EVENTOS
Empresa investe participação em feiras e eventos de empreendedorismo pelo Brasil
Participante assídua de feiras de negócios, Gigatron Franchising conta as vantagens
que eventos de negócios trazem para a franquia, inclusive, possibilidade de expansão
da marca
Investir em franquias tem se mostrado, constantemente, ser uma alternativa sólida e
atraente para quem busca ter o primeiro negócio ou para empresários que estão à
procura por empreendimentos diversificados. Com isso, de acordo com a Associação
Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou uma alta de 13,8% no seu
faturamento em 2023.
Um dos segmentos que conquistou uma expressiva alta foi o de Comunicação,
Informática e Eletrônicos, com aumento de 11,6% no número de unidades no ano
passado, em comparação com o ano anterior, chegando a 7.532 operações.
Visualizando esse cenário, uma das maneiras que as marcas desse setor estão
procurando para acelerar sua expansão e atingir um número maior de possíveis
interessados, é através das participações em feiras e eventos relacionados ao mercado
de franchising e empreendedorismo.
Esse tipo de estratégia é extremamente relevante para as empresas, pois é um
excelente ponto inicial de contato entre empresários e investidores, além de conhecer
novas oportunidades e ter trocas valiosas com outros profissionais, que podem ser
agregadas no futuro para o negócio.
A Gigatron Franchising – marca especializada em software de gestão para micro e pequenas empresas – é uma das franquias que prioriza a participação em feiras, pois sabe da importância dessa estratégia para o crescimento da rede. “A participação em feiras e eventos desse segmento nos proporciona, além da geração de leads, o fortalecimento e a visibilidade da marca”, comenta o sócio-diretor da franquia, Victor Ruiz.
Participações em 2023
Em 2023 a Gigatron participou das duas principais feiras do segmento, sendo a feira da
Associação Brasileira de Franchising, maior feira de franquias do mundo, e a Feira do
Empreendedor do Sebrae.
“Atualmente, é de grande importância para a marca a participação em eventos como
esses, tendo como principais benefícios o networking, visibilidade da marca e
atualização de tendências de mercado. Somente em 2023, conseguimos gerar em
torno de 150 a 200 leads, apenas na participação nesses dois grandes eventos”,
salienta o sócio-diretor da marca.
Além das vendas de franquias
A participação em feiras e eventos de empreendedorismo vai muito além do que
vender unidades de franquias, gerando outros resultados, como a comercialização dos
produtos para o cliente final.
“Pelo fato de ser um local com muitos empresários, que já possuem negócios,
conseguimos vender nossos produtos e serviços diretamente para eles. Além disso,
nós conquistamos muitas parcerias estratégicas com empresas do mesmo segmento,
contribuindo para o nosso crescimento”, conta Victor.
Projeções para 2024
Para 2024, a Gigatron deseja manter sua presença em eventos desse nicho e tem
como a primeira participação no seu calendário, caso seja confirmado, a feira da ABF.
”Se tudo correr de acordo como planejamos, desejamos participar da feira da ABF, que
será a primeira e logo na sequência a Feira do Empreendedor do Sebrae, dois eventos
que sempre contribuíram para a expansão da rede”, finaliza Ruiz.
EVENTOS
Conheça as marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising
Considerado a pesquisa mais importante envolvendo a relação entre franqueadoras e franqueados, ABF chancela 227 marcas, sendo 34 delas estreantes e 11 pertencente a
Rio Preto e região
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar o grupo de marcas que
recebeu o Selo de Excelência em Franchising (SEF) em 2024. Neste ano, em sua 33ª
edição, a principal chancela do setor de franquias nacional foi concedida a 227 redes
franqueadoras, sendo 34 estreantes. Segundo critérios, as marcas estão divididas nas
categorias Mega, Máster, Sênior e Pleno.
Mais importante pesquisa e reconhecimento do franchising, no país, o SEF é
considerado um termômetro das relações entre franqueador e franqueado. Isto
porque, para sua concessão, são realizadas entrevistas individuais por um parceiro
independente, a Nielsen. Ao todo, foram mais de 15 mil consultas.
Avaliação
No estudo são avaliados quesitos como o real apoio fornecido, desde o processo de
seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento,
fornecimento de insumos, suporte, treinamentos e comunicação, chegando ao custo-
benefício da rede, lucratividade e retorno de investimento.
“É com grande alegria que anunciamos as marcas chanceladas com a 33ª edição do
Selo de Excelência em Franchising. Em 2023, vivemos um ano em que o setor como um
todo teve um forte ritmo de crescimento tanto em faturamento (R$ 240,661 bilhões;
13,8%) quanto em crescimento de operações (3.311; 11,4%,). O resultado do estudo
para esta chancela aponta que as redes conseguiram gerenciar este crescimento
preservando o bom relacionamento com as bases de franqueados”, reconhece o
presidente da ABF, Tom Moreira Leite.
Quem segue a mesma linha de raciocínio é a presidente da Comissão de Ética da ABF,
responsável pela coordenação do SEF, Sylvia de Moraes Barros. “Esta pesquisa se
consolidou como um potente instrumento de gestão das redes. Isto porque, identifica
de forma isenta as práticas apreciadas pelos franqueados, além de pontos de atenção
a serem trabalhados, aprimorando não apenas o relacionamento dentro das redes,
como abrindo caminho para a obtenção de melhores resultados de negócios”.
A Pesquisa do SEF consiste num questionário dividido em cinco blocos ou pilares:
Performance Global (que neste ano passa de peso 2 para 3), Econômica (1),
Operacional (2), Relacionamento (2) e ESG (2). Com essa iniciativa, a ABF evidencia a
importância e a valorização das práticas de sustentabilidade ambiental, sociais e de
governança nas redes de franquias.
Categorias
O Selo de Excelência em Franchising da ABF está dividido em quatro categorias: Pleno,
que reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 operações e 2 anos atuando no
franchising; Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no
mercado; Máster: franquias com ao menos 30 franqueados, 60 operações e em
atividade no setor há pelo menos 10 anos; e Mega, que congrega marcas a partir de
100 franqueados, 200 operações e integrantes do franchising ao menos há 15
anos. Entre as 227 marcas chanceladas, 23 pertencem à categoria Mega, 55 à Máster,
90 à Sênior e 59 à Pleno.
A cerimônia de entrega do SEF e do Prêmio ABF Destaque Franchising 2024 acontece
no dia 3 de maio, às 19h, no WTC Hall, em São Paulo.
Rio Preto e região
Da lista de marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising (SEF), das 227,
11 franqueadoras têm como sede cidades da região de São José do Rio Preto, interior
de São Paulo, local conhecido como o berço das franquias.
São elas: Splash (Cedral); TRATABEM (Cedral); Aggro Nutrição inteligente no Campo
(São José do Rio Preto); Bela Capri (Mirassol); Doutor Resolve (São José do Rio Preto);
iGUi (Cedral); Maria Brasileira (São José do Rio Preto); Mary Help (São José do Rio
Preto); Olho Vivo Vistorias (São José do Rio Preto); Prepara Cursos Profissionalizantes
(São José do Rio Preto); Vazoli (Olímpia).
Marcas chanceladas
Confira a lista completa, em ordem alfabética, das marcas chanceladas com o Selo de
Excelência em Franchising ABF 2024.
*Marcas que receberam o SEF pela primeira vez
EVENTOS
iCount Plus é única startup de Rio Preto a participar do Web Summit Rio
Maior evento de tecnologia e inovação do mundo ocorre de 15 a 18 de abril na cidade do Rio de Janeiro e iCount estará presente se apresentando como um SaaS
A iCount Plus, startup que oferece uma plataforma all-in-one para contadores e
empresas, com ferramentas de gestão, serviços e produtos, foi selecionada pelo
segundo ano consecutivo para participar do maior evento de tecnologia e inovação do
mundo, o Web Summit Rio.
O evento acontece entre os dias 15 e 18 de abril no Rio de Janeiro/RJ, com a presença
de especialistas em tecnologia, startups, líderes empresariais, fundadores e CEOs. A
finalidade do evento é debater e explorar os caminhos do mercado tech, auxiliando
empresas e empreendedores.
Resultados positivos
O fundador e CEO da iCount, Lucas Bugati, afirma que para eles é motivo de muito
orgulho ser selecionado para o evento pelo segundo ano consecutivo, além do fato de
serem a única startup de São José do Rio Preto/SP – cidade natal da marca – a estar na
feira. “Para participar a startup passa por um processo de avaliação e entrevistas, pelo
fato de ser um evento mundial e receber startups de vários países.”
Lucas afirma que a edição de 2023 foi muito positiva para a startup, pois naquele
momento eles haviam acabado de lançar a plataforma para sua base de clientes. “Até
então, nosso foco ainda era a prestação de serviços. Porém, durante a exibição
tivemos a visita de contadores que questionaram se nós não vendíamos a plataforma
como SaaS. Além disso, tivemos o convite direcionado do head de uma Aceleradora de
Startups para participarmos do batch que eles estavam fazendo. Também fizemos uma conexão muito importante que mantemos o contato até hoje, inclusive com
possibilidade de integração de soluções. Usamos o evento principalmente para
validação e conexões.”
Para a edição deste ano, após sanar o quesito escala, que foi a mudança de serviço
para SaaS, a iCount deseja ganhar visibilidade para a rodada de investimentos, ou seja,
o objetivo é sair do evento com conversas com fundos de investimento Semente, Anjo
e Venture Capital.
Nova visão
Durante o Web Summit Rio deste ano a iCount irá apresentar aos participantes como
um SaaS e não somente serviço como foi feito no ano passado, mostrando que além
de contar com uma solução all-in-one (tudo em um) para empresários, a startup
também fez o mesmo conceito para os escritórios contábeis.
“Nos últimos 15 dias, recebemos dois convites para processo de investimento, sendo que um novamente foi da Aceleradora e outro de um dos maiores fundos de Anjo/Pre- Seed do Brasil. Dessa forma, com uma visibilidade maior, mais conexões e um produto pronto e agora escalável, nossa expectativa é atrair mais investidores para que possamos avançar para a nossa 1ª rodada de investimento. Além disso, também fomos selecionados para nos apresentar no painel Showcase”, detalha Lucas.
Painel Showcase
O painel Startup Showcase reúne startups de diversos setores para apresentar sua
empresa e visão aos participantes, investidores e membros da mídia nacional e
internacional. Para se apresentar também é necessário ser selecionado previamente
pela organização do Web Summit Rio.
“O Showcase é uma apresentação mais curta onde foca especificamente no problema
de mercado que a startup se propôs a resolver e na solução. Iremos apresentar a dor
que resolvemos. Nossa ideia é levar um storytelling demonstrando qual impacto da
ineficiência dos escritórios contábeis pode acarretar para as empresas. O responsável
pela apresentação será o nosso cofundador e CTO, Thales Rosa”, conta Bugati.
Solucionando dores
Atualmente, muitas PMEs encerram suas atividades por conta da falta de gestão
financeira, suporte técnico insuficiente e falta de capital. Desse modo, os contadores,
que poderiam prestar suporte na administração empresarial, estão com alta demanda
e uma considerável ineficiência operacional. Sendo essa a principal dor que
a iCount deseja solucionar com a sua plataforma.
“O desafio enfrentado pelos contadores é significativo, devido à alta demanda por
questões legais e o tempo gasto em atendimentos, muitas vezes com dúvidas recorrentes ou solicitações de documentos, que representam cerca de 30% das interações”, afirma Lucas.
Essa realidade acaba limitando a capacidade dos contadores de oferecer consultoria
estratégica e suporte técnico adequado aos clientes. “A implementação de soluções
que otimizem tarefas repetitivas, como a plataforma da iCount, com a automação de
processos e o uso de sistemas integrados de gestão, é essencial para liberar tempo e
permitir que os contadores se concentrem em agregar valor por meio de consultoria e
planejamento estratégico”, finaliza o CEO da startup.
A iCount fará sua participação no Web Summit Rio no dia 17 de abril (quarta-feira), no
stand A502, com a presença de Lucas Bugati, CEO e fundador; Thales Rosa, cofundador
e CTO; Sarah Ferreira, head de produtos e Jean Archour, desenvolvedor.
SERVIÇO:
Web Summit Rio 2024 – De 15 a 18 de abril
Participação iCount Plus: 17 de abril, quarta-feira
Stand: A502
Local: Rio de Janeiro/RJ
Informações: rio.websummit.com
EVENTOS
ABF realiza Congresso de Franquias e Varejo em Recife no dia 21 de março
Evento contará com grandes nomes do franchising e promete promover alto nível de networking
Acesso ao conhecimento e networking de alto nível, são alguns dos pontos que o
Congresso de Franquias & Varejo Norte e Nordeste da ABF, promete tocar. O evento
acontecerá no dia 21 de março, no Teatro RioMar Recife, das 8h às 14h. Serão três
palestras e dois painéis com a participação de especialistas do franchising no Brasil.
O renomado empresário Fernando Ribeiro, diretor ABF Regional Norte e Nordeste e
CEO Sal & Brasa, empresa do ramo de alimentação fora do lar com mais de 30 anos de
atuação, é um dos palestrantes confirmados. “Diversas marcas de envergadura
nacional e dos mais variados segmentos do franchising participam do evento, que é
voltado para franqueados, franqueadores, fornecedores e todos interessados no setor.
Estamos com uma grade imperdível de palestras”, assegura.
Palestrantes e temas
Entre os palestrantes confirmados, estão: Sidnei Amendoeira (diretor jurídico da ABF e
MMA Law), Emílio Martins (Emílio Martins & Advogados), Pablo Faria (Loucos por
Coxinha), Fábio Farias (Love Gifts), Bruno Costa (A Fórmula), Cândido Espinheira (Yes!
Cosmetics) e Ronaldo Rizzi (Casa do Construtor).
Os temas em debate incluem a jurisprudência do mercado, os desafios e
oportunidades, as tendências e inovações, além de norteadores para um franchising
forte, ético e perene.
Presença ilustre
O evento será encerrado com a presença de Derek Rabelo, surfista profissional e
deficiente visual, da cidade de Guarapari (ES), considerado hoje um dos jovens
esportistas mais inspiradores do mundo.
“Derek é hoje um dos palestrantes mais aclamados em eventos por todo o Brasil. Ele perdeu a visão ainda nos primeiros dias de vida, mas isso não foi um obstáculo para se tornar um surfista profissional e ir atrás de ondas gigantes. Será um momento de celebração a todos os empreendedores determinados desse país”, conta Rodrigo da Fonte, diretor da Insight Feiras e Negócios, empresa promotora da feira Expo Franquias Nordeste – EFN e apoiadora do Congresso.
Inscrições
As inscrições estão sendo feitas pelo site expofranquiasne.com.br. Por lá, também é
possível conferir a programação completa da feira e do Congresso.
Vale ressaltar que associado ABF tem 50% de desconto, para isso é necessário entrar
em contato com a ABF e solicitar o cupom.
Serviço
EFN Expo Franquias Nordeste
A feira oficial de franquias do Norte e Nordeste
21 a 23 de março no RioMar Recife, das 14h às 21h
Inscrições no site: expofranquiasne.com.br
-
FRANQUIAS6 meses atrás
De olho no Mato Grosso do Sul, Instituto Visão Solidária abre unidade em Três Lagoas
-
EMPREENDEDORISMO7 meses atrás
Fundador da terceira maior empresa de aviação do mundo, Ozires Silva recebe homenagem ao completar 93 anos
-
FRANQUIAS7 meses atrás
Conheça redes de franquias com espaço a partir de 1m² e faturamento que pode chegar a R$ 80 mil
-
ARTIGOS8 meses atrás
Alô, quem fala?: como maximizar as vendas por telefone na era digital
-
NEGÓCIOS7 meses atrás
KitKat Chocolatory inaugura unidade no Rio de Janeiro, primeira loja fora do estado de São Paulo
-
NEGÓCIOS7 meses atrás
Marca Cris Barros chega ao Nordeste com sua primeira loja em Recife
-
FRANQUIAS8 meses atrás
Fitness: Selfit Academias quer duplicar de tamanho em 2024
-
FRANQUIAS7 meses atrás
Fundador da The Best Açaí analisa as tendências do varejo para este ano