COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Estratégia de comunicação: Empreendedores investem em marketing de influência

Como estratégia para impulsionar negócios, empresas fazem parcerias com influenciadores digitais para conquistar público

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Quem nunca se identificou com algum tipo de postagem em rede social feita por um
ator? Esse é justamente o trabalho de um influenciador digital, falar sobre fatos do
cotidiano, moda, tecnologia, esporte, entre muitos outros assuntos que consiga captar
seguidores. E o público atingido por cada conteúdo postado acaba por se convencer
das informações que obteve, fazendo com que se aumente as vendas de serviços e
produtos.

O investimento em parcerias tem crescido no Brasil, já que mais de 40% da população adquire produtos após indicação de influenciadores, de acordo com um estudo elaborado pela plataforma Cupom Válido. Segundo levantamento feito pela plataforma Marketing Hub em 2022, o investimento em marketing de influência por parte das empresas cresceu cerca de 711% nos últimos anos.

É fato que há uma tendência de crescimento no investimento em marketing de
influência por parte das empresas, mas as possíveis conquistas por trás da parceria
podem ser: alcançar novos mercados, acumular experiências, acelerar o seu
crescimento e mais visibilidade na mídia, por exemplo.

Parcerias com influenciadores

Por isso, conheça quatro empresas brasileiras que possuem parcerias com
influenciadores para impulsionar seus negócios e quais os resultados obtidos:


1 – B2Mamy

B2Mamy, comunidade que cuida de quem cuida e que conecta mães e mulheres ao
ecossistema tornando-as líderes e livres economicamente por meio de educação,
empregabilidade e pertencimento, tem como sócia Rafa Brites, influenciadora de
jornadas, apresentadora, escritora e empreendedora. Rafa – que possui mais de 2,3
milhões de seguidores no Instagram – conta com uma comunidade engajada:
as IJ’s (Influenciadoras de Jornadas) e promove encontros online e presenciais
formando uma rede propulsora de mulheres. Com um modelo de negócio B2B2C, a
B2Mamy atua unindo grandes marcas que desejam investir em impacto social com a
comunidade. Desde 2016, apoia o desenvolvimento de negócios inovadores fundados
e liderados por mães, capacitando mais de 100 mil mulheres nos programas de
educação e movimentando mais de R$ 16 milhões dentro da rede.

2 – FiChips Food

A FiChips Food, rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na
culinária do Reino Unido, anunciou a parceria com o ator e apresentador Rodrigo Faro
para ser o garoto-propaganda da marca. A celebridade estará estampada nas
campanhas de marketing da franquia, através de vídeos e artes, sendo publicadas nas
redes sociais do negócio, denominadas de “Faro de fome” e “Faro de FiChips”. A
escolha pelo apresentador foi pelo fato de enxergar uma identificação entre ele e a
marca. Rodrigo Faro será utilizado em ações de marketing para atingir o público B2B e
também o B2C, como artes físicas (banners, testeiras e panfletos), vídeos para redes
sociais e as telas físicas de menuboard presente nas unidades. A marca está com a
expectativa alta em relação a parceria, principalmente para gerar um maior
engajamento nas redes sociais e a conversão direta para venda nas unidades,
captando apoiadores do apresentador e apostando na credibilidade da imagem dele.

3 – Idea Maker

A Idea Maker é uma empresa líder no mercado nacional de gestão de pagamentos e
vendas digitais de títulos de capitalização na modalidade filantropia premiável, e
anunciou recentemente uma parceria de um ano com a agência Infinity, do
influenciador Pablo Paquier, para a divulgação do Apcap da sorte, seu principal
produto.  Na última campanha realizada, a empresa fechou uma parceria com cinco
influenciadores que juntos possuem mais de 9 milhões de seguidores no Instagram.
Até o momento, a parceria já aumentou em mais de 10% a base de seguidores da
empresa, ultrapassando a marca de 100 mil. A empresa é idealizadora do Apcap da
Sorte – que já premiou mais de 955 mil pessoas nos últimos dois anos – e decidiu
investir em influenciadores para amplificar sua presença digital. A parceria firmada
com a agência visa identificar, contratar e gerir influenciadores que conversem com o
público estratégico do aplicativo. As ações ocorrem por meio de postagens nas redes
sociais e foram iniciadas ainda no mês de julho.

4 – OMO Lavanderia

OMO Lavanderia, corporate venture building da Unilever, também tem apostado na
parceria com influenciadores para divulgar os serviços oferecidos pelas suas redes de
lavanderias especializadas. Recentemente, a marca fechou uma parceria com o
apresentador Lucas Anderi para promover a higienização dos vestidos de noivas e
ternos produzidos pelo estilista. Só no Instagram o influenciador e estilista possui mais de 1 milhão de seguidores. Unindo a tradição e a qualidade imbatível de OMO na
limpeza e cuidado das roupas e tecidos a um processo de lavagem diferenciado e
exclusivo, OMO Lavanderia consegue promover o cuidado especializado dos mais
variados tecidos, levando comodidade e conveniência para quem precisa. Com a
campanha, a marca reforça a sua expertise em cuidar tanto das roupas do dia a dia
quanto aquelas peças mais especiais.

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