Siga-nos

FRANQUIAS

Mercado de restaurantes temáticos avança pelo Brasil

A era do Eatertainment tem feito a clientela ir em busca de ambientes instagramáveis e que ofereçam uma experiência diferente, como é o caso da franquia FiChips Food que
apostou em uma decoração que remete aos pubs de Londres e culinária inglesa

Publicado

em

O conceito que une as palavras eat (comer) e entertainment (entretenimento), ou seja, experiência de alimentação em um ambiente temático é algo que acontece há anos
em outros países, mas que vem ganhando espaço no Brasil e fidelizando clientes que
vão em busca de novas experiências. Trata-se de uma nova opção para o mercado de
alimentação incrementar e aumentar o número de clientes para consumir e, ainda, se
divertir.

Com tantos concorrentes, a proposta de oferecer um ambiente temático tem sido uma
boa opção para destacar o negócio no meio da multidão.

É o que fez Hermes Bernardo, CEO e fundador da franquia FiChips Food – primeira e
maior franquia especializada na culinária inglesa no Brasil. Após passar por um período
difícil em sua vida, desempregado e com sequelas de uma cirurgia mal-sucedida no
calcanhar, Hermes se lembrou de uma viagem que fez a Londres e resolveu trazer o
prato típico do Reino Unido, o fish and chips, ou seja, peixe empanado com batatas
fritas, saindo daquele tradicional fast-food brasileiro de hambúrguer. Ele conseguiu
transformar a ideia lúdica da Inglaterra para temática central do negócio.

Desafios pelo caminho

Entre os maiores desafios encontrados para essa estratégia, o empresário enfatiza que
é a aderência permanente do público. “A FiChips conseguiu superar bem esse desafio,
proporcionando além da temática uma experiência única, que envolve cardápio,
entretenimento e atendimento digno de reis e rainhas”, enfatiza o CEO da franquia.

Pub padronizado

Para padronizar todas as operações, a FiChips conta com arquiteta própria da rede,
além de projeto arquitetônico que possibilita deixar o ambiente com aspectos que
remetem a Londres. É o caso de referências com ícones britânicos como ônibus
londrino, a famosa cabine telefônica britânica, e o guarda real, apelidado
carinhosamente dentro da rede como “Aquiles”, pois remete à quando Hermes fez a
cirurgia no tendão de aquiles e logo em seguida surgiu a ideia de criar o negócio.

A FiChips conta com cinco modelos de negócios, porém, é no modelo Pub (loja de rua)
que é possível observar todas essas referências britânicas. Os demais espaços, como
container, loja shopping, delivery e quiosque, por serem unidades mais enxutas a
estrutura também acaba sendo reduzida. Porém, permanecem alguns aspectos da
comunicação visual, como por exemplo, papel de parede com algumas características
de Londres; a porta para cozinha é transformada na imagem do ônibus, e o Aquiles é
reduzido de tamanho, pois possibilita ele “segurar” o cardápio ao cliente.

“Temos muito orgulho em dizer que os clientes ficam surpreendidos com a decoração que hoje são espaços instagramáveis, onde quem frequenta o espaço faz questão de registrar sua presença na unidade e postar nas redes sociais. Ter um restaurante com decoração temática possibilita atrair a atenção do público, além de ativar a memória afetiva de quem já visitou Londres ou pelo menos tem a intenção de visitar”, enfatiza o executivo.

Adaptação para o paladar brasileiro

Para agradar o paladar brasileiro algumas adaptações tiveram que ser feitas no prato
inglês. A maior mudança é no prato principal, o peixe frito e empanado. Hermes
explica que por questão de detalhe cultural lá em Londres o prato é feito com filé de
bacalhau cod, que acaba tendo espinhos. Porém, ele optou em tirar os espinhos e para
deixar o prato mais barato trocou o bacalhau pela tilápia, outro peixe muito apreciado
pelos brasileiros.

O próprio peixe também fora do Brasil é empanado com cerveja preta que acaba
deixando mais encharcado e gorduroso, porém, o brasileiro já gosta de uma fritura
mais crocante.

Outro detalhe revelado por Hermes é que os britânicos têm o costume de comer
batata frita colocando por cima o vinagre, algo que nós culturalmente não temos neste
estilo. O escondidinho (Shepherd’s Pie) também ganhou uma adaptação. Em Londres o
prato é feito com carne de cordeiro, que em muitas regiões do Brasil possui um alto
custo, para isso foi substituído por costela bovina, que também possui um sabor
marcante entre os cortes bovinos.

