NEGÓCIOS

Conheça os mitos que limitam a transformação corporativa

Mitos muitas vezes acabam limitando a transformação das empresas, por isso, é necessário identificar alguns pontos que podem ser valiosos para qualquer negócio

Published

on

Créditos: Márcio Bruno

Orlando Ovigli, vice-presidente de Digital Solutions da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que impulsiona o futuro dos negócios.

No cenário dinâmico e acelerado da atualidade, a inovação é a força motriz para o
progresso em todos os setores, além de ser prioridade inegável para a maioria das
empresas no Brasil. No entanto, à medida que a tecnologia avança rapidamente,
muitos mitos e concepções equivocadas cercam o conceito de inovação, gerando
dúvidas e receios que podem frear seu potencial transformador. 
 
Quanto mais esclarecidas estiverem as dúvidas, melhor para o mercado como um
todo, já que ela chegou para ficar.

A partir do estudo Most Innovative Companies 2023: Reaching New Heights in Uncertain Times, feito pelo Boston Consulting Group (BCG), 79% das companhias incluem a inovação na lista das metas empresariais. Já a International Data Corporation prevê que, até 2026, cerca de 75% das principais companhias terão estabelecido programas e investimentos de inovação digital.

Os dados revelam um amadurecimento significativo no entendimento do papel da
inovação na busca pela competitividade e pela sustentabilidade. Pensando no longo
prazo, é uma questão de sobrevivência das instituições. “As empresas que não inovam
correm o risco de perder relevância. Inovar é uma forma de garantir que estamos
prontos para as problemáticas do presente e do futuro, dando impulso para o
crescimento”, afirma Orlando Ovigli, vice-presidente de Digital Solutions da FCamara,
ecossistema de tecnologia e inovação que impulsiona o futuro dos negócios.

Mitos mais comuns

A rápida evolução tecnológica trouxe consigo mitos em torno da inovação, que por sua
vez podem conter o potencial transformador que ela oferece. No entanto, uma visão
clara desses mitos pode impulsionar o progresso e a competitividade nas empresas.
Ovigle lista os mitos mais comuns que rodeiam o universo corporativo quando o
assunto é transformação. Veja:


Mito 1: Empresas tradicionais são mais limitadas para inovar
Diversas corporações consolidadas têm demonstrado que é viável superar suas
barreiras internas e moldar sua cultura ao longo do tempo, uma vez que elas não são
estáticas nem imutáveis, podendo ser transformadas por meio de iniciativas
adequadas.
 
A inovação não está diretamente relacionada ao porte da empresa ou à sua
estabilidade no mercado,
mas sim à cultura e à disposição para adaptar-se às mudanças. Por isso, adotar metodologias ágeis e fomentar a colaboração entre equipes permite que grandes companhias transformem a ‘burocracia’ em um ambiente favorável às novas ideias.
 
Mito 2: A forma como sempre fizemos as coisas é a melhor maneira
Ao defender que as práticas tradicionais são as mais eficazes, os colaboradores
tendem a resistir a qualquer tentativa de mudança, mesmo que as novas abordagens
sejam mais eficientes ou tragam mais resultados. 
 
A liderança deve sair da zona de conforto, incentivar a busca por novas formas de
pensar e pelo aprendizado contínuo,
mostrando aos colaboradores que a mudança
não representa uma ameaça, e sim uma oportunidade de crescimento e melhoria.
Dessa forma, é possível tornar o progresso da empresa palpável e garantir a relevância
em um mercado em constante transformação.
 
Mito 3: O risco de inovar não vale a pena
Abordagens tradicionais são importantes, mas nem sempre estão alinhadas com as
necessidades do mercado. O medo de falhas ou perdas financeiras pode tolher
potenciais ganhos e evolução de marca. Esse receio pode ser amenizado por meio de
uma abordagem estratégica, em que a empresa identifica e valida hipóteses de
inovação através de experimentações de ciclos rápidos, com baixo investimento e
risco.
 
Mito 4: Inovar custa caro
A inovação pode exigir recursos financeiros iniciais, mas, por se tratar de uma questão
de retorno sob investimento, as sugestões podem ser calculadas e mensuradas com
apoio estratégico e ferramentas certas. Compreender que a inovação proporciona
benefícios a longo prazo é considerar que ela também é capaz de superar esses custos.
 
Na realidade, a inovação não se limita a criar algo completamente revolucionário, ela
abrange uma ampla gama de possibilidades. Independente do tamanho da nova
solução ou produto proposto, a empresa pode atrair mais clientes, conquistar uma
posição de destaque em seu setor, garantir um aumento das receitas e a fidelização
dos clientes, o que compensa os investimentos.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile