FRANQUIAS

OMO Lavanderia chega a mais de 300 lojas em três anos de operação

A marca, que almeja se tornar a maior rede de lavanderias do país, tem a comunicação centralizada e proximidade com o franqueado como prioridades

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A rede OMO Lavanderia surgiu praticamente junto com a pandemia de Covid-19, em
março de 2020 – o que originou um desafio imediato. Além disso, a marca estava em
um momento de formação de cultura e de aproximação com os franqueados, porém
tudo sendo feito virtualmente.

Com esse cenário, a head de marketing da empresa, Camila Mateus, afirma que eles
precisaram desenvolver rapidamente uma comunicação efetiva com os franqueados,
de forma unificada.

“A necessidade de estabelecer um processo de comunicação
efetivo e ágil com os franqueados foi reforçada pelo rápido crescimento da rede: em três anos de operação, OMO Lavanderia já conta com mais de 300 lojas em todo o Brasil.”

Ao desenhar o processo de comunicação de OMO Lavanderia, a equipe decidiu
implementar a plataforma da Yungas, empresa de tecnologia especializada em gestão
e comunicação de grandes redes. “Nossos objetivos ao passar a usar a plataforma
eram garantir uma melhor relação da marca com a rede de franqueados, a
padronização das unidades, o controle operacional, a consistência de marca, e a
agilidade na solução de problemas da rede”, comenta Camila.

Comunicação efetiva e escuta ativa do franqueado

A plataforma de gestão da Yungas reúne em uma mesma ferramenta módulos e
funcionalidades como comunicação, aberturas de chamados, treinamentos, checklists
para padronização, marketplace e programa de excelência. A tecnologia tem foco no
Health Score, ferramenta que acompanha a jornada e métricas consolidadas das
unidades; analisando pilares como satisfação, engajamento, faturamento e padronização para identificar unidades em risco e oportunidades de crescimento dentro da rede.

Depois da implementação, OMO Lavanderia instituiu a Yungas como seu canal oficial
de comunicação. “Sabemos que eventualmente as pessoas vão embora, e às vezes,
quando isso acontece, o histórico em e-mail e WhatsApp se perde. Dentro da Yungas
conseguimos manter o registro, sem perda de informações e dar acesso a todo mundo
que está envolvido em cada processo”, destaca a head de marketing.

Camila explica ainda que a comunicação próxima com os franqueados faz parte da
própria estratégia de crescimento da empresa.

“O segmento de lavanderias é um segmento de ultra-proximidade. Precisamos ouvir os franqueados. Eles são nossos olhos e ouvidos lá na ponta. Muitas das ideias que eles trazem nós internalizamos, evoluindo práticas e processos a partir delas. A escuta ativa é muito importante.”

Para OMO Lavanderia, 2023 tem sido um ano de crescimento e expansão. “Nosso
objetivo é continuar expandindo, democratizar o uso de nossos serviços, e transformar
OMO Lavanderia na maior rede de lavanderias do Brasil”, finaliza Camila.

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