Já as embalagens foram feitas uma releitura. Enquanto em Londres os peixes são
entregues no jornal, aqui a FiChips adotou no delivery caixinhas com respiro para
manter o alimento sempre fresco e boa temperatura. Nele há a arte de jornais contando a história da FiChips e algumas curiosidades sobre o fish and chips, já que é uma comida de rua das mais antigas em Londres.

O molho tártaro permanece, mas o aperitivo também pode ser degustado com limão.
Além do famoso peixe empanado com batata fritas, a FiChips conta no cardápio o Fish and Onion, Fichips Salad, o London Burguer, Fichips Potato, o delicioso escondidinho Inglês Shepherd’s Pie e como sobremesa, não podia faltar o churros
europeu e a Banoffe.

Continue Lenado

FRANQUIAS

Diferenciais no atendimento e produtos fez Di Matteo Açaí faturar R$ 13 milhões

Franquia foi inaugurada no auge da pandemia e focou em diferenciais que possibilitaram a expansão do negócio, que hoje soma mais de 30 unidades

Publicado

em

A pandemia de Covid-19 trouxe desafios sem precedentes para o setor de
alimentação. No entanto, o que foi o motivo de falência para muitas empresas, para
outras, que inovaram no mercado e na forma de atender, serviu como um cenário
promissor para empreender.

Durante a pandemia (entre 2020 e 2022), o número de novas empresas no país
cresceu 25,3%, na comparação com os três anos que antecederam o Covid-19 (entre
2017 e 2019). Os dados são do governo federal, e foram levantados pela plataforma
Yooga.

A Di Matteo Açaí se enquadra nesta situação. Em agosto de 2020, enquanto a crise
sanitária assolava o Brasil, a franquia de açaí surgiu com uma proposta já pensada para
o “novo normal” que a pandemia instaurou. A matriz, que nasceu em Jales, interior de
São Paulo, não só resistiu aos ventos contrários como também se expandiu de forma
impressionante, conquistando o mercado e estabelecendo-se como uma referência em
qualidade e inovação.

O desafio de iniciar em tempos de crise

Henrique Machado, CEO e fundador da marca, reconhece que a decisão de lançar a Di
Matteo Açaí durante o auge da pandemia foi audaciosa e repleta de riscos, mas era
algo que ele estava disposto a assumir.

“Visto que no setor de alimentação, independentemente da situação, sempre haverá consumo, sempre pensando a curto, médio e longo prazo, mantive a decisão de abrir uma loja de Açaí, mesmo ouvindo opiniões negativas de pessoas que tenho como consultores e amigos.”

Este desejo foi impulsionado pela paixão pelo açaí, como consumidor, aliada à vontade
de empreender no segmento de food service. Mas Henrique sabia que para fazer o
negócio dar certo, a proposta teria que ser diferenciada: “então tive um pensamento e
visão de um formato de loja, com planejamento para o atual cenário de pandemia,
fortalecendo o delivery e o take away (cliente pede e passa para pegar)”.

Decidido a fazer dar certo, Machado definiu o nome, a ideia para a logomarca e qual
seria o posicionamento tal como o atendimento da marca. Para isso, se dedicou meses
fazendo testes dos produtos, como polpas, receitas de açaí e de cremes, prezando
sempre pela qualidade. “Outra etapa importante antes do início foi fazer testes às
cegas dos produtos, fiz com amigos, familiares, colaboradores de outras empresas”, relata.

O delivery como aliado

Durante a fase crítica da pandemia, a Di Matteo Açaí funcionou sem atendimento
presencial, adaptando-se rapidamente às novas exigências. Para isso, investiu em
estratégias eficazes de delivery, maximizando a eficiência no atendimento ao cliente.
“O delivery já estava bem definido, permitindo que o atendimento ao cliente
acontecesse, e sabia que se fosse validado nesse cenário difícil, após, isso a marca seria
sucesso.”

Sendo assim, esta modalidade não apenas garantiu a continuidade do negócio, mas
também fortaleceu a marca para o futuro, e ainda hoje segue sendo muito importante
para a Di Matteo, representando quase 54% de seu faturamento. O delivery é
fundamental para a rede especialmente durante os dias úteis da semana, quando há
muitos pedidos em escritórios, clínicas, empresas de modo geral e pessoas que estão
trabalhando.

A consolidação da marca e expansão para franquias

Desde o início, a Di Matteo Açaí se destacou pela inovação em seu cardápio, com
cremes de receitas exclusivas, como o Creme de Pistache Premium Di Matteo. Na
época, o pistache – um produto nobre – não estava tão presente em nossa culinária, e a
marca foi pioneira ao incluí-lo como acompanhamento de açaí. Henrique reconhece o
papel deste creme na conquista dos clientes.

“Temos certeza de que devido ao sabor e a qualidade da receita exclusiva do nosso
pistache, conquistamos e fidelizamos muitos clientes rapidamente. De lá para cá, o
sucesso se consolidou, e hoje é um produto em ascensão no mercado, e para a Di
Matteo, o principal complemento, que ajuda a conquistar novos clientes todos os
meses.” Outros acompanhamentos incluem creme de Nutella zero, Nutella branca e
ninho gourmet.

Com esta inovação no cardápio e estratégias de marketing bem estruturadas, não
demorou para que a Di Matteo se consolidasse em seu segmento. Estas ações envolviam campanhas em redes sociais, rádio, panfletagem e parcerias com pessoas
influentes. “Simulando a operação de um dia normal, enviamos copos para influencers,
colaboradores e outras pessoas, que acabaram postando nas suas redes sociais, e
rapidamente, criaram uma grande expectativa e o comentário entre as pessoas,
organicamente.”

Já no primeiro mês, o faturamento da Di Matteo Açaí ultrapassou R$ 87 mil. “A
consolidação da marca veio pela experiência que o cliente sempre tem ao acessar uma
unidade Di Matteo, produtos de extrema qualidade, cremes deliciosos e um
atendimento de excelência, com uso de tecnologias como App próprio, para otimizar e
agilizar o processo.” Não demorou muito e, logo, surgiu uma demanda para expandir a
marca pelo formato de franquia.

A entrada para o franchising aconteceu em 2022. “No início, as primeiras unidades
negociadas foram para clientes da loja, que já conhecia o produto, conceito, eram
consumidores da marca”, conta o CEO da Di Matteo. Em apenas dois anos, a rede
conta com 31 unidades franqueadas pelo Brasil, com um faturamento anual que
ultrapassa os R$ 13 milhões e que deve alcançar os R$ 15 milhões até o final de 2024.

Continuar Lendo

FRANQUIAS

Sorvete tailandês, carro-chefe da Ice Roll, é a aposta para investir em franquias de sorveteria

No mercado há sete anos, maior franquia de sorvetes na chapa projeta alcançar 100 operações e faturamento anual de R$ 61 milhões em 2024

Publicado

em

Uma viagem a lazer à Tailândia foi a inspiração para o engenheiro de automação
industrial Roger Alex Rodrigues, de 37 anos, decidisse, finalmente, realizar o sonho de
empreender. Durante a viagem, o empresário se apaixonou pelo sorvete de chapa fria
que era feito de forma artesanal.

Ao retornar para o Brasil, Roger decidiu tirar o sonho do papel, e foi em busca de
estudar mais sobre o processo, buscou fornecedores e depois de vários testes, feitos
inclusive por ele próprio, nasceu a empresa Ice Cream Roll em 2017.

Atualmente, a empresa fundada em Indaiatuba, interior de São Paulo, possui 85
unidades franqueadas e cinco próprias presentes em 18 estados brasileiros, além de
cinco modelos de negócios com investimento inicial a partir de R$ 55 mil. Somente em
2023 a rede cresceu 45% em número de lojas e projeta alcançar 100 operações ainda
este ano e faturamento de R$ 61 milhões.

Sorvete artesanal

A Ice Cream Roll se destaca de uma sorveteria comum porque oferece aos clientes a
possibilidade de saborear um sorvete de verdade feito na hora, com ingredientes
frescos e massa aerada. Além de ser artesanal, os produtos da marca são
instagramáveis e geram curiosidade, tornando-se uma forma de entretenimento.

Roger explica que na produção do sorvete de rolinho, primeiro se coloca a base e os
ingredientes de acordo com o sabor do sorvete para que tudo seja manuseado com as
espátulas, formando uma base homogênea. Em seguida, a massa é espalhada na
chapa, os cortes são feitos e os rolinhos começam a ganhar forma, tendo todo o
processo uma duração média de 10 a 20 minutos. A chapa permanece em torno de 20 a 25 graus negativos, e a temperatura pode ser alterada em momentos específicos
para facilitar a modelagem da massa.

Para a produção de sundaes e milk shakes, o processo é parecido, no entanto, a
montagem e os recipientes são diferentes, e no caso do segundo, é utilizado um mixer
na produção.

Cardápio

A Ice Cream Roll conta com quatro cardápios, são eles: o principal que reúne o sorvete
na chapa (carro-chefe da marca e que representa 60% das vendas em toda a rede),
sundaes e milk shakes; cardápio de fondue; cardápio de gelato no palito e o de gelato.

A sobremesa gelada é preparada com uma base de leite misturada com frutas,
chocolates e cremes. Os valores são a partir de R$ 12,90. Os principais sabores do
sorvete na chapa da rede são Ninho, Oreo, framboesa, pistache, Ferrero Rocher,
floresta negra, fresh lemon e merengue.

“Estamos sempre em busca de se reinventar, isso se faz necessário no setor de alimentação, como é o caso da troca constante do cardápio e a inserção de novos sabores e produtos”, enfatiza Roger.

Expansão

A Ice Cream Roll está presente em 18 estados e pode ser aberta em qualquer porte de
cidade, inclusive, em municípios pequenos. O que é levado em conta é o ponto do
negócio que precisa ser estratégico, atingindo o público A, B e C.

São cinco modelos de negócios: franquia de eventos, na qual é uma oportunidade para
quem busca por investimento com valor menor. É solicitado investimento inicial a
partir de R$ 55 mil, incluso taxa de franquia e instalação. Esse modelo ganha espaço
principalmente para quem busca uma renda extra. Não necessita de ponto fixo e
possui um baixo custo operacional.

Os outros modelos de negócio são o Quiosque compacto, que foi desenvolvido para
atender galerias, malls, supermercados, e pequenos shoppings centers e tem
investimento inicial a partir de R$ 124 mil; Quiosque Premium, que é ideal para
shoppings, de médio a grande porte, com investimento inicial de R$ 179 mil.

Quiosque Externo, desenvolvido para lugares “ao ar livre” como outlets, e possui um
investimento inicial de R$ 199 mil; e a Loja, formato desenvolvido para atender
shoppings, mercados ou até pontos comerciais de rua, com o investimento inicial de
R$ 227 mil.

Em 2023 a marca teve um crescimento de 45% em número de lojas, passando de 55
para 80. Além disso, o faturamento passou de R$ 29,7 milhões para R$ 43 milhões, um
aumento de aproximadamente 45%. Para 2024, o objetivo é atingir R$ 61 milhões e
chegar a 100 operações.

Continuar Lendo

FRANQUIAS

Irmãos transformam raízes italianas em franquia milionária no ramo alimentício

Administrada pelos irmãos Gabriel e Débora Alberti, a franquia Itália no Box está presente em 70 cidades e tem faturamento de R$82 milhões

Publicado

em

Em 2024, o setor de franquias de alimentação no Brasil atingiu um crescimento de
18%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), consolidando-se como uma
das categorias mais promissoras e lucrativas. Com um mercado aquecido e
consumidores em busca de novas experiências, histórias de sucesso se destacam –
como os irmãos Gabriel e Débora Alberti, fundadores da franquia Itália no Box, que
hoje faturam R$ 82 milhões.

A rede oferece uma proposta única: trazer para o fast food a essência de um almoço
de domingo na Itália, com pratos que remetem à cozinha artesanal da família Alberti.

“Nosso objetivo é proporcionar aos nossos clientes a sensação de estar em um almoço de domingo na Itália, com todo o sabor e aromas típicos da culinária italiana”, afirma Gabriel.

Administração

O cardápio inclui massas frescas, molhos caseiros e sobremesas clássicas, preparado
com base em receitas que passaram de geração para geração na família. Para os
irmãos, manter a prosperidade dos pratos é uma forma de homenagear suas raízes
enquanto oferecer uma experiência diferenciada no mercado de alimentação rápida.

Enquanto Débora se dedica ao desenvolvimento do cardápio e à experiência do
cliente, Gabriel lidera a gestão e expansão da franquia, garantindo que a essência do
negócio seja replicada em cada nova unidade. Essa divisão de tarefas, aliada à
confiança e à sinergia entre os irmãos, tem sido fundamental para o sucesso da marca,
que já conta com coleções de unidades espalhadas pelo país.

Sobre a Empresa

Guiado por suas raízes italianas e o amor pela culinária transmitido por gerações, em
2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box, o conceito era
claro: oferecer massas italianas de qualidade a preços acessíveis e repletas de afeto. O
cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo massas clássicas, pratos executivos,
saladas e sobremesas.

A marca entrou no mundo da franchising em 2018 e hoje está presente em 70 cidades
e 18 estados no Brasil. Somente em 2023, 30 novas lojas foram inauguradas, utilizando
40 toneladas de massa e alcançando um faturamento impressionante de R$70 milhões.

Continuar Lendo

PRA VOCÊ LER

2023 - Desenvolvido por Fatos&Ideias Comunicação