FRANQUIAS

Ele trouxe a ideia da França, adaptou para o sabor brasileiro e vem conquistando o país com a venda de crepe

Há um ano no mercado, franquia Crepefy se mostra uma excelente opção de investimento para quem quer abrir o próprio negócio no mercado de food service

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Comidas estrangeiras são vistas, atualmente, em todos os cantos do Brasil.
Restaurantes com cardápios especializados na culinária internacional são inaugurados
com grande frequência. Entre as opções, os consumidores poderão encontrar: comida
mexicana, japonesa, americana, francesa, portuguesa, alemã e muitas outras.

 Uma das receitas que é de fora do país, mas que caiu no gosto dos brasileiros, é o
crepe francês, que faz sucesso em estabelecimentos gastronômicos e até mesmo em
eventos. As diversas combinações de sabores doces ou salgados e a praticidade no
preparo são alguns dos atrativos.

Foi justamente em uma visita a França, que o fundador e diretor executivo da Crepefy
– rede especializada no modelo europeu de crepe francês – André Augusto, trouxe a
receita para o Brasil, transformando o negócio em franquia. “Na França, em cada
esquina tinha uma creperia e com muitas pessoas comprando. Daí surgiu a ideia de
trazer para o Brasil esse mesmo conceito. Usamos a massa e a forma de comer como
na Europa, porém com os principais sabores do nosso país”, comenta André.

Brasilidade no sabor

Existe um grande risco de trazer uma comida de outro país e não ser bem aceito, pelo
fato de o sabor não se encaixar com o paladar local. Porém, sempre quando uma
culinária internacional desembarca no Brasil, aquele tempero brasileiro é adicionado
na receita.

“Pegamos os recheios mais vendidos de pizza e pastel, que é uma das refeições que o brasileiro mais adora, e adaptamos ao crepe. Foram meses de testes e mais testes até chegar em todo o conceito de produto, distribuição e marca”, explica o fundador e diretor executivo da Crepefy.

Preço acessível

Outro ponto comum em boa parte dos restaurantes, são os altos valores praticados
nos alimentos de origem estrangeira, fazendo com que muitos consumidores se
afastem desse tipo de culinária. Porém, o mesmo não ocorre com os crepes da
Crepefy, que possui um preço acessível. “A marca é democrática, atendemos todos
que sentem vontade de comer um crepe francês e que podem pagar a partir de R$
10,90
por um bom produto”, salienta André.

Food service em alta

De acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no 2º trimestre
deste ano, o segmento de Alimentação – Food Service foi o segundo com o maior
aumento em seu faturamento, com uma alta de 16,9%, comparado ao mesmo período
do ano passado.

Segundo a ABF, o setor foi beneficiado pelo forte reaquecimento das atividades
sociais, retorno com mais frequência do trabalho presencial, abertura de unidades,
novos produtos, reformulação e melhorias no cardápio e investimentos em
treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Investimento na franquia

Com o mercado de alimentação aquecido e uma culinária que agrada boa parte dos
brasileiros, a Crepefy se torna uma excelente opção para quem deseja investir no
setor. A franquia conta com dois modelos de negócios, sendo a loja de rua e o
quiosque. Nelas, pode ser trabalhado com delivery e eventos, que é onde o
franqueado leva uma miniloja e serve os crepes como em um restaurante.

“O nosso formato quiosque solicita um espaço a partir de 6m², sendo necessário investimento inicial entre R$ 80 mil a R$ 110 mil, já incluso a taxa de franquia mais o capital de giro e investimento com instalação e equipamentos. O faturamento bruto médio mensal é de R$ 35 mil, com lucro líquido entre 15% a 25% mensal. O retorno do investimento é previsto entre 9 e 18 meses”, explica André.

Augusto ainda cita que a opção Store to go smart é uma pequena loja de rua, indicada
para áreas a partir de 12m², onde é possível o cliente consumir no mesmo local. “O
investimento inicial é entre R$ 80 mil a R$ 140 mil, incluso a taxa de franquia, capital
de giro e investimento com instalação. O faturamento médio mensal é de R$ 40 mil,
com lucro líquido de 18% a 25%, e retorno previsto entre 9 a 18 meses.

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