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FRANQUIAS

Grupo Acolher e Cuidar Franchising oferece serviços com atendimento personalizados a idosos e franquia a partir de R$ 67 mil

Franquia criada pelo empresário Estevan Oliveira, foca no ramo de home care em atendimento humanizado de pacientes com necessidades de cuidados de baixa, média e alta complexidade, com destaque para os serviços na área de reabilitação e qualidade de vida

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A expectativa de vida no Brasil vem aumentando. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que subiu de 72,8 anos em 2021 para 76,2 anos em 2023, e essa expectativa tende aumentar ainda mais nos próximos anos chegando à faixa de 88,2 anos em 2100, com mais de 3 bilhões de idosos (acima de 60 anos) em todo o mundo.

Com o aumento da população idosa, o mercado volta a atenção para esse público com serviços e produtos da terceira idade. É o caso do crescimento da demanda de cuidadores, profissionais capazes de garantir o bem-estar ao paciente no dia a dia.

Enfermeiro por formação, Estevan Oliveira, de 39 anos, atuou em gestão em diversos segmentos na área da saúde, em atendimento pré-hospitalar, hospitalar e home care, onde identificou uma carência de serviços na área do envelhecimento. Após seu mestrado em gerontologia, nasceu um propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Foi então que surgiu a ideia, em 2016, de criar uma empresa que se dedicasse integralmente a oferecer serviços de atendimento a pessoas em momentos de fragilidade. 

O Grupo Acolher e Cuidar nasceu em Brasília (DF) e conta com a prática de serviços para idosos personalizados. Os atendimentos são premium para assistidos com baixa, média e alta complexidade, onde são oferecidos serviços como: cuidador de idosos (carro-chefe da empresa); serviços de enfermagem; locação de equipamentos hospitalares; internação domiciliar (com acompanhamento com equipe médica e multidisciplinar).

Transformando o negócio em franquia

No início da pandemia, por ser um serviço de saúde essencial, praticamente dobrou o número de pacientes e começou a surgir a procura de investidores para abrir o negócio em outros estados. Foi então que Estevan resolveu dar um novo passo e transformar a empresa em franquia. Em 2021 deu início a expansão do negócio, que hoje soma duas unidades próprias em Brasília e quatro operações franqueadas pelos estados de SP, MG, RS e ES.

Modelo de negócio

Desde a fundação da marca, a Acolher e Cuidar já realizou mais de 4 mil atendimentos e mais de 900 internações domiciliares. Para empreender com a marca, a franquia oferece três modelos de negócios que possibilitam um ticket médio em torno de R$ 6 mil mensal ao franqueado. Em todos os modelos são necessários ponto físico para conduzir a operação, e o que difere um formato do outro é a quantidade de serviços oferecidos ao cliente:

  • Modelo fit: oferece serviços de cuidador de idosos para períodos de 6h, 12h ou 24h, e o Programa Ame Acolher e Cuidar (aplicativo de monitoramento). É solicitado investimento inicial de R$ 67 mil, incluso taxa de franquia de R$ 29 mil mais capital de giro de R$ 20 mil e instalação de R$ 18 mil. O faturamento é de R$ 100 mil mensal, com lucro estimado entre 20% e 30%, com prazo de retorno do investimento em 16 meses.
  • Modelo Premium: esse formato está incluso a locação de equipamentos hospitalar; serviços de procedimento pontual; serviços de enfermagem (tratamento de feridas, soroterapia, antibioticoterapia, entre outros, que tem por objetivo evitar internação hospitalar); Programa Ame Acolher e Cuidar, e serviços de cuidador de idosos para períodos de 6h, 12h ou 24h. Esse modelo é necessário investimento inicial de R$ 129 mil (incluso taxa de franquia de R$ 49 mil + instalação de R$ 40 mil + capital de giro de R$ 40 mil), com retorno previsto do investimento em 16 meses. O faturamento gira em torno de R$ 250 mil mensal, com lucro líquido entre 20% a 30%. 
  • Home Care (atendimento aos planos de saúde): Oferece os mesmos atendimentos que o modelo premium, porém, também com a possibilidade de internação domiciliar (que é prestação de serviço especializado para pacientes com necessidades de acompanhamento com equipe médica e multidisciplinar por 6h, 12h ou 24hs por dia, geralmente proveniente de uma internação hospitalar, proporcionando diminuição de custo para os planos de saúde e conforto para família/paciente). Esse formato possui uma fatia relevante do faturamento do negócio, na qual a maioria dos clientes vêm de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) e de planos de saúde. O investimento desse formato é de R$ 721 mil (incluso taxa de franquia de R$ 89 mil + instalação de R$ 40 mil + capital de giro de R$ 592 mil). O faturamento médio mensal é de R$ 612.500, com lucro líquido entre 20% a 30% e retorno do investimento previsto em 16 meses.

