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FRANQUIAS

Ice Cream Roll almeja faturar R$ 61 milhões e vender mais de 3 milhões de sorvetes

A franquia conhecida pelo saboroso sorvete de rolinho foca a expansão dos negócios para cidades do interior e almeja crescer ao menos 40% este ano

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Pioneira em sorvete tailandês (os famosos rolinhos) no Brasil e maior franquia da
sobremesa na chapa do mundo, a Ice Cream Roll tem expectativas altamente positivas
para 2024, ano em que comemora seu sétimo aniversário, em agosto. Entre aumento
no faturamento e crescimento da marca, os maiores destaques são a expectativa de
vender 3 milhões de unidades de sorvetes no ano e a chegada da 100ª unidade da rede
ainda no primeiro semestre.

Após um ano de resultados positivos, o objetivo é não apenas manter o bom momento, mas melhorá-lo, tendo como objetivo atingir R$ 61 milhões em faturamento neste ano, um aumento de 42% na comparação com 2023. Em unidades de sorvete, esse número sobe de 2 milhões, em todo o ano passado, para a expectativa de 3 milhões neste, ou seja, 50% a mais. Outro número importante é que só no primeiro semestre de 2024 já foram negociadas 24 unidades, com previsão de abertura até junho, ultrapassando assim a marca das 100 lojas.

“Tivemos um excelente ano em 2023, mas 2024 promete ser ainda melhor. O ponto alto é a chegada da nossa 100ª unidade, mas também esperamos ter os melhores números em faturamento e abertura de lojas nesses sete anos. Seguindo a tendência, a loja 200 deve chegar em menos tempo”, comemora o CEO e fundador da Ice Cream Roll, Roger Rodrigues.

De olho no interior

O empresário conta que um dos principais objetivos para este ano é chegar às pequenas cidades, uma vez que a marca já está presente em 12 capitais e outros grandes centros, como Campinas e Guarulhos, no estado de São Paulo, Londrina, no Paraná, e Vitória da Conquista, na Bahia. “Queremos expandir nossa marca pelo maior número de cidades possível e levar nossos produtos por todo o Brasil. Estamos presentes em todas as regiões, mas agora temos a intenção de chegar ao interior dos estados”, revela.

A Ice Roll também planeja manter a estratégia de expandir fora dos shoppings centers, onde concentra a maioria de suas lojas até agora. “Já vínhamos com essa meta específica e, no ano passado, conseguimos marcar mais presença na rua. A ideia é estar cada vez mais presente em centros onde o público estiver, não apenas em shoppings. Muito por isso oferecemos diversos modelos de negócios”, explica Rodrigues.

Novo formato é um sucesso

A Ice Cream Roll lançou, em outubro de 2023, um novo formato de franquia com foco em eventos, com o objetivo de atender uma necessidade antiga do público: levar a marca para qualquer lugar, de forma itinerante. O sucesso foi instantâneo, com 11 eventos realizados em apenas um mês.

Enquadrando-se no setor de microfranquias, ela acompanha a tendência de crescimento, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising): uma pesquisa da entidade aponta que o número de redes que possuem microfranquias praticamente dobrou desde 2021, com um salto de 87%: passou de 322 para 604, com um aumento de 34,2% do ano passado para este ano. Os segmentos com maior participação são de Serviços e Outros Negócios (27%), Alimentação (17%) e de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16%).

Segundo a entidade, o crescimento do formato tem como fatores principais os investimentos das redes como estratégia para ampliar o perfil do público investidor e o cenário econômico, atualmente com forte tendência a modelos de negócios mais enxutos.

Roger afirma que o formato não é apenas um sucesso em vendas, como também acabou se tornando um chamariz para os investidores, que chegam até a empresa com interesse nele, mas acabam fechando negócios de maior investimento. “Notamos que é grande o número de empreendedores que contatam a Ice Cream Roll com interesse em adquirir uma franquia de eventos, mas que, ao conhecer nossos formatos fixos, acabam se convertendo. Isso mostra um excelente trabalho de nossa equipe de expansão, além da força de nossa marca”.

Sorvete em alta

Um dado que corrobora o bom momento do setor é um levantamento da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes), que revela a movimentação de aproximadamente R$ 13 bilhões por ano das sorveterias no Brasil, com cerca de 11 mil pontos, englobando gelaterias, sorveterias e indústrias, além de apontar uma tendência de crescimento nos próximos anos.

Em novembro, a ABIS divulgou que o setor de sorvetes teve uma alta de 50% nas vendas desde o início da onda de calor, que começou com a chegada do fenômeno “El Niño” no segundo semestre. Segundo ela, alguns dos associados relataram um aumento ainda maior nas vendas, de até 100%.

A tendência para este ano, principalmente no verão, é de que as temperaturas permaneçam altas. A NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) divulgou uma previsão de que o fenômeno permaneça até o final de janeiro, podendo gerar novas ondas de calor e eventos climáticos extremos. Segundo a cientista-chefe da administração, Sarah Kapnick, em entrevista para a agência turca Anadolu, 2024 pode ser ainda mais quente do que 2023.

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FRANQUIAS

De olho no Mato Grosso do Sul, Instituto Visão Solidária abre unidade em Três Lagoas

Franquia do setor óptico com mais de 50 operações pelo Brasil, projeta abrir mais quatro operações no MS ainda este ano

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Popularmente conhecida como cidade das águas, o município de Três Lagoas, terceira
maior do estado de Mato Grosso do Sul, abriga mais de 132 mil habitantes, e é um dos
lugares com melhor situação de emprego no país.

A cidade é nacionalmente conhecida por abrigar importantes fábricas, está no ranking
das melhores cidades para se investir no ramo imobiliário, encontra-se entre as
cidades brasileiras que mais abriu vaga de trabalho em 2022, e vivencia um importante
momento de desenvolvimento e melhora da qualidade de vida.

Não é à toa que o lugar desperta o interesse de novas empresas se instalarem por ali. É
o que fez a franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – marca do setor óptico – que
recentemente inaugurou sua primeira unidade em Três Lagoas. No estado do Mato
Grosso do Sul a rede já possui operações em Três Lagoas e Dourados, e projeta abrir
ao menos quatro operações neste estado.

Negócio atrativo para empreender

Além de ser um item de necessidade básica e que também passou a ser um acessório
de moda, os óculos se tornaram mais acessíveis, ou seja, deixou de ser um item caro.
No IVS, todo mundo pode usar óculos, da classe A à D, mas a marca tem foco maior no
público C e D.

A franquia conta com lentes próprias, onde oferecem alta tecnologia nos seus
produtos, na qual na compra dos óculos de grau completo (lentes mais a armação) elas saem pelo preço único de R$ 49,99, na qual o cliente tem a acessibilidade aos óculos,
onde ele mesmo escolhe diretamente das prateleiras os óculos de grau ou de sol.

A franquia IVS conta com um investimento inicial a partir de R$ 190 mil (incluso
taxa de franquia, instalação e equipamentos, e capital de giro). O valor é de acordo
com uma loja de 30m², mas ele ainda pode variar conforme as características e
tamanho do imóvel que será alugado.

Atualmente o IVS conta com mais de 50 unidades comercializadas, distribuídas em 16 estados. Para este ano o objetivo é alcançar 150 operações e estar presente em todos os estados brasileiros. O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, podendo ser montado tanto em lojas de rua como em shopping center.

 

Franchising no Mato Grosso do Sul

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à
pesquisa do 3º trimestre de 2023, o mercado de franchising no Mato Grosso do Sul
faturou R$ 815,3 milhões.

