COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Assessoria de imprensa é uma das principais estratégias de comunicação para os empresários neste ano

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias, comenta que a estratégia é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio

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O mundo dos negócios muda a todo momento, com isso, muitos empreendedores estão pensando em novidades para agregar ao negócio, além de remodelar alguns setores. Dentro desses novos métodos está o de renovar a comunicação do empreendimento. Porém, alguns acabam levando em consideração apenas o marketing digital e os conteúdos publicitários, esquecendo de um recurso muito importante como a assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Dar início nesse plano em curto tempo irá ajudar o empresário a obter resultados satisfatórios ainda mais rápido.

“Com uma assessoria de imprensa, é possível gerar ao negócio efeitos maiores do que um anúncio publicitário pode proporcionar. Isso acontece, pois uma matéria jornalística transmite mais credibilidade para o leitor do que um simples anúncio, pelo fato de que na propaganda a empresa estará falando dela própria”, comenta a Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação.

Alta visibilidade

Os veículos de comunicação, através do trabalho da assessoria de imprensa, conseguem publicar reportagens por meio da mídia espontânea/conquistada, ou seja, utilizando o empresário ou o negócio como fonte para falar sobre determinado assunto.

“A empresa ganhará visibilidade pública, por meio dos canais de televisão e rádio,
matérias em jornais impressos, revistas e portais. Além disso, ele terá mais visibilidade
pela curiosidade das pessoas em conhecer mais sobre ele e o negócio, despertando
interesse dos consumidores no produto ou na marca”, aponta Renata.

Atuação da assessoria de imprensa

O trabalho da assessoria de imprensa, em conjunto com a imprensa, vai muito além de
colocar o seu cliente como destaque na mídia. Antes disso existe um processo de
criação de vínculos. “É necessário que a assessoria de imprensa crie uma rede de
contatos, se aproxime da maior quantidade de jornalistas que conseguir. Somente
dessa forma é possível apresentar o cliente como uma fonte confiável e que renderá
boas histórias ao veículo”, conta Renata.

Planejamento de comunicação

Um dos serviços realizados pela assessoria é o planejamento de comunicação, que será
o grande responsável por elencar os assuntos mais relevantes que serão transformados em pautas para a imprensa. Essa etapa é feita com um olhar estratégico, pensando em como a marca quer ser vista e reconhecida.

“Além disso, como já citado, a assessoria será responsável pelo relacionamento com a
imprensa. Também deverá tomar conta de toda parte de produção de conteúdo, como
os releases, sugestões e solicitações de pauta, treinamento dos clientes para lidar com
a imprensa e gestão de crise nos momentos delicados da empresa”, finaliza a diretora
de comunicação da Fatos&Ideias.

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