Programa Ame Acolher e Cuidar

O programa Ame Acolher e Cuidar é uma tecnologia que aproxima pacientes, famílias e profissionais, acompanhando o paciente integralmente através de um aplicativo próprio da marca, na qual dispõe de alerta, monitoramento e educação dos profissionais, sendo possível padronizar o atendimento e proporcionar segurança e conforto ao cliente.

“Para uma assistência domiciliar de qualidade, é preciso tranquilidade! Por isso, oferecemos um aplicativo que permite a interação entre profissionais, familiares e cuidadores, garantindo um atendimento home care planejado. O aplicativo permite ao familiar verificar o plantonista do dia, relatar intercorrências ou dúvidas, enviar fotos de lesões ou descrições, e o cumprimento das tarefas do dia a dia. E ainda permite ao médico assistente o relatório dos cuidados diários”, explica o CEO da franquia.

Perfil para se tornar empreendedor

Estevan conta que o modelo de negócio do Grupo Acolher e Cuidar é ideal para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentre outros profissionais da área da saúde que tenham o mesmo propósito da marca, que é inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Porém, não é exigido que o franqueado seja algum profissional da área da saúde. O importante é ter espírito empreendedor, saber lidar com público e equipe. O trabalho do franqueado se resume em atuar na área comercial e de gestão, através dos treinamentos e know-how adquiridos no suporte e treinamento da franquia.

Expansão

Ideal para cidades acima de 80 mil habitantes, o Grupo Acolher e Cuidar analisa o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região, bem como renda per capita e número de idosos antes de fechar o acordo entre franquia e investidor, que ainda tem exclusividade para atuar na região. A rede atualmente conta com duas unidades próprias localizadas em Brasília-DF (berço da marca), e quatro unidades franqueadas em Belo Horizonte (BH), Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS), e Vitória (ES).

No ano passado a rede faturou R$ 5 milhões, e a expectativa é encerrar 2023 com R$ 6 milhões, e projeção de 50 unidades até o final de 2024.

Seleção de profissionais pela franquia

Todos os profissionais do Grupo Acolher e Cuidar Franchising são criteriosamente selecionados de acordo com a função a ser desenvolvida. Além disso, após a contratação, eles recebem treinamento de educação continuada para atingir excelência, inclusive com treinamentos intensos que contemplam regras de etiqueta.

Os treinamentos são híbridos, ou seja, com aulas teóricas de forma online, práticas em bonecos e estágios supervisionados em instituições credenciadas. 

Escola de cuidadores

Outro grande diferencial do Grupo Acolher e Cuidar Franchising está na Escola de Cuidadores, na qual os próprios franqueados podem oferecer esse tipo de serviço a pessoas que queiram se profissionalizar na área de cuidador. Após o curso, as unidades têm a oportunidade de escolher os melhores profissionais.

A Escola de Cuidadores é uma plataforma de ensino disponível para todos os franqueados, na qual a parte prática e de estágio é feita na região de cada franqueado. A mesma é obrigatória, pois agrega conhecimento e desenvolvimento de pessoas. 

O curso de cuidador de idosos é composto por 12 módulos, entre online e presencial, com duração de 160 horas, acesso liberado por 24 meses. Ao finalizar o curso, o aluno recebe certificado de participação.

“Os brasileiros estão envelhecendo mais, o que faz com que os serviços prestados pela Acolher e Cuidar sejam cada vez mais procurados, principalmente quando se trata de assistência domiciliar, que se tornou fundamental depois da pandemia. E para aqueles que estão em busca do próprio negócio fiquem de olho em boas oportunidades de empreender em um mercado aquecido e lucrativo”, finaliza o CEO do Grupo Acolher e Cuidar, Estevan Oliveira.

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FRANQUIAS

De olho no Mato Grosso do Sul, Instituto Visão Solidária abre unidade em Três Lagoas

Franquia do setor óptico com mais de 50 operações pelo Brasil, projeta abrir mais quatro operações no MS ainda este ano

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Popularmente conhecida como cidade das águas, o município de Três Lagoas, terceira
maior do estado de Mato Grosso do Sul, abriga mais de 132 mil habitantes, e é um dos
lugares com melhor situação de emprego no país.

A cidade é nacionalmente conhecida por abrigar importantes fábricas, está no ranking
das melhores cidades para se investir no ramo imobiliário, encontra-se entre as
cidades brasileiras que mais abriu vaga de trabalho em 2022, e vivencia um importante
momento de desenvolvimento e melhora da qualidade de vida.

Não é à toa que o lugar desperta o interesse de novas empresas se instalarem por ali. É
o que fez a franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – marca do setor óptico – que
recentemente inaugurou sua primeira unidade em Três Lagoas. No estado do Mato
Grosso do Sul a rede já possui operações em Três Lagoas e Dourados, e projeta abrir
ao menos quatro operações neste estado.

Negócio atrativo para empreender

Além de ser um item de necessidade básica e que também passou a ser um acessório
de moda, os óculos se tornaram mais acessíveis, ou seja, deixou de ser um item caro.
No IVS, todo mundo pode usar óculos, da classe A à D, mas a marca tem foco maior no
público C e D.

A franquia conta com lentes próprias, onde oferecem alta tecnologia nos seus
produtos, na qual na compra dos óculos de grau completo (lentes mais a armação) elas saem pelo preço único de R$ 49,99, na qual o cliente tem a acessibilidade aos óculos,
onde ele mesmo escolhe diretamente das prateleiras os óculos de grau ou de sol.

A franquia IVS conta com um investimento inicial a partir de R$ 190 mil (incluso
taxa de franquia, instalação e equipamentos, e capital de giro). O valor é de acordo
com uma loja de 30m², mas ele ainda pode variar conforme as características e
tamanho do imóvel que será alugado.

Atualmente o IVS conta com mais de 50 unidades comercializadas, distribuídas em 16 estados. Para este ano o objetivo é alcançar 150 operações e estar presente em todos os estados brasileiros. O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, podendo ser montado tanto em lojas de rua como em shopping center.

 

Franchising no Mato Grosso do Sul

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à
pesquisa do 3º trimestre de 2023, o mercado de franchising no Mato Grosso do Sul
faturou R$ 815,3 milhões.

O estado sul-mato-grossense acolheu 2.693 unidades franqueadas, durante o período
analisado. Ainda segundo a pesquisa, os segmentos com maior participação no Mato
Grosso do Sul estão: Serviços e Outros Negócios que representa 24,1% de participação
por unidades; Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,8%); Alimentação Food Service (15%); e
Moda com 12,4% de participação. O franchising no estado é responsável por 26.061
empregos diretos, sendo que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar empregou
3.395 pessoas, o que representa 14,7% de participação.

No Mato Grosso do Sul, o IVS busca franqueados em cidades como Corumbá e Campo
Grande, e ampliar a atuação da franquia no estado.

“O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar dentro da franchising vem crescendo em
ritmo muito favorável, o que nos deixa muito confiantes com esse cenário, por isso
apostamos no fortalecimento da marca através da expansão em várias regiões do
Brasil, principalmente em lugares que ainda não tem esse tipo de negócio, mas
oferecem potencial para receber uma unidade do IVS. Acreditamos que Três Lagoas é
vantajoso para empreender devido às inúmeras oportunidades, o que atrai olhares
tanto das franqueadoras em querer expandir seu negócio, como também de pessoas
em busca de ter a própria franquia”, finaliza o diretor executivo do IVS, Tony
Cozendey.

Serviço:

Instituto Visão Solidária – unidade Três Lagoas/ MS

Endereço: Rua João Carrato, nº 208, Centro
Telefone: (67) 99319-5450
Instagram: @ivstreslagoas

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FRANQUIAS

Feeling da mulher contribui para o fortalecimento do empreendedorismo

Número de mulheres na liderança de franquias cresceu nos últimos anos no Brasil

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Quando o assunto é mulheres na liderança de negócios, elas ainda ocupam uma fatia
pequena do mercado. No franchising, por exemplo, das 3 mil redes de franquias no
Brasil, apenas 19% delas são lideradas por mulheres, segundo dados da ABF
(Associação Brasileira de Franchising), referente a 2023.

As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço e posição, mesmo que ainda
de forma tímida. Conheça quatro histórias de mulheres que empreendem com o
franchising e estão na liderança dos negócios que comandam.

De geração em geração

Ana Carolina da Silva, de 23 anos, é diretora geral da franquia AF Crédito Soluções
Financeiras. Ela que herdou o bastão do pai no negócio entrou na empresa para
“quebrar um galho” na parte financeira, já que sua paixão era seguir na área da saúde.
Com o tempo ela ganhou espaço no negócio e conquistou sua vontade em trilhar esse
caminho ao lado do pai, se tornando o seu braço direito na empresa.

Ela finalizou o curso de Gestão Comercial e deu início ao MBA de Gestão de redes de
franquias. Atualmente é a responsável geral de toda equipe, analisando indicadores de
desempenho diariamente, suporte, como também está por dentro de todas as
negociações, novidades e comunicação com os franqueados.

“Ser tão jovem e desempenhar um papel tão importante no ramo em que atuamos, onde ainda somos minoria, é muito difícil. Por diversas vezes em reuniões observei olhares preconceituosos, falas depreciadas. E por esse motivo já me peguei tendo aquela velha síndrome da impostora que ultrapassa gerações. E o que eu aprendi com todas essas situações foi a ter força e olhar para dentro de mim e reconhecer o meu potencial, focar no que eu sou boa”, finaliza a diretora.

Do Exército para o empreendedorismo

Isabella Marcon Guerim, de 40 anos, deixou para trás um emprego estável e com
carreira promissora no Exército Brasileiro para viver do próprio negócio e hoje
comanda o departamento de expansão da franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede
do setor óptico, na qual é sócia, e faturou em 2023 mais de R$ 17 milhões. Formada
em farmácia bioquímica, lecionava em uma universidade de Curitiba até que foi
convocada pelas Forças Armadas do Exército Brasileiro a atuar como Oficial de Saúde.

Em apenas um ano de militarismo, Isabella conquistou o capital necessário para dar o
pontapé inicial e ter o primeiro negócio. Hoje comanda os negócios da empresa
Opening Doors, que administra junto a seu esposo, Hilston Guerim. Foi em uma de
suas mentorias que conheceu o empresário Tony Cozendey, fundador da marca
Instituto Visão Solidária, franquia especializada no setor óptico, e se tornou sócia do
negócio.

De pulso firme, Isabella sabe muito bem aonde quer chegar e como fazer para alcançar
seus objetivos. Ela afirma que nunca teve dificuldades em estar em ambientes onde a
maioria ainda é os homens que dominam, algo muito frequente em ambientes
empresariais. “Sei que ainda existe a diferenciação, o preconceito de acreditarem não
darmos conta, porém, com competência e dedicação isso é facilmente combatido”,
diz.

Paixão por lidar com pessoas

Ketlen dos Santos, de 34 anos, começou a trabalhar muito cedo como estoquista,
vendedora e já foi gerente de grandes marcas. Lidar com pessoas e ensinar algo é sua
verdadeira paixão. Hoje ela é fundadora e CEO da franquia SK Steakhouse, restaurante
especializado em comida caseira e em cortes de carnes premium de churrasco.

A empresária conta que ainda existe preconceito no mercado quando veem uma mulher à frente dos negócios. “Sofro por ser mulher e jovem. Nas reuniões que eu faço preciso mostrar ainda mais minha capacidade e que estou onde estou por conhecimento, que nada foi ganhado e veio de forma fácil”, analisa.

Para quebrar esses tipos de barreiras, Ketlen acredita que é essencial a mulher confiar nela mesmo, em primeiro lugar; conhecer suas limitações; dominar a área, e então colocar em prática o conhecimento. “Tenha sempre pessoas com os mesmos princípios que o seu, isso vale no casamento e com seus colaboradores, pois ajudará muito a você ter sucesso, já que ele nunca é individual. Você nunca chega em nenhum lugar sozinho.”

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FRANQUIAS

Gelateria amplia o leque de produtos para atrair investidores no outono/inverno

Cuor di Crema possui no seu cardápio itens quentes, de cafeteria e frutas da estação

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Com alto movimento na primavera e verão, a partir do frescor do outono, as gelaterias tendem a receber menor procura, já que os olhos do consumidor focam em produtos mais quentes. Portanto, para cativar o público ao longo de todo o ano, empresários que optam pelo ramo de gelaterias precisam escolher bem a rede que desejam franquear.

Na Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, as vendas no período frio vão tão bem quanto na temporada de calor, devido à variedade de produtos, que inclui cardápio de cafeteria, salgados e doces como bolo, éclair e até macarons.

Produtos da estação

Utilizando apenas frutas frescas, a Cuor di Crema alterna os sabores de gelato ao longo
do ano, acompanhando as melhores safras da estação.

“Temos mais de 90 receitas, mas rotativas. Alguns ficam por mais tempo, como o Cioccolato Fondente 70% e o Speciale, mas outros estão sempre trocando. Essa estratégia é fundamental, porque cobram mais barato por ser o produto da estação, além de poder selecionar a qualidade com ainda mais critérios”, explica o CEO da marca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.

Cardápio com opções variadas

Além dos gelatos, a casa investe também em salgados como quiches, pão de queijo,
pão de tapioca, coxinha, empada e croissant. Também é possível encontrar doces,
como tortas, bolos caseiros e bolos premium, além de um vasto cardápio de cafeteria.

Criações exclusivas

Composições com gelato somado a produtos quentes são outra solução criativa da
marca. O sucesso da casa é o café na casquinha, disponível nas opções expresso,
capuccino e affogato. Já o cremuccino, na xícara mesmo, é preparado com o gelato de preferência do cliente. Para comer com gelato, a casa serve petit gâteau, brownie,
waffles e até profiteroles recheados.

Embalagens para viagem

Além de macarons, biscoitos artesanais e mini pães de mel da Cuor di Crema, a rede
também disponibiliza embalagens para transporte do gelato, com versões de 250ml,
490ml, 630ml e 1,3 litros.

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