendo mais
nichado e provocativo para empreendedores.
“Histórias de empreendedorismo reforçam ao público que eles também podem
conquistar e crescer em uma empresa. Através desse sentimento, pelo fato de se
sentirem identificados, essas pessoas passam a se interessar mais pelo negócio que foi
retratado, fazendo com que ele busque mais informações sobre produtos, serviços ou
formas de investimento”, salienta Renata.
Resultados
Esse cenário reforça a importância de uma assessoria de imprensa para uma empresa,
pois o serviço e as estratégias que são realizadas promovem um impacto direto na
sociedade, em diversos âmbitos.
“A estratégia de comunicação fortalece a imagem e a reputação de um negócio
perante aos consumidores e investidores. Ou seja, você está gerando autoridade em
toda a comunidade que atua, obtendo resultados positivos, como novos clientes e
possíveis empreendedores”, finaliza Renata.
COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS
Criadoras de conteúdo lançam livro que mostra como usar a influência digital a favor das pequenas empresas
‘O Guia de Marketing de Influência para Pequenos Negócios’ foi lançado em Piracicaba

Ser um influenciador digital se tornou uma das profissões mais vantajosas e hoje já
movimenta bilhões na economia mundial, segundo a Goldman Sachs Research. O
mercado mundial da chamada “Creator Economy” (Economia dos Criadores)
movimenta US$ 250 bilhões por ano, e tem projeção de crescimento para US$ 480
bilhões em 2027. Pensando nisso e em mostrar como as pequenas empresas podem
usar esse mercado a seu favor, Mariana Munis e Silmara Regina de Souza lançam o
livro “O Guia de Marketing de Influência para Pequenos Negócios”.
O objetivo da obra é fornecer insights práticos sobre como aplicar estratégias do
marketing de influência de maneira eficaz – já que hoje a maioria dos internautas
segue influenciadores nas redes sociais, segundo o Relatório Influenciadores Digitais
2023, feito pela Opinion Box e Influency.me. O estudo aponta que 75% das pessoas já
realizaram algum tipo de compra após a recomendação de um influenciador. As redes
sociais apontadas como preferidas pelos usuários são Instagram e Youtube.
Profissão Influenciador
Segundo uma pesquisa feita em 2022 pela Nielsen, o Brasil tem 500 mil influenciadores
digitais com mais de 10 mil seguidores. O número é maior do que de profissões
tradicionais, como engenheiros (455 mil), dentistas (374 mil) e arquitetos (212 mil),
mas praticamente empata com o total de médicos (502 mil). Se levar em conta
influenciadores com pelo menos mil seguidores, o total ultrapassa os 10 milhões – mais
do que em qualquer outro país.
Conforme outra pesquisa, das agências Hootsuite e We Are Social, o Brasil também
está entre os países que mais segue influenciadores, ficando atrás apenas das Filipinas.
“Isso revela o poder que o marketing de influência exerce na decisão de consumo hoje, deixando de ser uma tendência para se consolidar como estratégia. O que vemos, especialmente para pequenos negócios, é a possibilidade de competir no mercado, aproveitando a confiança que influenciadores já conquistaram com seu público”, argumenta Silmara.
“Esses negócios podem chegar a mercados que não chegariam sozinhos, sem a ponte feita pelo influenciador. E isso vai além de aumentar a visibilidade, é uma forma ainda de fazer com que a marca seja percebida como parte da vida do consumidor”, completa a autora.
O livro
A obra é um guia prático voltado para pequenos negócios, com intuito de mostrar
como usar o mercado de influência a favor das empresas e aumentar a presença no
digital. Ele aborda questões essenciais, como a escolha de influenciadores certos,
estratégias eficazes de campanhas, e o impacto da “economia dos criadores” nas
pequenas empresas. Além disso, explora como construir comunidades engajadas e
autênticas, criando uma base sólida para o crescimento de marcas.
O livro foi lançado oficialmente em 4 de outubro, na Livraria Nobel do Shopping
Piracicaba, com noite de autógrafos com as autoras. Os interessados em adquirir a
obra podem encontrá-la na loja, além da versão digital na Amazon.com.
Sobre as autoras
Mariana Munis é docente da Universidade Mackenzie em Campinas, consultora de
marketing e criadora de conteúdo. Já Silmara Regina de Souza é consultora de
marketing pelo Sebrae SP, palestrante e, também, criadora de conteúdo. Juntas, elas
compartilham quase duas décadas de experiência no mercado digital e no
desenvolvimento de estratégias de marketing para negócios.
COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS
Era das plataformas digitais: conheça a importância do videocasts
O uso dessa ferramenta é indispensável para profissionais que queiram ampliar o poder da comunicação

Com o crescente domínio das mídias digitais, os videocasts seguem como uma
ferramenta essencial para influenciadores e criadores de conteúdo. Neste cenário, o
Estúdio 767, pioneiro do setor em Belo Horizonte/ MG, mostra que a combinação de
áudio e vídeo não apenas atrai a atenção do público, mas também cria uma
experiência interativa e envolvente.
Fundamental na criação de conteúdo
Lúcio Aleixo, consultor de empresas com foco em franquias, finanças e varejo e CEO do
Estúdio 767, está no ramo de podcasts desde 2015, e destaca algumas das razões para
o formato ter se expandido, principalmente nas mídias digitais, nos últimos anos:
Atração visual: Em um mundo dominado pelas redes sociais, onde o conteúdo visual é
rei, os videocasts capturam a atenção do público de maneira mais eficaz. A
combinação de som e imagem cria uma experiência imersiva que retém os
espectadores por mais tempo.
Interação e engajamento: Os videocasts permitem uma maior interação com a
audiência. Os criadores podem responder a perguntas em tempo real, realizar
enquetes e fomentar discussões, fortalecendo o relacionamento com seus seguidores.
Flexibilidade de conteúdo: Com a versatilidade do formato, os videocasts podem
abordar uma variedade de temas, desde tutoriais e vlogs até debates e entrevistas.
Essa diversidade atrai públicos diferentes e amplia o alcance dos criadores.
Dicas para criadores de conteúdos
Em meio ao volume extremo de videocasts que nascem todos os dias para seguir
tendências, o diferencial está na qualidade entre outros artifícios do formato. Lúcio
aproveita para exemplificar alguns métodos que os influenciadores de sucesso
utilizam:
Invista na qualidade: Equipamentos adequados de áudio e vídeo são essenciais. Uma
boa iluminação e um som claro fazem toda a diferença na experiência do espectador.
Conheça seu público: Entender quem é sua audiência e o que ela procura é
fundamental. Isso ajuda a criar conteúdos que realmente ressoam com seus
seguidores.
Seja autêntico: A autenticidade é uma das chaves para o sucesso na era digital. Mostre
sua personalidade e conecte-se com sua audiência de maneira genuína.
Promova interação: Utilize as redes sociais para fomentar discussões e receber
feedback. Isso não só aumenta o engajamento, mas também ajuda a moldar futuros
conteúdos.
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