EMPREENDEDORISMO

Engenheiras criam empresa de ecoturismo online e estima faturar R$ 3 milhões

VaiViver foi criada pelas amigas de faculdade Mayumi Kurimori e Cecilia Vieira, que chegou a vender 40 vagas em viagens em menos de 6 minutos no e-commerce

Published

on

Cecilia Vieira e Mayumi Kurimori

Em 2016, as amigas de faculdade alunas da USP e engenheiras Mayumi Kurimori e
Cecilia Vieira, fundaram a empresa VaiViver, que cria experiências de turismo
sustentável e roteiros fora do convencional Brasil afora, e com um detalhe: um capital
inicial inferior a R$ 20.

“Nosso custo fixo era o transporte dos clientes. A primeira viagem foi para o Parque
Nacional da Serra da Bocaina, no qual alcançamos o cume da Pedra da Macela
realizando um Trekking Noturno. Fretamos a van para realizar o transporte do grupo e
o combinado era pagar esse fornecedor depois que tivéssemos recebido o valor de
nossos clientes, na época, amigos da faculdade. No alto da montanha, queríamos
oferecer uma experiência aconchegante com chocolate quente, e esse foi o único
investimento inicial, que somou R$ 14“, conta Mayumi Kurimori.

As amigas organizavam experiências de viagens com amigos e apostaram no
ecoturismo por meio de estratégias digitais. Em sete anos, mesmo com a pandemia de
Covid-19 no meio do caminho, elas atingiram 10 mil clientes e têm a estimativa de
chegar a R$ 3 milhões de faturamento anual até o fim deste ano – em 2022, foram R$
2,2 milhões
.

Presença digital

Nos primeiros três anos, as sócias fortaleceram a presença digital da marca a um baixo
custo, com foco em hospedagem ágil e na formatação de um site para compras on-
line, além de investimento em tráfego pago. No pós-pandemia, a VaiViver já tinha suas
estratégias 100% focadas no ambiente digital e recuperou o fôlego financeiro.

“Muitas empresas de turismo não têm um olhar digital. Para nós, foi fundamental essa visão. Alcançamos muita gente por conta da tecnologia. Nossa sede física é unicamente para logística. Isso fez com que a retomada pós-pandemia fosse significativa, chegamos a vender mais de 40 vagas em viagens em menos de 6 minutos em nosso e-commerce”, lembra Cecilia Vieira.

Para Rafael Hertel, country manager da Hostinger no Brasil, a presença digital
qualificada deve ser acessível para empresas de diferentes portes: “Cada vez mais, a
tecnologia permite que micro e pequenas empresas qualifiquem suas estratégias
digitais a um custo possível. No caso da VaiViver, a marca conquistou autoridade no
seu nicho de negócio não apenas por ter um olhar digital desde a fundação, mas
porque há um cuidado com a experiência do usuário tanto no site quanto nas
plataformas integradas. Além disso, o processo de compra é híbrido: envolve
tecnologia e pessoas”, analisa.

Agora, o foco da empresa de turismo é o fortalecimento das relações interpessoais on-
line: “Hoje temos uma infraestrutura que permite alto fluxo de compras simultâneas
no e-commerce e estamos apostando na próxima Black Friday. Para a data, além da
interação virtual, estamos fortalecendo o canal de comunicação com pessoas reais por
meio de interfaces de atendimento ao cliente”, finaliza Cecilia.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile