FRANQUIAS
Maior mercado econômico do Brasil: Sudeste chama atenção de franquia do setor óptico
As condições econômicas da região Sudeste têm se mostrado muito interessantes para
quem busca empreender, principalmente no franchising. Ela que abriga os estados de
São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, conhecidos por serem ótimos
centros comerciais e reunir principalmente um bom público consumidor. Esses fatores
chamam atenção de redes de franquias que buscam investidores para apostarem em
novos negócios e, assim, levarem a marca para novos cantos do país.
É de olho nesse mercado que a franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede do setor
óptico, quer focar sua busca de novos investidores para a marca. Tony Cozendey,
diretor executivo da franquia, conta que para isso, a rede leva em conta o PIB local,
volume populacional e também o aglomerado urbano, até porque o IVS é ideal para
ser instalado em local com grande fluxo de passantes e boas praças comerciais.
Espírito de empreendedor
Para investir nessa rede de franquia é necessário que o possível franqueado tenha
espírito empreendedor; interesse no crescimento pessoal e financeiro; comprometido
com o processo e flexível às mudanças exigidas pelo mercado. “Analisamos com
cautela o perfil de todos os interessados em abrir uma operação, consideramos
características e habilidades que capacitem o franqueado a adaptar‐se à metodologia
da rede”, enfatiza Tony.
Faturamento é a principal atração
A franquia Instituto Visão Solidária conta com um mix amplo e segmentado em
armações receituários exclusivas e de marca própria, tanto masculinas quanto
femininas, para adultos e crianças, óculos solares, além de todos os formatos de lentes
no mercado, unifocais, bifocais, multifocais, tratamentos antirreflexo e fotossensíveis.
Para empreender nesse negócio é necessário investimento inicial a partir de R$ 190 mil
(incluso taxa de franquia, gastos com instalação, equipamentos e capital de giro).
Esse valor é referente a uma loja de 30 m², com dois profissionais. O valor pode aumentar
de acordo com as características e tamanho do imóvel a ser locado. O faturamento é
muito atrativo onde é possível alcançar entre R$ 60 mil a R$ 150 mil por mês,
conforme o desempenho do franqueado. Já o lucro líquido mensal é estimado entre
20% e 30%, com retorno previsto entre 13 a 18 meses.
Expectativa da marca
A expectativa, segundo o empresário, é abrir ao menos mais 30 lojas no Sudeste ainda
neste ano. Os municípios da Grande São Paulo estão no radar da marca para expansão,
inclusive, locais como interior de São Paulo, centros comerciais nas capitais, baixada
santista, região serrana do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e litoral capixaba.
“O Sudeste tem um ambiente muito propício para fazer negócios. Mas o importante é que o franqueado entenda que para o sucesso do empreendimento é fundamental ele também se empenhar com o negócio e, principalmente, ter afinidade com o segmento”, finaliza Cozendey.
FRANQUIAS
Bluefit inaugura unidade com estrutura premium em Sorocaba
A rede de academias continua expandindo, oferecendo qualidade de vida para os
alunos por meio de uma estrutura moderna e condições especiais de pagamento
A Bluefit, rede de academias reconhecida nacionalmente pela sua estrutura e
equipamento de alta qualidade, chega ao centro da cidade, na Avenida Moreira César.
A nova unidade reúne diversas modalidades e conta com infraestrutura moderna e
horários flexíveis.
Essa é a segunda unidade inaugurada só em outubro. A primeira começou a funcionar
no Rua Antônio Perez Hernandez, 125, Parque Campolim, um dos bairros mais nobres
da cidade. Bem recebida pela comunidade local, a unidade Bluefit Campolim 1 oferece
um espaço completo e acessível.
A academia oferece áreas dedicadas à diversas modalidades, como musculação, peso
livre, B-Cross, arena fitness e arena bike, além de oferecer comodidade para os alunos,
através de um estacionamento rotativo e vestiários modernos. Também são oferecidas
mais de 30 aulas coletivas de dança (Zumba e FitDance) e lutas, contando também
com programas de treinos adaptados para cada pessoa.
A Bluefit funciona 24 horas, trazendo flexibilidade no horário, além de contar com
instrutores qualificados, responsáveis por orientar os alunos durante toda a etapa do
treino.
João Maia, CEO da rede afirma que a Bluefit vem crescendo por entregar estruturas de
alta qualidade.
“Investimos fortemente na capacitação dos nossos times e oferecemos uma grande variedade de aulas nas modalidades de bike, lutas e coletivas. Sorocaba tem um grande potencial econômico e uma alta demanda por saúde e bem-estar, o que nos motivou a investir na cidade. Nosso propósito é proporcionar essa experiência Bluefit com preços justos, levando bem-estar para todo o Brasil”, explica.
A unidade da Avenida Moreira César está oferecendo condições especiais, com planos
a partir de R$ 9,90 no primeiro mês e acesso total à estrutura premium. No site
www.bluefit.com.br estão todas as informações sobre as matrículas.
Além disso, a unidade está oferecendo vagas de emprego para professores de
musculação, ginástica coletiva, artes marciais e dança, estagiários em musculação e
ginástica, além de promotores de vendas e atendimento. Para se inscrever basta
acessar o site https://bluefit.99jobs.com/.
FRANQUIAS
Franquias de limpeza são uma oportunidade para um negócio lucrativo
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o setor de limpeza teve um aumento
de 15,4% no primeiro semestre de 2023
O sonho da independência financeira é o pontapé para que muitos decidem investir em uma microfranquia, isso porque, além de terem o investimento inicial inferior do que uma franquia convencional. O valor de investimento inicial não passa dos R$ 135 mil e o prazo mínimo para o retorno do investimento é dez vezes menor do que o das redes com formatos tradicionais.
A procura por esse modelo é resultado das inúmeras vantagens de investir em microfranquias. Uma delas é o investimento mais baixo, ideal para quem quer começar um negócio, mas ainda não possui uma quantia significativa para investir. Isso reduz o risco financeiro e torna o acesso a franquias mais viável.
Além disso, as microfranquias são modelos seguros, por se tratar de um negócio que já foi testado no mercado e o franqueado tem a oportunidade de trabalhar com uma marca reconhecida. O treinamento e o suporte oferecido pela micro franqueadora ajuda o empreendedor a lidar com a gestão da microfranquia.
A marca
O investimento inicial para abrir uma microfranquia da Dona Help é a partir de R$ 41 mil, incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e a taxa de instalação. Não há obrigatoriedade mínima de contratação de funcionários e o faturamento médio mensal pode chegar a R$ 100 mil. O prazo de retorno do investimento é de 10 a 14 meses.
A rede incentiva o franqueado a investir em mais de uma unidade, já que é uma oportunidade de aumentar a escala e a rentabilidade do negócio. A Dona Help ainda oferece facilidades para investidores múltiplos, como descontos em taxas de franquia, condições financeiras mais flexíveis e suporte na gestão e treinamento das novas unidades. O franqueado também pode se beneficiar de economias de escala e de uma rede de apoio, facilitando a operação e expansão das unidades adicionais.
Setor de limpeza
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de limpeza e conservação representou um bom resultado, registrando um faturamento de R$ 1,4 bilhões. O crescimento deve-se pelo aumento de demandas por serviços de limpeza, pelas questões sanitárias envolvendo a pandemia. Outro dado relevante do setor é que 47,7% das franqueadoras mantiveram e ampliaram seus planos de expansão.
Jéssica Ramalho, uma das fundadoras da rede de franquias Dona Help, afirma que o setor de limpeza hoje em dia é um mercado com alta demanda, visto que há uma grande procura pelos serviços, porém uma demora para serem executados. Com isso, o setor de limpeza está em constante crescimento e oferecendo oportunidades atraentes, já que a manutenção de ambientes limpos é uma necessidade constante.
A possibilidade de começar com um investimento inicial baixo e operações pequenas e expandir gradualmente é outro benefício, já que esse ramo proporciona flexibilidade e escalabilidade. Outra vantagem é a simplicidade dos modelos de negócio e a chance de se destacar com serviços especializados, como soluções sustentáveis e ecológicas.
O perfil do empreendedor
O perfil ideal de quem busca investir em microfranquias, é de alguém que procura por um baixo investimento inicial e deseja um modelo de negócio comprovado e simplificado. O investidor deve ser adaptável, o que vai ajudar a gerenciar o negócio de forma prática e direta.
“Além disso, é importante que tenha boa capacidade de seguir processos e procedimentos estabelecidos, já que a Dona Help oferece um modelo estruturado e com todo know-how do Grupo Acuidar. Habilidades básicas de gestão e uma disposição para aprender e se engajar com o suporte oferecido por nosso time de especialistas também são essenciais. Em resumo: que possua vocação empreendedora, facilidade para lidar com pessoas, perfil motivacional, comprometimento, boa capacidade de organização e comunicativo”, comenta a Jéssica.
FRANQUIAS
Jovem empreendedor: Conheça 10 opções de franquias para quem quer empreender e sair da casa dos pais
Muitos jovens tem apostado em empreender por meio do franchising, através de
negócios baratos e lucrativos, uma porta de entrada para quem quer dar início nacarreira
Com o sonho de conquistar a independência e sair da casa dos pais, muitos jovens
brasileiros estão se voltando para o empreendedorismo e encontraram no franchising
o caminho promissor. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor
apresentou uma alta de 15,8% no faturamento do primeiro semestre de 2024 em
comparação ao ano anterior, evidenciando uma tendência crescente para novos
investidores.
As vantagens de um modelo de negócio já consolidado associado ao baixo
investimento e suporte da franqueadora atrai olhares daqueles que, mesmo sem
experiência, almejam ingressar no mercado de trabalho sendo porta de entrada para
muitos investidores em início de carreira.
Listamos dez franquias acessíveis e promissoras para aqueles que querem investir
pouco, porém com segurança, e finalmente conquistar seu espaço e independência.
Por aqui, a geração nem nem (nem trabalha, nem estuda), não passa nem de longe.
ACUIDAR
Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica
Soares Ramalho, a rede Acuidar oferece serviços no domicílio do cliente ou durante
acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca
entrou para o setor de franchising em 2020, contando hoje com mais de 160 unidades
inauguradas. Investimento inicial total: a partir de R$ 28 mil, faturamento médio
mensal de R$ 60 mil e prazo de retorno de 6 a 15 meses.
GIGATRON FRANCHISING
Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se
destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de
Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de
uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de
um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP –
impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui
três modelos de negócios: Plano Habitacional, Cloud e Software Premium, além de
mais de 60 unidades distribuídas pelo Brasil. A rede é uma das mais baratas no
mercado de tecnologia com investimento a partir de R$ 2.500,00, faturamento médio
entre R$ 5 mil a R$ 9.400, e prazo de retorno de 1 a 12 meses.
ICE CREAM ROLL
A Ice Cream Roll nasceu em 2017 em Indaiatuba, no interior de São Paulo, trazendo
para o Brasil a inovação dos sorvetes da Tailândia, onde a sobremesa é servida em
formato de rolo depois de ser espalhada em uma chapa de metal climatizada a menos
de 25 graus. Com compromisso com a qualidade, a marca oferece sorvetes artesanais
preparados na frente do cliente. A sobremesa gelada é preparada com uma base de
leite misturada com frutas, chocolates e cremes. São oferecidos cinco modelos de
negócios: quiosque premium, quiosque compacto, quiosque externo, loja e franquia
para eventos, com investimento inicial a partir de R$ 55 mil, faturamento de R$ 20 mil
a R$ 87 mil e prazo de retorno estimado entre 6 a 13 meses.
LOVE GIFTS
Rede líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de
produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a marca se destaca pela
atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Com a missão de
espalhar amor e alegria, a Love Gifts tem se dedicado a oferecer uma experiência única
e memorável aos seus clientes. Atualmente a rede conta com mais de 80 franquias
espalhadas por todo o Brasil, chegando a um faturamento de mais de R$ 16 milhões
em um único ano. Investimento inicial R$ 16.900 mil (modelo home based),
faturamento médio mensal de R$ 10 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses.
MARKETING BAG
A Marketing Bag é uma franquia líder em publicidade em saquinhos de pão. Sua
estratégia inovadora consiste em incluir materiais promocionais nas embalagens de
pão, oferecendo às empresas uma maneira eficaz e acessível de atingir seu público-
alvo. Seu modelo de negócio home based, proporciona aos franqueados uma
flexibilidade de horários com a vantagem de operar em qualquer lugar, utilizando
apenas um celular ou notebook com acesso à internet. Investimento inicial: R$ 6.990
mil, faturamento médio mensal de R$ 14 mil e prazo de retorno de 3 meses.
MARY HELP
Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento inicial – é
possível tornar-se um franqueado a partir de R$ 35 mil – a rede faz cerca de 700 mil
diárias por ano e tem cadastradas mais de 9 mil diaristas ativas e preparadas para
atender os clientes de forma prática, rápida e segura. Em 2024, a rede Mary Help conquistou a
sua quarta chancela de excelência da ABF em reconhecimento à alta qualidade de seus serviços. Para garantir uma franquia, o empreendedor investirá R$ 35 mil (cidades até
50 mil habitantes), o faturamento médio mensal é de R$ 30 mil e prazo de retorno de 12 a 14 meses.
PUBLICARGA
A Publicarga é especializada em publicidade indoor por meio de totens carregadores
de celular. André Jácomo identificou uma lacuna no mercado de mídias alternativas e
decidiu inovar ao fornecer publicidade por meio de totens carregadores de celular.
Investimento inicial (incluindo taxa da franquia): R$ 15.990 mil, faturamento médio
mensal de R$ 8.514 mil e prazo de retorno de 6 meses.
REINO RURAL FRANCHISING
A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz
oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e
fertilizantes), energia fotovoltaica, produtos financeiros e cobranças, de alta qualidade
visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021, a
marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil.
Com modelo de negócio home office, tem investimento de R$ 34.900 (taxa de
franquia), faturamento mensal de R$ 57.700 e retorno previsto de 4 a 6 meses.
TOUTI
A Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua
linha de perfumes e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-
benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com mais de 800 unidades
no Brasil, figurando na 7ª posição como a microfranquia que mais cresceu em 2023. Há
três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial
a partir de R$ 12 mil, faturamento médio entre R$ 15 mil a R$ 50 mil e prazo de
retorno estimado entre 5 a 24 meses.
VELOX SOLUÇÕES FINANCEIRAS
A Velox Soluções Financeiras nasceu em 2017, na cidade de São José do Rio Preto/SP,
com atuação no mercado de seguros e créditos no modelo de licenciamento. Em
outubro de 2023, após seu grande sucesso com mais de 900 unidades licenciadas, a
marca iniciou sua expansão pelo franchising. O Grupo ainda possui marcas no
segmento de energia solar, corretora de seguros, formatação de novas franquias e de
gestão de negócios. A Velox conta com modelo de negócio home office e store, com
investimento inicial a partir de R$ 19.900, faturamento a partir de R$ 120 mil e retorno
do investimento entre 3 a 18 meses.
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