FRANQUIAS

Conheça as estratégias que as redes de franquias têm usado para conseguir crescer

Com o franchising em alta, inclusive superando o período pré-pandemia, com faturamento acima de R$ 50 milhões, franqueadoras inovam para atrair investidores.

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O sistema de franchising vem ganhando força no Brasil nos últimos anos e os números
já superam o comparativo do período pré-pandemia. Segundo a Associação Brasileira
de Franchising (ABF), houve um crescimento de 22,6% no faturamento comparado ao
primeiro trimestre de 2019. Além disso, o setor registrou um aumento de 17,2% em
relação ao mesmo período do ano passado.

No total, o sistema de franquias faturou R$ 50,85 bilhões, sendo este o quinto
trimestre consecutivo de crescimento para as franquias no país. Para pegar carona no
aquecimento desse mercado, marcas apostam em modelos de negócios mais
acessíveis, tanto em relação ao investimento inicial necessário, como também na
questão da rápida instalação e liberdade geográfica.

Ainda segundo a ABF, este crescimento representa a melhor performance já registrada
em um primeiro trimestre do ano. A retomada mais forte das atividades presenciais
após um período de arrefecimento causado pela pandemia são os principais fatores
que contribuíram para a melhora do setor.

Alcançando novas regiões

Conheça as estratégias que algumas redes de franquias estão usando para continuar avançando em todo o Brasil e captando novos franqueados, já que também tem
aumentado o desejo dos brasileiros pelo empreendedorismo em franquias.

AF Crédito Soluções Financeiras

Uma das franquias é a AF Crédito Soluções Financeiras – especializada em oferecer aos
clientes soluções como consórcios, empréstimos, seguros e financiamentos – que
somente no ano passado registrou um crescimento de 170% no número de unidades.
A rede oferece três modelos de negócios: totem, street e o home office, sendo esse
último a aposta para continuar crescendo, já que é o modelo mais comercializado.

O investimento é de R$ 24 mil (incluso taxa de franquia e capital de giro), com faturamento bruto de R$ 10 mil (referente às comissões auferidas), e prazo de retorno estimado em apenas 2 meses. A rede conta com 150 operações espalhadas por 19 estados.

“Depois da pandemia os brasileiros ficaram mais conscientes sobre a importância que
é ter um seguro no dia a dia. É um mercado que vem crescendo muito e tem uma
gama enorme de serviços. Nosso negócio é ideal para qualquer tipo de porte de
cidade, porém queremos dar uma ênfase aos estados do Norte e Nordeste. Para isso,
estamos investindo no trabalho de marketing local e participação em feiras de
empreendedorismo”, revela o fundador e CEO da AF Crédito, Fabio Donizete

American Cookies

Já a American Cookies, rede de franquias com mais de 50 lojas espalhadas por 11
estados brasileiros, investe em um modelo de container mirando no interior. O novo formato – com aparência de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece estrutura já pronta – tem objetivo de atender, principalmente, cidades menores de até 50 mil habitantes e municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers.

A opção também proporciona mais liberdade geográfica para o franqueado, já que a estrutura, de fácil e rápida instalação, pode ser levada de um estado para outro em um caminhão.

Grupo Acolher e Cuidar Franchising

No Grupo Acolher e Cuidar franchising, que tem o foco na realização da prestação de
serviços domiciliares em saúde através do atendimento de cuidador de idosos, a rede
atua no ramo de home care em atendimento de pacientes com necessidades de
cuidados de baixa, média e alta complexidade, com destaque para os serviços na área
de reabilitação e qualidade de vida, prezando acima de tudo pelo conforto e
segurança. O franqueado precisa de um ponto físico para operar e são disponibilizados
três modelos de franquias: unidade fit, premium e home care.

Por solicitar uma estrutura e um investimento menor, o modelo fit tem sido muito
buscado para expansão dos negócios. Esse formato solicita investimento inicial de R$ 67 mil e tem um faturamento muito atrativo, em média R$ 100 mil mensal, com retorno previsto do investimento em 16 meses.

“Entre as estratégias adotadas pela rede está no crescimento B2C com o objetivo de
fidelizar novas parcerias e divulgar o trabalho prestado pela marca”, diz Estevan
Oliveira, CEO da Acolher e Cuidar Franchising.

Touti

Considerado como um dos melhores segmentos do franchising (saúde, beleza e bem-
estar), a rede de franquias Touti aponta as vantagens para quem quer ter o próprio negócio com empreendimento que oferece desde perfumes a linha capilar e hidratante corporal. Dos seus três modelos de negócios, o quiosque smart é modelo mais comercializado em toda a rede. Trata-se de um formato de apenas 1 metro quadrado ideal para ser instalado em supermercados, galerias, shoppings, estações de metrô, entre outros locais de fluxo intenso de pessoas.

Esse modelo solicita investimento inicial de R$ 12 mil. O franqueado paga uma taxa
mensal de aluguel do quiosque para franqueadora e receberá o kit enxoval de
inauguração. O faturamento bruto médio mensal é em torno de R$ 15 mil, com lucro
líquido de 20% e prazo de retorno estimado em 5 meses.

“O nosso grande diferencial é o baixo custo de investimento inicial para adesão à
franquia, além de ser uma marca que não vende o quiosque, nem o mobiliário para as
lojas, o que possibilita diminuir o custo de investimento do interessado, cobrando
apenas um aluguel fixo mensal. Além do mais, é uma marca vegana e cruelty free, sem
testes em animais”, comenta Bárbara Araújo, coordenadora comercial da Touti.

YES! Idiomas

Na YES! Idiomas, rede de ensino com mais de 50 anos de história e presente em mais
de 16 estados brasileiros, a aposta para 2023 está em uma cartela variada em
formatos de franquia. Com investimento inicial a partir de R$ 98 mil, o modelo Soft é
ideal para municípios com até 50 mil habitantes.

“Os brasileiros estão cada vez mais interessados em empreender. As franquias com
investimento de até R$ 100 mil chegam como um atrativo pelo investimento reduzido,
quando comparado às demais opções”, explica Clodoaldo Nascimento, CEO da rede e
fundador do Grupo BDC – holding detentora das franquias YES! Idiomas, FOLLOW ME
Idiomas e Cor&Unha. Para donos de instituições de ensino que desejam ter um polo educacional de idiomas, a rede oferece ainda o formato store in store, com investimento inicial de R$ 30 mil.

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