EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo no varejo farmacêutico: introdução dos serviços de saúde, ampliação dos produtos com foco em beleza e bem-estar ganham espaço

Rossine Cosendey, CFO da rede de drogarias Santa Lúcia, comenta as características do setor e o que vem mudando no comportamento do consumidor

Published

on

Nos últimos 20 anos, o setor farmacêutico vem se reposicionando, saindo do corretivo
para o preventivo. Antes, atendia-se uma receita para um medicamento com a função
de resolver um problema estabelecido. Hoje, atende-se uma receita para um
medicamento que vai prevenir a vida com saúde e bem-estar.

Rossine Cosendey, CFO da Santa Lúcia, rede de drogarias capixaba, analisa que a
população ganhou mais qualidade de vida e muito mais acesso à informação,
tecnologia e crédito, o que fez as drogarias em todo o país a ampliarem os produtos de
beleza e bem-estar nas prateleiras.

Rossine Cosendey, CFO da Santa Lúcia

“Esses ganhos vêm mudando o consumidor e consequentemente a farmácia está se ajustando ao “novo paciente”, que busca saúde e beleza, ou seja, viver mais com qualidade e alegria. Com certeza, as farmácias estão identificando novos nichos, acreditando e investindo cada dia mais no desenvolvimento de soluções para atender à nova demanda por saúde e beleza”, diz Cosendey.

Lidando com os desafios

O setor farmacêutico enfrentou grandes desafios recentemente, como a falta de
alguns produtos motivados por fatores como pandemia, falta de insumos da China, e
consequentemente o desequilíbrio na produção.

O CFO da Santa Lúcia revela os maiores desafios para quem quer empreender na área
farmacêutica:

  • A farmácia saí do modelo transacional (comprar e vender) e passa para o modelo
    relacional, que é oferecer uma experiência ao consumidor;
  • Manter o time atento e preparado para comprimir os objetivos da empresa por meio
    da excelência no atendimento ao “cliente”;
  • O novo cliente tem muita informação e poder de decisão, cabe ao varejo ser a
    primeira opção para esse cliente;
  • Estar atento ao portfólio de serviços e produtos para os próximos anos.

Testes rápidos

Desde o dia 1º de agosto mais de 90 mil farmácias do país já estão realizando ao
menos 47 tipos de exames de análises clínicas, entre eles, alguns muito aguardados
como teste de dengue, HIV, verificar o nível de vitamina D, entre muitos outros.

Cosendey comemora esse grande passo para as redes varejistas. “Essa grande
capilaridade torna a facilidade de acesso da população a um grande potencial de ações
de prevenção à saúde, apoio ao acompanhamento e tratamento médico, com intuito
de dar cada vez mais acessibilidade à população. Os testes de Covid demonstraram a
importância da farmácia em ações de massa, evitando sobrecarregar o sistema de
saúde”, diz.

Para o empresário, a nova portaria que autoriza a realização dos testes laboratoriais é
o início de uma grande revolução que cada vez mais irá trazer facilidade de acesso da
população a exames confiáveis de alta especificidade que trazem segurança em seus
resultados.

“O monitoramento de pessoas com potenciais riscos de doenças como diabetes, problemas de tireoide, próstata, risco cardiológico e muitos outros poderão de forma muito rápida oferecer resultados em cerca de 15 minutos. Não tenho dúvidas que a prestação de serviços da farmácia irá de forma representativa contribuir cada vez mais para melhoria de acesso e saúde da população”, finaliza Cosendey.

Rede capixaba

A rede Santa Lúcia completa 47 anos de mercado em franca expansão. Possui,
atualmente, 50 lojas em operação em 12 municípios do Espírito Santo, o que
compreende aproximadamente 70% da área geográfica do estado, e ainda conta com
mais de 800 colaboradores empregados. Recentemente, saiu do solo capixaba para
pousar na área carioca, com a inauguração de 5 lojas no estado do Rio de Janeiro. Sua
participação de mercado está em torno de 12% de market share.
 
As lojas, projetadas com layout inteligente, possuem um mix variado de produtos,
incluindo itens de higiene, perfumaria, beleza e conveniência. Além das unidades
físicas, a rede investe em e-commerce.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile