FRANQUIAS
Franquia de açaí conquista clientes e expande mercado com receitas exclusivas
A Di Matteo foi fundada no interior de São Paulo e alcançou rápida expansão pelo
Sudeste graças a suas receitas de cremes exclusivos. Hoje a marca já conta com 31
unidades e um faturamento, em média, de R$ 70 mil mensal por unidade
Conhecido como “Ouro roxo”, o açaí tem ganhado o público brasileiro, tanto pelo seu
sabor inesquecível quanto pelo valor nutricional. O sucesso não se limita ao Brasil, pelo
contrário, o produto tipicamente brasileiro já tem alcançado pessoas de fora do país.
Um levantamento do iFood Brasil confirma essa tendência. De acordo com o estudo, o
açaí entrou no top 10 dos itens mais pedidos por delivery, superando a pizza que nem
sequer apareceu no ranking. Além disso, é uma fonte de renda para muitas pessoas, já
que o consumo do alimento gera mais de 40 milhões de reais em receita para o país,
tendo um crescimento de 15% ao ano, segundo dados da Embrapa.
Investir em uma franquia do setor é vantajoso, já que o açaí é um produto com alto
retorno e que tem procura o ano todo, além de ter o preparo rápido e prático. O fato
de poder contar com o know-how e suporte de uma marca já consolidada no mercado
é mais um benefício.
A Di Matteo é uma franquia que investiu no ramo e colheu bons frutos. A rede fundada
em 2020 em Jales, no interior de São Paulo, iniciou sua expansão em 2022 e já conta
com 31 unidades franqueadas.
O início de tudo
O fundador da marca é Henrique Claudio Machado, que começou a trabalhar aos 16
anos no setor de TI da prefeitura de sua cidade. Ele sempre quis empreender e aos 19
anos abriu sua primeira empresa, uma operadora de Telecom IP.
Ao fundar a Di Matteo, Henrique quis oferecer experiência ao cliente juntamente com
um atendimento de qualidade e produtos diversificados, unindo sua paixão pelo açaí e
propósitos bem definidos.
O sucesso dos cremes exclusivos
Para se destacar no mercado, a marca procura oferecer o açaí com cupuaçu,
acompanhado de cremes com receitas exclusivas, tendo como destaque o Creme de
Pistache.
O Creme de Pistache Premium Di Matteo entrou para o cardápio na inauguração da
unidade matriz em 2020, sendo um produto pioneiro oferecido como adicional para
açaí. A receita é secreta e foi idealizada por Henrique. “Quanto aos outros cremes
exclusivos, foram desenvolvidos por meio de pesquisas e parcerias com grandes
indústrias, receitas de família seguindo padrões e inspirações na gastronomia italiana,
sempre visando a experiência de sabor inigualável ao nosso cliente”, explica o
fundador e CEO da marca.
A franquia ainda conta com outros sabores exclusivos de cremes, como o Creme Ninho
Gourmet, Nutella Branca, Creme Waffer com Trufa Branca, Creme Cookies de Ninho e
Iogurte Grecco. As receitas são compartilhadas com os franqueados, que seguem o
modo de preparo com rigor e usam produtos de marcas homologadas.
Padrão de qualidade seguido à risca
A marca se preocupa em oferecer um serviço rápido de qualidade para os clientes,
para que eles possam ter uma experiência única no consumo do açaí.
“Por isso, nós utilizamos, em nossa produção receitas exclusivas, apenas produtos de alta qualidade e marcas renomadas do mercado. Com isso, conseguimos nos destacar dos demais concorrentes, agindo sempre com transparência e respeito ao cliente.”
Por conta disso, a Di Matteo se preocupa em manter uma operação com produtos
padronizados, além de padronizar a produção e preparação do açaí para o cliente final,
usando balanças de precisão. Tudo isso garante uma experiência com o mesmo padrão
de qualidade para os clientes e traz economia para os franqueados, já que evita
desperdício de matéria prima.
A rede oferece copos personalizados nos tamanhos de 300ml, 500ml e 700ml, que
podem ser pedidos pelo delivery, pelo app próprio da franquia ou pelo iFood. “O
cliente escolhe o tamanho do copo e os adicionais de sua preferência, e os copos são
montados por nossos colaboradores”, explica o CEO.
Por que se tornar um franqueado Di Matteo?
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado
de franquias cresceu mais de 13% no ano passado, faturando mais de R$ 62 bilhões. O
setor de alimentação foi um dos que mais se expandiu, tendo atingido um crescimento
de 17,5%. O crescimento do franchising, aliado à expansão do mercado consumidor de
açaí são vantagens para quem busca investir em um negócio próspero.
A Di Matteo tem o objetivo de se tornar uma potência do setor de alimentação. Em
apenas dois anos de expansão, a franquia conta com 18 unidades distribuídas pelos
estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Mais 14 unidades estão em processo de
implantação e a expectativa é de que a franquia fature cerca de R$ 13 milhões neste
ano.
A marca trabalha com o modelo de loja de rua, voltado para uma área de pelo menos
50m², com um investimento inicial total de R$ 140 mil, valor que inclui a taxa de
franquia, capital de giro e instalação. A rede trabalha com uma expansão em espiral,
buscando inaugurar novas unidades no noroeste paulista, mas não exclui a
possibilidade de internacionalização. A curto prazo, a marca está trabalhando em
novos produtos e pretende lançar o Gelato de Pistache e o Granelato de Pistache, além
de tapiocas com sabor exclusivo de Pistache.
FRANQUIAS
Após falir com clínica de estética, ela abriu franquia de óculos no Paraná e já soma três unidades
Thais Carolini Rotava conta com a parceria do irmão e da cunhada para tocarem empreendimentos; No primeiro semestre de 2025 está previsto a abertura da terceira loja
Empreender é um desafio diário, composto de muitos aprendizados, de erros, acertos,
tentativas, persistência e muita superação. É comum, que no primeiro negócio
investido, o empresário sofra com alguns problemas no empreendimento e,
consequentemente, encerre as atividades. Porém, isso não significa uma desistência,
pelo contrário, para muitos é motivo de forças para que no negócio seguinte os
mesmos erros não sejam cometidos.
Esse foi, justamente, o movimento seguido pela empresária Thais Carolini Rotava, 37
anos, que investiu em uma franquia de estética e mesmo com muito trabalho, o
retorno financeiro nunca aconteceu. Mas, atualmente, ela conta com três unidades do
Instituto Visão Solidária (IVS), rede do segmento óptico, no Paraná, sendo duas já
inauguradas e uma em fase de implantação.
“Eu e minha mãe tivemos a oportunidade de conhecer uma franquia de estética e
emagrecimento, onde decidimos empreender e ir para o Paraná. Sem experiência em
empreender, fomos em busca de treinamentos para melhorar nossa gestão. Porém,
minha empresa não vinha bem e eu já não via mais futuro, inclusive já estava com
problemas financeiros. Mas, em 2023, conhecemos o IVS”, detalha Thais.
Uma nova oportunidade
Juntamente com o seu esposo, Édipo Vinicios Laso, 36 anos, a empreendedora
enxergou na franquia do setor óptico uma oportunidade para recomeçar, de
diversificar investimento e adquirir conhecimento no ramo do varejo.
“Naquele momento, eu ainda estava decidindo o fechamento da minha clínica de
estética e o que fazer no futuro para me organizar financeiramente. Buscamos auxílio
do Hilston Guerim (sócio do IVS), que era o nosso mentor, para definirmos a melhor
estratégia. Ele nos mostrou os números da franquia, margem de contribuição,
lucratividade, sendo algo que encantou o Édipo. Já o que me chamou atenção foi o
compromisso do Tony Cozendey (diretor executivo do IVS) em fazer as unidades darem
certo, o suporte e a facilidade de aprender sobre o negócio”, comenta Thais.
Tomada de decisão
Após conhecer todos os detalhes da marca, o casal decidiu investir em uma unidade do
IVS, inaugurada em setembro do ano passado na cidade de Pato Branco/PR. Porém, a
franquia de estética da Thais ainda estava ativa e ela precisava tomar uma atitude
sobre o que fazer.
