FRANQUIAS

Sem taxa de franquia, Solário Piscinas não cobra royalties

Rede com mais de 30 anos no mercado de piscinas de fibra explica o que motivou a não
cobrar importantes taxas do franchising; Estratégia tem facilitado gestão do franqueado, devido a diminuição de gastos

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A taxa de franquia é um dos pontos mais importantes quando falamos em investir no
franchising. Porém, algumas redes de franquias optam em abrir mão dessa taxa com o
objetivo de diminuir o valor do investimento total, o que também acaba aumentando a
confiabilidade da negociação entre franqueadora e investidor.
 
A taxa de franquia deve ser paga no momento da assinatura do contrato e serve para
aquisição dos direitos da marca. Considerada como uma estratégia para acelerar a
expansão da marca, algumas franquias têm deixado de cobrar esse valor como forma
de incentivo ao empreendedorismo, e assim, levar o nome da franquia para várias
regiões brasileiras.
 
É o que tem feito a franquia Solário Piscinas – rede com mais de 30 anos no mercado
de piscinas de fibra – que para impulsionar a expansão estabeleceu uma isenção no
valor da taxa de franquia e também nos royalties. Com isso, o investimento tende a ser
mais baixo, ou seja, o franqueado deve arcar apenas com a instalação da unidade e
levantar o capital de giro necessário.

“Conhecemos as dificuldades do varejo e passamos nosso aprendizado de 30 anos ao nosso franqueado. Isso foi o que motivou a não cobrarmos nenhuma taxa de franquia e royalties, para garantir a saúde financeira dos nossos parceiros, principalmente no início da operação. A rede sabe que todas as taxas, custos e investimentos de forma transparente são totalmente justos”, explica Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da Solário.

O empresário reforça que as únicas exigências da marca são que o franqueado compre
exclusivamente piscinas de fibra da Solário e caso já tenha uma loja física, adeque seu
ponto comercial aos padrões da marca.

Franquia transparente

A Solário nasceu em 1990 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e é
comandada em família, já passando por duas gerações de empreendimento. Nesses 33
anos de mercado a rede de franquia passou por várias transformações e em 2017
resolveu dar um novo passo, expandir por meio do sistema de franquias. Em seis anos
de franchising, passou a abrigar de 10 funcionários a mais de mil pessoas
indiretamente. Atualmente a Solário está entre as cinco maiores fabricantes de
piscinas do Brasil e soma três parques industriais nos estados de São Paulo, Bahia e
Goiás. Neste segundo semestre está previsto a inauguração de mais um parque fabril,
dessa vez no Pará.
 
“Com isso conseguimos atender toda a região Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, e
muito em breve o Norte do Brasil, facilitando a entrega dos nossos produtos para essas
regiões e aumentando assim, a nossa cobertura nacional”, diz o diretor executivo.
 
Martinez pontua que o fato de a franquia não cobrar a taxa de franquia e royalties não
é desculpa para relaxar na gestão do negócio. “O franqueado deve ter dedicação à
franquia para que os serviços sejam bem executados e ter sucesso no novo
empreendimento. O respaldo da franqueadora quanto ao suporte permanece com
total cuidado, qualidade e com uma equipe altamente qualificada. Mas é claro, que
cabe ao franqueado o sucesso da sua operação”, enfatiza.

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