COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Profissionais de SEO avaliam o amadurecimento e comentam sobre o futuro do setor no Brasil

O Brasil, tem presenciado um notável desenvolvimento de sua comunidade de SEO ao longo das últimas duas décadas

Published

on

Em um cenário digital cada vez mais competitivo, a arte e a ciência da Otimização de
Mecanismos de Busca (SEO) se tornaram cruciais para empresas e marcas que desejam
se destacar no universo online. O Brasil, reconhecido como um mercado digital em
rápido crescimento, tem testemunhado um notável amadurecimento de sua
comunidade de SEO ao longo das últimas duas décadas.

Lisane Andrade

Para Lisane Andrade, especialista em SEO e co-fundadora da Niara, a comunidade de
SEO no Brasil é extremamente atuante e aberta ao futuro. “Com uma comunidade
ativa e colaborativa, profissionais brasileiros têm se destacado não apenas no cenário
nacional, mas também internacionalmente. O intercâmbio de conhecimentos, as
discussões produtivas e o compromisso com a inovação são marcas registradas da
nossa comunidade”.

Das origens ao reconhecimento

No início dos anos 2000, SEO era um tema pouco conhecido no Brasil. Os primeiros
profissionais a explorar essa área foram autodidatas, enfrentando desafios de falta de
materiais em português e escassez de cursos especializados.

Erick Formaggio, diretor da digital business, comenta sobre a evolução na área.

“Tecnologicamente, as plataformas de e-commerce careciam de estrutura SEO Friendly e não existiam ferramentas para facilitar e escalar o trabalho, como análises e monitoramento de dados. Culturalmente, havia falta de conhecimento sobre SEO no mercado, tornando difícil vender projetos. No entanto, eventos, como o SMX Search Marketing Expo em 2008, foram essenciais para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais.”

Para Catherine Battisti, SEO sênior na Adtail, a evolução do setor, ultrapassa a função
operacional. “Chegar nas primeiras posições e concorrer por termos populares,
sempre foram grandes desafios. Hoje, além desses, precisamos ter diferentes tipos de
conteúdo, e em diferentes canais, para atender da melhor forma as intenções de
pesquisas.”

Etapas

Cléo Silva, gerente de aquisição digital, analisa a passagem do tempo. “No início, o SEO
era mais simples e menos conhecido, permitindo que pequenas mudanças resultassem
em bons posicionamentos. Com o tempo, SEO evoluiu de um projeto com etapas
definidas para um produto contínuo, exigindo atenção constante para manter a
visibilidade nas SERPs”.

Ricardo Martins

Ricardo Martins, especialista em marketing digital e CEO da TRIWI, relaciona a
comunidade do SEO com o amadurecimento do setor. “Com o passar dos anos,
gigantes como o Google começaram a evoluir seus algoritmos para oferecer resultados
mais relevantes e úteis para os usuários. O Brasil, com seu mercado online em
crescimento, viu a emergência de uma comunidade SEO robusta e engajada. Eventos,
conferências, blogs e cursos surgiram, solidificando o SEO como uma disciplina
essencial no marketing digital brasileiro”.

Futuro

À medida que os mecanismos de busca continuam a aprimorar seus algoritmos e as
preferências do usuário evoluem, os profissionais de SEO precisam se adaptar e se
manter atualizados.

“O profissional deverá ter conhecimento em diversas outras áreas como Branding e
Métricas, além de contar com novas tecnologias como inteligência artificial e
automações para a execução de seu trabalho. Quanto à forma como a comunidade
SEO pode se unir para enfrentar esses desafios de maneira eficaz, acredito que a
colaboração e o compartilhamento de conhecimento serão fundamentais. A
comunidade SEO já é conhecida por sua disposição em compartilhar informações e
melhores práticas, e isso deve continuar no futuro”, finaliza Lisane.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile