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Dropshipping: as vantagens para quem quer empreender além dos marketplaces

Especialista explica como investir no site próprio assegura retornos atrativos tanto no lucro quanto na construção de relacionamento

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O dropshipping tem passado por uma mudança notável nos últimos anos,
impulsionado pela inovação e pela busca de oportunidades lucrativas. Considerada
como uma das principais tendências no comércio eletrônico, o modelo propõe uma
operação de e-commerces sem estoque próprio, distanciando-se dos limites dos
marketplaces tradicionais e revelando um potencial ainda mais amplo e dinâmico. Esse
tipo de prática é vantajoso para o lojista, tanto sob o ponto de vista logístico quanto
financeiro.

No dropshipping, o comerciante atua como um intermediário entre o cliente e o
fornecedor, lidando com marketing, vendas e atendimento ao cliente. Quando um
consumidor faz um pedido, o vendedor compra o item diretamente de um
terceirizado, que se responsabiliza por gerenciar o processo de envio da mercadoria.
Em termos simplistas, tudo o que a empresa faz ao adotar esse modelo de negócio é
aprimorar a estratégia de marketing e a promoção da marca/produto.

Entre os produtos mais comercializados nessa prática estão os eletrônicos, acessórios
de moda, produtos de beleza, artigos para casa, equipamentos esportivos, e produtos
relacionados a hobbies.

“À medida que mais empreendedores exploram as oportunidades de expansão do e- commerce, o dropshipping evolui para um modelo comercial versátil e dinâmico, redefinindo a maneira como produtos são vendidos e entregues aos consumidores”, pontua Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa especializada em soluções para o comércio eletrônico.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem de uma loja de dropshipping é o baixo investimento inicial, já que
não requer estoque. Há ainda a flexibilidade de operar em qualquer lugar com acesso
a internet; diversidade de produtos e risco financeiro bem menor.

Mas por outro lado, as desvantagens envolvem margens de lucro operacional menores
devido aos preços de atacado praticados pelos fornecedores. Problemas de qualidade
e atrasos no envio também podem afetar a satisfação do cliente e até mesmo a
reputação do seu negócio.

Sites próprios

No entanto, enquanto muitas pessoas optam por começar suas operações de
dropshipping em plataformas populares como Amazon, eBay ou Shopify, uma
tendência emergente é a criação de sites próprios para hospedar suas lojas. Isso
oferece uma série de vantagens e desafios únicos. 
 
Apesar dos esforços, os retornos podem ser atrativos, de acordo com Lucas. Ele
acredita que, em qualquer modelo de negócios, é essencial realizar uma pesquisa
aprofundada e elaborar um planejamento sólido para garantir o sucesso no longo
prazo.

“Criar e manter um site exige investimento em domínio, hospedagem, design e
desenvolvimento. É necessário investir em marketing para direcionar tráfego ao site e
lidar com aspectos como segurança e manutenção, o que demanda conhecimentos
técnicos ou ajuda profissional. Mas ter um endereço próprio proporciona controle
total ao empreendedor sobre a marca e a experiência do usuário, o que pode levar a
um relacionamento mais forte com os clientes e margens de lucro maiores”, defende o
especialista.

Cenário do dropshipping

Prevê-se que o mercado global de dropshipping alcance a marca de 243 bilhões de
dólares em 2023, representando um aumento notável de 23,7% em comparação aos
números registrados em 2022. Essa tendência de crescimento se manterá constante e
vigorosa, com projeções de 301 bilhões de dólares em 2024 e um subsequente
aumento para 372 bilhões de dólares em 2025, de acordo com dados da Statista.

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