FRANQUIAS

Franquia de açaí conquista clientes e expande mercado com receitas exclusivas

A Di Matteo foi fundada no interior de São Paulo e alcançou rápida expansão pelo
Sudeste graças a suas receitas de cremes exclusivos. Hoje a marca já conta com 31
unidades e um faturamento, em média, de R$ 70 mil mensal por unidade

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Conhecido como “Ouro roxo”, o açaí tem ganhado o público brasileiro, tanto pelo seu
sabor inesquecível quanto pelo valor nutricional. O sucesso não se limita ao Brasil, pelo
contrário, o produto tipicamente brasileiro já tem alcançado pessoas de fora do país.

Um levantamento do iFood Brasil confirma essa tendência. De acordo com o estudo, o
açaí entrou no top 10 dos itens mais pedidos por delivery, superando a pizza que nem
sequer apareceu no ranking. Além disso, é uma fonte de renda para muitas pessoas, já
que o consumo do alimento gera mais de 40 milhões de reais em receita para o país,
tendo um crescimento de 15% ao ano, segundo dados da Embrapa.

Investir em uma franquia do setor é vantajoso, já que o açaí é um produto com alto
retorno e que tem procura o ano todo, além de ter o preparo rápido e prático. O fato
de poder contar com o know-how e suporte de uma marca já consolidada no mercado
é mais um benefício.

A Di Matteo é uma franquia que investiu no ramo e colheu bons frutos. A rede fundada
em 2020 em Jales, no interior de São Paulo, iniciou sua expansão em 2022 e já conta
com 31 unidades franqueadas.

O início de tudo

O fundador da marca é Henrique Claudio Machado, que começou a trabalhar aos 16
anos no setor de TI da prefeitura de sua cidade. Ele sempre quis empreender e aos 19
anos abriu sua primeira empresa, uma operadora de Telecom IP.

Ao fundar a Di Matteo, Henrique quis oferecer experiência ao cliente juntamente com
um atendimento de qualidade e produtos diversificados, unindo sua paixão pelo açaí e
propósitos bem definidos.

O sucesso dos cremes exclusivos

Para se destacar no mercado, a marca procura oferecer o açaí com cupuaçu,
acompanhado de cremes com receitas exclusivas, tendo como destaque o Creme de
Pistache.

O Creme de Pistache Premium Di Matteo entrou para o cardápio na inauguração da
unidade matriz em 2020, sendo um produto pioneiro oferecido como adicional para
açaí. A receita é secreta e foi idealizada por Henrique. “Quanto aos outros cremes
exclusivos, foram desenvolvidos por meio de pesquisas e parcerias com grandes
indústrias, receitas de família seguindo padrões e inspirações na gastronomia italiana,
sempre visando a experiência de sabor inigualável ao nosso cliente”, explica o
fundador e CEO da marca.

A franquia ainda conta com outros sabores exclusivos de cremes, como o Creme Ninho
Gourmet, Nutella Branca, Creme Waffer com Trufa Branca, Creme Cookies de Ninho e
Iogurte Grecco. As receitas são compartilhadas com os franqueados, que seguem o
modo de preparo com rigor e usam produtos de marcas homologadas.

Padrão de qualidade seguido à risca

A marca se preocupa em oferecer um serviço rápido de qualidade para os clientes,
para que eles possam ter uma experiência única no consumo do açaí.

“Por isso, nós utilizamos, em nossa produção receitas exclusivas, apenas produtos de alta qualidade e marcas renomadas do mercado. Com isso, conseguimos nos destacar dos demais concorrentes, agindo sempre com transparência e respeito ao cliente.”

Por conta disso, a Di Matteo se preocupa em manter uma operação com produtos
padronizados, além de padronizar a produção e preparação do açaí para o cliente final,
usando balanças de precisão. Tudo isso garante uma experiência com o mesmo padrão
de qualidade para os clientes e traz economia para os franqueados, já que evita
desperdício de matéria prima.

A rede oferece copos personalizados nos tamanhos de 300ml, 500ml e 700ml, que
podem ser pedidos pelo delivery, pelo app próprio da franquia ou pelo iFood. “O
cliente escolhe o tamanho do copo e os adicionais de sua preferência, e os copos são
montados por nossos colaboradores”, explica o CEO.

Por que se tornar um franqueado Di Matteo?

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado
de franquias cresceu mais de 13% no ano passado, faturando mais de R$ 62 bilhões. O
setor de alimentação foi um dos que mais se expandiu, tendo atingido um crescimento
de 17,5%. O crescimento do franchising, aliado à expansão do mercado consumidor de
açaí são vantagens para quem busca investir em um negócio próspero.

A Di Matteo tem o objetivo de se tornar uma potência do setor de alimentação. Em
apenas dois anos de expansão, a franquia conta com 18 unidades distribuídas pelos
estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Mais 14 unidades estão em processo de
implantação e a expectativa é de que a franquia fature cerca de R$ 13 milhões neste
ano.

A marca trabalha com o modelo de loja de rua, voltado para uma área de pelo menos
50m², com um investimento inicial total de R$ 140 mil, valor que inclui a taxa de
franquia, capital de giro e instalação. A rede trabalha com uma expansão em espiral,
buscando inaugurar novas unidades no noroeste paulista, mas não exclui a
possibilidade de internacionalização. A curto prazo, a marca está trabalhando em
novos produtos e pretende lançar o Gelato de Pistache e o Granelato de Pistache, além
de tapiocas com sabor exclusivo de Pistache.

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