EMPREENDEDORISMO

Em busca de se divertirem juntas, avó e neta criam empresa de produtos home care

A Cris Valen é uma empresa familiar comandada apenas por mulheres, que tem um design minimalista e sofisticado para quem procura por produtos de bem-estar

Published

on

Muito mais do que velas aromáticas, águas perfumadas, sais de banho e outros
produtos de home care, Cris Valen traz uma história de família. O próprio nome da
marca entrega e são abreviaturas dos nomes: Cristina e Valentina, avó que é artista
plástica e neta são inseparáveis. Aos poucos, fazer os produtos juntas se tornou um
passatempo, uma diversão em família.

A brincadeira começou há 5 anos. Com um certo estoque, presentearam amigos e
familiares que ficavam admirados com a qualidade dos produtos, e então surgiram
encomendas, o que, certamente, fomentou a ideia de transformar a diversão em um
negócio.

Entrando na pré adolescência, Valentina começou a se interessar por outras atividades
e deixou a brincadeira como um hobby apenas para a Cris. Foi quando a filha de Cris,
Vicky, teve a ideia de transformar o hobby em um negócio. Com sua experiência em
direito, mercado financeiro e tecnologia, ela estava pronta para enfrentar o desafio do
empreendedorismo. Assim, em 2023, nasceu oficialmente a Cris Valen, uma marca
brasileira de produtos home care criada por mulheres.

Empreendedorismo feminino

Fomentar o empreendedorismo feminino foi um dos impulsos iniciais. Segundo a
Forbes Mulher, investidores podem estar deixando passar mentes brilhantes e
perdendo oportunidades em startups de mulheres. Homens recebem sete vezes mais
financiamento.

A conscientização é uma das maneiras de ajudar na mudança de comportamento. Os
investidores, esclarecidos da existência dos preconceitos de gênero, poderão avaliar melhor as decisões, antes de serem levados por estereótipos de que a mulher não é uma boa gestora de empresa.

A luta de Vicky, dentro disso, é com a Cris Valen, que busca rodear seu ecossistema de parceiras mulheres para também estimular o empreendedorismo feminino em outra áreas. Um exemplo disso foi no lançamento da marca, onde todos os fornecedores eram mulheres, tais como o buffet, a DJ, a fotógrafa, entre outras especialidades.

Produto sustentável

Desafios não faltam, principalmente sendo uma marca nova no mercado. Além da
captação de recursos mencionada anteriormente, um dos impasses é formar uma
equipe eficiente e de confiança para impulsionar a marca. Além disso, é necessário ter
muita sabedoria na alocação dos recursos para garantir a saúde financeira e uma
atividade perene.

Outra questão que instiga a empreendedora é a sustentabilidade. Vicky diz que, apesar
de ser seu maior desejo, demanda uma reeducação cultural e há uma escassez de
fornecedores, ou seja, o custo ainda acaba sendo muito alto.

Hoje, para Vicky, em poucas palavras, o que define a marca é o símbolo da família e mulheres fortes e resilientes. Assim, a empresária trouxe o amor do lar à luta pelo espaço que as mulheres merecem nesse mercado. Vicky pontua que trabalhar em família é um ambiente acolhedor, as questões geracionais e culturais são inevitáveis, no entanto, trazem perspectivas complementares para o negócio, de forma que o impulsione e ajude cada geração a cobrir seus gaps de conhecimento. A sócia fundadora diz que Cris Valen busca trazer através de seus produtos um refúgio e, ao mesmo tempo, sofisticação e luxo sustentável.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile