FRANQUIAS

Jovem empreendedor: Conheça 10 opções de franquias para quem quer empreender e sair da casa dos pais

Muitos jovens tem apostado em empreender por meio do franchising, através de
negócios baratos e lucrativos, uma porta de entrada para quem quer dar início nacarreira

Published

on

Com o sonho de conquistar a independência e sair da casa dos pais, muitos jovens
brasileiros estão se voltando para o empreendedorismo e encontraram no franchising
o caminho promissor. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor
apresentou uma alta de 15,8% no faturamento do primeiro semestre de 2024 em
comparação ao ano anterior, evidenciando uma tendência crescente para novos
investidores.

As vantagens de um modelo de negócio já consolidado associado ao baixo
investimento e suporte da franqueadora atrai olhares daqueles que, mesmo sem
experiência, almejam ingressar no mercado de trabalho sendo porta de entrada para
muitos investidores em início de carreira.

Listamos dez franquias acessíveis e promissoras para aqueles que querem investir
pouco, porém com segurança, e finalmente conquistar seu espaço e independência.
Por aqui, a geração nem nem (nem trabalha, nem estuda), não passa nem de longe.

ACUIDAR

Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica
Soares Ramalho, a rede Acuidar oferece serviços no domicílio do cliente ou durante
acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca
entrou para o setor de franchising em 2020, contando hoje com mais de 160 unidades
inauguradas. Investimento inicial total: a partir de R$ 28 mil, faturamento médio
mensal de R$ 60 mil e prazo de retorno de 6 a 15 meses.

GIGATRON FRANCHISING

Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se
destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de
Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de
uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de
um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP –
impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui
três modelos de negócios: Plano Habitacional, Cloud e Software Premium, além de
mais de 60 unidades distribuídas pelo Brasil. A rede é uma das mais baratas no
mercado de tecnologia com investimento a partir de R$ 2.500,00, faturamento médio
entre R$ 5 mil a R$ 9.400, e prazo de retorno de 1 a 12 meses.

ICE CREAM ROLL

A Ice Cream Roll nasceu em 2017 em Indaiatuba, no interior de São Paulo, trazendo
para o Brasil a inovação dos sorvetes da Tailândia, onde a sobremesa é servida em
formato de rolo depois de ser espalhada em uma chapa de metal climatizada a menos
de 25 graus. Com compromisso com a qualidade, a marca oferece sorvetes artesanais
preparados na frente do cliente. A sobremesa gelada é preparada com uma base de
leite misturada com frutas, chocolates e cremes. São oferecidos cinco modelos de
negócios: quiosque premium, quiosque compacto, quiosque externo, loja e franquia
para eventos, com investimento inicial a partir de R$ 55 mil, faturamento de R$ 20 mil
a R$ 87 mil e prazo de retorno estimado entre 6 a 13 meses.

LOVE GIFTS

Rede líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de
produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a marca se destaca pela
atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Com a missão de
espalhar amor e alegria, a Love Gifts tem se dedicado a oferecer uma experiência única
e memorável aos seus clientes. Atualmente a rede conta com mais de 80 franquias
espalhadas por todo o Brasil, chegando a um faturamento de mais de R$ 16 milhões
em um único ano. Investimento inicial R$ 16.900 mil (modelo home based),
faturamento médio mensal de R$ 10 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses.

MARKETING BAG

A Marketing Bag é uma franquia líder em publicidade em saquinhos de pão. Sua
estratégia inovadora consiste em incluir materiais promocionais nas embalagens de
pão, oferecendo às empresas uma maneira eficaz e acessível de atingir seu público-
alvo. Seu modelo de negócio home based, proporciona aos franqueados uma
flexibilidade de horários com a vantagem de operar em qualquer lugar, utilizando
apenas um celular ou notebook com acesso à internet. Investimento inicial: R$ 6.990
mil, faturamento médio mensal de R$ 14 mil e prazo de retorno de 3 meses.

MARY HELP

Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento inicial – é
possível tornar-se um franqueado a partir de R$ 35 mil – a rede faz cerca de 700 mil
diárias por ano e tem cadastradas mais de 9 mil diaristas ativas e preparadas para
atender os clientes de forma prática, rápida e segura. Em 2024, a rede Mary Help conquistou a
sua quarta chancela de excelência da ABF em reconhecimento à alta qualidade de seus serviços. Para garantir uma franquia, o empreendedor investirá R$ 35 mil (cidades até
50 mil habitantes), o faturamento médio mensal é de R$ 30 mil e prazo de retorno de 12 a 14 meses.

PUBLICARGA

A Publicarga é especializada em publicidade indoor por meio de totens carregadores
de celular. André Jácomo identificou uma lacuna no mercado de mídias alternativas e
decidiu inovar ao fornecer publicidade por meio de totens carregadores de celular.
Investimento inicial (incluindo taxa da franquia): R$ 15.990 mil, faturamento médio
mensal de R$ 8.514 mil e prazo de retorno de 6 meses.

REINO RURAL FRANCHISING

A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz
oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e
fertilizantes), energia fotovoltaica, produtos financeiros e cobranças, de alta qualidade
visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021, a
marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil.
Com modelo de negócio home office, tem investimento de R$ 34.900 (taxa de
franquia), faturamento mensal de R$ 57.700 e retorno previsto de 4 a 6 meses.

TOUTI

A Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua
linha de perfumes e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-
benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com mais de 800 unidades
no Brasil, figurando na 7ª posição como a microfranquia que mais cresceu em 2023. Há
três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial
a partir de R$ 12 mil, faturamento médio entre R$ 15 mil a R$ 50 mil e prazo de
retorno estimado entre 5 a 24 meses.

VELOX SOLUÇÕES FINANCEIRAS

A Velox Soluções Financeiras nasceu em 2017, na cidade de São José do Rio Preto/SP,
com atuação no mercado de seguros e créditos no modelo de licenciamento. Em
outubro de 2023, após seu grande sucesso com mais de 900 unidades licenciadas, a
marca iniciou sua expansão pelo franchising. O Grupo ainda possui marcas no
segmento de energia solar, corretora de seguros, formatação de novas franquias e de
gestão de negócios. A Velox conta com modelo de negócio home office e store, com
investimento inicial a partir de R$ 19.900, faturamento a partir de R$ 120 mil e retorno
do investimento entre 3 a 18 meses.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile