EMPREENDEDORISMO

Empresa de arquiteto brasileiro usa contêineres reutilizados para projetos de construção civil

Danilo Corbas e Adriana Franca construíram a primeira casa sustentável em container do país, posteriormente criaram o negócio Container Box

Published

on

Uma visita aos sogros, que moravam em um catamarã (embarcação multicasco composta por dois cascos paralelos de tamanho igual), foi fundamental para uma mudança no foco do arquiteto Danilo Corbas. Neste momento, ele percebeu que existem outras formas de morar: casas alternativas que não precisavam de cimento e tijolo para serem erguidas.

O arquiteto passou a pensar em novas formas de construção após experiências europeias e conversas com seu sogro, que trabalhou em plataformas de petróleo, e viu que casas em conteiner poderiam ser um caminho sustentável e inovador.

Em 2011, teve seu primeiro projeto executado: a residência pioneira nesse modelo no Brasil, onde utilizou quatro containers, ocupando 196 m² dos 860 m² do terreno. “A casa tem três quartos, cozinha integrada à sala de jantar, sala de estar, escritório, três banheiros, área de serviço, varandas e uma garagem coberta — tudo distribuído em dois andares”, comenta Danilo.

Criação da Container Box

Um ano depois de construir este projeto piloto, onde pôde testar e aprimorar diversas técnicas, Danilo fundou a Container Box, empresa de arquitetura especialista em projetos sustentáveis com contêineres marítimos.

“Nesses 12 anos de empresa, já realizamos mais de 987 projetos, em mais de 160 contêineres, sendo eles para diversos eventos de grandes marcas, como Adidas, Nissan e Ford, além de residências e um Laboratório de Diagnóstico PCR para o Instituto Butantan”, detalha Corbas.

Referência em arquitetura sustentável

Danilo se tornou referência em arquitetura sustentável e apresenta projetos visionários com foco no carbono zero.

O arquiteto é considerado pioneiro nesse estilo de construção e seus projetos passaram a ser objetos de estudos em faculdades. “Além disso, também busco transmitir meu conhecimento para novos arquitetos por meio de palestras e cursos, com o objetivo de propagar sustentabilidade e qualidade às construções”, finaliza Corbas.

PRA VOCÊ LER

Sair da versão mobile