NEGÓCIOS

Compre online e retire na loja: a tendência de mercado que integra o online e offline

Os pick-up store é uma parte integrante da experiência omnichannel, que é oferecer
uma jornada de compra personalizada e positiva, conectando perfeitamente as
plataformas físicas e digitais de um negócio

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Felipe Correia, Head de Estratégia Digital do Varejo na FCamara

Com certeza você já ouviu falar na expressão pick-up store, que significa “compre
online e retire na loja”. Essa modalidade está diretamente ligada à experiência
omnichannel, conectando todas as plataformas físicas e digitais de um negócio para
proporcionar uma jornada de compra personalizada e positiva. Para datas
comemorativas, quando os e-commerces recebem um volume atípico de pedidos, a
estratégia pode beneficiar consumidores e lojistas.

Segundo a Business Insider, somente nos Estados Unidos, os consumidores gastaram
mais de 72 bilhões de dólares com esse tipo de compra em 2020. Com isso, o e-
commerce vai ganhando cada vez mais espaço, principalmente porque alivia os custos
de frete para o cliente

“O pick-up-store se destaca em vários aspectos dentro de uma experiência
omnichannel. Para os empresários, uma das principais vantagens é a redução de
custos na logística, já que todos os gastos com o transporte ficam a cargo do cliente. Já
do lado dos consumidores, eles conseguem ter os produtos em mãos mais
rapidamente, sem a necessidade de aguardar o prazo de recebimento em casa, além
de evitar os riscos de extravio”, destaca Felipe Correia, Head de Estratégia Digital do
Varejo na FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de
negócios.

Transformação digital

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que
mais da metade das empresas do varejo (64%) pretendem investir mais em
transformação digital ainda em 2023 e 80% delas pretendem apostar em estratégias
omnichannel, como a pick-up-store.

Aumentar as vendas

Outra estratégia da pick-up store é que ela ainda possibilita que o consumidor ao
comprar online e buscar a mercadoria teria que passar pelas prateleiras de produtos
da loja física, o que pode despertar o interesse de comprar mais itens e produtos
complementares, as chamadas compras não planejadas.

Além do mais, retirar na loja permite que o consumidor obtenha o produto de forma ainda mais rápida, sem precisar aguardar por meio do frete tradicional, que pode levar em média de 3 a 10 dias úteis. Enquanto que o pick-up store libera a coleta em média de 2 dias ou até mesmo instantemente após a compra.

Benefícios de retirada na loja

Felipe Correia destaca os principais benefícios da retirada em loja, uma forma de atrair
o público para os espaços físicos das marcas:

1 – Melhora eficiência de recursos: A utilização da estratégia aumenta o volume dos
negócios e ajuda a manter a gestão do estoque, já que unifica as plataformas
disponíveis para os clientes interagirem com a marca. Já que o varejista transforma as
lojas físicas em centros de distribuição, em vez de gastar recursos com novos pontos
de venda. Por fim, o empresário economiza com os gastos de logística e entrega, já
que o cliente se responsabiliza por buscar o produto de acordo com o prazo que ele
mesmo estabelecer;

2 – Aumento na conversão na loja online: Os clientes da loja terão uma opção a mais
para receber o produto e poderão utilizar a estratégia em algum momento de
necessidade, ou quando decidirem por um menor tempo de entrega comparado ao
frete normal. O varejista também poderá dar a opção de entrega mais barata ou
gratuita para o pick-up-store, e isso poderá trazer um novo perfil de cliente para
experimentar sua marca. O leque ampliado de opções resulta em um maior alcance de
público;

3 – Aumento de vendas nas lojas físicas: Ao fazer o cliente migrar até a loja física, as
oportunidades de ele consumir no local aumentam, pois o contato com a marca é mais
próximo. O lojista ganha oportunidades de conquistar e fidelizar o cliente, ao passo
que o próprio consumidor tem acesso a novos produtos ao vivo.

No Brasil, grandes varejistas como o Magazine Luiza e a Casas Bahia já usam esse método de entrega de produtos com sucesso, assim como algumas redes de farmácias, como é o caso da Droga Raia.

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