O estado sul-mato-grossense acolheu 2.693 unidades franqueadas, durante o período
analisado. Ainda segundo a pesquisa, os segmentos com maior participação no Mato
Grosso do Sul estão: Serviços e Outros Negócios que representa 24,1% de participação
por unidades; Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,8%); Alimentação Food Service (15%); e
Moda com 12,4% de participação. O franchising no estado é responsável por 26.061
empregos diretos, sendo que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar empregou
3.395 pessoas, o que representa 14,7% de participação.

No Mato Grosso do Sul, o IVS busca franqueados em cidades como Corumbá e Campo
Grande, e ampliar a atuação da franquia no estado.

“O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar dentro da franchising vem crescendo em
ritmo muito favorável, o que nos deixa muito confiantes com esse cenário, por isso
apostamos no fortalecimento da marca através da expansão em várias regiões do
Brasil, principalmente em lugares que ainda não tem esse tipo de negócio, mas
oferecem potencial para receber uma unidade do IVS. Acreditamos que Três Lagoas é
vantajoso para empreender devido às inúmeras oportunidades, o que atrai olhares
tanto das franqueadoras em querer expandir seu negócio, como também de pessoas
em busca de ter a própria franquia”, finaliza o diretor executivo do IVS, Tony
Cozendey.

Serviço:

Instituto Visão Solidária – unidade Três Lagoas/ MS

Endereço: Rua João Carrato, nº 208, Centro
Telefone: (67) 99319-5450
Instagram: @ivstreslagoas

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FRANQUIAS

Feeling da mulher contribui para o fortalecimento do empreendedorismo

Número de mulheres na liderança de franquias cresceu nos últimos anos no Brasil

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Quando o assunto é mulheres na liderança de negócios, elas ainda ocupam uma fatia
pequena do mercado. No franchising, por exemplo, das 3 mil redes de franquias no
Brasil, apenas 19% delas são lideradas por mulheres, segundo dados da ABF
(Associação Brasileira de Franchising), referente a 2023.

As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço e posição, mesmo que ainda
de forma tímida. Conheça quatro histórias de mulheres que empreendem com o
franchising e estão na liderança dos negócios que comandam.

De geração em geração

Ana Carolina da Silva, de 23 anos, é diretora geral da franquia AF Crédito Soluções
Financeiras. Ela que herdou o bastão do pai no negócio entrou na empresa para
“quebrar um galho” na parte financeira, já que sua paixão era seguir na área da saúde.
Com o tempo ela ganhou espaço no negócio e conquistou sua vontade em trilhar esse
caminho ao lado do pai, se tornando o seu braço direito na empresa.

Ela finalizou o curso de Gestão Comercial e deu início ao MBA de Gestão de redes de
franquias. Atualmente é a responsável geral de toda equipe, analisando indicadores de
desempenho diariamente, suporte, como também está por dentro de todas as
negociações, novidades e comunicação com os franqueados.

“Ser tão jovem e desempenhar um papel tão importante no ramo em que atuamos, onde ainda somos minoria, é muito difícil. Por diversas vezes em reuniões observei olhares preconceituosos, falas depreciadas. E por esse motivo já me peguei tendo aquela velha síndrome da impostora que ultrapassa gerações. E o que eu aprendi com todas essas situações foi a ter força e olhar para dentro de mim e reconhecer o meu potencial, focar no que eu sou boa”, finaliza a diretora.

Do Exército para o empreendedorismo

Isabella Marcon Guerim, de 40 anos, deixou para trás um emprego estável e com
carreira promissora no Exército Brasileiro para viver do próprio negócio e hoje
comanda o departamento de expansão da franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede
do setor óptico, na qual é sócia, e faturou em 2023 mais de R$ 17 milhões. Formada
em farmácia bioquímica, lecionava em uma universidade de Curitiba até que foi
convocada pelas Forças Armadas do Exército Brasileiro a atuar como Oficial de Saúde.

Em apenas um ano de militarismo, Isabella conquistou o capital necessário para dar o
pontapé inicial e ter o primeiro negócio. Hoje comanda os negócios da empresa
Opening Doors, que administra junto a seu esposo, Hilston Guerim. Foi em uma de
suas mentorias que conheceu o empresário Tony Cozendey, fundador da marca
Instituto Visão Solidária, franquia especializada no setor óptico, e se tornou sócia do
negócio.

