COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Investimento em marketing faz empresa crescer 355% em um ano

A marca ‘Olho no Carro’ mudou sua estratégia de marketing e, consequentemente, saiu de um faturamento de R$ 2 milhões para R$ 13 milhões

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Consumidores de todo o Brasil, pesquisam muito na hora de comprar um veículo
seminovo ou usado. Porém, diversas dúvidas e inseguranças surgem, principalmente
considerando que as opções são múltiplas e o investimento pode representar as
economias de uma vida.

Para ajudar essas pessoas na decisão de compra, surge a ‘Olho no Carro‘, fundada em
2017, com o diferencial de ser uma plataforma de consulta veicular para pessoas
físicas. Ao longo dos anos, a empresa conquistou o mercado brasileiro, que, até então,
era focado no modelo B2B, onde apenas varejistas e revendedores conseguiam acessar
facilmente informações sobre veículos automotores.

Investimento em marketing

Em 2021, quando o faturamento foi de R$ 2 milhões, a Olho no Carro terceirizava o
marketing digital. No entanto, com o objetivo de expandir seus resultados, a empresa
resolveu internalizar o marketing, contratando uma equipe responsável por isso.

A partir de então, ela passou a realizar investimentos mais altos destinados à
divulgação, atingindo um faturamento de R$ 13 milhões em 2022. Nesse sentido, em
apenas um ano, o salto da ‘Olho no Carro’ foi de 355%. Para 2023, a expectativa é
fechar o ano com R$ 21 milhões em faturamento.

Como funciona?

Com o número do chassi ou até mesmo a placa do carro, o consumidor interessado em
comprar um veículo usado ou seminovo pode fazer uma consulta gratuita, para a
verificação de itens básicos, ou a consulta completa, na plataforma online da empresa,
pelo valor de R$ 64,90. Ao total, é gerado um relatório de mais de trinta itens, onde o
comprador pode descobrir se o automóvel já foi roubado, possui alguma passagem por
leilão, tem sinistro ou já participou de algum recall.

Mudança de estratégia

A marca tem um grande número de consultas mensais, além disso, o fato delas serem
realizadas por pessoas físicas também é o maior desafio da ‘Olho no Carro’.
Diferentemente do sistema B2B, onde os varejistas e revendedores fazem consultas
frequentes, o consumidor final realiza suas consultas em um espaço de tempo muito
maior. Foi pensando nisso que a empresa mudou todo o seu sistema de marketing.

“A gente precisa ter em mente que gastar dinheiro com marketing é, sobretudo, investir na própria empresa. E os frutos disso são notáveis. Depois que entendemos o cenário e internalizamos nosso marketing, o salto foi gigantesco. Quantas empresas podem dizer que tiveram uma alta de 355% em 12 meses sem qualquer aporte externo?”, destaca Yago Almeida, sócio fundador da empresa.

Hoje, a ‘Olho no Carro’ investe de R$ 500 mil a R$ 700 mil reais mensais em
publicidade, o que garante uma maior visibilidade e adesão por parte dos
consumidores e torna a empresa a maior plataforma brasileira de consulta veicular
para pessoas físicas. E a meta é crescer cada vez mais.

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