EMPREENDEDORISMO

Empresárias criam hub que fomenta negócios de tecnologia e inovação liderados por outras mulheres

Empresa foi criada para ser um canal de empreendedorismo feminino, impulsionando a
diversidade no ecossistema de startup, inovação e tecnologia e desde então tem reunido dezenas de mulheres

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Segundo o estudo Women in the Workplace 2022 da McKinsey & Company, cargos de
executivos como CEO, CFO e CTO são predominantemente ocupados por homens
brancos. Apenas uma em cada quatro líderes é mulher, sendo 1 em cada 20 uma
mulher negra. Foi essa realidade que motivou Patricia Carvalho, fundadora da Fórum
Hub, e Letícia Costa, a criar a SheMakes, hub que fomenta negócios de tecnologia e
inovação liderados por outras mulheres. Desde sua criação, o hub já conta com um
grupo de 100 executivas, entre elas, Aline Lex, fundadora da Zazuu.Pet,
Beatriz Ambrosio, fundadora da PRTech Mention e Dora Awad, fundadora do app Os
Nossos.

A SheMakes foi fundada em 2022 para impulsionar o empreendedorismo feminino, e
visa transformar o mercado, tradicionalmente liderado por homens, para uma
realidade na qual as mulheres tenha as mesmas condições de se destacarem.

Vivenciar diariamente o machismo estrutural é uma realidade que todas as mulheres
passam, e no ambiente corporativo isso não se difere. A ideia de fundar
a SheMakes aconteceu quando Patricia estava em um evento do ecossistema de
startup e analisou que havia mais homens do que mulheres naquele ambiente. “A fila
do banheiro masculino era maior do que a do feminino, e nós sabemos que isso é
muito raro de acontecer”, comenta Costa.

Em busca de soluções

As fundadoras estão construindo soluções para problemas significativos cujo público-
alvo às vezes são mulheres. O que acontece com o financiamento quando os vice-
presidentes homens não entendem o mercado-alvo? Eles levam mais tempo para
aprovar o investimento e os cheques são menores.

De acordo com o relatório Funding Divide de 2023 da DocSend, as equipes femininas
arrecadaram 36% menos do que as equipes masculinas em 2022. No mesmo ano, as
equipes femininas com membros minoritários tiveram 33% menos reuniões com
investidores do que seus pares, ao mesmo tempo em que receberam a menor quantia
de financiamento.

“Temos a ciência de que mudar o universo corporativo não será fácil, porém acreditamos que diversos talentos femininos estão sendo diminuídos e ficando inseguros quando falamos sobre empreendedorismo. Nossa meta é mudar isso. Prevemos que a SheMakes cresça 200% até final do ano, e deva chegar a mais de 200 executivas”, afirma Carvalho.

Tornando inspiração para outras mulheres

Em seu projeto, a SheMakes reúne o grupo de mulheres para abordar sobre temas do
ecossistema, como venture capital, investimento, tecnologia e jornada do
empreendedorismo – tudo que permeia o impulsionamento de inspiração e
conhecimento. “Temos o objetivo de sair da bolha onde a mulher não tem perspectiva
de alavancar sua carreira e construir negócios próprios, principalmente em segmentos
onde homens são a maioria. Queremos mulheres na tecnologia, na criação, no
desenvolvimento, mas antes disso, onde ela tiver vontade de estar”, reforça Carvalho.

No segundo semestre do ano, a SheMakes contará com eventos exclusivos sobre o
universo de startups, inovação e empreendedorismo, com a presença de mulheres
inspiradoras dos mais variados ramos.

A diferença de remuneração entre homens e mulheres, que vinha em tendência de
queda até 2020, voltou a subir no país e atingiu 22% no fim de 2022, segundo dados do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que uma brasileira
recebe, em média, 78% do que ganha um homem.

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