COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Veja 4 dicas para melhorar a interatividade nos PDVs com marketing de experiência

Executivos da Curious e XLab apontam estratégias para impulsionar a fidelização de clientes e dão dicas de como utilizar todo o potencial da ferramenta

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O consumidor atual procura as lojas com expectativas que vão além da facilidade e da
praticidade nos seus momentos de consumo, mas que também entregam uma
experiência prazerosa e personalizada. De acordo com um estudo da Tiendeo realizado
durante a pandemia em setembro de 2021, 42% dos brasileiros preferem a experiência
da loja física à digital, tendo mais chances de fidelização com uma experiência de
cliente física satisfatória e que chame a atenção.

Nesse contexto, o marketing de experiência nos pontos de venda se prova uma prática essencial para cativar os consumidores emocionalmente. “Ao incorporar essa estratégia, as marcas atraem novos consumidores, mantêm os existentes, promovem o boca a boca positivo e aumentam sua relevância a longo prazo. Além disso, o marketing de experiência nos PDVs pode melhorar a percepção da marca, tornando-a mais valiosa e impactante na mente dos consumidores.”, comenta Caio Machado,
Diretor Executivo da Curious.

O marketing de experiência no varejo físico pode ser aplicado desde a criação do
design da loja até a inclusão de ferramentas de atendimento personalizado. “Mesmo
com o crescimento do e-commerce, o investimento em ações interativas em lojas
físicas ainda é extremamente relevante e valioso, já que cria uma conexão emocional
dos consumidores com a marca e a possibilidade do contato prévio com os produtos
oferecidos.”, explica André Assis, CEO da XLab.

Os executivos levantaram quatro principais vantagens do marketing de experiência:

1 – Engajamento mais profundo: a interatividade envolve os clientes de forma mais
profunda, permitindo que eles participem dinamicamente da ativação. Isso cria um
senso de envolvimento e pertencimento, tornando a experiência mais memorável e
atraindo os consumidores de volta às lojas.

2 – Experiência personalizada e geração de entretenimento: a interatividade permite
a personalização com base nas preferências do cliente, tornando a experiência mais
relevante e significativa para cada indivíduo, além de proporcionar entretenimento nas
visitas às lojas, tornando todo o processo de compra mais agradável e divertido.
Aposte em ativações sensoriais e em um design atraente e personalizado.

3 – Facilidade no processo de compra e feedback instantâneo: a interatividade bem
projetada pode simplificar a navegação e a compra, deixando a experiência mais
conveniente e eficiente. Além disso, pode permitir que os clientes forneçam feedback
imediato, o que pode ser usado para melhorar a experiência e atender às suas
necessidades.

4 – Diferenciação da concorrência: marcas que oferecem experiências interativas se
destacam da concorrência, atraindo a atenção dos clientes e incentivando a lealdade, com consumidores cada vez mais exigentes, cativar os clientes por meio de suas emoções e sentidos se torna um grande diferencial.

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