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FRANQUIAS

Jovem empreendedor: Conheça 10 opções de franquias para quem quer empreender e sair da casa dos pais

Muitos jovens tem apostado em empreender por meio do franchising, através de
negócios baratos e lucrativos, uma porta de entrada para quem quer dar início nacarreira

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Com o sonho de conquistar a independência e sair da casa dos pais, muitos jovens
brasileiros estão se voltando para o empreendedorismo e encontraram no franchising
o caminho promissor. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor
apresentou uma alta de 15,8% no faturamento do primeiro semestre de 2024 em
comparação ao ano anterior, evidenciando uma tendência crescente para novos
investidores.

As vantagens de um modelo de negócio já consolidado associado ao baixo
investimento e suporte da franqueadora atrai olhares daqueles que, mesmo sem
experiência, almejam ingressar no mercado de trabalho sendo porta de entrada para
muitos investidores em início de carreira.

Listamos dez franquias acessíveis e promissoras para aqueles que querem investir
pouco, porém com segurança, e finalmente conquistar seu espaço e independência.
Por aqui, a geração nem nem (nem trabalha, nem estuda), não passa nem de longe.

ACUIDAR

Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica
Soares Ramalho, a rede Acuidar oferece serviços no domicílio do cliente ou durante
acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca
entrou para o setor de franchising em 2020, contando hoje com mais de 160 unidades
inauguradas. Investimento inicial total: a partir de R$ 28 mil, faturamento médio
mensal de R$ 60 mil e prazo de retorno de 6 a 15 meses.

GIGATRON FRANCHISING

Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se
destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de
Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de
uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de
um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP –
impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui
três modelos de negócios: Plano Habitacional, Cloud e Software Premium, além de
mais de 60 unidades distribuídas pelo Brasil. A rede é uma das mais baratas no
mercado de tecnologia com investimento a partir de R$ 2.500,00, faturamento médio
entre R$ 5 mil a R$ 9.400, e prazo de retorno de 1 a 12 meses.

ICE CREAM ROLL

A Ice Cream Roll nasceu em 2017 em Indaiatuba, no interior de São Paulo, trazendo
para o Brasil a inovação dos sorvetes da Tailândia, onde a sobremesa é servida em
formato de rolo depois de ser espalhada em uma chapa de metal climatizada a menos
de 25 graus. Com compromisso com a qualidade, a marca oferece sorvetes artesanais
preparados na frente do cliente. A sobremesa gelada é preparada com uma base de
leite misturada com frutas, chocolates e cremes. São oferecidos cinco modelos de
negócios: quiosque premium, quiosque compacto, quiosque externo, loja e franquia
para eventos, com investimento inicial a partir de R$ 55 mil, faturamento de R$ 20 mil
a R$ 87 mil e prazo de retorno estimado entre 6 a 13 meses.

LOVE GIFTS

Rede líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de
produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a marca se destaca pela
atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Com a missão de
espalhar amor e alegria, a Love Gifts tem se dedicado a oferecer uma experiência única
e memorável aos seus clientes. Atualmente a rede conta com mais de 80 franquias
espalhadas por todo o Brasil, chegando a um faturamento de mais de R$ 16 milhões
em um único ano. Investimento inicial R$ 16.900 mil (modelo home based),
faturamento médio mensal de R$ 10 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses.

MARKETING BAG

A Marketing Bag é uma franquia líder em publicidade em saquinhos de pão. Sua
estratégia inovadora consiste em incluir materiais promocionais nas embalagens de
pão, oferecendo às empresas uma maneira eficaz e acessível de atingir seu público-
alvo. Seu modelo de negócio home based, proporciona aos franqueados uma
flexibilidade de horários com a vantagem de operar em qualquer lugar, utilizando
apenas um celular ou notebook com acesso à internet. Investimento inicial: R$ 6.990
mil, faturamento médio mensal de R$ 14 mil e prazo de retorno de 3 meses.

MARY HELP

Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento inicial – é
possível tornar-se um franqueado a partir de R$ 35 mil – a rede faz cerca de 700 mil
diárias por ano e tem cadastradas mais de 9 mil diaristas ativas e preparadas para
atender os clientes de forma prática, rápida e segura. Em 2024, a rede Mary Help conquistou a
sua quarta chancela de excelência da ABF em reconhecimento à alta qualidade de seus serviços. Para garantir uma franquia, o empreendedor investirá R$ 35 mil (cidades até
50 mil habitantes), o faturamento médio mensal é de R$ 30 mil e prazo de retorno de 12 a 14 meses.

PUBLICARGA

A Publicarga é especializada em publicidade indoor por meio de totens carregadores
de celular. André Jácomo identificou uma lacuna no mercado de mídias alternativas e
decidiu inovar ao fornecer publicidade por meio de totens carregadores de celular.
Investimento inicial (incluindo taxa da franquia): R$ 15.990 mil, faturamento médio
mensal de R$ 8.514 mil e prazo de retorno de 6 meses.

REINO RURAL FRANCHISING

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz
oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e
fertilizantes), energia fotovoltaica, produtos financeiros e cobranças, de alta qualidade
visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021, a
marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil.
Com modelo de negócio home office, tem investimento de R$ 34.900 (taxa de
franquia), faturamento mensal de R$ 57.700 e retorno previsto de 4 a 6 meses.

TOUTI

A Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua
linha de perfumes e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-
benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com mais de 800 unidades
no Brasil, figurando na 7ª posição como a microfranquia que mais cresceu em 2023. Há
três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial
a partir de R$ 12 mil, faturamento médio entre R$ 15 mil a R$ 50 mil e prazo de
retorno estimado entre 5 a 24 meses.

VELOX SOLUÇÕES FINANCEIRAS

A Velox Soluções Financeiras nasceu em 2017, na cidade de São José do Rio Preto/SP,
com atuação no mercado de seguros e créditos no modelo de licenciamento. Em
outubro de 2023, após seu grande sucesso com mais de 900 unidades licenciadas, a
marca iniciou sua expansão pelo franchising. O Grupo ainda possui marcas no
segmento de energia solar, corretora de seguros, formatação de novas franquias e de
gestão de negócios. A Velox conta com modelo de negócio home office e store, com
investimento inicial a partir de R$ 19.900, faturamento a partir de R$ 120 mil e retorno
do investimento entre 3 a 18 meses.

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FRANQUIAS

Franquias de limpeza são uma oportunidade para um negócio lucrativo

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o setor de limpeza teve um aumento
de 15,4% no primeiro semestre de 2023

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O sonho da independência financeira é o pontapé para que muitos decidem investir em uma microfranquia, isso porque, além de terem o investimento inicial inferior do que uma franquia convencional. O valor de investimento inicial não passa dos R$ 135 mil e o prazo mínimo para o retorno do investimento é dez vezes menor do que o das redes com formatos tradicionais.

A procura por esse modelo é resultado das inúmeras vantagens de investir em microfranquias. Uma delas é o investimento mais baixo, ideal para quem quer começar um negócio, mas ainda não possui uma quantia significativa para investir. Isso reduz o risco financeiro e torna o acesso a franquias mais viável.

Além disso, as microfranquias são modelos seguros, por se tratar de um negócio que já foi testado no mercado e o franqueado tem a oportunidade de trabalhar com uma marca reconhecida. O treinamento e o suporte oferecido pela micro franqueadora ajuda o empreendedor a lidar com a gestão da microfranquia.

A marca

O investimento inicial para abrir uma microfranquia da Dona Help é a partir de R$ 41 mil, incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e a taxa de instalação. Não há obrigatoriedade mínima de contratação de funcionários e o faturamento médio mensal pode chegar a R$ 100 mil. O prazo de retorno do investimento é de 10 a 14 meses.

A rede incentiva o franqueado a investir em mais de uma unidade, já que é uma oportunidade de aumentar a escala e a rentabilidade do negócio. A Dona Help ainda oferece facilidades para investidores múltiplos, como descontos em taxas de franquia, condições financeiras mais flexíveis e suporte na gestão e treinamento das novas unidades. O franqueado também pode se beneficiar de economias de escala e de uma rede de apoio, facilitando a operação e expansão das unidades adicionais.

Setor de limpeza

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de limpeza e conservação representou um bom resultado, registrando um faturamento de R$ 1,4 bilhões. O crescimento deve-se pelo aumento de demandas por serviços de limpeza, pelas questões sanitárias envolvendo a pandemia. Outro dado relevante do setor é que 47,7% das franqueadoras mantiveram e ampliaram seus planos de expansão.

Jéssica Ramalho, uma das fundadoras da rede de franquias Dona Help, afirma que o setor de limpeza hoje em dia é um mercado com alta demanda, visto que há uma grande procura pelos serviços, porém uma demora para serem executados. Com isso, o setor de limpeza está em constante crescimento e oferecendo oportunidades atraentes, já que a manutenção de ambientes limpos é uma necessidade constante.

A possibilidade de começar com um investimento inicial baixo e operações pequenas e expandir gradualmente é outro benefício, já que esse ramo proporciona flexibilidade e escalabilidade. Outra vantagem é a simplicidade dos modelos de negócio e a chance de se destacar com serviços especializados, como soluções sustentáveis e ecológicas.

O perfil do empreendedor

O perfil ideal de quem busca investir em microfranquias, é de alguém que procura por um baixo investimento inicial e deseja um modelo de negócio comprovado e simplificado. O investidor deve ser adaptável, o que vai ajudar a gerenciar o negócio de forma prática e direta.

“Além disso, é importante que tenha boa capacidade de seguir processos e procedimentos estabelecidos, já que a Dona Help oferece um modelo estruturado e com todo know-how do Grupo Acuidar. Habilidades básicas de gestão e uma disposição para aprender e se engajar com o suporte oferecido por nosso time de especialistas também são essenciais. Em resumo: que possua vocação empreendedora, facilidade para lidar com pessoas, perfil motivacional, comprometimento, boa capacidade de organização e comunicativo”, comenta a Jéssica.

 

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FRANQUIAS

Franquia de açaí conquista clientes e expande mercado com receitas exclusivas

A Di Matteo foi fundada no interior de São Paulo e alcançou rápida expansão pelo
Sudeste graças a suas receitas de cremes exclusivos. Hoje a marca já conta com 31
unidades e um faturamento, em média, de R$ 70 mil mensal por unidade

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Conhecido como “Ouro roxo”, o açaí tem ganhado o público brasileiro, tanto pelo seu
sabor inesquecível quanto pelo valor nutricional. O sucesso não se limita ao Brasil, pelo
contrário, o produto tipicamente brasileiro já tem alcançado pessoas de fora do país.

Um levantamento do iFood Brasil confirma essa tendência. De acordo com o estudo, o
açaí entrou no top 10 dos itens mais pedidos por delivery, superando a pizza que nem
sequer apareceu no ranking. Além disso, é uma fonte de renda para muitas pessoas, já
que o consumo do alimento gera mais de 40 milhões de reais em receita para o país,
tendo um crescimento de 15% ao ano, segundo dados da Embrapa.

Investir em uma franquia do setor é vantajoso, já que o açaí é um produto com alto
retorno e que tem procura o ano todo, além de ter o preparo rápido e prático. O fato
de poder contar com o know-how e suporte de uma marca já consolidada no mercado
é mais um benefício.

A Di Matteo é uma franquia que investiu no ramo e colheu bons frutos. A rede fundada
em 2020 em Jales, no interior de São Paulo, iniciou sua expansão em 2022 e já conta
com 31 unidades franqueadas.

O início de tudo

O fundador da marca é Henrique Claudio Machado, que começou a trabalhar aos 16
anos no setor de TI da prefeitura de sua cidade. Ele sempre quis empreender e aos 19
anos abriu sua primeira empresa, uma operadora de Telecom IP.

Ao fundar a Di Matteo, Henrique quis oferecer experiência ao cliente juntamente com
um atendimento de qualidade e produtos diversificados, unindo sua paixão pelo açaí e
propósitos bem definidos.

O sucesso dos cremes exclusivos

Para se destacar no mercado, a marca procura oferecer o açaí com cupuaçu,
acompanhado de cremes com receitas exclusivas, tendo como destaque o Creme de
Pistache.

O Creme de Pistache Premium Di Matteo entrou para o cardápio na inauguração da
unidade matriz em 2020, sendo um produto pioneiro oferecido como adicional para
açaí. A receita é secreta e foi idealizada por Henrique. “Quanto aos outros cremes
exclusivos, foram desenvolvidos por meio de pesquisas e parcerias com grandes
indústrias, receitas de família seguindo padrões e inspirações na gastronomia italiana,
sempre visando a experiência de sabor inigualável ao nosso cliente”, explica o
fundador e CEO da marca.

A franquia ainda conta com outros sabores exclusivos de cremes, como o Creme Ninho
Gourmet, Nutella Branca, Creme Waffer com Trufa Branca, Creme Cookies de Ninho e
Iogurte Grecco. As receitas são compartilhadas com os franqueados, que seguem o
modo de preparo com rigor e usam produtos de marcas homologadas.

Padrão de qualidade seguido à risca

A marca se preocupa em oferecer um serviço rápido de qualidade para os clientes,
para que eles possam ter uma experiência única no consumo do açaí.

“Por isso, nós utilizamos, em nossa produção receitas exclusivas, apenas produtos de alta qualidade e marcas renomadas do mercado. Com isso, conseguimos nos destacar dos demais concorrentes, agindo sempre com transparência e respeito ao cliente.”

Por conta disso, a Di Matteo se preocupa em manter uma operação com produtos
padronizados, além de padronizar a produção e preparação do açaí para o cliente final,
usando balanças de precisão. Tudo isso garante uma experiência com o mesmo padrão
de qualidade para os clientes e traz economia para os franqueados, já que evita
desperdício de matéria prima.

