COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Brasileiros apontam que identidade visual e posicionamento das marcas são fatores importantes antes da compra

Pesquisa revela os aspectos determinantes para fidelizar o público e o que pode afastar o consumidor ao comprar um produto ou serviço

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A recente mudança do nome do Twitter para X trouxe diversas discussões sobre a
relação das marcas com seus consumidores ou, como no caso da rede social, seus
usuários. Entre as questões que entraram em debate, as alterações na identidade da
plataforma foram polêmicas e causaram reações.

As transformações visuais não foram as únicas da rede, que já vinha apresentando algumas modificações desde a compra da plataforma pelo empresário Elon Musk, mas a troca do famoso passarinho azul pelo símbolo “X” causou estranhamento e mesmo rejeição entre muitos usuários, e pode ter sido a gota d’água para que muito tuiteiros deixassem a plataforma.

Sabendo da importância da comunicação e da identidade para as marcas, e buscando
entender a relevância dessas esferas para os consumidores, o Guia dos Melhores,
plataforma de avaliação de produtos online, realizou uma pesquisa com brasileiros de
todas as idades e regiões do país para entender o quanto o posicionamento, os valores
e a aparência de uma marca influenciam no momento de compra e ajudam na
fidelização do consumidor.

Pesquisa

A pesquisa revela que a comunicação, incluindo posicionamento, mensagem e valores,
e a identidade visual de uma marca são fatores significativos para 54% dos consumidores. As respostas positivas equivalem aos 27% dos entrevistados que consideram o fator como bastante importante no momento de escolha e de consumo, e aos 26% que pensam que a questão é determinante, sendo que só consomem de marcas com as quais se identificam com a identidade.

Para 17% dos respondentes, esses quesitos são critério de desempate quando estão na
dúvida entre produtos ou serviços; para 14% não é algo tão importante, mas pode
interferir na decisão de consumo de um produto, e apenas 6% disse não considerar
esses pontos nem um pouco importantes e que eles não interferem em suas decisões
de compra.

O que é mais importante para o consumidor?

 Quando se fala de comunicação, existem muitos aspectos que buscam conectar as
marcas com seu público. No entanto, algumas dessas estratégias podem ter mais ou
menos apelo de acordo com perspectivas geracionais, financeiras ou regionais.

De acordo com o estudo, entre os aspectos mais importantes para as marcas
transmitirem por meio de sua comunicação escrita e visual estão o compromisso com
o meio ambiente e a sustentabilidade, indicado por 57% dos entrevistados; possuir
uma identidade visual agradável, segundo 50% dos respondentes; possuir missão e
valores alinhados com o do cliente, citado por 43%; estar alinhado com o estilo de vida
do consumidor, de acordo com 39%, e ter compromisso com a diversidade, para 36%
dos perguntados.

Mas assim como existem aqueles pontos determinantes para que o consumidor se sinta atraído por uma marca e motivado e consumir seus produtos, há também aqueles que desestimulam o público a seguir comprando.

Segundo o levantamento, os pontos mais determinantes para que se deixe de utilizar
uma marca da qual se costumava consumir são o mau atendimento ou suporte por
parte da marca, indicado por 57%; aumento de preço dos produtos ou serviços, para
55% dos respondentes; alteração na composição do produto, como mudança de
ingredientes ou de materiais, citado por 52% dos entrevistados; polêmicas negativas
em relação à marca, escolhido por 42%, e diminuição do tamanho do produto,
apontado por 35%.

Mudanças também podem ser positivas

Por mais que as mudanças do Twitter para X sejam as mais comentadas atualmente,
existem atualizações de identidade de marcas que foram cases de sucesso. As
renovações são importantes para que as marcas não fiquem ultrapassadas e possam
acompanhar o desenvolvimento do mercado, trazendo para si transformações
estratégicas, feitas a partir de muita pesquisa e estudo que podem, a partir de suas
transformações, atrair e fidelizar novos públicos, especialmente os mais jovens.

Alguns casos de atualização na identidade ou posicionamento de marcas deram
bastante certo. O banco digital Nubank, ao expandir sua oferta de produtos, aproveitou a oportunidade para se renovar. Aspectos como logotipo e fontes foram alterados para trazer a sensação de movimento, em alusão ao momento de transformação da empresa. E a manutenção da cor roxa, que já era marca registrada da Nubank, fez com que as mudanças fossem bem recebidas pelos usuários do banco.

Outro case de sucesso foi a mudança da Magazine Luiza para Magalu, em 2018. A
empresa se atualizou para marcar sua aproximação do mundo digital, e hoje é
fortemente reconhecida por iniciativas como o investimento na Lu, atendente virtual
do e-commerce da marca, que já recebeu diversos prêmios por ser considerada a
maior influenciadora virtual do mundo.

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