De pulso firme, Isabella sabe muito bem aonde quer chegar e como fazer para alcançar
seus objetivos. Ela afirma que nunca teve dificuldades em estar em ambientes onde a
maioria ainda é os homens que dominam, algo muito frequente em ambientes
empresariais. “Sei que ainda existe a diferenciação, o preconceito de acreditarem não
darmos conta, porém, com competência e dedicação isso é facilmente combatido”,
diz.

Paixão por lidar com pessoas

Ketlen dos Santos, de 34 anos, começou a trabalhar muito cedo como estoquista,
vendedora e já foi gerente de grandes marcas. Lidar com pessoas e ensinar algo é sua
verdadeira paixão. Hoje ela é fundadora e CEO da franquia SK Steakhouse, restaurante
especializado em comida caseira e em cortes de carnes premium de churrasco.

A empresária conta que ainda existe preconceito no mercado quando veem uma mulher à frente dos negócios. “Sofro por ser mulher e jovem. Nas reuniões que eu faço preciso mostrar ainda mais minha capacidade e que estou onde estou por conhecimento, que nada foi ganhado e veio de forma fácil”, analisa.

Para quebrar esses tipos de barreiras, Ketlen acredita que é essencial a mulher confiar nela mesmo, em primeiro lugar; conhecer suas limitações; dominar a área, e então colocar em prática o conhecimento. “Tenha sempre pessoas com os mesmos princípios que o seu, isso vale no casamento e com seus colaboradores, pois ajudará muito a você ter sucesso, já que ele nunca é individual. Você nunca chega em nenhum lugar sozinho.”

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FRANQUIAS

Gelateria amplia o leque de produtos para atrair investidores no outono/inverno

Cuor di Crema possui no seu cardápio itens quentes, de cafeteria e frutas da estação

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Com alto movimento na primavera e verão, a partir do frescor do outono, as gelaterias tendem a receber menor procura, já que os olhos do consumidor focam em produtos mais quentes. Portanto, para cativar o público ao longo de todo o ano, empresários que optam pelo ramo de gelaterias precisam escolher bem a rede que desejam franquear.

Na Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, as vendas no período frio vão tão bem quanto na temporada de calor, devido à variedade de produtos, que inclui cardápio de cafeteria, salgados e doces como bolo, éclair e até macarons.

Produtos da estação

Utilizando apenas frutas frescas, a Cuor di Crema alterna os sabores de gelato ao longo
do ano, acompanhando as melhores safras da estação.

“Temos mais de 90 receitas, mas rotativas. Alguns ficam por mais tempo, como o Cioccolato Fondente 70% e o Speciale, mas outros estão sempre trocando. Essa estratégia é fundamental, porque cobram mais barato por ser o produto da estação, além de poder selecionar a qualidade com ainda mais critérios”, explica o CEO da marca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.

Cardápio com opções variadas

Além dos gelatos, a casa investe também em salgados como quiches, pão de queijo,
pão de tapioca, coxinha, empada e croissant. Também é possível encontrar doces,
como tortas, bolos caseiros e bolos premium, além de um vasto cardápio de cafeteria.

Criações exclusivas

Composições com gelato somado a produtos quentes são outra solução criativa da
marca. O sucesso da casa é o café na casquinha, disponível nas opções expresso,
capuccino e affogato. Já o cremuccino, na xícara mesmo, é preparado com o gelato de preferência do cliente. Para comer com gelato, a casa serve petit gâteau, brownie,
waffles e até profiteroles recheados.

Embalagens para viagem

Além de macarons, biscoitos artesanais e mini pães de mel da Cuor di Crema, a rede
também disponibiliza embalagens para transporte do gelato, com versões de 250ml,
490ml, 630ml e 1,3 litros.

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