FRANQUIAS

Franquia Go Coffee comercializa 2,5 toneladas de café por mês no Brasil

A rede que nasceu em Curitiba em 2017 já conta com 225 unidades abertas em mais de 80 cidades e oferece modelo de negócio com investimento inicial de R$ 170 mil e sem cobrança de royalties

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O Brasil é o maior produtor de café do mundo, com uma área de 2,24 milhões de
hectares de produção do grão, totalizando aproximadamente 50,4 milhões de sacas ao
ano. Já quando o assunto é consumo, a região Sudeste do país é destaque neste
quesito, sendo responsável por 45% do consumo nacional.

Com a alta demanda, microcafeterias ganharam força nas principais capitais do Brasil
e, atualmente, estão se espalhando por todas as regiões, principalmente no modelo
“to go”. A rede curitibana Go Coffee, referência e pioneira no segmento, nasceu na
capital paranaense em 2017 e já conta com 225 unidades abertas em mais de
80 cidades brasileiras. Atualmente, a rede comercializa aproximadamente
2,5 toneladas de café ao mês e tem a expectativa de atingir R$ 100 milhões de
faturamento ao ano.

Inspiração internacional

De acordo com o sócio fundador da Go Coffee, André Henning, o modelo de negócio
da empresa segue bases internacionais, a partir de estudos de cafeterias americanas e
europeias. “Quando a marca surgiu em Curitiba, não tínhamos um café 100% ‘to go’ na
cidade, sem nada de louça ou qualquer incentivo para consumir no local”, conta. A
primeira loja, localizada no bairro Batel, contou com um projeto de apenas 25m², com
cardápio autoral de bebidas e ambiente instagramável, um formato pioneiro no país.
“Nos concretizamos a cafeteria mais cool do Brasil”, comemora.

A expansão da marca teve início seis meses depois com a inauguração de duas novas
lojas próprias, também na capital paranaense. Em seguida, foi dado início ao processo
de franchising, já com possibilidade de lojas maiores, permitindo à marca oferecer
também snacks e petiscos de criações licenciadas para acompanhar o café.

“Não expandimos através de uma empresa terceira, mas sim de forma interna. Criamos um modelo de background que desse certo, para só depois dar início ao processo de franchising”, diz Caio Nardes, sócio e CFO da Go Coffee. “Nosso grande diferencial é, com certeza, a não cobrança de royalties”, complementa.

Formato de negócio

Na Go Coffee, o franqueado paga a taxa de franquia para ter o direito de uso de marca,
mas não possui qualquer vínculo de mensalidade. A empresa funciona como uma fábrica distribuidora de insumos e produtos, com produção de doces e desenvolvimento de bases para bebidas. “Somos uma das únicas empresas do Brasil que desenvolveu os próprios xaropes e itens de consumo. E isso oferece segurança ao franqueado, porque ele sabe que do Rio Grande do Sul ao Ceará todos estarão com o mesmo muffin, o mesmo cookie e as mesmas bebidas padronizadas”, aponta André Henning.

Além disso, a Go Coffee se compromete em contrato a repassar aos franqueados mercadorias com valor inferior a praticada no mercado. “Comprando mais barato, a lucratividade do franqueado aumenta. E se ele vende mais, eu também vendo mais. Assim conseguimos fomentar uma rede sustentável e de economia circular”, explica.

Entre os destaques do cardápio da Go Coffee estão os famosos frappes, com destaque para o Caramel, à base de creme ou café, bastante caramelo e finalizado com chantilly.

Já na parte de bebidas quentes, a rede oferece diversas opções diferentes, que vão desde o tradicional Expresso até o Camelotto, preparado com expresso, leite vaporizado e calda de caramelo, e o Chocomallow, à base de chocolate quente cremoso e marshmallow maçaricado.

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