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FRANQUIAS

Franquias apostam em cidades menores para expansão de negócios

Crepefy, rede especializada no modelo europeu de crepe francês, conta com um modelo de negócio indicado para cidades a partir de 30 mil habitantes

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André Augusto, fundador e CEO da Crepefy

Investir em cidades pequenas se tornou uma grande vantagem para quem sonha em ter seu próprio negócio. Essa é uma tendência pelo fato de a maioria dos municípios brasileiros serem menores, fazendo com que o empreendedor tenha um leque maior de opções.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), classifica como pequeno ou médio-pequeno as cidades com até 100 mil habitantes. Ainda de acordo com o instituto, os centros urbanos com essa quantidade de moradores representam 94,3% dos 5.570 municípios brasileiros. Nessas regiões estão concentrados 89,6 milhões de pessoas, 43% da população brasileira.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontou que das 30 cidades brasileiras que tiveram maior crescimento de unidades franqueadas no primeiro semestre de 2022, 12 delas não eram capitais. O avanço das franquias no interior também foi maior, segundo a ABF, enquanto as 12 cidades tiveram um aumento de 21,1% no número de unidades, as capitais registraram uma alta de 17,6%.

Visualizando esse cenário, a franquia Crepefy – rede especializada no modelo europeu de crepe francês – conta com um modelo de negócio indicado para cidades a partir de 30 mil habitantes. “Esses municípios contam com diversas vantagens de receber uma Crepefy, principalmente por ser uma franquia com um produto diferenciado e atrativo”, comenta o fundador e diretor executivo da marca, André Augusto.

Vantagens das cidades menores

Uma das principais vantagens de investir em uma franquia de crepe francês em uma cidade pequena é a baixa concorrência. Além disso, o empreendimento tem grandes chances de se tornar uma das principais atrações na cidade, por conta do seu diferencial.

“O produto diferenciado que servimos na franquia se torna ainda mais valioso em cidades com uma menor população. Também podemos citar que é possível gerar uma redução no custo com colaboradores, em relação à cidade grande e o fato da marca ficar bastante conhecida na região”, salienta André.

Em municípios interioranos também é prezado pelo relacionamento mais próximo entre colaborador e cliente, dessa maneira, um treinamento eficaz é essencial para enriquecer o atendimento ao cliente.

Investimento atrativo

A Crepefy também é indicada para cidades pequenas pelo fato de possuir uma gestão simples e processos automatizados, pois a massa já vem pronta diretamente da franqueadora, fazendo com que o preparo dure em média de dois a três minutos para ser finalizado.

São mais de 30 sabores, entre salgados e doces, inclusive com opções fit e vegetariana. A embalagem da Crepefy dispensa a utilização de pratos e talheres, o que torna ainda mais prático e eficiente o consumo.

A franquia conta com dois modelos de negócios: loja de rua e quiosque. “Para empreender, é necessário investimento inicial entre R$ 80 mil a R$ 140 mil (conforme o modelo escolhido), já incluso a taxa de franquia, capital de giro e investimento com instalações e equipamentos”, detalha o diretor executivo. Vale ressaltar que nas duas modalidades da Crepefy é possível trabalhar o delivery e em eventos. O faturamento bruto médio mensal fica entre R$ 35 mil a R$ 40 mil, com lucro líquido entre 15% a 25% mensal. Já o prazo de retorno do investimento é previsto entre 9 a 18 meses.

O diretor executivo explica que a marca nasceu na maior cidade do Brasil (São Paulo), mas que também se prepararam para expandir em centros menos populosos. “A estratégia vem dando certo e aos poucos vamos ganhando o mercado com nossos dois modelos de negócios. O franqueado pode ter perfil de investidor ou estar inteiramente à frente do negócio”, finaliza André Augusto.

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FRANQUIAS

De olho no Mato Grosso do Sul, Instituto Visão Solidária abre unidade em Três Lagoas

Franquia do setor óptico com mais de 50 operações pelo Brasil, projeta abrir mais quatro operações no MS ainda este ano

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Popularmente conhecida como cidade das águas, o município de Três Lagoas, terceira
maior do estado de Mato Grosso do Sul, abriga mais de 132 mil habitantes, e é um dos
lugares com melhor situação de emprego no país.

A cidade é nacionalmente conhecida por abrigar importantes fábricas, está no ranking
das melhores cidades para se investir no ramo imobiliário, encontra-se entre as
cidades brasileiras que mais abriu vaga de trabalho em 2022, e vivencia um importante
momento de desenvolvimento e melhora da qualidade de vida.

Não é à toa que o lugar desperta o interesse de novas empresas se instalarem por ali. É
o que fez a franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – marca do setor óptico – que
recentemente inaugurou sua primeira unidade em Três Lagoas. No estado do Mato
Grosso do Sul a rede já possui operações em Três Lagoas e Dourados, e projeta abrir
ao menos quatro operações neste estado.

Negócio atrativo para empreender

Além de ser um item de necessidade básica e que também passou a ser um acessório
de moda, os óculos se tornaram mais acessíveis, ou seja, deixou de ser um item caro.
No IVS, todo mundo pode usar óculos, da classe A à D, mas a marca tem foco maior no
público C e D.

A franquia conta com lentes próprias, onde oferecem alta tecnologia nos seus
produtos, na qual na compra dos óculos de grau completo (lentes mais a armação) elas saem pelo preço único de R$ 49,99, na qual o cliente tem a acessibilidade aos óculos,
onde ele mesmo escolhe diretamente das prateleiras os óculos de grau ou de sol.

A franquia IVS conta com um investimento inicial a partir de R$ 190 mil (incluso
taxa de franquia, instalação e equipamentos, e capital de giro). O valor é de acordo
com uma loja de 30m², mas ele ainda pode variar conforme as características e
tamanho do imóvel que será alugado.

Atualmente o IVS conta com mais de 50 unidades comercializadas, distribuídas em 16 estados. Para este ano o objetivo é alcançar 150 operações e estar presente em todos os estados brasileiros. O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, podendo ser montado tanto em lojas de rua como em shopping center.

 

Franchising no Mato Grosso do Sul

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à
pesquisa do 3º trimestre de 2023, o mercado de franchising no Mato Grosso do Sul
faturou R$ 815,3 milhões.

O estado sul-mato-grossense acolheu 2.693 unidades franqueadas, durante o período
analisado. Ainda segundo a pesquisa, os segmentos com maior participação no Mato
Grosso do Sul estão: Serviços e Outros Negócios que representa 24,1% de participação
por unidades; Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,8%); Alimentação Food Service (15%); e
Moda com 12,4% de participação. O franchising no estado é responsável por 26.061
empregos diretos, sendo que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar empregou
3.395 pessoas, o que representa 14,7% de participação.

No Mato Grosso do Sul, o IVS busca franqueados em cidades como Corumbá e Campo
Grande, e ampliar a atuação da franquia no estado.

“O segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar dentro da franchising vem crescendo em
ritmo muito favorável, o que nos deixa muito confiantes com esse cenário, por isso
apostamos no fortalecimento da marca através da expansão em várias regiões do
Brasil, principalmente em lugares que ainda não tem esse tipo de negócio, mas
oferecem potencial para receber uma unidade do IVS. Acreditamos que Três Lagoas é
vantajoso para empreender devido às inúmeras oportunidades, o que atrai olhares
tanto das franqueadoras em querer expandir seu negócio, como também de pessoas
em busca de ter a própria franquia”, finaliza o diretor executivo do IVS, Tony
Cozendey.

Serviço:

Instituto Visão Solidária – unidade Três Lagoas/ MS

Endereço: Rua João Carrato, nº 208, Centro
Telefone: (67) 99319-5450
Instagram: @ivstreslagoas

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FRANQUIAS

Feeling da mulher contribui para o fortalecimento do empreendedorismo

Número de mulheres na liderança de franquias cresceu nos últimos anos no Brasil

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Quando o assunto é mulheres na liderança de negócios, elas ainda ocupam uma fatia
pequena do mercado. No franchising, por exemplo, das 3 mil redes de franquias no
Brasil, apenas 19% delas são lideradas por mulheres, segundo dados da ABF
(Associação Brasileira de Franchising), referente a 2023.

As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço e posição, mesmo que ainda
de forma tímida. Conheça quatro histórias de mulheres que empreendem com o
franchising e estão na liderança dos negócios que comandam.

De geração em geração

Ana Carolina da Silva, de 23 anos, é diretora geral da franquia AF Crédito Soluções
Financeiras. Ela que herdou o bastão do pai no negócio entrou na empresa para
“quebrar um galho” na parte financeira, já que sua paixão era seguir na área da saúde.
Com o tempo ela ganhou espaço no negócio e conquistou sua vontade em trilhar esse
caminho ao lado do pai, se tornando o seu braço direito na empresa.

Ela finalizou o curso de Gestão Comercial e deu início ao MBA de Gestão de redes de
franquias. Atualmente é a responsável geral de toda equipe, analisando indicadores de
desempenho diariamente, suporte, como também está por dentro de todas as
negociações, novidades e comunicação com os franqueados.

“Ser tão jovem e desempenhar um papel tão importante no ramo em que atuamos, onde ainda somos minoria, é muito difícil. Por diversas vezes em reuniões observei olhares preconceituosos, falas depreciadas. E por esse motivo já me peguei tendo aquela velha síndrome da impostora que ultrapassa gerações. E o que eu aprendi com todas essas situações foi a ter força e olhar para dentro de mim e reconhecer o meu potencial, focar no que eu sou boa”, finaliza a diretora.

Do Exército para o empreendedorismo

Isabella Marcon Guerim, de 40 anos, deixou para trás um emprego estável e com
carreira promissora no Exército Brasileiro para viver do próprio negócio e hoje
comanda o departamento de expansão da franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede
do setor óptico, na qual é sócia, e faturou em 2023 mais de R$ 17 milhões. Formada
em farmácia bioquímica, lecionava em uma universidade de Curitiba até que foi
convocada pelas Forças Armadas do Exército Brasileiro a atuar como Oficial de Saúde.

Em apenas um ano de militarismo, Isabella conquistou o capital necessário para dar o
pontapé inicial e ter o primeiro negócio. Hoje comanda os negócios da empresa
Opening Doors, que administra junto a seu esposo, Hilston Guerim. Foi em uma de
suas mentorias que conheceu o empresário Tony Cozendey, fundador da marca
Instituto Visão Solidária, franquia especializada no setor óptico, e se tornou sócia do
negócio.

De pulso firme, Isabella sabe muito bem aonde quer chegar e como fazer para alcançar
seus objetivos. Ela afirma que nunca teve dificuldades em estar em ambientes onde a
maioria ainda é os homens que dominam, algo muito frequente em ambientes
empresariais. “Sei que ainda existe a diferenciação, o preconceito de acreditarem não
darmos conta, porém, com competência e dedicação isso é facilmente combatido”,
diz.

Paixão por lidar com pessoas

Ketlen dos Santos, de 34 anos, começou a trabalhar muito cedo como estoquista,
vendedora e já foi gerente de grandes marcas. Lidar com pessoas e ensinar algo é sua
verdadeira paixão. Hoje ela é fundadora e CEO da franquia SK Steakhouse, restaurante
especializado em comida caseira e em cortes de carnes premium de churrasco.

A empresária conta que ainda existe preconceito no mercado quando veem uma mulher à frente dos negócios. “Sofro por ser mulher e jovem. Nas reuniões que eu faço preciso mostrar ainda mais minha capacidade e que estou onde estou por conhecimento, que nada foi ganhado e veio de forma fácil”, analisa.

Para quebrar esses tipos de barreiras, Ketlen acredita que é essencial a mulher confiar nela mesmo, em primeiro lugar; conhecer suas limitações; dominar a área, e então colocar em prática o conhecimento. “Tenha sempre pessoas com os mesmos princípios que o seu, isso vale no casamento e com seus colaboradores, pois ajudará muito a você ter sucesso, já que ele nunca é individual. Você nunca chega em nenhum lugar sozinho.”

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Gelateria amplia o leque de produtos para atrair investidores no outono/inverno

Cuor di Crema possui no seu cardápio itens quentes, de cafeteria e frutas da estação

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Com alto movimento na primavera e verão, a partir do frescor do outono, as gelaterias tendem a receber menor procura, já que os olhos do consumidor focam em produtos mais quentes. Portanto, para cativar o público ao longo de todo o ano, empresários que optam pelo ramo de gelaterias precisam escolher bem a rede que desejam franquear.

Na Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, as vendas no período frio vão tão bem quanto na temporada de calor, devido à variedade de produtos, que inclui cardápio de cafeteria, salgados e doces como bolo, éclair e até macarons.

Produtos da estação

Utilizando apenas frutas frescas, a Cuor di Crema alterna os sabores de gelato ao longo
do ano, acompanhando as melhores safras da estação.

“Temos mais de 90 receitas, mas rotativas. Alguns ficam por mais tempo, como o Cioccolato Fondente 70% e o Speciale, mas outros estão sempre trocando. Essa estratégia é fundamental, porque cobram mais barato por ser o produto da estação, além de poder selecionar a qualidade com ainda mais critérios”, explica o CEO da marca, Antônio Augusto Ribeiro de Souza.

Cardápio com opções variadas

Além dos gelatos, a casa investe também em salgados como quiches, pão de queijo,
pão de tapioca, coxinha, empada e croissant. Também é possível encontrar doces,
como tortas, bolos caseiros e bolos premium, além de um vasto cardápio de cafeteria.

Criações exclusivas

Composições com gelato somado a produtos quentes são outra solução criativa da
marca. O sucesso da casa é o café na casquinha, disponível nas opções expresso,
capuccino e affogato. Já o cremuccino, na xícara mesmo, é preparado com o gelato de preferência do cliente. Para comer com gelato, a casa serve petit gâteau, brownie,
waffles e até profiteroles recheados.

Embalagens para viagem

Além de macarons, biscoitos artesanais e mini pães de mel da Cuor di Crema, a rede
também disponibiliza embalagens para transporte do gelato, com versões de 250ml,
490ml, 630ml e 1,3 litros.

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