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EMPREENDEDORISMO

Startup: Clube de assinatura de flores entrega mais de 5 mil buquês por mês

Fundada em 2020 pelos sócios Victor Campos e Felipe Oliveira, a Flower Club atende macrorregiões de São Paulo levando flores frescas para a porta dos clientes

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Com três anos de atuação, uma startup brasileira está reinventando a forma como as
pessoas consomem flores e se conectam com os benefícios delas para o bem-estar.
Flower Club oferece um programa de assinaturas que leva buquês de flores frescas
para a casa dos clientes a partir de parcerias com produtores e cooperativas. Mesmo
com a aposta ousada de começar as atividades no auge da pandemia da Covid-19, os
fundadores Victor Campos e Felipe Oliveira viram o negócio atingir um rápido
crescimento, conquistar investimento-anjo e chegar a mais de 5 mil buquês entregues
mensalmente.

Pelo site da Flower Club (flowerclub.com.br), os clientes podem escolher a frequência
de entregas entre os planos mensal, quinzenal ou semanal, de acordo com suas
preferências e necessidades. A cada período, eles recebem em sua casa um buquê de
flores frescas cuidadosamente montado pela equipe de especialistas da startup e
podem pausar as entregas a qualquer momento por motivos de férias, feriados ou
viagens. Ao eliminar burocracias e oferecer um processo de cancelamento
descomplicado, a empresa proporciona uma jornada de compra e uso do serviço livre
de dores de cabeça.

Desde sua fundação, o negócio tem conquistado um crescimento exponencial. Em
2022, alcançou um marco significativo ao receber investimento da Poli Angels, Harvard
Angels e investidores individuais, o que fortaleceu suas operações. “Hoje
estamos com mais de 5 mil buquês entregues mensalmente, atendendo macrorregiões
de São Paulo, como Alphaville, ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo),
Guarulhos, Granja Viana e Taboão da Serra. Recentemente, iniciamos uma nova rota que abrange as cidades de Jundiaí, Louveira, Valinhos, Vinhedo e Campinas”, explica Felipe Oliveira, sócio-fundador da Flower Club.

Flores como hábito de bem-estar

Ao contrário das tradicionais redes de floriculturas que são conhecidas por focar em
datas comemorativas e ocasiões especiais, a Flower Club está conquistando um
público que busca colorir seus dias, independentemente de alguém presenteá-las ou
de datas celebrativas. Os clientes são os protagonistas de seus próprios momentos
especiais, comprando e desfrutando de buquês frescos com a recorrência que
acharem melhor.
A Flower Club não apenas promove o consumo de flores no cotidiano, mas também
tem como missão incentivar as pessoas a explorarem os inúmeros benefícios que elas
podem proporcionar em casa. Mais do que elementos decorativos, as flores possuem
propriedades terapêuticas que contribuem para o bem-estar e a saúde. Ao inseri-las
em seus lares, os clientes transformam seus espaços em refúgios para momentos de
pausa e renovação em meio à correria do dia a dia.

“A gente valoriza a jornada de aprendizado dos clientes enviando também um guia com informações sobre as espécies das flores recebidas, curiosidades e dicas de cuidado. É mais do que receber flores, é a oportunidade de aprender e se conectar ainda mais com elas”, complementa Felipe.

Mais cor e vida dentro de casa

A dona de casa de São Paulo Luciana Marchetti é assinante da Flower Club há dois
anos. Ela descobriu o serviço por meio de uma pesquisa no Google. Decidiu
experimentar e acabou se tornando uma cliente fiel no plano semanal. “Eu queria
trazer mais natureza para dentro do meu apartamento, mas nunca soube cuidar bem
de plantas, nem tenho muito espaço disponível. As flores são uma maneira mais fácil e
prática de trazer beleza e vida para minha casa”, conta Luciana, que já tinha o costume
de comprar flores em supermercados, mas ficava insatisfeita com a durabilidade delas.

“Com a Flower Club, minhas flores duram até 15 dias impecáveis. Fico impressionada com essa durabilidade e em ver como os arranjos se mantêm bonitos. As composições são muito bem feitas, quase não há repetição de flores”, elogia Luciana.

