FRANQUIAS
Mercado de restaurantes temáticos avança pelo Brasil
A era do Eatertainment tem feito a clientela ir em busca de ambientes instagramáveis e que ofereçam uma experiência diferente, como é o caso da franquia FiChips Food que
apostou em uma decoração que remete aos pubs de Londres e culinária inglesa
O conceito que une as palavras eat (comer) e entertainment (entretenimento), ou seja, experiência de alimentação em um ambiente temático é algo que acontece há anos
em outros países, mas que vem ganhando espaço no Brasil e fidelizando clientes que
vão em busca de novas experiências. Trata-se de uma nova opção para o mercado de
alimentação incrementar e aumentar o número de clientes para consumir e, ainda, se
divertir.
Com tantos concorrentes, a proposta de oferecer um ambiente temático tem sido uma
boa opção para destacar o negócio no meio da multidão.
É o que fez Hermes Bernardo, CEO e fundador da franquia FiChips Food – primeira e
maior franquia especializada na culinária inglesa no Brasil. Após passar por um período
difícil em sua vida, desempregado e com sequelas de uma cirurgia mal-sucedida no
calcanhar, Hermes se lembrou de uma viagem que fez a Londres e resolveu trazer o
prato típico do Reino Unido, o fish and chips, ou seja, peixe empanado com batatas
fritas, saindo daquele tradicional fast-food brasileiro de hambúrguer. Ele conseguiu
transformar a ideia lúdica da Inglaterra para temática central do negócio.
Desafios pelo caminho
Entre os maiores desafios encontrados para essa estratégia, o empresário enfatiza que
é a aderência permanente do público. “A FiChips conseguiu superar bem esse desafio,
proporcionando além da temática uma experiência única, que envolve cardápio,
entretenimento e atendimento digno de reis e rainhas”, enfatiza o CEO da franquia.
Pub padronizado
Para padronizar todas as operações, a FiChips conta com arquiteta própria da rede,
além de projeto arquitetônico que possibilita deixar o ambiente com aspectos que
remetem a Londres. É o caso de referências com ícones britânicos como ônibus
londrino, a famosa cabine telefônica britânica, e o guarda real, apelidado
carinhosamente dentro da rede como “Aquiles”, pois remete à quando Hermes fez a
cirurgia no tendão de aquiles e logo em seguida surgiu a ideia de criar o negócio.
A FiChips conta com cinco modelos de negócios, porém, é no modelo Pub (loja de rua)
que é possível observar todas essas referências britânicas. Os demais espaços, como
container, loja shopping, delivery e quiosque, por serem unidades mais enxutas a
estrutura também acaba sendo reduzida. Porém, permanecem alguns aspectos da
comunicação visual, como por exemplo, papel de parede com algumas características
de Londres; a porta para cozinha é transformada na imagem do ônibus, e o Aquiles é
reduzido de tamanho, pois possibilita ele “segurar” o cardápio ao cliente.
“Temos muito orgulho em dizer que os clientes ficam surpreendidos com a decoração que hoje são espaços instagramáveis, onde quem frequenta o espaço faz questão de registrar sua presença na unidade e postar nas redes sociais. Ter um restaurante com decoração temática possibilita atrair a atenção do público, além de ativar a memória afetiva de quem já visitou Londres ou pelo menos tem a intenção de visitar”, enfatiza o executivo.
Adaptação para o paladar brasileiro
Para agradar o paladar brasileiro algumas adaptações tiveram que ser feitas no prato
inglês. A maior mudança é no prato principal, o peixe frito e empanado. Hermes
explica que por questão de detalhe cultural lá em Londres o prato é feito com filé de
bacalhau cod, que acaba tendo espinhos. Porém, ele optou em tirar os espinhos e para
deixar o prato mais barato trocou o bacalhau pela tilápia, outro peixe muito apreciado
pelos brasileiros.
O próprio peixe também fora do Brasil é empanado com cerveja preta que acaba
deixando mais encharcado e gorduroso, porém, o brasileiro já gosta de uma fritura
mais crocante.
Outro detalhe revelado por Hermes é que os britânicos têm o costume de comer
batata frita colocando por cima o vinagre, algo que nós culturalmente não temos neste
estilo. O escondidinho (Shepherd’s Pie) também ganhou uma adaptação. Em Londres o
prato é feito com carne de cordeiro, que em muitas regiões do Brasil possui um alto
custo, para isso foi substituído por costela bovina, que também possui um sabor
marcante entre os cortes bovinos.
Já as embalagens foram feitas uma releitura. Enquanto em Londres os peixes são
entregues no jornal, aqui a FiChips adotou no delivery caixinhas com respiro para
manter o alimento sempre fresco e boa temperatura. Nele há a arte de jornais contando a história da FiChips e algumas curiosidades sobre o fish and chips, já que é uma comida de rua das mais antigas em Londres.
O molho tártaro permanece, mas o aperitivo também pode ser degustado com limão.
Além do famoso peixe empanado com batata fritas, a FiChips conta no cardápio o Fish and Onion, Fichips Salad, o London Burguer, Fichips Potato, o delicioso escondidinho Inglês Shepherd’s Pie e como sobremesa, não podia faltar o churros
europeu e a Banoffe.