FRANQUIAS

Franquias brasileiras investem na expansão para o mercado estrangeiro

Estudo da ABF mostra um aumento de 16% no número de marcas brasileiras fora do país

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Um estudo da Associação Brasileira de Franquias (ABF) agitou o cenário empresarial do
Brasil e do mundo. O relatório apontou um notável aumento de 16% no número de
marcas de franquias estabelecendo suas atividades em mercados estrangeiros.

Segundo relatório da ABF, que mostra o Desempenho do Franchising Brasileiro,
quando se trata de operações internacionais as franquias subiram de 183 marcas, em
2021, para 213 em 2022. Com referência aos países em que há presença de redes
brasileiras, o número também cresceu, passando de 114 para 126 nações, uma alta de
mais de 10%.

Muitos empresários estão motivados a expandir e, inclusive, investir
internacionalmente devido às incertezas políticas, econômicas e jurídicas no Brasil. E
para isso, especialistas enfatizam a necessidade de precauções rigorosas ao embarcar
nessa jornada.

“Com um planejamento cuidadoso, conhecimento do mercado local e assistência de
consultores especializados, os empreendedores podem expandir seus negócios para
além das fronteiras nacionais, alcançando novas experiências e conquistas”, comenta o
consultor de negócios internacionais na Bicalho Consultoria, Renato Oliveira.

Franquias brasileiras pelo mundo:

De acordo com o relatório da ABF, entre os Top 10 países com atuação de franquias
brasileiras em 2022 estão:

  • Estados Unidos: 78
  • Portugal: 56
  • Paraguai: 46
  • Bolívia: 27
  • Colômbia: 23
  • Chile: 23
  • Uruguai: 22
  • México: 21
  • Argentina: 20
  • Espanha: 19

“Temos notado um crescente interesse de empresários brasileiros de franquearem ou levarem suas empresas para o exterior, principalmente nos pós-pandemia, quando o empreendedorismo se mostrou mais evidente”, ressalta o consultor.

A Bicalho Consultoria, auxilia a internacionalização de empresas brasileiras para os
EUA, além de oferecer suporte jurídico na elaboração de contratos e documentos
necessários para a abertura de unidades franqueadas.

Franquias com projetos de internacionalização

Algumas franquias já iniciaram o seu processo de expansão para o exterior, sendo
através de lojas já implantadas ou em processo de implantação.

Uma delas é a Solário Piscinas, que conta com a tradição de mais de 30 anos de
mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em
piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Recentemente abriu a
primeira unidade no exterior, em Gainesville, Flórida (EUA).

“Para investir na marca fora do Brasil é necessário realizar um investimento de 21 mil
dólares, estando incluso o aluguel e adequação do ponto comercial, estoque inicial e
desenvolvimento da plataforma de e-commerce. O faturamento médio mensal é de R$
250 mil, com prazo de retorno em 8 meses”, conta o diretor executivo da marca, Felipe
Pirassolo Martinez.

Já a Crepefy, marca especializada no modelo europeu de crepe francês, com uma
ampla variedade de crepes doces e salgados com mais de 30 sabores no cardápio,
ainda está em processo de implantação. As cidades que estão no radar da franquia são
Orlando (EUA) e também em Lisboa (Portugal), com modelo de loja de rua, mas ainda
sem data prevista de inauguração.

“O investimento inicial para abrir uma Crepefy em outro país é a partir de 50 mil
dólares, incluso taxa de franquia, capital de giro e instalação. O faturamento médio
mensal é de 30 mil dólares para os Estados Unidos e 25 mil euros para Portugal. Já o
prazo de retorno do investimento será de 9 a 18 meses”, explica André Augusto,
fundador e diretor executivo da marca.

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