COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS
Profissionais de SEO avaliam o amadurecimento e comentam sobre o futuro do setor no Brasil
O Brasil, tem presenciado um notável desenvolvimento de sua comunidade de SEO ao longo das últimas duas décadas
Em um cenário digital cada vez mais competitivo, a arte e a ciência da Otimização de
Mecanismos de Busca (SEO) se tornaram cruciais para empresas e marcas que desejam
se destacar no universo online. O Brasil, reconhecido como um mercado digital em
rápido crescimento, tem testemunhado um notável amadurecimento de sua
comunidade de SEO ao longo das últimas duas décadas.
Para Lisane Andrade, especialista em SEO e co-fundadora da Niara, a comunidade de
SEO no Brasil é extremamente atuante e aberta ao futuro. “Com uma comunidade
ativa e colaborativa, profissionais brasileiros têm se destacado não apenas no cenário
nacional, mas também internacionalmente. O intercâmbio de conhecimentos, as
discussões produtivas e o compromisso com a inovação são marcas registradas da
nossa comunidade”.
Das origens ao reconhecimento
No início dos anos 2000, SEO era um tema pouco conhecido no Brasil. Os primeiros
profissionais a explorar essa área foram autodidatas, enfrentando desafios de falta de
materiais em português e escassez de cursos especializados.
Erick Formaggio, diretor da digital business, comenta sobre a evolução na área.
“Tecnologicamente, as plataformas de e-commerce careciam de estrutura SEO Friendly e não existiam ferramentas para facilitar e escalar o trabalho, como análises e monitoramento de dados. Culturalmente, havia falta de conhecimento sobre SEO no mercado, tornando difícil vender projetos. No entanto, eventos, como o SMX Search Marketing Expo em 2008, foram essenciais para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais.”
Para Catherine Battisti, SEO sênior na Adtail, a evolução do setor, ultrapassa a função
operacional. “Chegar nas primeiras posições e concorrer por termos populares,
sempre foram grandes desafios. Hoje, além desses, precisamos ter diferentes tipos de
conteúdo, e em diferentes canais, para atender da melhor forma as intenções de
pesquisas.”
Etapas
Cléo Silva, gerente de aquisição digital, analisa a passagem do tempo. “No início, o SEO
era mais simples e menos conhecido, permitindo que pequenas mudanças resultassem
em bons posicionamentos. Com o tempo, SEO evoluiu de um projeto com etapas
definidas para um produto contínuo, exigindo atenção constante para manter a
visibilidade nas SERPs”.
Ricardo Martins, especialista em marketing digital e CEO da TRIWI, relaciona a
comunidade do SEO com o amadurecimento do setor. “Com o passar dos anos,
gigantes como o Google começaram a evoluir seus algoritmos para oferecer resultados
mais relevantes e úteis para os usuários. O Brasil, com seu mercado online em
crescimento, viu a emergência de uma comunidade SEO robusta e engajada. Eventos,
conferências, blogs e cursos surgiram, solidificando o SEO como uma disciplina
essencial no marketing digital brasileiro”.
Futuro
À medida que os mecanismos de busca continuam a aprimorar seus algoritmos e as
preferências do usuário evoluem, os profissionais de SEO precisam se adaptar e se
manter atualizados.
“O profissional deverá ter conhecimento em diversas outras áreas como Branding e
Métricas, além de contar com novas tecnologias como inteligência artificial e
automações para a execução de seu trabalho. Quanto à forma como a comunidade
SEO pode se unir para enfrentar esses desafios de maneira eficaz, acredito que a
colaboração e o compartilhamento de conhecimento serão fundamentais. A
comunidade SEO já é conhecida por sua disposição em compartilhar informações e
melhores práticas, e isso deve continuar no futuro”, finaliza Lisane.