Negócio sustentável

A sustentabilidade é uma prioridade para a Flower Club desde o seu início. A empresa
se esforça para entregar embalagens mais sustentáveis, visando reduzir seu impacto
no meio ambiente. Além disso, a Flower Club estabeleceu metas claras em relação à
cadeia de distribuição, que foi cuidadosamente planejada para reduzir desperdícios e
emissões de carbono. Todas as entregas são feitas às terças e sextas e não de acordo
com a demanda. Isso otimiza a rota das entregas e diminui a quilometragem de
circulação dos veículos.

A empresa estabeleceu parcerias diretas com produtores e cooperativas, entregando
as flores do produtor diretamente ao consumidor final. Além disso, prioriza flores e
folhagens da estação, que são colhidas e enviadas para a sede em São Paulo. Dessa
forma, garantem que as flores cheguem até ao destino final com o máximo de frescor
e tenham maior durabilidade. Nas próximas semanas, as espumas florais que servem
para montar os buquês serão substituídas por um Hidrogel, opção mais sustentável.

Para o futuro, a startup quer escalar suas operações, conquistando um amplo mercado
em todo o Brasil, com foco nas grandes metrópoles. “A expansão será cuidadosamente
planejada, com estudo dos locais mais propícios para começar. Além disso,
pretendemos aprofundar a experiência do assinante com suas flores oferecendo itens
complementares, como vasos e tesouras de poda. A ideia é incentivar ao máximo o
contato com as flores”, finaliza Felipe.

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EMPREENDEDORISMO

Empreendedoras criam salão de beleza express proporcionando um rápido atendimento

O Canto de Aruna Escovaria teve apoio do Sebrae/PR e está localizado em um shopping de Maringá

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De olho em uma vida dinâmica própria das cidades de médio e grande porte, duas
empresárias maringaenses viram a oportunidade de inovar no mercado, com uma
proposta de salão de beleza. Inspiradas em modelos que existem nos Estados Unidos,
as empreendedoras abriram um salão express, em um shopping de Maringá/PR.

Sem horário marcado e sem filas, na Canto de Aruna Escovaria as clientes têm à
disposição serviços como lavagem, hidratações rápidas, escovas lisas e onduladas,
sobrancelhas, manicure e maquiagens básicas. A ideia é atender e resolver a vida dos
clientes, aqueles que querem atendimento rápido.

Orientação do Sebrae

O negócio é fruto da união de experiências da empresária Sandra Baquette e da
cabeleireira Telma Gonzalez, convidada para ser sócia, que procuraram o Sebrae/PR e
participaram de uma jornada de cerca de um ano para construir o modelo de negócio.

“Há dez anos, quando tinha saído de um emprego e quis me tornar empreendedora, procurei o Sebrae para auxílio na abertura de um negócio de bolos caseiros, modelo que vi na televisão. Queria resgatar o sentimento de tomar café com um bolo em casa. Fui orientada a buscar uma franquia e encontrei a Bolo da Madre. Fui a primeira franqueada e, hoje, tenho duas unidades em Maringá. Por isso, novamente procurei o Sebrae”, conta Sandra.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Patricia Santini, Sandra e Telma buscaram apoio
para montar um negócio que atendesse na velocidade que os consumidores cada vez
mais buscam.

“Trata-se de um negócio de nicho, que vai na mão contrária da maioria dos brasileiros,
que empreendem por necessidade. A exemplo delas, ter público bem definido,
trabalhar conceito de valor, o qual quanto mais se entrega, mais o consumidor está
disposto a pagar, e validar antes de lançar é uma forma de minimizar riscos e de
ampliar chances de sucesso”, observa Patricia.

Tornando o negócio em franquia

Para o novo negócio, que começou do zero, as sócias tinham em mente uma
estruturação para ser franqueada. A ideia é começar a negociar franquias pelo Brasil
após alguns meses de operação em Maringá.

“Construí uma jornada de acompanhamento para estruturação e validação do modelo
de negócio. Foram meses de acompanhamento, incremento de projetos, produtos,
encaminhamentos. Com tudo pronto, procuramos um endereço que facilite o acesso.
Reformamos a loja toda e acreditamos ter retorno financeiro em 18 meses”, finaliza
Sandra.

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EMPREENDEDORISMO

Ele cresceu na favela, quebrou empresa milionário e hoje é dono de creperia que já conta com 85 unidades

Após início difícil o empresário André Augusto, CEO da Crepefy, conquistou sucesso com a franquia que faturou R$ 10 milhões em 2023

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André Augusto fundador e diretor executivo da Crepefy

“Você não escolhe onde nasce, mas escolhe onde quer viver”, essa é uma das frases que motiva o empreendedor André Augusto, de 35 anos. Hoje ele está à frente da franquia Crepefy – rede especializada em crepe francês, que já soma 85 unidades e faturamento de R$ 10 milhões em 2023.

De família muito humilde, André cresceu na favela no Jardim São Judas Tadeu, na periferia de Taboão da Serra/SP. Filho de uma mulher negra e um pai branco, por anos sua família lidou com o preconceito, na qual por muitas vezes sua mãe foi confundida como a babá e tinha que andar com a certidão de nascimento de André para confirmar ser sua mãe.

Até os 17 anos de idade, André dormia em um colchão no chão entre a sala e a cozinha, pois não tinha quarto. Mesmo pobre, a família deu a volta por cima.

Contribuindo desde criança

O pai do André, senhor Eduardo Augusto, não tinha emprego fixo e vendia produtos na rua. Desde os 9 anos, André acompanhava o pai nas vendas. Na adolescência, por volta dos seus 12 anos, conseguiram uma barraca de hot-dog, foi uma doação do seu tio João Augusto (irmão de seu pai) e vendiam pelas ruas de Taboão da Serra.

Com 16 anos, a vida já começou a dar sinais de melhora, pois seu pai conseguiu uma sociedade em uma empresa de vigilância de rua, e André ficava responsável por cuidar da barraca de cachorro-quente. Foi quando sua família aumentou um cômodo na casa, ainda na periferia, e André conseguiu ter o seu tão sonhado quarto.

A força dos estudos

Aos 18 anos, André entrou para a faculdade de propaganda e marketing. Ficou obcecado por livros, conhecimento e negócios, e isso trouxe outras oportunidades e enxergou o mundo de uma outra maneira. A dedicação em cima dos livros possibilitou aos 20 anos de idade conquistar um emprego em uma empresa multinacional.

Trabalhou em uma rede de franquias de alimentação, a Icegurt, por quatro anos, no setor de expansão. Lá fez muita educação corporativa, e isso foi o pontapé inicial para abrir sua própria empresa, em 2013.

“Os primeiros dois anos foi muito na raça, aprendendo muito. Nessa época cheguei a ler aproximadamente 100 livros sobre negócios, e muitas dessas táticas que eu lia já executava no dia seguinte dentro da minha empresa de calçados femininos. Isso inclusive, me estimulou a fazer uma pós-graduação em empreendedorismo”, relembra André.

Negócio milionário

André pediu demissão da multinacional, seu pai tinha acabado de falecer e ele queria dar uma nova rota para sua vida, foi então que decidiu abrir uma loja de calçados femininos. Nessa época ele já estava casado, e sua esposa Tawane Augusto pegou um empréstimo pessoal, venderam o carro da família e conseguiram um sócio investidor para abrirem a operação em São Paulo.

O negócio decolou muito rápido e com apenas 27 anos, André faturava em média R$ 5 milhões ao ano. Mas, em 2016, por motivos internos (societários) e externos (recessão do país), falharam na administração e a empresa quebrou.

Recuperação

Em 2018 ele voltou ao mundo dos negócios com a Vendastech, rede de franquias de marketing e serviços digitais, chegou a abrir mais de 100 unidades, mas em maio de 2023 resolveu vender a empresa. Em 2020 abriu uma holding para dar consultoria, formatar empresas em franquias e expandir negócios. Dois anos depois, a holding virou a AGTO Group, um grupo de marcas próprias e de participação.

Ideia surgiu após uma viagem

No início de 2022, após uma viagem à França de comemoração de 15 anos de casados do André e sua esposa Tawane, ele notou que em cada esquina tinha uma creperia e com muitas pessoas comprando. Daí surgiu a ideia de trazer para o Brasil esse mesmo conceito. Após muitos testes, através do seu sócio Denis Messias que ajudou no desenvolvimento do produto, foi lançada a Crepefy.

“Um dos nossos diferenciais é que entregamos um crepe no modelo europeu com a brasilidade do nosso país. Usamos a massa e a forma de comer como na Europa, porém com os principais sabores do Brasil”, explica o fundador e diretor executivo da Crepefy.

Modelo de negócio

A Crepefy é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery (apps e iFood), e eventos corporativos e festas (crepefy events). Trata-se de uma franquia semiautomática que possui gestão simples, onde o franqueado passa pela experiência em todas as etapas do negócio.

São mais de 30 sabores, entre salgados e doces, com preços a partir de R$ 10,90. Para aqueles que preferem o delivery, a embalagem é no formato da logo da empresa, um fantasminha, preparada para manter o alimento aquecido em até 40 minutos. A Crepefy conta com três modelos de negócio: container, quiosque e loja de rua.

Rápido crescimento

A rede que completou recentemente um ano de fundação já soma 85 unidades comercializadas (sendo 42 ativas). A empresa é ideal para cidades a partir de 30 mil habitantes, e almeja encerrar o ano com 210 lojas e faturamento (sell out) de R$ 96 milhões.

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EMPREENDEDORISMO

Uma das maiores empresas de ativos químicos do mundo, Provital cresce 22%

Roberto Jorge Monteiro ocupa a cadeira de CEO da Provital Brasil, empresas de ativos químicos que possui sede na Espanha, e fala um pouco sobre visão, cenário e missão da gigante de ativos cosméticos

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Com 30 anos de experiência no mercado, Roberto Jorge Monteiro é farmacêutico
bioquímico especializado em marketing e vendas. Atualmente, ocupa a cadeira de CEO
de uma das maiores empresas de ativos químicos do mundo, a Provital, que tem sede
na Espanha. Com uma carreira marcada por realizações excepcionais, Roberto trilhou
uma trajetória sólida em diversas empresas, onde não apenas desempenhou funções
estratégicas, mas também contribuiu de maneira significativa para o avanço do setor.

Em 2006, Roberto vislumbrou a oportunidade de introduzir a Provital no Brasil,
tornando-se um ponto crucial na história da empresa. A descoberta aconteceu por
meio do site da In Cosmetics, e a distribuição no mercado brasileiro começou em 2007,
culminando na consolidação da operação em 2010.

Matéria-prima natural

Sua visão empreendedora vai além do tradicional, pautando-se na missão de investir
em tecnologia e adotar matérias-primas naturais que respeitem e preservem o meio
ambiente. Roberto é, sem dúvida, um dos protagonistas na implementação do movimento “Clean Beauty” no Brasil, evidenciando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Como CEO da Provital, Roberto lidera uma empresa que não apenas se destaca pela excelência em ativos químicos, mas também pela busca constante por práticas mais sustentáveis. Seu papel estratégico vai ao encontro da crescente demanda por produtos que unam eficácia e responsabilidade ambiental.

No cenário empresarial, Roberto Jorge Monteiro se sobressai como um líder visionário,
alinhando suas ações com valores que transcendem o meramente comercial. Seu legado é marcado não apenas pelo sucesso nos negócios, mas pela significativa contribuição para uma indústria mais consciente e comprometida com o futuro do nosso planeta.

Crescimento da empresa

Com uma visão audaciosa, a Provital busca atender clientes de todos os portes,
oferecendo ingredientes inovadores para a indústria de cosméticos. O ano de 2023 foi
marcado por um crescimento extraordinário de 22%, sinalizando a eficácia das
estratégias implementadas. Ambicioso, ele projeta um aumento adicional de 2 dígitos
de crescimento para 2024, evidenciando não apenas números impressionantes, mas
uma visão estratégica sólida. O investimento estratégico de destaque em 2023 foi no
novo escritório, um projeto multissensorial que redefine a interação com os clientes.

Indo além dos padrões convencionais, esse conceito proporciona experiências únicas,
integrando elementos de gastronomia, beleza e conteúdo, destacando os ativos
exclusivos da Provital. Desde seu modesto começo com uma equipe de apenas 4
pessoas, a Provital testemunhou um crescimento excepcional ao longo dos anos.

Hoje, a empresa emprega uma equipe talentosa e dedicada, refletindo o compromisso
de Roberto com o desenvolvimento humano. A evolução da Provital é extraordinária,
passando de 15 tipos de matérias-primas para uma oferta atual de mais de 300
ingredientes no portfólio.

A empresa destaca-se não apenas pela amplitude de sua gama de produtos, mas
também pela constante inovação e pela habilidade de se adaptar às demandas
dinâmicas do mercado. Roberto emerge como um líder visionário, guiando
a Provital com inovação e uma estratégia sólida. Sua história não é apenas uma
narrativa de sucesso profissional, mas também um compromisso contínuo com a
excelência e o crescimento sustentável da Provital em meio ao competitivo mercado
de ativos cosméticos.

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