“Eu decidi encerrar a minha antiga empresa que não se pagava mais e estava cheia de
dívidas. Foi dolorido demais, pois além das dívidas, tinham clientes a serem atendidos
e o apego emocional de uma empresa que eu havia me dedicado por tanto tempo,
sem contar a minha sócia que também dependia do negócio”, salienta Rotava.
Dois meses após inaugurar sua loja do Instituto Visão Solidária, Thais decidiu encerrar as atividades da antiga empresa e se dedicar totalmente ao IVS. “E, a partir disso, o faturamento da loja começou a melhorar ainda mais e hoje já atingimos o faturamento esperado.”
Segunda unidade
Após o grande sucesso da primeira unidade, Thais resolveu investir em mais uma,
dessa vez em sociedade com o seu irmão Jean Michel Rotava, e sua cunhada Janecir
Barbosa. A operação foi inaugurada no dia 13 de agosto e está localizada na cidade de
Guarapuava/PR, com um investimento de R$ 215 mil em uma loja de 100m².
“A região conta com um mercado extremamente atrativo. Mas, além disso, o grande
diferencial é o preço atrativo e qualidade que o IVS entrega para o seu cliente. Desse
modo, nos próximos seis meses esperamos gerar um faturamento de R$ 150 mil
mensal e para o próximo ano pretendemos chegar aos R$ 200 mil por mês”, afirma a
franqueada.
A terceira unidade da franqueada está prevista para ser inaugurada no primeiro
semestre de 2025 na cidade de Cascavel, também no Paraná.
Paraná em alta no franchising
O setor de franquias no estado do Paraná continua se apresentando como uma boa
oportunidade para investimento de novos empreendedores. Isso acontece, pois as
franquias da região registraram um crescimento acima da média nacional referente ao
ano passado.
De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023,
enquanto o faturamento total registrado pelas franquias a nível nacional registrou uma
alta de 13%, no estado paranaense esse aumento foi de 14%, com uma receita total de
quase R$ 17 bilhões. Já em número de unidades franqueadas, o Paraná obteve um
aumento de 4,8%, chegando ao número de 13.814 operações no ano passado.
Serviço:
Instituto Visão Solidária – unidade Guarapuava/PR
Endereço: Rua XV de Novembro, 7575, Centro.
Telefone: (42) 98422-6246
Instagram: @ivs.guarapuava
FRANQUIAS
Hamburgueria temática é inaugurada no interior de São Paulo
Com expectativa de receber 60 mil visitantes por ano, Gruta Encantada deve adicionar R$ 3,6 milhões ao negócio da BB Onça Burgers
Inaugurou em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a mais nova hamburgueria
temática. Trata-se da Gruta Encantada, o novo negócio da BB Onça Burguers. O
restaurante, inspirado na temática hollyoodiana, nasceu com a proposta de usar a
tecnologia para oferecer uma experiência imersiva aos amantes e novos fãs da casa.
Reproduzindo fielmente o espaço de proteção onde os animais se abrigam e cuidam
dos filhotes, a Gruta contará com um sistema de som 7.2, mais de 35 pontos de luz e
um sofisticado sistema de timecode, para criar, por meio dessas interações entre som
e luz, atmosferas que vão desde a tranquilidade de uma selva até a alegria vibrante de
um campo florido. Cada visita será como mergulhar em diferentes mundos, incluindo
temas de pântano que trazem resguardo, e praias tropicais, que levarão os visitantes a
se sentirem em uma ilha paradisíaca.
“O mais legal é que esses temas poderão se alterar durante o ano, criando novas experiências a cada nova visita”, explica João Pedro Faria, sócio-proprietário da BB Onça.
A Gruta Encantada recebeu um investimento de R$ 1,7 milhão. A estimativa de Faria é
que, com o novo restaurante temático, a marca alcance 60 mil visitantes no primeiro
ano e eleve a receita em mais R$ 3,6 milhões.
A Gruta Encantada está localizada na rua Miguel Landutti, 314, Vila Diniz, em São José
do Rio Preto. As reservas de mesas podem ser feitas através do WhatsApp: (17) 3234- 4058.
História do BB Onça
A história da BB Onça começa na garagem da Jane e do Pedrinho, pais de Fabricia. Ela e
o João Pedro decidiram transformar os elogios de amigos pelos hamburgueres feitos
artesanalmente em um negócio de sucesso. A demanda cresceu tão rápido que a
família toda precisou expandir para um espaço maior, ainda durante a pandemia,
mudando-se de Ibirá para São José do Rio Preto, e o negócio se reinventou, criando um
ambiente acolhedor com decoração inspirada na selva e até uma casa na árvore.
Atualmente, os quatro sócios da hamburgueria registram crescimento médio anual de
70% desde que abriu suas portas e que encerrou 2023 com faturamento de R$ 6 milhões, produz em média 11 mil hambúrgueres por mês. Também no ano passado, a
BB Onça foi eleita a melhor hamburgueria da cidade e do interior, pelo Canal Hambúrguer Perfeito e pela Oficina da Cozinha.
FRANQUIAS
Bluefit inaugura unidade com estrutura premium em Sorocaba
A rede de academias continua expandindo, oferecendo qualidade de vida para os
alunos por meio de uma estrutura moderna e condições especiais de pagamento
A Bluefit, rede de academias reconhecida nacionalmente pela sua estrutura e
equipamento de alta qualidade, chega ao centro da cidade, na Avenida Moreira César.
A nova unidade reúne diversas modalidades e conta com infraestrutura moderna e
horários flexíveis.
Essa é a segunda unidade inaugurada só em outubro. A primeira começou a funcionar
no Rua Antônio Perez Hernandez, 125, Parque Campolim, um dos bairros mais nobres
da cidade. Bem recebida pela comunidade local, a unidade Bluefit Campolim 1 oferece
um espaço completo e acessível.
A academia oferece áreas dedicadas à diversas modalidades, como musculação, peso
livre, B-Cross, arena fitness e arena bike, além de oferecer comodidade para os alunos,
através de um estacionamento rotativo e vestiários modernos. Também são oferecidas
mais de 30 aulas coletivas de dança (Zumba e FitDance) e lutas, contando também
com programas de treinos adaptados para cada pessoa.
A Bluefit funciona 24 horas, trazendo flexibilidade no horário, além de contar com
instrutores qualificados, responsáveis por orientar os alunos durante toda a etapa do
treino.
João Maia, CEO da rede afirma que a Bluefit vem crescendo por entregar estruturas de
alta qualidade.
“Investimos fortemente na capacitação dos nossos times e oferecemos uma grande variedade de aulas nas modalidades de bike, lutas e coletivas. Sorocaba tem um grande potencial econômico e uma alta demanda por saúde e bem-estar, o que nos motivou a investir na cidade. Nosso propósito é proporcionar essa experiência Bluefit com preços justos, levando bem-estar para todo o Brasil”, explica.
A unidade da Avenida Moreira César está oferecendo condições especiais, com planos
a partir de R$ 9,90 no primeiro mês e acesso total à estrutura premium. No site
www.bluefit.com.br estão todas as informações sobre as matrículas.
Além disso, a unidade está oferecendo vagas de emprego para professores de
musculação, ginástica coletiva, artes marciais e dança, estagiários em musculação e
ginástica, além de promotores de vendas e atendimento. Para se inscrever basta
acessar o site https://bluefit.99jobs.com/.
-
FRANQUIAS6 meses atrás
De olho no Mato Grosso do Sul, Instituto Visão Solidária abre unidade em Três Lagoas
-
EVENTOS6 meses atrás
Empresa investe participação em feiras e eventos de empreendedorismo pelo Brasil
-
NEGÓCIOS7 meses atrás
Marca Cris Barros chega ao Nordeste com sua primeira loja em Recife
-
EMPREENDEDORISMO7 meses atrás
Fundador da terceira maior empresa de aviação do mundo, Ozires Silva recebe homenagem ao completar 93 anos
-
FRANQUIAS8 meses atrás
Conheça redes de franquias com espaço a partir de 1m² e faturamento que pode chegar a R$ 80 mil
-
ARTIGOS9 meses atrás
Alô, quem fala?: como maximizar as vendas por telefone na era digital
-
NEGÓCIOS8 meses atrás
KitKat Chocolatory inaugura unidade no Rio de Janeiro, primeira loja fora do estado de São Paulo
-
FRANQUIAS8 meses atrás
Fundador da The Best Açaí analisa as tendências do varejo para este ano