NEGÓCIOS

Centro de distribuição: como usar uma unidade estratégica para aumentar agilidade e eficiência na logística de uma empresa

Franquia Touti conta como seus dois centros de distribuição localizados em pontos
estratégicos que garantem redução de custos e agilidade para entrega dos produtos aos franqueados

Published

on

O mercado brasileiro de cosméticos gerou ótimos resultados no ano passado e
continua no mesmo ritmo em 2023. Isso se deve ao fato do aumento do consumo e à
intenção de compras por parte dos consumidores.

Em uma pesquisa realizada pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene
Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), aponta um crescimento de R$ 27,097 bilhões na
indústria brasileira de cosméticos até o ano de 2025. Já em um levantamento feito
pela NielsenlQ/Ebit, feito no primeiro semestre do ano passado, revela que o mercado
de cosméticos no país gerou um aumento de 24%, comparado ao mesmo período de
2021.

Para esse mercado gerar números tão impressionantes requer algumas estratégias
essenciais, como a distribuição dos cosméticos e dos cuidados logísticos para garantir a
execução. Pelo fato de contar com características muito próprias, esse segmento
apresenta um conjunto de desafios no que se refere ao gerenciamento do transporte.

Centro de distribuição

A Touti – franquia especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e
corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício – investiu em dois
centros de distribuição, com localização estratégica para gerar uma logística assertiva e
rápida.

“O centro de distribuição desempenha funções essenciais para o sucesso do negócio, como recebimento e conferência de mercadorias, estocagem, separação dos pedidos, consolidação de entregas, compartilhamento de frete e estoque. É primordial estar inserido em estados que estejam em rota estratégica das transportadoras, seja no modal aéreo ou rodoviário”, comenta Bárbara Araújo, coordenadora comercial da marca.

Pontos estratégicos

Antes de instalar um centro de distribuição é necessário uma análise minuciosa,
principalmente no setor de cosméticos. Dessa maneira, a Touti pensou em duas
regiões distintas, mas que são capazes de abastecer todo o país. “Atualmente,
contamos com dois centros de distribuição. O primeiro fica localizado na cidade de
Jaboatão dos Guararapes/PE e possui uma área de 1.800 m². O segundo está localizado
em São Paulo/SP, com um tamanho total de 1.200 m²”, detalha Bárbara.

O centro de distribuição de Pernambuco atende as regiões Norte e Nordeste do país, já
o da Capital paulista atende as regiões restantes, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

“O motivo de escolhermos essas cidades é pela localização privilegiada. Em Pernambuco sempre tivemos logística, produção e administrativo, desde o começo da operação. Posicionar os CDs em locais que estejam próximos ao ponto de venda (PDV) ou às regiões em que seu produto se faz mais presente, facilita o processo de distribuição”, salienta Araújo.

Uma das principais vantagens de investir em um centro de distribuição é a economia
que ele gera tanto para a franqueadora, como para o franqueado, pelo fato de cortar
alguns custos. “Com a abertura do centro de distribuição de São Paulo e a divisão das
regionais atendidas, conseguimos aumentar a agilidade na coleta e despacho de
mercadorias, evitando o acúmulo de mercadorias no estoque e, consequentemente,
provocando a redução de custos ao franqueador e franqueado”, finaliza a
coordenadora comercial da Touti.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile