FRANQUIAS

Puxado pelos setores de turismo, alimentação e moda, mercado de franquias cresce 12,9% no 2º tri, segundo a ABF

O faturamento do franchising brasileiro saltou de R$ 48,052 bilhões para R$ 54,253 bilhões, além de registrar um crescimento em todos os setores

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Num trimestre em que ficou ainda mais evidente a ampla retomada das atividades
sociais, o setor de franquias registrou um crescimento nominal de 12,9% no 2º
trimestre comparado aos mesmos meses do ano passado, segundo a Associação
Brasileira de Franchising
(ABF). O faturamento saltou de R$ 48,052 bilhões para R$
54,253 bilhões.

O estudo da ABF aponta que todos os segmentos também cresceram no período, com
destaque para Hotelaria e Turismo, Alimentação Food Service e Moda, beneficiados
especialmente pela forte retomada dos hábitos sociais presenciais, mas com a
manutenção de atividades representativas no delivery e no e-commerce.

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, trata-se do oitavo trimestre de
crescimento seguido do setor, sustentando a curva de desenvolvimento para além dos
impactos da pandemia. “Isso representa também a força do modelo de franchising
para escalar negócios de forma rápida e organizada, não por acaso, continuamos
atraindo novas marcas e players do exterior”.

Alta no número de empregos e operações

A ABF ainda aponta que no 2º trimestre de 2023, a mão de obra empregada pelo setor
foi da ordem de 1,612 milhão de trabalhadores diretos ante 1,453 milhão entre abril e
junho do ano passado, o que equivale a um aumento de 10,9%.

O número de operações de franquias também avançou. A variação no período pesquisado representou um acréscimo de 11.062 unidades no País, totalizando 188.878 operações. Segundo o estudo, foram abertas 4,0% mais unidades.

Segmentos em crescimento

A pesquisa da ABF mostrou que todos os 11 segmentos elencados pela entidade
cresceram em faturamento no trimestre. Hotelaria e Turismo lidera a lista, com
variação positiva de 18,5%. Em segundo lugar se destacou Alimentação – Food Service,
com um incremento em sua receita de 16,9%, beneficiado principalmente pelo forte
reaquecimento das atividades sociais.

Moda se destacou em terceiro lugar, com um faturamento 16,8% maior na
comparação com o segundo trimestre do ano passado. Além desses segmentos,
também registrou um desempenho acima da média no trimestre pesquisado Saúde,
Beleza e Bem-Estar (15,9%), alavancado por serviços de estética e saúde.

Franquias por região

A distribuição do faturamento e das unidades de franquias por região também foi
analisada na Pesquisa. A ABF identifica um quadro de estabilidade, com uma pequena
elevação da participação do Sudeste associada ao tamanho da economia da região.
Os estados com o maior crescimento no seu faturamento são: Goiás (35%); Minas
Gerais (28%); Bahia (28%); Espírito Santo (27%); Tocantins (21%); Paraná (18%); São
Paulo (17%); Rio de Janeiro (17%); Ceará (16%) e Rio Grande do Sul (15%).

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