A rede oferece copos personalizados nos tamanhos de 300ml, 500ml e 700ml, que
podem ser pedidos pelo delivery, pelo app próprio da franquia ou pelo iFood. “O
cliente escolhe o tamanho do copo e os adicionais de sua preferência, e os copos são
montados por nossos colaboradores”, explica o CEO.

Por que se tornar um franqueado Di Matteo?

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado
de franquias cresceu mais de 13% no ano passado, faturando mais de R$ 62 bilhões. O
setor de alimentação foi um dos que mais se expandiu, tendo atingido um crescimento
de 17,5%. O crescimento do franchising, aliado à expansão do mercado consumidor de
açaí são vantagens para quem busca investir em um negócio próspero.

A Di Matteo tem o objetivo de se tornar uma potência do setor de alimentação. Em
apenas dois anos de expansão, a franquia conta com 18 unidades distribuídas pelos
estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Mais 14 unidades estão em processo de
implantação e a expectativa é de que a franquia fature cerca de R$ 13 milhões neste
ano.

A marca trabalha com o modelo de loja de rua, voltado para uma área de pelo menos
50m², com um investimento inicial total de R$ 140 mil, valor que inclui a taxa de
franquia, capital de giro e instalação. A rede trabalha com uma expansão em espiral,
buscando inaugurar novas unidades no noroeste paulista, mas não exclui a
possibilidade de internacionalização. A curto prazo, a marca está trabalhando em
novos produtos e pretende lançar o Gelato de Pistache e o Granelato de Pistache, além
de tapiocas com sabor exclusivo de Pistache.

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Rede de franquias de beleza chega a 10 unidades e espera faturar R$ 20 milhões neste ano

Com forte presença em São Paulo, a marca Stylebar reforça seu branding para
expandir nacionalmente

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A rede de salões de beleza Stylebar inicia seu processo de expansão nacional enquanto
reforça seu branding. Pioneira no segmento de “easy beauty” no país, a empresa
planeja investir pesado em serviços e eventos que reforçam o nome da marca, com o
objetivo de ter pelo menos um salão em cada estado brasileiro pelos próximos dois
anos.

Atualmente, a rede conta com 10 lojas, sendo nove em São Paulo e uma em Recife.
Após conquistar os corações paulistanos, a marca pretende aprimorar o atendimento
através de ações com colaboradores, franqueados e clientes. De acordo com Gisela Prochaska, fundadora e CEO, o objetivo é transformar a empresa na principal referência do setor.

“Estamos criando ações para que tenhamos pelo menos uma unidade em cada estado do Brasil. Além disso, desenvolvemos estratégias para melhorar ainda mais a experiência dos clientes, trazendo novos produtos e soluções”.

Estratégias de branding

Entendendo que seu principal diferencial está na forma como os serviços são
oferecidos, as sócias desenvolveram maneiras de criar laços e capacitar os profissionais
da rede, criando o “Stylebar Day”, um evento realizado para seus colaboradores. “O
evento contém palestras, workshops e, principalmente, muita troca de experiências.
Por ser uma ação de endomarketing, ou seja, voltado para o público interno da rede,
acaba sendo o espaço perfeito para alinharmos nossas metas, pensar em novas
soluções e ouvir nossos funcionários”, aponta a CEO.

Além do encontro, a marca também desenvolveu seu próprio bar de beleza itinerante,
o “StyleCar”. Focado no atendimento rápido e de qualidade, em um formato de
camarim móvel, a estação permite levar o conceito de easy beauty para eventos de terceiros, fazendo com que o negócio vá de encontro a possíveis novos clientes. O espaço serve para retocar a maquiagem e arrumar os cabelos em festas e demais ocasiões.

Linha própria de cosméticos

Alguns itens que anteriormente eram usados somente no espaço, agora serão
remodelados para a linha home care (na qual o cliente pode comprar para usar em
casa). A linha própria, que conta com cerca de 20 itens, desde shampoos e
condicionadores até máscaras e maquiagens, irá receber novas adições, entre
produtos que fazem a pré-lavagem e tratamentos para cabelos coloridos ou tingidos.
Além disso, o restante dos produtos será reformulado com novas embalagens e
tamanhos, pensando no transporte e na comercialização externa.

Projeção de alto faturamento

Em 2023, com apenas cinco unidades, a marca obteve um faturamento de R$ 11,5
milhões. Para este ano, acompanhando o crescimento da rede, a expectativa é chegar
na casa dos R$ 20 milhões. Os resultados positivos podem ser relacionados a alta
margem de lucro (25%), decorrente da padronização dos atendimentos. Para Deborah
Paulino, cofundadora, os números representam a maior vantagem do negócio.

Para o próximo mês, está prevista a inauguração de mais uma unidade, desta vez em
Granja Viana, capital Paulista. Além disso, até o final do ano se esperam mais aberturas
na região Nordeste e Sudeste do país.

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