FRANQUIAS

Franchising cresce mais de 11% no 3º trimestre e faturamento supera R$ 62 bilhões

Pesquisa da ABF apontou que todos os segmentos cresceram durante o período, mas o setor de alimentação-food service foi o que teve maior alta, com 17,5%

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André Augusto, CEO da franquia Crepefy

Há tempos o mercado de franquias vem dando sinais de recuperação e alta, principalmente após a crise da pandemia. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de divulgar dados referente a pesquisa trimestral de desempenho, que apontou que o setor registrou uma alta de 11,4% no terceiro trimestre de 2023 (de julho a setembro).

O faturamento também foi bem satisfatório, já que passou de R$ 56,256 bilhões em 2022 para R$ 62,676 bilhões na comparação com o período analisado. Frente ao 3º trimestre de 2021, a variação positiva foi quase três vezes maior, de 32,3%. Em relação a igual período de 2020 (início da pandemia), a receita cresceu ainda mais, 42,6%, e comparada a 2019, a alta foi de 32,8%.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, os resultados mostram que o setor superou a fase de recuperação mais aguda pós-pandemia e o foco hoje é voltado à expansão dos negócios.

“Mas agora as regras são outras: vendas híbridas, uso mais intensivo de tecnologia, atenção a novos mercados e até operações de fusões e aquisições. Em outros estudos, identificamos também a força de mercados onde o agronegócio é muito presente e a considerável expansão em cidades do interior, principalmente do estado de São Paulo. Enquanto entidade representativa, continuamos acompanhando de perto o trâmite da Reforma Tributária e outros pleitos como a atualização do Simples que podem impactar o ambiente de negócios no País”, diz.

Abertura de empresas

O levantamento apontou que durante esse período foram inauguradas 4,5% mais unidades, em comparação com o 3º tri de 2022. Já o número de operações fechadas ficou em 1,7%, resultando num saldo positivo de 2,8%.

Já os repasses se mantiveram quase estáveis, com um índice de 0,7% ante 0,9% registrado no 3º trimestre do ano passado. Com isso, houve um acréscimo de 11.990 operações de franquias no país no período pesquisado, totalizando 191.346 unidades. O número de empregos diretos gerados pelo setor foi da ordem de 1,645 milhão de trabalhadores.

Todos os segmentos cresceram

De acordo com o estudo da ABF todos os segmentos do franchising cresceram entre julho a setembro de 2023. Tendo o de Alimentação – Food Service com o melhor índice, de 17,5% na receita.

Entre os fatores principais que explicam esse desempenho do segmento estão um significativo aumento no número de marcas e unidades, incremento no faturamento médio por operação, o retorno do trabalho presencial e de hábitos sociais interrompidos pela pandemia, além do lançamento de produtos, reformulação e melhorias do cardápio e portfólio.

Saúde, Beleza e Bem-Estar vem logo em seguida, com 13,7% da receita. O segmento registrou aumento na quantidade de redes, operações e um expressivo crescimento do faturamento médio por unidade. Além disso, ele continuou se beneficiando dos cuidados das pessoas com sua saúde, com destaque para as óticas, cuidados estéticos e fitness.

Já o segmento de Entretenimento e Lazer alcançou o terceiro lugar com melhor desempenho, com um índice de crescimento de 12,4%. Um dos mais atingidos pela pandemia, o segmento reportou forte desempenho comercial nos últimos 12 meses, originado da melhora do marketing e de investimentos dos franqueados. Também houve a entrada de empresas novas na parte de eventos e também voltadas ao público infantil e adolescente.

O segmento de Alimentação – Comercialização e Distribuição (que inclui supermercados, chocolaterias e lojas de conveniência) ficou em quarto lugar, com 11,8% de alta, tendo como principais razões para o bom desempenho fatores econômicos e de mercado e um maior engajamento nas lojas físicas.

Fechando os cinco melhores desempenho da pesquisa, está Serviços e Outros Negócios, que também registrou crescimento de 11,8% no período. O segmento que emprega o maior número de trabalhadores no país se destacou pela maior demanda por serviços nesse período.

Empresários comemoram o atual momento

Para o CEO da franquia Crepefy – marca especializada no modelo europeu de crepe francês – André Augusto, o franchising oferece muitas vantagens para quem quer empreender. “O segmento de alimentação é muito amplo, há opções desde fast-food, sucos, refeições, comidas típicas, entre muitos outros, basta focar em atingir um determinado nicho. Sem falar que quando você foca em determinado produto, ao invés de abrir um restaurante completo, por exemplo, há a facilidade de operação no dia a dia, além de menores custos. O segmento de alimentação sempre foi um dos top 5 em crescimento e acredito que ele tem muito a crescer ainda”, analisa o empresário que entrou com a marca no franchising no início deste ano.

Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips Food

Hermes Bernardo, fundador e CEO da FiChips Food – primeira e maior rede de fast- food brasileiro especializado na culinária inglesa – também comemora o atual momento que vive o setor de alimentação. “A pandemia trouxe perdas irreparáveis para os negócios, tivemos que reinventar, algumas empresas sofreram e tiveram que encerrar suas atividades, mas conseguimos dar a volta por cima. Criamos modelos de negócios mais enxutos e baratos, investimos no delivery. As famílias e amigos voltaram a se reunir para uma alimentação fora do lar, tudo isso contribui cada vez mais para esse crescimento, diz o empresário que está completando 10 anos de empresa no mercado.

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