EMPREENDEDORISMO

Ela começou investindo R$ 500 e hoje fatura R$ 3 milhões em negócio de cosméticos

A Be. Colônias registrou crescimento de 30,12% nas vendas em 2022 e tem como pilar ser uma empresa familiar

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O Brasil é considerado um dos maiores mercados de beleza do planeta. As novidades de cosméticos e perfumes sempre estão em evidência, além de serem itens que fazem parte do dia a dia de milhares de brasileiros.

Atualmente, o segmento de beleza no Brasil ocupa o 2º lugar entre os países que mais lançam produtos na área, e está na 4ª posição entre os países que mais consomem produtos de beleza, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

De acordo com dados da plataforma Statista, o mercado de cosméticos brasileiro alcançou um faturamento de R$ 124,5 bilhões em 2021 e deve ultrapassar a casa dos R$ 130 bilhões em 2026.

Por ter uma grande paixão por fragrâncias, ser uma alquimista por misturar diferentes tipos de colônias e ao ver um mercado altamente positivo, Anna Beatriz Londres resolveu empreender no setor, criando a Be. Colônias.

Com os filhos sempre cheirosos por conta de suas misturas, ela chamou a atenção de outras pessoas fazendo com que apostasse em criar uma colônia que transmitisse tudo que ela gostava de sentir. Foi no lavabo de sua casa, no Jardim Botânico, bairro do Rio de Janeiro, que nasceu em meados dos anos 2000 a Be. Colônias.

Começou com apenas R$ 500

Começar a empreender, geralmente é sempre um pouco assustador, pois muitas pessoas pensam que não terão dinheiro suficiente para investir em um negócio. Porém, para iniciar o seu negócio, Anna Beatriz investiu R$ 500 na época e contou com a ajuda de amigas que colocaram os produtos à venda.

Luiz Fernando Graça Couto, filho de Anna Beatriz, comenta que a comercialização do produto foi uma forma da mãe ingressar numa jornada empreendedora, que começou com ela fazendo alquimias de fragrâncias em vidros em casa, se tornando uma marca que está presente na maioria das regiões do país.

“Minha mãe falava que não gostaria de começar a empreender fazendo bolo, pois não queria ficar com cheiro de manteiga. A partir disso, ela foi para o que mais amava, por indicação de uma amiga: produzir colônias e perfumes”, relembra Luiz Fernando.

Empreendedorismo familiar

A história da Be. também revela uma atividade muito comum no mercado brasileiro: o de empreender em família. Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em companhia do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 90% das empresas no Brasil seguem em um modelo familiar. Além disso, elas são responsáveis pela produção de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e disponibilizam cerca de 75% da força de trabalho do país.

Anna Beatriz é a responsável pela criação de todas as fragrâncias de lançamento e atua como conselheira da marca. Já os filhos Luiz Fernando e Luiz Roberto Couto acompanharam toda a trajetória empreendedora da mãe, do começo amador, até a profissionalização do negócio. Aos 20 anos, Luiz Roberto começou a trabalhar na empresa e hoje está à frente do financeiro e administrativo.

Luiz Fernando chegou à marca para ajudar a ter um novo posicionamento de branding e hoje atua como diretor de comunicação e relacionamento. “Passamos por grande reformulação por volta de 2010. Estávamos sentindo que a identidade visual na época já estava ultrapassada, não combinando com a nossa evolução. Hoje, temos um conceito bem minimalista que representa sua beleza e produtos que podem ser usados por todas as pessoas.”

Sobre trabalhar em família, o empresário ressalta que os desafios são constantes, mas que é preciso muita conversa para sempre estarem alinhados com os objetivos em comum. “Temos a certeza de que temos um ótimo produto, que tem valor afetivo para muitas pessoas.”

Marca consolidada

Presente no e-commerce, marketplaces e cerca de 200 pontos físicos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a marca ao longo desses 20 anos de existência passou por reformulações no branding e no posicionamento de mercado.

A Be. tem em seu portfólio oito fragrâncias nomeadas por cores: Azul, Verde, Amarelo, Laranja, Marinho, Verde Escuro e os lançamentos atuais que remetem às bebidas Chá Verde e Limonada. Em 2022, a marca registrou um aumento de 30,12% nas vendas e um faturamento de R$ 3 milhões, sendo as fragrâncias mais famosas e pedidas a Azul, a Verde e a Laranja.

Expansão pelo país

A marca nasceu de uma forma totalmente artesanal e mira passos ambiciosos de se tornar a colônia referência no Brasil, um dos próximos projetos é chegar no Norte e ganhar mais força no Nordeste.

“Trabalhamos para nos tornar referência no mercado de colônias. Além de melhorar cada vez mais o atendimento ao cliente e continuar com nosso crescimento, identificando novas oportunidades no mercado de fragrâncias. Temos a certeza de que o produto está relacionado com o dia a dia dos brasileiros, por ser leve, refrescante, ter ótima fixação e ser versátil”, finaliza Luiz Roberto.

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