NEGÓCIOS

Restaurantes investem em espaço kids para aumentar as vendas

Segundo pesquisa da Abrasel, bares e restaurantes investem em espaços para as
crianças como forma de atrair mais clientes, e tem se mostrado uma boa alternativa para retomada da economia no setor de alimentação

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Jantar ou almoçar em família, normalmente, é composto por uma mesa lotada,
principalmente com crianças. Porém, por conta de os pequenos terem a energia bem
alta, acaba sendo um pouco difícil mantê-las sentadas no mesmo local por um longo
tempo. Dessa maneira, os pais buscam por locais que contam com um espaço kids,
para que os filhos tenham um espaço para se divertir e se distrair durante a refeição.

Pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em
parceria com a Nogueira Brinquedos – referência em áreas kids e espaço de
entretenimento para bares, restaurantes e comércios de alimentação fora do lar,
revela que apenas 28% dos donos de estabelecimentos entrevistados têm espaço
infantil. A pesquisa ouviu 1.697 empresários de todo o país e revelou que um quarto
deles tem áreas de entretenimento infantil.

De acordo com o levantamento realizado pela entidade, comparando a distribuição
por tipo de comércio, o espaço kids é mais evidente em locais com salões de vendas
por garçons e menos concentrado nos de autosserviços, venda de balcão ou que usam
outras estratégias para vender.

Ambientes diferenciados

Segundo Percila Paloma, diretora de marketing e vendas da Nogueira Brinquedos os
bares, restaurantes, pizzarias e churrascarias com esses serviços investem em
ambientes diferenciados para atrair o público, principalmente as famílias com crianças.

“A ideia deles é proporcionar diversão com segurança para a criançada, fazer com que os pais permaneçam por muito mais tempo e consumam mais, desta forma aumentam o ticket médio da casa.  Esse é um dos principais fatores que influenciam na decisão do proprietário de implantar um espaço kids em seu estabelecimento”, afirma a profissional.

Além disso, os entrevistados destacam que entre as principais necessidades dos
comércios do segmento, são aumentar o fluxo de clientes e o ticket médio,
reposicionar e modernizar o negócio, e ter acesso a crédito.
 
“Ainda temos uma parte do nosso setor com muitas dificuldades para trabalhar de
modo estável, com lucro. Assim, os empresários veem como primordial neste
momento atrair mais público. E um diferencial como o espaço de entretenimento para
crianças se torna ainda mais importante e pode ajudar nesta missão”, diz o líder de
Conteúdo e Inteligência da Abrasel, José Eduardo Camargo.

Busca de inovação

Para a gerente do Calahan’s Fast Food, de São Paulo, além de oferecer um cardápio
diferenciado que atende todos os gostos, eles têm que estar sempre inovando e a área
infantil está entre as atrações que não podem faltar na pizzaria.

“O Brinquedão permite que os pais fiquem por mais tempo no local, sem que os filhos queiram ir embora. Após investir em nosso espaço kids, aumentamos nosso faturamento em 30%”, destaca a profissional.

A pesquisa ainda revelou que 63% dos entrevistados têm interesse em implantar uma
área infantil, já 42 % não viram compatibilidade com esse tipo de serviço, e 21% não
tem verba para o investimento. “Nos surpreendemos com a quantidade de
empresários que acreditam que não há compatibilidade de ter uma área dedicada as
crianças, pois, os projetos podem ser realizados em pequenos e grandes espaços,
independente dos serviços oferecidos”, finaliza Percila.

De olho na criançada

De acordo com o CEO e fundador da FiChips Food – primeira franquia no Brasil
especializada em culinária inglesa – Hermes Bernardo, a vantagem que as famílias têm
ao ir em um local com espaço kids é a de não se preocupar com as crianças. “Com isso,
irá proporcionar aos pais uma refeição mais tranquila e divertida e um bom lazer para
os filhos.”

A franquia FiChips, no seu modelo de negócio Pub (loja de rua), conta com um espaço
de recreação especialmente para a garotada, com desenhos, livros e TV transmitindo
programação infantil. Além disso, todos os modelos de negócios do restaurante
possuem um cardápio específico para esse público.

Apesar de ser um excelente espaço para que as crianças se divirtam, ele requer alguns
cuidados especiais, para que elas possam estar sempre seguras e que nenhum
acidente ocorra. “O espaço deve ser seguro, não pode conter nenhum material
pontiagudo ou que a criança possa ingerir, trazendo riscos para a sua saúde. Já o
cardápio, deve ser preferencialmente em embalagens descartáveis, que não seja em pratos, em porções menores no cone ou caixinhas. Por fim, a equipe deve estar sempre atenta ao espaço e observar a mesa dos responsáveis pela criança”, detalha Hermes.

Atualmente, de 25% a 35% dos clientes da FiChips Food são compostos por famílias
que contam com crianças. Isso é um fato muito relevante para a franquia, pois
contribui para o aumento do ticket médio.

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