FRANQUIAS

Ela criou redes de escola que prioriza alfabetização financeira, educação ambiental e formação humana

Damir Forner é fundadora da rede de franquia Peixinho Feliz, com nove unidades ativas no Brasil, faturou no ano passado R$ 8 milhões; Escola de ensino infantil conta com metodologia exclusiva de ensino, criada com base nos princípios da neurociência, de forma a promover o desenvolvimento global da criança

Published

on

A professora de linguística Damir Forner dedicou sua vida à educação – sua jornada
acadêmica começou como professora de inglês e português para turmas de Ensino
Fundamental e Médio, na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. De lá pra cá, foram
mais de 40 anos dedicados a magistratura, no Brasil e no exterior. Entretanto, a
experiência em sala de aula fez com que ela questionasse o processo pedagógico da
educação infantil – que priorizava um conteúdo pragmático e pouco transformador.

Então, junto com uma colega da área, criou um estudo piloto com 10 crianças entre
dois e três anos de idade. O projeto contemplou elementos essenciais para a formação
integral da criança como um ser cognitivo, afetivo, psicossocial, e cultural, que precisa
brincar para aprender a se desenvolver e formar uma personalidade saudável. Assim
nasceu a Peixinho Feliz, uma escola de educação infantil com uma metodologia
exclusiva baseada nos princípios da neurociência.

“O mercado da educação infantil vive um aumento de demanda e exigência por parte
dos pais que esbarra na carência de opções de qualidade. Aqui, nossos peixinhos
aprendem a pensar, sonhar, criar, interagir com a natureza e viver em sociedade. Mais
do que alunos, formamos seres humanos preparados para serem protagonistas de seu
futuro”, afirma a criadora da rede, Damir Forner.

Damir Forner

A escola para pequenos empreendedores

O principal diferencial da rede é sua metodologia exclusiva de ensino, criada com base
nos princípios da neurociência, de forma a promover o desenvolvimento global da
criança. A prática prioriza a organização, planejamento, atenção individualizada,
atividades lúdicas estruturadas e experiências essenciais. O destaque fica por conta da
“alfabetização financeira”, que busca formar pequenos empreendedores.

“É um programa desenvolvido a partir de atividades planejadas que despertam nos
pequenos o desenvolvimento da autonomia e a transformação de desafios em
oportunidades. Criamos uma moeda interna, chamada de “dinheiro peixinho”, que
pode ser usada em diferentes eventos internos, como feiras e cinema”, explica a
professora.

Pioneiro, o programa de ensino foi reconhecido internacionalmente e recebeu o
Prêmio Quality, em 2019. Outros pilares importantes da escola incluem a educação
ambiental, de forma que a criança entenda e preserve o mundo à sua volta, a
alimentação balanceada e a formação humana.

Um oceano de oportunidades

Como negócio, a Peixinho Feliz apresentou um modelo seguro, rentável e gratificante.
Presente em todas as regiões do Brasil, a rede faturou mais de R$ 8 milhões em 2022 e
planeja dobrar os dígitos esse ano, superando a casa dos R$ 12 milhões. De acordo
com a sua fundadora, os números refletem o sucesso de um processo testado e
validado no mercado, que garante rentabilidade constante (35% em cima do
faturamento) e sólido payback (24 meses).

“Foram anos de estudos e formatação que resultaram em um modelo de negócio único, ideal para quem quer empreender na área e contar com uma estrutura completa e suporte de quem é especialista no assunto”, conta.

O suporte ao franqueado é continuo e a marca conta com um time de especialistas
que o acompanha desde a escolha do imóvel, passando pelo projeto arquitetônico,
planejamento pedagógico, capacitação da equipe até conteúdo para campanhas de
marketing mensais, fornecidas sem custos adicionais.

“É importante salientar que não é necessário ter formação ou proximidade em pedagogia ou educação. Muitos dos nossos franqueados são casais empreendedores que sentem na pele a dificuldade de encontrar boas opções para seus filhos”, acrescenta.

Mesmo durante a pandemia, quando as escolas fecharam em razão das restrições
impostas, a valorização do mercado contribuiu para a expansão da rede, que teve um
crescimento no número de alunos após o retorno.

Mergulho em novos mares

Com 9 unidades abertas pelo país e mais 3 em processo de implementação, a marca
preparou diversas novidades para o segundo semestre. A primeira é o moderno
berçário modelo, que inclui fraldário, piscina de bolinhas e uma iluminação
personalizada, ideal para preservar o sono dos pequenos.  No que diz respeito aos
negócios, a única franquia especialista em educação infantil do Brasil preparou três
novos módulos.

O Módulo Essencial (a partir de R$ 180 mil), indicado para empreendedores que
querem aumentar a capacidade da escola conforme a demanda; o Avançado (a partir
de R$ 240 mil), para aqueles que desejam um ambiente mais amplo, com mais
recursos; e o Master (a partir de R$ 300 mil), mais completo dos três formatos, que
incluí o berçário, seis salas e um adicional multiuso.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile