COMUNICAÇÃO PARA NEGÓCIOS

Empresários brasileiros perdem dinheiro ao não saber lidar com as estratégias de marketing digital

Para Beatriz Lasquevite, sócia fundadora da BL Company, para solucionar as dores em relação ao marketing digital é necessário entender os processos que envolvem a comunicação do negócio

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Investir em marketing digital e alavancar as vendas de um negócio pode não parecer, mas é um grande desafio para muitos empresários. Isso acontece, pois, grande parte dos empreendedores não sabem como funciona essa estratégia e, consequentemente, investem em algo que acaba prejudicando sua empresa.

De acordo com a pesquisa do Gartner, feita com CMOs e líderes de marketing no mundo, o segmento obteve um aumento de 9,5% no ano passado em relação aos valores investidos no setor.

Em um outro levantamento, da Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, revelou que 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento. Porém, entre aqueles que investem em marketing digital, apenas 5% consideram que suas estratégias são eficientes, conforme a pesquisa.

A sócia fundadora da agência BL Company, empresa especializada em serviços de Marketing Digital, Beatriz Lasquevite, afirma que muitos empresários desperdiçam dinheiro exatamente por não saber escolher um profissional adequado, ou ter uma estratégia adequada.

“Grande parte dos empreendedores sabem do potencial que existe ao realizar investimentos em marketing digital, porém por não entender totalmente, acabam não tirando proveito de um recurso tão valioso, gerando uma frustração com as ações que foram realizadas”, analisa Beatriz.

Dores dos empresários

Muitos empreendedores brasileiros, ao contratar uma agência de marketing digital ou inserir um time interno para realizar essas estratégias, não sabem quem e o que cobrar para gerar resultados, além de não entenderem o básico dos processos, sendo essas algumas de suas principais dores.

“Além disso, um fator muito importante e que muitos empresários ainda não entendem, é a mensuração de resultados e métricas das ações realizadas. Quando eles não acompanham as métricas acabam tendo mais dificuldade na hora de entender o que está dando certo ou não. Como não analisam os dados, não conseguem entender, por exemplo, qual tipo de conteúdo chama mais a atenção da sua persona”, comenta Beatriz.

Lasquevite ainda ressalta que alguns empresários não sabem quais são suas obrigações dentro das estratégias de marketing e o que é função da agência. “Com isso, ele acaba ficando totalmente perdido, não sabendo como lidar quando for requisitado, atrasando o planejamento de ações e, consequentemente, os resultados da sua empresa.”

Estratégias para solucionar

Um dos primeiros passos para que o empresário solucione todas essas dores em relação ao marketing digital é entender todos os processos que envolvem a comunicação do seu negócio de forma efetiva.

“É importante salientar que isso não quer dizer que ele deverá saber de tudo, mas é preciso que seja compreendido os pontos que serão necessários para análise de resultados”, detalha Beatriz.

A empresária ainda afirma que não existe uma estratégia específica para ter sucesso, pois tudo dependerá do modelo de negócio, mercado em que atua e objetivos do cliente. “Visualizando esse cenário, nós iremos realizar uma imersão onde o foco é apresentar para esses empresários as estratégias que deram certo em diferentes mercados e ensinar os convidados a aplicarem a que mais se adequa ao seu perfil”, conta Beatriz.

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