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Black Friday: Veja como criar estratégias de vendas no e-commerce

O Live Commerce, também considerado o e-commerce 4.0 tem sido a principal solução para unir o livestream ao e-commerce, com a live ocorrendo no próprio site ou aplicativo do varejista

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Monique Lima, CEO da MIMO Live Sales

Ao trazer uma experiência mais dinâmica ao consumidor, principalmente pela
possibilidade de compra, o e-commerce foi um grande avanço para a indústria. Porém,
a conversão do formato ainda é a mais baixa do varejo – com uma taxa de 1,6%, em
média.

Visto isso, como as empresas podem garantir um aumento nas vendas e no engajamento dos clientes, especialmente quando a Black Friday está batendo na porta?

O Live Commerce – ou o que está sendo considerado o e-commerce 4.0 – desponta
como a principal solução. A estratégia comercial une o livestream ao e-commerce, com
a live ocorrendo no próprio site ou aplicativo do varejista. Assim, é possível interagir
no chat, assistir à live, conferir detalhes de produtos, tirar dúvida e efetuar a compra –
tudo na mesma tela. Isso garante zero fricção ao processo de compra e uma maneira
mais humanizada e personalizada de compra e venda no digital.

“Não resta dúvidas de que o Live Commerce é o E-commerce 4.0. Para a marca, ele entrega vendas em escala. Para o consumidor, é como comprar de casa, mas como se estivesse dentro da loja. Esse formato iniciou na China, onde a estratégia já movimentou US$ 625 bi apenas em 2023 (dados eMarketer) – e está acontecendo também no Brasil. Hoje, além do live commerce representar um percentual relevante no faturamento digital das marcas, já estão sendo inauguradas lojas físicas com espaços para lives, por exemplo”, destaca Monique Lima, CEO da MIMO Live Sales, maior empresa de Live Shopping da América Latina.

Vantagens do Live Commerce

Confira cinco vantagens que o Live Commerce traz para as marcas e como ele pode ser
a chave para o sucesso durante a Black Friday, que este ano ocorrerá dia 24 de
novembro:

1 – Taxa de conversão maior
Ao fazer uma live no site ou app, a conversão de compra é, em média, 10 vezes
superior à das lives feitas em outros ambientes. Dependendo do segmento, como o de
beleza, bebida e moda, essa taxa chega a 30%. As vendas acontecem em escala, pois
não há fricção no processo de compra e a live acontece integrada ao checkout, sem
redirecionamentos. O consumidor entra na live que está acontecendo no site, tira suas
dúvidas e ao clicar no produto insere no carrinho, na mesma tela.

2 – Incremento do CRM
Além de proporcionar o aumento na base de clientes a cada live, a venda por meio do
Live Commerce ajuda a aumentar o engajamento e a lembrança de marca. Ao
proporcionar uma experiência em tempo real, as empresas conseguem manter o
público interessado e captar a atenção de potenciais compradores ou clientes – já que
o consumidor pode ver os produtos e serviços “em ação”, tirar dúvidas em tempo real
e receber propostas adequadas às suas necessidades. Durante as transmissões ao vivo,
as empresas podem recolher informações relacionadas ao interesse do consumidor
para um contato posterior, que é feito de forma mais personalizada, com a
apresentação de produtos e ofertas com uma maior chance de conversão.

3 – Inteligência de dados
Além do contato personalizado no pós-live, os dados gerados durante a transmissão se
transformam em insights para a tomada de decisão por parte das marcas. É possível
entender melhor os ciclos de venda e analisar tendências de comportamento – com
base em perguntas frequentes e feedbacks sobre o produto, por exemplo. Os dados
também ajudam a planejar as próximas lives e o desenvolvimento de novos produtos.

4 – Baixo investimento
Para uma live ser bem-sucedida, quanto mais simples for a produção, maior a taxa de
conversão. Por isso, o ideal é não apostar em muita estrutura. Uma boa luz, câmera
(pode ser do celular) e internet já resolvem. O restante do show fica por conta de um
host que conhece os produtos e tem familiaridade com o público.

5 – Audiência qualificada
As redes sociais são excelentes canais para realizar lives voltadas ao engajamento.
Porém, a ação fica restrita ao público desse canal e pode resultar em alta fricção para o
usuário, já que as várias etapas até a compra no e-commerce podem reduzir a taxa de
conversão. Com o Live Commerce no site da marca, o público que entra é mais
qualificado e propenso à compra e, ao empregar táticas como desconto, parceria com
influencers e produtos exclusivos, você gera um sentimento de exclusividade e
escassez, fazendo com que os clientes tomem decisões mais rápidas de compra.

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