FRANQUIAS

Ice Cream Roll almeja faturar R$ 61 milhões e vender mais de 3 milhões de sorvetes

A franquia conhecida pelo saboroso sorvete de rolinho foca a expansão dos negócios para cidades do interior e almeja crescer ao menos 40% este ano

Published

on

Pioneira em sorvete tailandês (os famosos rolinhos) no Brasil e maior franquia da
sobremesa na chapa do mundo, a Ice Cream Roll tem expectativas altamente positivas
para 2024, ano em que comemora seu sétimo aniversário, em agosto. Entre aumento
no faturamento e crescimento da marca, os maiores destaques são a expectativa de
vender 3 milhões de unidades de sorvetes no ano e a chegada da 100ª unidade da rede
ainda no primeiro semestre.

Após um ano de resultados positivos, o objetivo é não apenas manter o bom momento, mas melhorá-lo, tendo como objetivo atingir R$ 61 milhões em faturamento neste ano, um aumento de 42% na comparação com 2023. Em unidades de sorvete, esse número sobe de 2 milhões, em todo o ano passado, para a expectativa de 3 milhões neste, ou seja, 50% a mais. Outro número importante é que só no primeiro semestre de 2024 já foram negociadas 24 unidades, com previsão de abertura até junho, ultrapassando assim a marca das 100 lojas.

“Tivemos um excelente ano em 2023, mas 2024 promete ser ainda melhor. O ponto alto é a chegada da nossa 100ª unidade, mas também esperamos ter os melhores números em faturamento e abertura de lojas nesses sete anos. Seguindo a tendência, a loja 200 deve chegar em menos tempo”, comemora o CEO e fundador da Ice Cream Roll, Roger Rodrigues.

De olho no interior

O empresário conta que um dos principais objetivos para este ano é chegar às pequenas cidades, uma vez que a marca já está presente em 12 capitais e outros grandes centros, como Campinas e Guarulhos, no estado de São Paulo, Londrina, no Paraná, e Vitória da Conquista, na Bahia. “Queremos expandir nossa marca pelo maior número de cidades possível e levar nossos produtos por todo o Brasil. Estamos presentes em todas as regiões, mas agora temos a intenção de chegar ao interior dos estados”, revela.

A Ice Roll também planeja manter a estratégia de expandir fora dos shoppings centers, onde concentra a maioria de suas lojas até agora. “Já vínhamos com essa meta específica e, no ano passado, conseguimos marcar mais presença na rua. A ideia é estar cada vez mais presente em centros onde o público estiver, não apenas em shoppings. Muito por isso oferecemos diversos modelos de negócios”, explica Rodrigues.

Novo formato é um sucesso

A Ice Cream Roll lançou, em outubro de 2023, um novo formato de franquia com foco em eventos, com o objetivo de atender uma necessidade antiga do público: levar a marca para qualquer lugar, de forma itinerante. O sucesso foi instantâneo, com 11 eventos realizados em apenas um mês.

Enquadrando-se no setor de microfranquias, ela acompanha a tendência de crescimento, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising): uma pesquisa da entidade aponta que o número de redes que possuem microfranquias praticamente dobrou desde 2021, com um salto de 87%: passou de 322 para 604, com um aumento de 34,2% do ano passado para este ano. Os segmentos com maior participação são de Serviços e Outros Negócios (27%), Alimentação (17%) e de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16%).

Segundo a entidade, o crescimento do formato tem como fatores principais os investimentos das redes como estratégia para ampliar o perfil do público investidor e o cenário econômico, atualmente com forte tendência a modelos de negócios mais enxutos.

Roger afirma que o formato não é apenas um sucesso em vendas, como também acabou se tornando um chamariz para os investidores, que chegam até a empresa com interesse nele, mas acabam fechando negócios de maior investimento. “Notamos que é grande o número de empreendedores que contatam a Ice Cream Roll com interesse em adquirir uma franquia de eventos, mas que, ao conhecer nossos formatos fixos, acabam se convertendo. Isso mostra um excelente trabalho de nossa equipe de expansão, além da força de nossa marca”.

Sorvete em alta

Um dado que corrobora o bom momento do setor é um levantamento da ABIS (Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes), que revela a movimentação de aproximadamente R$ 13 bilhões por ano das sorveterias no Brasil, com cerca de 11 mil pontos, englobando gelaterias, sorveterias e indústrias, além de apontar uma tendência de crescimento nos próximos anos.

Em novembro, a ABIS divulgou que o setor de sorvetes teve uma alta de 50% nas vendas desde o início da onda de calor, que começou com a chegada do fenômeno “El Niño” no segundo semestre. Segundo ela, alguns dos associados relataram um aumento ainda maior nas vendas, de até 100%.

A tendência para este ano, principalmente no verão, é de que as temperaturas permaneçam altas. A NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) divulgou uma previsão de que o fenômeno permaneça até o final de janeiro, podendo gerar novas ondas de calor e eventos climáticos extremos. Segundo a cientista-chefe da administração, Sarah Kapnick, em entrevista para a agência turca Anadolu, 2024 pode ser ainda mais quente do que 2023.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile