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COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Empresas apostam em mídia espontânea para gerar mais credibilidade ao negócio

Através da assessoria de imprensa é possível conquistar espaços nos veículos de comunicação sem a necessidade de pagar, o mesmo não acontece com a publicidade, que é um movimento pago

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Muitos empreendedores estão em busca de assessoria de imprensa para gerar maior credibilidade e relacionamento com o público, porém muitos ainda não entendem a diferença com a publicidade. 

Uma das principais divergências é que na assessoria de imprensa o movimento para veicular a empresa na mídia é negociado com base em um release ou sugestão de pauta, que será aprovado pelo veículo de acordo com a relevância do assunto. Na publicidade, existe a possibilidade de escolher o tamanho do texto e lugar onde será posicionado o anúncio.

O principal trabalho da assessoria de imprensa é fazer essa ponte que liga o cliente, responsável por obter dados relevantes e ser autoridade no assunto, e a imprensa, que irá publicar o texto e direcionar ao leitor. Porém, o resultado final, que é a publicação da matéria, será definido pelo editor do veículo, ele será determinante para dar a resposta final sobre o espaço em que será publicado, se terá entrevista com o porta-voz, além de outros detalhes.

Outro fator que diferencia a assessoria de imprensa com a publicidade, é a maior credibilidade que o público tem com a publicação espontânea. Segundo um estudo global da Nielsen, 92% das pessoas confiam mais em recomendações que partem de outras pessoas do que em propagandas. Isso significa que, ao sair em uma matéria de utilidade pública, gerando prestação de serviço, a marca irá gerar mais credibilidade e reputação para o negócio.

De acordo com a diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – Renata Brito, receber uma menção espontânea de algum veículo é uma grande conquista. “Isso simboliza muito e gera uma enorme confiabilidade para as empresas, pois estamos em um espaço imparcial. Quando falamos da propaganda, é uma conquista parcial.”

Objetivos da assessoria

Um dos propósitos da assessoria de imprensa é identificar, juntamente com os seus clientes, quais os assuntos mais pertinentes e que sejam de interesse coletivo, para atingir um determinado grupo de pessoas. Após esse processo, é feito o contato com jornalistas e editores, sugerindo a publicação nos veículos de comunicação.

Esse processo já é diferente na publicidade, pois apesar de também divulgar informações sobre o seu cliente, ela é feita por meio de anúncios, não tendo o seu foco no interesse público e sim nas vendas dos seus produtos e serviços.

“O contato para desenvolver algum material publicitário não será feito assim como é desenvolvido pela assessoria de imprensa, entre jornalistas e editores, mas com o departamento comercial dos veículos, para definir a compra do espaço e a veiculação de anúncios e comerciais”, explica Brito.

Diferenças

A assessoria de imprensa e a publicidade se divergem em vários âmbitos e um deles é no controle da informação que será publicada. A publicidade tem controle total sobre o conteúdo que será divulgado, pelo fato dela estar comprando aquele espaço. Dessa maneira, o anúncio será publicado de acordo com o que foi criado e no espaço adquirido pelo cliente.

“A assessoria não tem o controle de que todo o conteúdo será publicado, pois ela irá enviar um release para o veículo e, após isso, o jornalista define se usará o material na íntegra, se utilizará como uma nota, se terá entrevista com o cliente e também se a matéria estará em um local de destaque. Ou seja, tudo vai depender do interesse do veículo e do jornalista no assunto”, afirma Renata.

A diretora de comunicação da Fatos&Ideias ressalta que a assessoria de imprensa não paga para gerar publicações de matérias. “Quando o veículo se sentir interessado pelo assunto, ele irá fazer a publicação da maneira com que ache mais adequado e no espaço que definir, mas totalmente gratuito. A publicidade sempre terá que pagar por aquele espaço.”

Matéria paga e matéria espontânea

Outro recurso utilizado pela publicidade é a matéria paga, que nada mais é do que um anúncio publicitário. Com isso, o público, geralmente, já sabe que aquelas informações veiculadas no anúncio foram produzidas pela empresa.

“A assessoria de imprensa, por sua vez, quando conquista o espaço gratuitamente, agregará para a empresa noticiada mais segurança sobre o assunto, pelo fato do público saber que quem está transmitindo as informações é um jornalista, que por sua vez é imparcial, não sendo produzido pela própria empresa”, comenta Renata.

Renata ainda destaca que por conta de as matérias publicadas não serem pagas, o cliente da assessoria de imprensa irá custear apenas pelo serviço que é prestado pela agência. “Na publicidade, além de pagar pelos serviços da agência, a empresa contratante também terá que pagar pelo espaço publicitário no veículo de comunicação, que na maior parte dos casos possuem custos altos.”

