EMPREENDEDORISMO

Problemas de exaustão mental afetam na estabilidade de empresas

O esgotamento mental é o grande vilão hoje e tem afetado empresários e colaboradores frequentemente; Repensar nas atitudes é necessária para manter produtividade e alcançar bons resultados

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Milhares de brasileiros enfrentam diariamente aquela sensação de completo cansaço mental. Tudo isso está ligado a vida agitada que levamos atualmente com tantos afazeres, compromissos e responsabilidades por fazer. Essa realidade tem atingido a todos, desde colaboradores a empresários.

E é claro que a qualidade de vida acaba sendo impactada com essa sobrecarga. Vamos deixando aquelas dores de lado, e quando damos conta a exaustão já tomou proporções gigantescas.

“Há dificuldades até mesmo para arranjar tempo para marcar horários de consultas, exames de check-up e terapias. É necessário lembrar essas pessoas que elas devem se priorizar, porque, se a própria saúde não estiver bem, provavelmente a sua empresa também não irá bem no curto e médio prazo – em especial se a organização for dependente dessa pessoa”, avalia Ana Paula Brisola, médica com ênfase em saúde integral, da Clínica Ame Saúde Integral.

Dados da Previdência Social apontam que em 2021 mais de 75 mil brasileiros foram afastados do trabalho por conta de quadros de depressão. Esse número se refere àquelas pessoas que receberam benefícios previdenciários, ou seja, cujo tempo afastado foi longo.

É preciso encontrar o equilíbrio

O cansaço mental já vem causando diversas doenças em trabalhadores, devido à pressão do dia a dia.

Delegar atividades não é algo fácil e ainda mais difícil para aqueles gestores centralizadores. Mas a questão é que isso se faz necessário, independente do setor que trabalha. Esses tipos de pessoas são as que adoecem mais cedo devido ao acúmulo de funções. Em contrapartida, toda a equipe de trabalho e a própria empresa sofrem com esse adoecimento.

Dra. Ana Paula Brisolala médica com ênfase em saúde integral, da Clínica Ame Saúde Integral.

Ana Paula pontua que caso a pessoa se afaste das atividades por causa de uma doença, a falta desse profissional será muito mais sentida do que se o gestor já tivesse delegado a maioria das funções e fosse apenas responsável pela parte estratégica.

“Aprender a delegar as atividades é importante porque, além de ficar menos doente, terá mais tempo para realizar os check-ups anuais, assim como menos estresse e sobrecarga física e mental. Caso fique doente, mesmo assim os impactos serão menores para a empresa”, enfatiza a médica.

Dê atenção a sua saúde!

As doenças mais comuns que afetam os empresários são rinite, alergias de pele, sobrepeso, dores no pescoço e ombros, problemas de visão, ansiedade, enxaqueca, colesterol alto, asma, insônia, depressão, pressão alta, dores nos braços e mãos e dores nas costas. Há ainda irritação sem motivo aparente, dor no estômago que incomoda diariamente, desânimo que surge não se sabe de onde, além do cansaço constante que atrapalha seu dia de trabalho. Esses são alguns dos sinais que muitas vezes são ignorados, mas já é o corpo cobrando por atenção.

Brisola lembra sobre a importância da saúde mental no trabalho e enfatiza que a Síndrome de Burnout, reclassificada na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença ocupacional, está sendo uma das maiores preocupações do momento.

Seguir recomendações facilita o dia a dia

É fundamental seguir algumas recomendações centrais para o equilíbrio da saúde com uma vida agitada no trabalho. Veja as dicas listadas por Ana Paula:

– Reveja a forma de gestão da empresa, evoluindo para a descentralização e administração estratégica, na qual a empresa consiga funcionar bem se precisar se ausentar. Com essa organização, poderá marcar suas consultas, exames e terapias com foco no autocuidado, sem prejudicar sua empresa;

– Tenha prioridades para ajustar a distribuição do seu tempo;

– Cuide de si mesmo, seus valores e fé, espiritualidade e autoconhecimento;

– Não deixe as relações familiares de lado. Programe tempo de qualidade para investir em relacionamentos e trocas saudáveis;

– Invista em relacionamentos saudáveis nas equipes de trabalho e no treinamento técnico e de inteligência emocional de suas equipes;

– Limite intencionalmente as horas de trabalho e tenha pausas semanais e férias periódicas.

Lembre-se sempre: quem está saudável naturalmente aumenta sua produtividade e suas chances de sucesso.

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