Custo-benefício

Outra vantagem encontrada na assessoria de imprensa é o seu custo-benefício. Na publicidade, como dito anteriormente, a empresa terá que contratar uma agência, além dos espaços publicitários que a marca terá que investir a parte.

“Na assessoria de imprensa, esse processo é outro, pois é cobrado somente um valor mensal para a agência contratada, independentemente da quantidade de publicações que houver na mídia”, finaliza Renata.

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Assessoria de imprensa é uma das principais estratégias de comunicação para os empresários neste ano

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias, comenta que a estratégia é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio

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O mundo dos negócios muda a todo momento, com isso, muitos empreendedores estão pensando em novidades para agregar ao negócio, além de remodelar alguns setores. Dentro desses novos métodos está o de renovar a comunicação do empreendimento. Porém, alguns acabam levando em consideração apenas o marketing digital e os conteúdos publicitários, esquecendo de um recurso muito importante como a assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Dar início nesse plano em curto tempo irá ajudar o empresário a obter resultados satisfatórios ainda mais rápido.

“Com uma assessoria de imprensa, é possível gerar ao negócio efeitos maiores do que um anúncio publicitário pode proporcionar. Isso acontece, pois uma matéria jornalística transmite mais credibilidade para o leitor do que um simples anúncio, pelo fato de que na propaganda a empresa estará falando dela própria”, comenta a Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação.

Alta visibilidade

Os veículos de comunicação, através do trabalho da assessoria de imprensa, conseguem publicar reportagens por meio da mídia espontânea/conquistada, ou seja, utilizando o empresário ou o negócio como fonte para falar sobre determinado assunto.

“A empresa ganhará visibilidade pública, por meio dos canais de televisão e rádio,
matérias em jornais impressos, revistas e portais. Além disso, ele terá mais visibilidade
pela curiosidade das pessoas em conhecer mais sobre ele e o negócio, despertando
interesse dos consumidores no produto ou na marca”, aponta Renata.

Atuação da assessoria de imprensa

O trabalho da assessoria de imprensa, em conjunto com a imprensa, vai muito além de
colocar o seu cliente como destaque na mídia. Antes disso existe um processo de
criação de vínculos. “É necessário que a assessoria de imprensa crie uma rede de
contatos, se aproxime da maior quantidade de jornalistas que conseguir. Somente
dessa forma é possível apresentar o cliente como uma fonte confiável e que renderá
boas histórias ao veículo”, conta Renata.

Planejamento de comunicação

Um dos serviços realizados pela assessoria é o planejamento de comunicação, que será
o grande responsável por elencar os assuntos mais relevantes que serão transformados em pautas para a imprensa. Essa etapa é feita com um olhar estratégico, pensando em como a marca quer ser vista e reconhecida.

“Além disso, como já citado, a assessoria será responsável pelo relacionamento com a
imprensa. Também deverá tomar conta de toda parte de produção de conteúdo, como
os releases, sugestões e solicitações de pauta, treinamento dos clientes para lidar com
a imprensa e gestão de crise nos momentos delicados da empresa”, finaliza a diretora
de comunicação da Fatos&Ideias.

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Hiperpersonalização promete revolucionar a experiência do cliente e gerar benefícios para as empresas

Esse recurso utiliza uma vasta gama de dados em tempo real, incluindo históricos de navegação e interações anteriores

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No mundo digital em constante evolução, as empresas buscam incessantemente maneiras de se conectar mais profundamente com seus clientes. Uma abordagem que está ganhando destaque é a hiperpersonalização, uma evolução além da personalização tradicional.

Fronteira da personalização

Hiperpersonalização é a nova fronteira da personalização, impulsionada pela avançada utilização de dados e tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML). Essa abordagem utiliza uma vasta gama de dados em tempo real, incluindo históricos de navegação, interações anteriores, comportamentos de compra e contexto atual do usuário, para oferecer ofertas, recomendações e conteúdos específicos para cada indivíduo.

“A hiperpersonalização representa uma poderosa ferramenta para empresas que buscam se destacar em mercados altamente competitivos e satisfazer as expectativas crescentes dos consumidores por experiências mais personalizadas e relevantes”, afirma o especialista em dados e inovação e professor de MBA da FGV, Kenneth Corrêa.

Como utilizar os dados?

A riqueza de dados do cliente é crucial para criar uma experiência verdadeiramente
personalizada. No entanto, é fundamental respeitar a privacidade do consumidor.
Empresas que dominam o uso desses dados podem construir relacionamentos sólidos
com os clientes, superando suas expectativas em todos os aspectos.

Benefícios empresariais

– Aumento nas conversões e receita: ao oferecer experiências sob medida, as
empresas aumentam suas taxas de conversão, impulsionando a receita.

– Melhoria da lealdade do cliente: a hiperpersonalização fortalece o vínculo entre
clientes e marcas, resultando em maior fidelidade.

– Eficiência de marketing aumentada: o direcionamento preciso de recursos de
marketing aumenta a eficácia das campanhas.

– Diferenciação competitiva: a capacidade de oferecer experiências personalizadas
pode diferenciar uma empresa em mercados saturados.

Experiência do cliente

– Experiências mais relevantes e agradáveis: as interações com a marca se tornam mais
relevantes e úteis para cada cliente.

– Redução do esforço do cliente: recomendações precisas simplificam a jornada de
compra, aumentando a satisfação do cliente.

– Comunicação proativa e relevante: os clientes recebem ofertas e informações
pertinentes aos seus interesses, tornando a comunicação mais eficaz.

– Sensação de ser único e valorizado: cada cliente se sente reconhecido e valorizado
pela empresa, contribuindo para uma percepção positiva da marca.

Desafios ao implementar a hiperpersonalização

Esses desafios podem variar desde questões técnicas e de dados até considerações
éticas e de privacidade. Abordar esses desafios eficazmente é crucial para o sucesso da
hiperpersonalização.

Primeiramente, a coleta e integração de dados provenientes de diversas fontes podem
ser complicadas devido à existência de silos de dados. Em seguida, manter a qualidade
e atualização dos dados é crucial para evitar personalizações mal direcionadas. A
escalabilidade das soluções de IA é uma preocupação, exigindo expertise técnica e
investimentos significativos.

Já a privacidade e segurança de dados são fundamentais, considerando regulamentações como GDPR e LGPD. A análise eficaz dos dados para insights acionáveis é outro desafio, assim como equilibrar a personalização sem invadir a privacidade do cliente.

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Assessoria de imprensa: Conheça os passos para gerar leads qualificados

Especialista em comunicação fala sobre como usar algumas estratégias que possibilitam gerar mais leads para o seu negócio e com maior dinamismo tendo o
auxílio da assessoria de imprensa

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Renata Brito, diretora de comunicação

A assessoria de imprensa tem papel importante quando se fala em ter uma imagem da
empresa junto ao mercado. Mas sabia que com ela também é possível gerar leads para
o seu negócio?

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de
assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por
meio da mídia – explica que nesse caso é interessante unir a estratégia da assessoria
com o marketing digital da empresa. Ou seja, trazer para junto essas duas táticas pode
gerar grandes oportunidades de negócios, tanto para B2B quanto B2C.

“O marketing tem um grande peso quando o assunto é gerar leads, porém, é muito comum hoje compartilhar nas mídias sociais assuntos conquistados na mídia, bem como no próprio site institucional, além de importantes canais como o LinkedIn. Esse tipo de estratégia reflete no aumento de valor do tráfego orgânico e ainda valoriza a marca, mesmo que seja numa forma indireta na geração de leads”, analisa Brito.

O poder da parceria em mkt e assessoria

A diretora de comunicação lista algumas estratégias importantes de como integrar a
assessoria de imprensa com o marketing digital. Conheça:

Hiperlink: ainda pouco usado nos textos, os links âncoras acabam sendo uma
boa estratégia de ajudar o leitor a ter mais informação sobre sua empresa, inclusive de conceitos mais complexos. Ele também é capaz de gerar mais tráfego para o website, vale repensar sobre a partir de agora começar a usar links.

Case de sucesso: Compartilhe nas redes sociais testemunhos de clientes e no caso de redes de franquias utilize a história dos seus franqueados. Histórias inspiradoras e feedbacks de clientes geram muitos cliques.

Divulgue os clippings: sabe aquele relatório que o seu assessor de imprensa divulga semanalmente para você sobre os clippings? Pois bem, não deixe ele guardado na sua caixa de e-mail, passe a usá-lo sempre! Comece a divulgar as notícias que foram publicadas em portais sobre o seu negócio na sua própria rede social; no site institucional; nas próprias newsletters para que os seus clientes e franqueados vejam o que está acontecendo. Com certeza, essa
estratégia trará mais visitas para o seu site e de quebra ainda ajuda a aumentar seguidores nas suas páginas.

Renata reforça que a assessoria de imprensa não é responsável pelos leads, mas a
credibilidade e visibilidade abre essa oportunidade. E que o marketing digital não se
resume em gerar leads, mas é uma das possibilidades que traz valor para o cliente.

“A comunicação é algo que está sempre mudando e é importante buscar novas formas
de se comunicar com o seu público, e algumas estratégias auxiliam ainda mais a chegar
até eles. Nós da Fatos&Ideias, por exemplo, analisamos a forma de se comunicar com
meios de comunicação tradicionais, bem como versões online como blogs e sites, que
requerem uma linguagem mais curta e palavras-chaves. Caso contrário a estratégia
não funciona e os materiais ficam poucos atraentes”, finaliza Brito.

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